Tecnica para TPA de Larga Escala


Recommended Posts

Faço algo muito parecido,

menos bem equipado, mangueira com tubo largo para aspirar e tecnica do "xupao" para esgoto.

 

Para encher tenho uma torneira dedicada com um tubo de pneumatica Ø12mm permanente no aqua.

é só abrir e deixa encher devagarinho.

nao esquecer de fechar a torneira no fim....

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois,é o que se ve no video.

ele tira cerca de 50% de agua do aquario,mas gasta cerca de 100% ou mais.

eu nao faço isso porque deixo sempre agua em repouso,mas existe uma tecnica bem melhor e menos dispendiosa.

 

liga-se uma ponta da mangueira a torneira e mete-se a outra no aquario.

abre-se a torneira um pouco,fecha-se novamente e a agua retorna,tira-se a mangueira da torneira e começa a sair a agua do aquario.

este sistema é bom para quem tem o ralo e torneira longe do aquario,porque se tiver perto basta usar a tecnica do "xupao" conforme o félix faz

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi este sistema funcionar. A retirar agua do aquário ele não gasta água da rede, o que acontece é que a torneira faz de vacuo. Mesmo que haja alguma perda, é minima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi este sistema funcionar. A retirar agua do aquário ele não gasta água da rede, o que acontece é que a torneira faz de vacuo. Mesmo que haja alguma perda, é minima.

 

Sim, pelo que vejo basta ligares a agua para o "sistema" arrancar.

Quando ganha balanço, pode-se desligar a torneira. O desperdicio de agua é minimo.

 

No entanto, creio que para aspirar o fundo do aquario, convém a torneira estar ligada, para assegurar maior pressão. Mas deve depender um pouco das condições de cada um (distancia até ao ralo, altura do aquario, etc...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que nao estou enganado,mas com o sistema que ele usa no video está sempre a gastar agua da rede.

acho que se ve perfeitamente bem.

 

o sistema de vacuo é o que eu falei ainda a pouco.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um sistema deste género há venda nas lojas de aquariofilia. Foi esse que vi. Não me recordo agora da marca... O que eu vi, não gastava água a puxar a do aquário.

Eu prefiro (porque posso) a mangueira a puxar água por pressão :) E aproveito a água para regar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que nao estou enganado,mas com o sistema que ele usa no video está sempre a gastar agua da rede.

acho que se ve perfeitamente bem.

 

o sistema de vacuo é o que eu falei ainda a pouco.

 

Ele optou por fazer assim, pois queria retirar a agua com maior pressão.

Se ele desligasse a torneira, a agua continuava a fluir, embora ligeiramente mais devagar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele desligasse a torneira, a agua continuava a fluir, embora ligeiramente mais devagar.

 

Ou não!!! Basta o aquário estar mais alto que a torneira e o fluxo pára. Com a água a correr admito que o aquário pode estar mais alto que com a pressão mesmo assim consiga fazer pressão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou não!!! Basta o aquário estar mais alto que a torneira e o fluxo pára. Com a água a correr admito que o aquário pode estar mais alto que com a pressão mesmo assim consiga fazer pressão.

 

Não usas o método de chupar a mangueira? LOOOOOOOOOOOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou não!!! Basta o aquário estar mais alto que a torneira e o fluxo pára. Com a água a correr admito que o aquário pode estar mais alto que com a pressão mesmo assim consiga fazer pressão.

 

É isso, mas ao contrario ;)

O fluxo da agua é no sentido aquario ----> torneira. Logo se o aquario estiver mais baixo que a torneira, é que o fluxo para.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso mesmo

 

conforme o jorge disse...

basicamente ele é obrigado a ter a torneira sempre aberta para a agua do aquario continuar a sair,porque a torneira e o ralo estao mais altos que o aquario.

logo aí já é um sistema muito dispendioso

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não usas o método de chupar a mangueira? LOOOOOOOOOOOL

 

Não, a minha faz vácuo sem ser preciso chupar. Mas sei que há quem goste de chupar na coisa.

E não me venham com tretas que não gostam, pois eu não tenho que chupar nas mangueiras (nem palhinhas) e é barato: http://www.aquapicanco.com/shop/product_info.php?cPath=&products_id=2312

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso, mas ao contrario ;)

O fluxo da agua é no sentido aquario ----> torneira. Logo se o aquario estiver mais baixo que a torneira, é que o fluxo para.

 

Ou isso, mas continuo a ter razão ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso mesmo

 

conforme o jorge disse...

basicamente ele é obrigado a ter a torneira sempre aberta para a agua do aquario continuar a sair,porque a torneira e o ralo estao mais altos que o aquario.

logo aí já é um sistema muito dispendioso

 

Bem. vai la dizer isso a quem usa agua de osmose

 

Seja como for, um bidé ou uma banheira estão sempre abaixo do nivel do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razao jorge e nisso de gostarem de xupar na coisa tambem

:)

eu uso tambem esse sifao,que até nos chinocas vendem por 1,50 euros

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, a minha faz vácuo sem ser preciso chupar. Mas sei que há quem goste de chupar na coisa.

E não me venham com tretas que não gostam, pois eu não tenho que chupar nas mangueiras (nem palhinhas) e é barato: http://www.aquapican...roducts_id=2312

 

Nem mais, eu também tenho um sifão. Eu também li o tópico de assoprar na palhinha, não respondi porque seria... censurado (no minimo).

Pagaste aquele preço pelo sifão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço algo muito parecido,

menos bem equipado, mangueira com tubo largo para aspirar e tecnica do "xupao" para esgoto.

 

Para encher tenho uma torneira dedicada com um tubo de pneumatica Ø12mm permanente no aqua.

é só abrir e deixa encher devagarinho.

nao esquecer de fechar a torneira no fim....

 

Enches directamente com agua da rede para o aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem tenha aquários nas garagens ou caves das casas... nesse caso a banheira e afins ficam acima do aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, continua lá alombar com os baldes se gostas tanto :P

 

as vezes nao se trata de gostar ou nao,mas sim de poupar ou nao.

 

ha aqui membros que podem gastar a vontade e nem se preocupam com isso(talvez seja o teu caso) e ha outros que teem os trocos todos contados...

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as vezes nao se trata de gostar ou nao,mas sim de poupar ou nao.

 

ha aqui membros que podem gastar a vontade e nem se preocupam com isso(talvez seja o teu caso) e ha outros que teem os trocos todos contados...

 

SIm, claro.

Nesse caso, apenas será opção caso o nivel da agua do aquario fique acima da torneira.

Outra utilização deste sistema, é para a reposição da agua directa no aquario. Que obviamente tem de ser acompanha com a aplicação de um produto anti-cloro.

Há quem o faça, mas pessoalmente acho o metodo um pouco arriscado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.