Criação de betta - Dúvida


Ines Rhodes

Recommended Posts

Já fiz várias tentativas de reprodução do meu betta, mas ainda não tive sucesso. O macho faz o ninho, a fêmea está "ovada" e apresenta a pinta branca e as listas pretas horizontais. Mas sempre que coloco a femea num copo de vidro no aqua do macho, eles eriçam-se logo e as listas horizontais da fêmea passam imediatamente a listas verticais que salvo erro significam agressividade, e se a solto eles começam ambos à luta e costuma ser o macho a ser mais espancado. Já tentei com 3 femeas (1 de cada vez), 1 era do tamanho do macho e as outras 2 sao mais pequenas.

 

Que posso fazer para eles se interessarem um no outro de forma positiva?O que causará tanta agressividade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Inês,

 

Quanto à minha experiência com bettas, o macho tem sempre que ser maior que a fêmea, e não podem ser 'gorduchinhas' senão não há abraço para ninguém! :)

 

E há bettas que costumam ser mais 'teimosos' que a norma, mas cada um tem a sua personalidade. A listra vertical pode não significar agressividade, pode significar stress, mas isso é normal, pois deve ter deitado logo a fêmea ao pé do macho e começou a perseguição. Tem é cuidado com a fêmea mais agressiva.

 

Isto é uma coisa que precisa de calma, nem sempre se dá à 1ª. Neste momento tenho a decorrer uma tentativa de criação, mas já vai há 1 semana, porque o macho insiste em destruir o ninho quando solto a fêmea. E ele foi um óptimo pai há uns meses atrás (uma ninhada de 200-250 alevins)...

 

A técnica que eu uso é, introduzo o macho no aquário e deixo-o lá sozinho por 24 horas já com a placa de esferovite (ninho) no sítio que quero. Depois introduzo a fêmea numa garrafa furada de plástico transparente. E vejo a reacção dele. Se começar a fazer ninho, deixo-a lá até ele parar, e depois retiro. Caso ele só ande a 'desafiá-la', retiro-a passados 15 minutos, para ver se ele fica 'excitado', repetindo isto de 12 em 12 horas até funcionar.

 

Quando o macho tiver um bom ninho de bolhas, introduzes a fêmea na garrafa e esperas até ela começar para ele. Neste momento soltas-a no aquário com o macho. Vai haver perseguição e bicadas, é normal. Mas se vir que não é nada de grave, deixe-os estar que é o ritual de acasalamento deles. Passado uma horita ou 2, o macho vai levá-la para debaixo do ninho e fazem o trabalho deles.

 

Verifica que a altura de água esteja o suficiente para eles darem os abraços e os ovos irem para o chão. Esses 12-13cm devem bastar.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada, sempre a ajudar.

 

É a minha opinião/experiência. Pode sempre haver alguém que me contrarie. O melhor é esperar por mais respostas, e ir jogando com isso.

 

Quando comecei a criação de bettas, também tive 3 ou 4 de um fórum a dizer coisas às vezes contraditórias entre si... O divertido na aquariofilia é o experimentar (com precauções, claro)!

 

Ainda hoje saí de casa, com o macho crowntail de ninho de bolhas feito (e muito bem-feito) e a não querer nada com a fêmea, apesar desta mostrar interesse e apresentar características de interesse... enfim! ;)

 

cumprimentos, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais