Novo membro - Aquario novo


jbaptista

Recommended Posts

Olá viva,

sou um recente membro deste fórum, que devo de dizer desde já que é fantástico, nunca encontrei um fórum com tanta informação e membros que se entre ajudam.

 

Comprei um Aquario Ambiance 120 da Aquatlantis, estou muito satisfeito com ele, tem bons acabamentos, linha moderna, perfeito na sala, eheh.

 

Já veio incluído um Filtro BioBox 2, não sei se é bom ou não, mas parece-me que sim.

 

O meu interesse é os peixinhos mais pequenitos, género guppys, neons, etc, não conheço para já muitas espécies, mas com o tempo irei conhecer. Alguns artefactos, talvez alguma planta, mas para já não.

Como estou a começar não quero colocar muitas coisas, porque para aprender a cuidar é mais difícil, pois são muitas variáveis ao mesmo tempo, assim pretendia ir crescendo neste mundo aos poucos.

 

Sei que isto é meramente o gosto de cada, mas em termos de fundo pensei em areia branca, mas já li que os peixes ao se ambientar ao fundo branco "reduzem" a sua cor, uma areia preta seria melhor, depois tem o areão em que o conceito deve de ser o mesmo, mas que suja-se mais e provoca outros factores na agua.

 

Qual a vossa opinião ou o vosso gosto, tendo em conta o tipo de peixes que irei colocar.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom optei por areia fina branca, ficou muito giro com um couraçado no fundo ihihi.

 

Medi o PH e esta nos 7,5. O NH3 esta em 0 assim como o NO3.

Como o tanque levou cerca de 200 litros coloquei 4 peixes pequeninos para iniciar o ciclo de azoto.

Só espero que corra tudo bem, vou verificando os níveis da agua para ter a certeza que estou no bom caminho para ter um aquário saudável. Sei que só devia ter colocado um a dois peixes, mas como eles são pequeninos julgo que não devera haver problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desde já bem vindo.

 

Como a qualquer membro que se inicie, o cumprimento do ciclo de azoto é obrigatório!

Colocar esses peixes é sacrifica-los :( vão morrer quase de certeza daqui a umas 2 semanas e.. E...

 

Para teres mais ajuda coloca fotos e de preferência fornece mais dados sobre o aqua, fauna, flora, hardscape, ...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa já fiquei assustado, estive a ler um documento em que dizia que o ciclo de azoto fazia-se com 1 a 2 peixes resistentes, em que haveria um pico de amónia seguido de outro pico nítritos e por fim esses baixam e da-se outro pico de nitrato.

Pelos vistos já fiz asneirada, que posso fazer para salvar os peixes?

 

O aquário tem a volta de 200 litros, fundo de areia branca, não tem fauna, tem um filtro bio box 2 e um couraçado no fundo. Tem um termóstato para manter a agua nos 25c.

O aquário teve 2 dias a circular a agua vazio, só depois adicionei areia, e então hoje 4 peixes pequenos.

Fotos eu ainda noa tenho, mas posso tentar tirar amanha e colocar aqui.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu iniciei um aquario hoje, terminei de montar a primeira parte hoje, ainda estou a trabalhar na segunda de 3 fases, quero os 3 aquarios interligados com queda de agua ( depois consoante conselhos eu irei ver a necessidade de várias bombas ou entao alguma em expecifico), estou a construir a estante/movel, para os sustentar a todos, ainda so tenho o primeiro que é de 15 litros e é o que vai ficar mais alto, so tenho mesmo os vidros e uma bomba simples pequena ( já liguei com 13L de agua e está vedado e tudo impecavel), na parte de corrente apliquei a tecnica drip loop para evitar que a agua corra para as tomadas em caso de fugas. A bomba sei que não vale grande coisa, pois era uma que um familiar nunca chegou a usar, e então deu-ma, ela foi sempre conservada em local seco e livre de humidades.. o que aconselham para iniciar nestas condiçoes?!

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario começou a ficar num tom esbranquiçado. Falei com a Sr.ª onde comprei os peixes, ela diz que é normal para não preocupar-me que os peixes deverão resistir.

 

São estas as 2 especies diferentes que tenho, cada 1 deles tem outro igual, prefazendo 4 peixes no total

 

imagem001y.th.jpg

 

imagem002a.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo as outras perguntas,

pelo que tenho aqui no papel da bomba, que é a EasyFlux 900:

max lt/h - 650LT

H max - 0,5

Potencia(w) - 6,3

 

Na caixa do filtro tem la a dizer para tanques menor/igual 250LT

 

Filtros - Aquaclay -> coarse Foam -> Carbon Foam -> Fiber

 

E as lampadas são 2.

TecaTlantis Super Light

Color 895mm 30w-T8

Editado por jbaptista
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como referi anteriormente, a agua ficou esbranquiçada. Por isso hoje de manha, fiz os testes de PH, NH3/NH4 e NO3 e os valores estão iguais como estavam anteriormente (inicio do tópico).

 

Os peixes ontem começaram a vir a superfície, julguei que fosse falta de oxigénio na agua, levantei um pouco a saida da bomba para a agua cair e provocar oxigenação mas ficou igual. Voltei a por como estava, em que faz uma boa ondulação a superfície, e os peixes deixaram de vir a tona, ja estão horas que não sobem.

Talvez estivesse algo mal na bomba, mas penso que agora já está tudo ok.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... Antes de mais parabens pela aquisição...

 

Então vamos por partes:

 

1ºO Filtro é fraquinho... aliás, qualquer filtro interno é fraquinho, e como o tempo vais chegar a essa conclusão.

Tive uma Biobox 2 num aqua de 54L, e apesar de ela fazer o seu trabalho, suja-se muito, todas as semanas tinha de limpar o filtro, e pior do que isso, sempre que tiras as materias filtrantes para limpar liberta-se sempre sujidade para a agua...

 

2º Relativamente às Plantas, acho que deverias pensar em colocar algumas plantas dentro do aquario, pois ajudam em muito a reduzir a amonia (as plantas absorvem amonia) e os nitratos, alem disso produzem oxigenio e consomem CO2 o que ajuda tambem ao equilibrio do aquario.

Se optares por plantes pouco exigentes no anubias, fetos de java, entre outras não tens de te preocupar com elas. para não falar que o aqua fica muito mais bonito.

 

3º Teres colocado 4 peixes para fazer o ciclo do azoto é um erro comum, não vai ser muito facil conseguir que sobrevivam.. mas existem alguns truques que podes utilizar, como por exemplo colocar bacterias na coluna de agua e realizares uma TPA diária de 10% por exemplo.

 

4º relativamente à area branca, parece-me muito fina, o que não é muito aconselhado, principalmente para iniciantes, pois com o tempo vai ficar muito compacta ou que dificulta as raizes das plantas, e pior, vai criar bolsas de gazes venenosos. A solução é remexeres um pouco a areia todas as semanas quando fizeres a TPA.

 

5º Relativamente ao couraçado, eu não gosto, e aposto contigo que daqui a umas semanas tu tambem não vais gostar.

Digo isso, porque quando comprei o meu primeiro aqua, tambem comprei um avião e uma anfora, e com o tempo percebi que um aqua natural é muito mais bonito do que um com coisas artificiais...

 

6º Acho o teu aqua demasiado despido, tenta arranjar umas pedras não calcaricas (O ideal seria umas 3 ou 4 de tamamnhos diferentes), e talvez um troco para prender uns fetos de java ou anubias.

Os troncos costuma acidificar um pouco a agua, mas como tens um PH alcalino não há problema.

 

Vou seguir o teu topico atentamente...

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive que mudar de utilizador, porque deixei de poder aceder ao meu tópico (jbaptista), já solicitei a intervenção do administrador, mas ainda não foi resolvido e como neste caso não podia perder muito tempo...

 

Relativamente ao ponto 1, foi o filtro que veio com o Aquário, e de momento não tenho capacidade de adquirir um de balde, mas é um projecto em vista.

 

2. Eu não quis plantas de inicio, para não ter demasiadas coisas para cuidar, e estava a pensar em ir fazendo aos poucos.

3. Realmente tinha lido que era só 1 peixe, mas como os peixes era tão pequeninos e o aquário relativamente grande, achei que não tinha feito mal.

4. vou ter atenção a esse aspecto, obrigado.

5. Eu gosto do barco, porque ja fiz mergulho e mergulhei em destroços, infelizmente por uma questão de saúde tive que parar. Sempre adorei visitar naufrágios, daí o barco estar dentro do aquário, especialmente porque é daquele tipo que se encontra no Mar Vermelho.

6. Ele ta despido porque queria ter o máximo de controlo sob o aquário, queria 1º fazer o ciclo de Azoto, verificar que estava tudo bem,e então ir colocando coisas novas aos poucos e ir vendo como o aquário reagiria.

 

Agora aqui umas dúvidas que apareceram-me.

Se tivesse feito o que fiz com apenas um peixe, o procedimento estaria correcto? O meu erro foi o facto de ter colocado os 4 peixes?

 

Devo agora comprar o produto da Sera por exemplo, para a preparação de agua, retirar 10% do aquário, e colocar outros 10% mas já com a agua tratada,e ir fazendo este procedimento de 2 em 2 dias ate a agua estar totalmente substituída?

 

Fiz novamente os testes o PH desceu 0,1 ficando agora nos 7.4.

Os valores de NH3/4 NO3 parecem estar a subir, mas mal arrancaram dos 0

 

 

Billy82 Lamento, induzi-te em engano. Eu 1º coloquei a areia so depois a que coloquei a agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de qualquer peixe, deverias ter lido sobre o ciclo de azoto.

E agora perceberias que vais começar a ter o pico de amônia.

Eu tal como tu também comecei na aquariofilia do zero.

Aprendi com os erros tal como tu irás ajudar outros membros porqur te vais identificar com esse user :)

 

1. Deverias ter planeado a fauna que pretendias

2. Deverias ter planeado a flora

3. Com base no ponto 1 e 2, compravas um substrator fertil, inerto que Se adequase aos parametros da água com base na fauna e igualmente na flora (caso tenhas plantas exigentes)

4. Pensar no layout

5. Montar tudo e cumprir o ciclo de azoto.

 

Tens muitos topicos abertos que podes ler e percebes os erros.

 

Por vezes é complicado ajudar alguém que não está informado, havendo muito material de leitura para tirar todas essas dúvidas.

 

Se queres ajuda e tendo em consideraçao que ainda podes voltar atrás, pondera recomeçar do zero. :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de qualquer peixe, deverias ter lido sobre o ciclo de azoto.

E agora perceberias que vais começar a ter o pico de amônia.

Eu tal como tu também comecei na aquariofilia do zero.

Aprendi com os erros tal como tu irás ajudar outros membros porqur te vais identificar com esse user :)

 

1. Deverias ter planeado a fauna que pretendias

2. Deverias ter planeado a flora

3. Com base no ponto 1 e 2, compravas um substrator fertil, inerto que Se adequase aos parametros da água com base na fauna e igualmente na flora (caso tenhas plantas exigentes)

4. Pensar no layout

5. Montar tudo e cumprir o ciclo de azoto.

 

Tens muitos topicos abertos que podes ler e percebes os erros.

 

Por vezes é complicado ajudar alguém que não está informado, havendo muito material de leitura para tirar todas essas dúvidas.

 

Se queres ajuda e tendo em consideraçao que ainda podes voltar atrás, pondera recomeçar do zero. :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inicialmente não pretendia colocar fauna no aquário.

Eu li sobre o ciclo de azoto e que referia que poderia ser feito colocando 1 peixe no aquário, após algum tempo haveria um pico de amónia e que de seguida este desceria e dava um pico de nitratos, após isto concluído o ciclo estava feito.

 

Mas em vez de 1 peixe coloquei 4 pequeninos, comecei mal.

 

Agora se adquirir fauna queria ver o que podia fazer, se estes valores que estão a começar a mudar não matam os peixes, continuando com este procedimento. Ou se então vou mudando parcialmente a agua do aquário, colocando uma fresca e já preparada para o aquário, e ir fazendo de 2 em 2 dias até estar completamente renovada.

 

Tinha muita pena em perder estes peixes, especialmente 1 casal que tenho que estão constantemente a brincar 1 com outro, estão sempre juntos a subir, descer, entram n barco, parecem namorados eheh.

 

A agua continua ligeiramente esbranquiçada, pelo que li é normal, e que pode durar até 2 semanas, mas não sei sequeiro arriscar esperar 2 semanas a ver se os peixes sobrevivem.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo vistos o meu utilizador original já funciona. Obrigado.

 

Fiz uma intervenção drástica no Aquário numa tentativa de salvar os peixes.

 

Retirei os peixes para uns recipientes com a agua do aquário, removi toda a agua, e lavei novamente a areia.

A areia afinal não estava bem lavada, ate porque esta ainda libertou porcarias, desta vez lavei umas 10x ate a agua que saía dela vinha cristalina.

Deitei Substrato no fundo do aquário, desde a metade ate um dos cantos do aquário( lugar onde vou colocar plantas).

Deitei por cima a areia lavada, e deitei um pouco de agua morna, e fui gradualmente arrefecendo até ficar os 25cº.

Depois deitei um acondicionador de agua (Aquatan), e deixei por uma hora a circular.

Verifiquei o PH e ele tava em 7.4 Após uma 1 hora.

 

Deitei o Bio Nitrivec e o deixei a circular na agua durante algum tempo, depois acabei por colocar os peixes, embora devia ter feito 24h depois, mas um dos peixes chegou a saltar do recipiente, vi que estavam stressados, achei melhor coloca-los no aquário, já que também este ultimo produto não os faz mal.

 

Coloquei uma Anubia grande para ajudar a estabilizar o aquário.

 

Agora estou a ver como é que os peixes estão a reagir, pelo que vejo estão felizes da vida, passeiam dentro do barco, andam uns atras dos outros, comem, etc.

 

Depois vou postar o resultado, so espero que seja positivo, eu adoro mesmo estes peixes que estão no tanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes ainda estão vivos felizmente o tanque esta a ficar com a agua mais cristalina, o producto das bactérias era leitoso por isso demorava 4 a 24h a ficar tudo limpo. Suponho que vai ficar bom, a areia foi lavada imensas vezes, caiu muita porcaria ontem, inicialmente ficou mal lavada mas penso que agora ficou bom.

Os peixes parecem estar bem não vejo nenhum comportamento errático, fazem o que estavam a fazer inicialmente.

As espadas gostam de estar perto da superfície, sem colocar a cabeça para fora da agua, e os outros gostam de passear pelo tanque.

 

Já agora 1 curiosidade, como vê-se que um peixe ta gravido? Tou desconfiado que o peixe (da 1 foto) tem a barriga demasiado abolada e o macho esta sempre atras dela e vai muitas vezes a zona da barriga dela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz agora os testes.

O PH esta nos 7.2

O NO3 esta nos 0

O NH3/NH4 esta em 0,3

 

A amónia esta a subir, ainda esta em valores não tóxicos, julgo que o ciclo de azoto esta a iniciar. Aquele producto realmente fez as coisas andar.

 

A agua esta mais clara do que antes, mas nota-se que não esta cristalina, é do producto Nitrivec.

Lavei hoje o filtro, já tinha alguma sujidade, infelizmente não da para abrir a caixa onde os filtros estão, por isso a lavagem não é 100% eficaz, digo eu.

 

Os peixes parecem bem de saúde, estão a brincar muito, estão alimentar-se. A planta deu um toque bonito no aquario e também esta a aguentar-se bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já tens peixes vai fazendo as tpa que já te aconselharam e evita mexer no filtro a não ser que tenha reduzido o fluxo.

Se continuares a limpar o filtro vai demorar mais tempo a concluires o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu o limpei, porque como antes a areia estava suja e certamente o aleitamento da agua anterior devia-se a sujidade da areia, digo isto porque os valores de amónia nunca passaram do 0 e agora estão a passar o que se compreende o aleitamento da agua.

Quando fizer o TPA devo num balde colocar o Aquatan e o deixar durante algum tempo e então só depois o colocar na agua? Suponho que na nova agua não coloco o Nitrivec, pois não?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal preciso de ajuda. Morreu um peixinho, os restantes parecem bem de saúde.

Já mudei 50% da agua, e fiz o tratamento com aquatan, fiz mudanças parciais diárias de 10% a 20% usando o aquatan na agua.

Fiz ontem outra mudança e usei um producto que para além de eliminar o cloro e metais pesados, também elimina a amónia e nítritos.

Mas a agua continua esbranquiçada, melhor do que antes, mas não esta nítida.

Será que o facto de a agua ainda estar assim é pelo facto de ter um filtro interno? Poderá ser provocado pela dureza da agua?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.