novo membro no salgado


camposbruno

Recommended Posts

ola a todos estou no luxemburgo e quero me iniciar nos reef ,tenho muitas poucas luzes sobre o tema e as que tenho tem sido a ver as vossas opinioes,o problema é que aqui no luxemburgo apesar de ter tudo ha pouca gente que eu conheça ou melhor ninguem que me possa ajudar ,por isso perdoem-me mas vou chatear muito caso me inicie .

agradeço a quem me ajudar e claro a todos que dispensam tempo a ler o que escrevo.lol

por estes dias apareceu-me um negocio mas como foi de repente nao sei o que devo fazer nem se é um bom negocio ,embora penso que seja .

muito vagamente sei que o aquario tem 330l esta a 1 ano montado tem pedras vivas ai uns 5 peixes que ainda nao sei mas pelas fotos da para ter ideia ,tem 3 camaroes uns dois ou tres caracois e algas com fartura ,tem umas estrelas pequenas coladas nos vidros que penso ser uma praga o aquario tem tudo ,lampadas, filtros escomador ,bem resumindo esta completo .como ainda nao estou preparado para meter fotos porque nao tenho deixo so o anuncio ,se é que posso.

obrigado pelas vossas opinioes .

 

ps: o aquario vem com tudo peixes agua e algas incluido no preço que pelo telefone ainda soube que pode ser negociado,lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para te iniciares vais ter uma bela dor de cabeça ai...

 

para além do facto de que provavalmente irás gastar um bom dinheiro para pores isso em condições.

 

Eu apostava em algo bem mais barato ou então arrancar com algo novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para te iniciares vais ter uma bela dor de cabeça ai...

 

para além do facto de que provavalmente irás gastar um bom dinheiro para pores isso em condições.

 

Eu apostava em algo bem mais barato ou então arrancar com algo novo.

 

bom dia Sergio quando decidi escrever o poste era precisamente com a intuiçao de ter alguem com experiencia nos salgados ,para mim estava tudo bem mas como disse o que sei é por voçes e aqui pouco me podem ajudar porque ate mesmo lojas da especialidade penso que so sabem vender ,lol,mas se nao fosse pedir muito podias ser mais direto em alguns pontos pois por exemplo aqui um aquario novo com as mesmas dimensoes custa 500€ com o movel quando dizes para por em condiçoes refereste a que se fazes o favor de me esclarecer .

obrigado

Editado por camposbruno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

<p>como ja tenho mais umas fotos tiradas vou as meter mas peço desculpa pela qualidade mas foi o que se arranjou na altura

 

dsc05584r.jpg

 

 

dsc05583y.jpg

 

 

dsc05584r.jpg

 

 

11111ea.jpgdsc05582g.jpgdsc05585em.jpg

Editado por camposbruno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, devias ter visto o mais importante nisso tudo(marca e modelo) a calha de iluminação e principalmente o escumador, por norma são os equipamentos mais caros e por ai se calhar era mais facil de tomar uma decisão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo que os 500€ não valham o equipamento, mas acho que a curto prazo terás de gastar outros tantos para ter algo em melhores condições.

 

- A rocha e o areão convém trocar por completo porque estão cheios de pragas e nutrientes acumulados... dá para ver cianobactéria por todo o lado.

 

- Quase de certeza que terias de trocar o escumador (pegando no aspecto geral do aqua)... e como não há grandes opções de bons escumadores externos baratos (e como não tem sump) ias gastar mais uns 300€ para colocar algo em condições para essa litragem.

 

O que te posso dizer é que com 1000€ já fazes a festa a montar um sistema entre 100 e 150L com equipamentos razoáveis para que tudo dê certo. É verdade que seria mais pequeno mas dar-te-ia 10x menos dores de cabeça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok,agora ja percebi mais o teu ponto de vista e dai ja posso tirar mais algumas duvidas ,nao sei o que ainda vou fazer mas fica anotado.obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive ao telefone com o proprietario e soube que ele nao nunca mudou a agua do aquario ,simplesmente repoe o nivel de agua nunca controlou os parametros da agua (parece que teve sempre sorte )so morreu um peixe palhaço e diz que foi porque era um novo membro daquela espece i(nao sei se assim é mas ja ouvi falar que so pode ter um macho ou uma femea que é a dominante acho que é qualquer coisa do genero) mas nao lhe dei nenhuma resposta embora tenha dado a perceber que estaria a deixar de estar interessado.

Editado por camposbruno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela vossa experiencia e conhecimento pergunto e peço ajuda ,supondo que tenho um aquario com 200l agua que equipamentos me aconcelham

estaria a pensar para começo peixes e corais nao muito exigentes e material mais economico, tambem tendo em conta o facto de estar num pais em que os salgados sao uma novidade.

deixem por favor as vossas opinioes e experiencias e quem sabe ate ofertas de material.

 

obrigado

Editado por camposbruno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Depois de ver o que tens ali...

 

A minha opinião é, não compres... Aquilo mesmo para quem já tem experiencia vai ser um cabo dos trabalhos para endireitar, fora o facto que tem sempre que ter um sump para se poder colocar um bom escumador, filtro uv, filterbags, aquecedores, biopellets, etc...

O meu conselho e como já foi dito, é começares do zero e com calma...

 

Podes começar com um cubo por exemplo, para ires ganhando experiencia no que é os salgados... Isto não é mandar água lá para dentro, meter sal e esperar que tudo se resolva por si só...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,tentado dar mais uma opinião.... vou concordar com o Sergio Carmo... não compres usados e mete mão á obra.... com 1000euros fazes a festa e ainda sobra.

 

Eu por exemplo fiz uma aquario de 100x40x45 com vidro de 1cm ,Sump 80x30x40, estrutura em ferro e madeira gastei 330euros, ou seja para um áquario de 200 e poucos litros não esta mal e seria do ideal para ti.

 

Agora em termos de material:

 

Aquario e estrutura: +- 300euros

Escumador 150 euros

Iluminação 4x39watts t5 +-200euros

bomba Retorno +-50euros

Bombas de Circulação 100euros

Rocha 200euros

 

total:1000euros.

 

 

É claro que os valores variam muito.

 

Agora em termos de escumador tens os da Bubble Magus , o Nac 7 que anda a volta dos 180euros novo, tens os da Schuran que já são um ponto mais caros e não trazem bomba.

 

Quanto as bombas de circulação tens as Sicce Voyager 2, eu no meu tanque de 230litros tenho 2 de 3000litros/h cada.

 

Bombas de retorno tens da Sicce e da Eheim.

 

Iluminação ,calha da Hailea já é uma boa calha para começar ,alias eu tenho pior e voume safando.

 

Notas:

As circulação dentro do tanque principal deve rodar entre 15 a 20vezes o volume do áquario, num caso de uma áquario de 200litros, ou seja, 200litros x 20=4000, ou seja precisas de uma bomba de 4000l/h ou duas(melhor opção) de 2000l/h cada uma.

 

A salinidade deve andar entre 1023º a 1025º no meu entender se queres manter corais.

 

O escumador de ser sempre sobredosado, tens o áquario de 200litros ,o NAC 7 é para áquarios de 500litros, perfeito.

 

Para um áquario de 200 litros uma bomba de retorno á volta dos 1000 e poucos l/h chega bem e esticaste nas bombas de circulação.

 

Quanto á rocha mandam por 20% do volume do áquario, embora eu no meu so tenha 10kg quando seguindo a regra deveria ter quase 40.... eu opto sempre por pouca rocha e siporax na sump, não tenho tudo atulhado no tanque e os peixes andam a vontade.... e mais ou menos rocha?? o idela é manter os parametros estaveis e não inventar.

 

No fim de teres estes materias todos é so montar e depois apartir dai é desfrutar e ir fazendo aos poucos.

Procura por material novo e usado ,as vezes arranjam-se bons negocios.

 

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andre_

obrigado pela excelente ajuda ,de facto mostraste-me oque e como devo fazer ,os teus exemplos sao muito diretos e faceis de entender ,eu realmente nao tenho bem a noçao do que preciso e alguem como tu com o teu exemplo ajudas-te imenso,eu como acima ja referi nao tenho conhecimentos nem de salgados nem de materiais e onde os comprar ,aqui no luxemburgo o que tenho visto é sempre no mesmo sitio e os preços sao elevados vejo na net mas como nao sei bem ao certo as capacidades dos equipamentos necessarias vou ter tendencia a fazer compras desnecessarias,com os valores que me destes tenho uma base para me orientar.

mais uma vez obrigado

 

bruno campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andre_

obrigado pela excelente ajuda ,de facto mostraste-me oque e como devo fazer ,os teus exemplos sao muito diretos e faceis de entender ,eu realmente nao tenho bem a noçao do que preciso e alguem como tu com o teu exemplo ajudas-te imenso,eu como acima ja referi nao tenho conhecimentos nem de salgados nem de materiais e onde os comprar ,aqui no luxemburgo o que tenho visto é sempre no mesmo sitio e os preços sao elevados vejo na net mas como nao sei bem ao certo as capacidades dos equipamentos necessarias vou ter tendencia a fazer compras desnecessarias,com os valores que me destes tenho uma base para me orientar.

mais uma vez obrigado

 

bruno campos

 

 

 

De nada estamos cá para ajudar. Há de tudos e para todos os preços , agora tambem depende dos preços dai que devem ser mais caros.

 

Para teres uma ideia podes peskisar no google pelas lojas , pet4you, crystalred, reeffresh, fragario do norte, seahorseshop e compara preços e ves o que ha de material.

 

Podes tambem inserir no google Áquarios Diy e ves contrução de aquarios muito bons e tiras ideias, pois com sump e coluna seca convem ser tudo bem planeado.

 

Peço desculpa se é errado citar os nomes das lojas no forum.

 

 

 

Cump

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas ,tentado dar mais uma opinião.... vou concordar com o Sergio Carmo... não compres usados e mete mão á obra.... com 1000euros fazes a festa e ainda sobra.

 

Eu por exemplo fiz uma aquario de 100x40x45 com vidro de 1cm ,Sump 80x30x40, estrutura em ferro e madeira gastei 330euros, ou seja para um áquario de 200 e poucos litros não esta mal e seria do ideal para ti.

 

Agora em termos de material:

 

Aquario e estrutura: +- 300euros

Escumador 150 euros

Iluminação 4x39watts t5 +-200euros

bomba Retorno +-50euros

Bombas de Circulação 100euros

Rocha 200euros

 

total:1000euros.

 

 

É claro que os valores variam muito.

 

Agora em termos de escumador tens os da Bubble Magus , o Nac 7 que anda a volta dos 180euros novo, tens os da Schuran que já são um ponto mais caros e não trazem bomba.

 

Quanto as bombas de circulação tens as Sicce Voyager 2, eu no meu tanque de 230litros tenho 2 de 3000litros/h cada.

 

Bombas de retorno tens da Sicce e da Eheim.

 

Iluminação ,calha da Hailea já é uma boa calha para começar ,alias eu tenho pior e voume safando.

 

Notas:

As circulação dentro do tanque principal deve rodar entre 15 a 20vezes o volume do áquario, num caso de uma áquario de 200litros, ou seja, 200litros x 20=4000, ou seja precisas de uma bomba de 4000l/h ou duas(melhor opção) de 2000l/h cada uma.

 

A salinidade deve andar entre 1023º a 1025º no meu entender se queres manter corais.

 

O escumador de ser sempre sobredosado, tens o áquario de 200litros ,o NAC 7 é para áquarios de 500litros, perfeito.

 

Para um áquario de 200 litros uma bomba de retorno á volta dos 1000 e poucos l/h chega bem e esticaste nas bombas de circulação.

 

Quanto á rocha mandam por 20% do volume do áquario, embora eu no meu so tenha 10kg quando seguindo a regra deveria ter quase 40.... eu opto sempre por pouca rocha e siporax na sump, não tenho tudo atulhado no tanque e os peixes andam a vontade.... e mais ou menos rocha?? o idela é manter os parametros estaveis e não inventar.

 

No fim de teres estes materias todos é so montar e depois apartir dai é desfrutar e ir fazendo aos poucos.

Procura por material novo e usado ,as vezes arranjam-se bons negocios.

 

 

Cump

obrigado pelas dicas mas ainda continuo com algumas duvidas

por ex para um aquario de 300 l

2 x bombas de circulaçao de 3000 l/h

escumador com capacidade 700 l

bomba retorno da sump com capacidade 1500 l/h

rocha 60kg

 

estarei enganado nestes calculos

 

outra duvida seria qual rocha comprar ,nao estou a falar de viva /morta mas sim a origem

 

a minha ideia como iniciante seria montar um aquario com peixes e corais nao muito dificeis de manter para ir ganhando experiencia .

qual a areia que me aconcelhavam a meter e quantidade ?

 

ainda em fase de estudo claro devido ao que ja mensionei no topico.

 

agradeço os vossos comentarios .

Editado por camposbruno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... dando uma pequena ajuda...

 

As bombas de circulação dependem um bocado do comprimento do aquário, qual o comprimento em que estás a pensar?

 

Escumador: parece-me bem...

 

Bomba de retorno: depende um bocado da altura que terá que elevar a água... para uma elevação de 1 metro, recomendo à volta dos 2500l/h

 

Rocha Viva: depende muito do tipo de layout que cada um gosta... sou fã de aquários com pouca rocha viva... recomendava-te entre 20-30kg.

 

Atenciosamente,

 

Pedro

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... dando uma pequena ajuda...

 

As bombas de circulação dependem um bocado do comprimento do aquário, qual o comprimento em que estás a pensar?

 

Escumador: parece-me bem...

 

Bomba de retorno: depende um bocado da altura que terá que elevar a água... para uma elevação de 1 metro, recomendo à volta dos 2500l/h

 

Rocha Viva: depende muito do tipo de layout que cada um gosta... sou fã de aquários com pouca rocha viva... recomendava-te entre 20-30kg.

 

Atenciosamente,

 

Pedro

obrigado pedro desde ja .

o aquario que estou a pensar em iniciar-me sera

ou 120 40 50 dara 240 l

ou entao

100 40 50 dara 160 l

e o movel seria as mesmas medidas mas com 90 ou 80 de altura mais aquario .

sao as medidas que ca arranjo e em preço o problema ë que nao tem furos para a sump o que me vai alterar algumas coisas

Editado por camposbruno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais