Metr&meio50cinquenta


Toutinho

Recommended Posts

Boas a todos

 

Este meu projeto é um upgrade do meu aquário, que há muito sofria de males horríveis. Entre gastar dinheiro a remendar e fazer algo novo e maior… TXARAM!!! MAIOR!!!

 

Setup:

Aquário 150x50x50 com tampas em vidro. O anterior era 100x50x50 sem tampas.

Substrato ADA e akadama. É uma junção estranha, eu sei, mas trata-se de um ajuntamento “Troikês”… Foi a melhor solução.

Pedras de basalto rolado, que semeei e depois de crescerem foram colhidas… :ph34r:

Filtragem: JBL e1501 + JBL e900

Iluminação: 6x39w

 

Fauna e Flora vou atualizando conforme passar do antigo para o novo e dependendo de novas aquisições.

 

CO2 também já tenho e passará para este.

 

Os troncos serão colocados após devida desinfeção

 

Até agora foi assim:

-Lavagem

p1020064i.jpg

 

-Medições ADA style

p1020068r.jpg

 

-Moonlanding site...

p1020070x.jpg

p1020074ot.jpg

 

-Ainda sem água

p1020072dr.jpg

p1020073yt.jpg

 

-Após já ter enchido com água, feito algumas mexidas nas pedras e metido umas plantas que por aqui andavam

p1020077.jpg

p1020078a.jpg

p1020079m.jpg

 

As fotos não estão as melhores, mas nas próximas a máquina já será outra :sorry:

 

Por hoje termino dizendo que tenho noção e que o meu aquário não cumpre qualquer regra artistica ou de estilo, mas é uma ideia que tenho e que irá servir uma intenção :)

A razão principal é dar as condições certas a determinado tipo de fauna, ou seja, fazer uma zona que recrie um riacho e ter uma zona plantada.

Ainda tenho muito trabalho pela frente, mas no final penso conseguir algo agradável e bom para a fauna.

 

Estejam à vontade :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 348
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Aquário da treta páh.

 

Onde tens as pedras não vais ter mistura de substrato ou não vais colocar peixes de fundo?

Gostei de ver essa janela com vista para o rio. E o rio vai ver o alguedo? Olha o sol. Não só o sol mas o calor.

 

Mais importante, como agora tens um aquário a mais, acabaste de ser incluído na minha lista de levantamento de material oferecido nem que seja à força. :ph34r:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda vou fazer duas alterações onde as pedras estão.

A janela agora não tem a cortina, eu retirei para meter as mangueiras a mandar água para a rua, mas tem e é fechada na hora do sol.

 

Eu não tenho aquário a mais, vou aproveitar todo o material e o aquário vai ser transformado em habitat da tartaruga.

 

Mas irei apanhar Helenas, Reds e irei retirar as plantas que tenho. Não me esqueci que ofereci. As plantas também dou, se quseres te entreter a tentar desinfestar as algas.

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda vou fazer duas alterações onde as pedras estão.

A janela agora não tem a cortina, eu retirei para meter as mangueiras a mandar água para a rua, mas tem e é fechada na hora do sol.

 

Ahhhhh, está explicado.

 

SÓ TE ESQUECESTE DO MAIS IMPORTANTE!!!!!!!!! :

 

Mais importante, como agora tens um aquário a mais, acabaste de ser incluído na minha lista de levantamento de material oferecido nem que seja à força. :ph34r:

 

:naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá toutas.

 

O que interessa é que tu gostes e que estejas a dar os passos certos para te livrares, de uma vez por todas, daquele espinho no pé, neste caso da verdura teimosa.

 

Se o aquário fosse meu (pelos vistos já está prometido a outros :P) e a ideia fosse fazer uma zona plantada e uma zona de cascalho de rio, teria colocado a faixa desse cascalho apenas mais 10-20cm mais para a direita de maneira a que pudesse coloca mais plantas do lado esquerdo do rio. Já usaste uma boa técnica que foi afunilar a parte de trás para dar um efeito de profundidade mas falta esse pequeno pormenor. Também levantava mais o substrato na parte de trás para o aquário parecer ainda mais fundo. De qualquer das formas, como o aquário ainda é teu, é como gostares mais :)

 

De resto só te posso desejar toda a sorte do mundo para este novo projeto.

 

Força nisso.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A zona de cascalho foi estudada num promenor. É que a minha calha tem 100cm :lol: Tinha de decidir entre centrar + a zona de pedras ou arriscar não ter tamanho de iluminação para todas as zonas de plantas, ou comprar uma calha nova. Comprar a calha está fora de opção, pelo que fui pela deslocação das zonas.

Eu ainda vou mexer no substrato, ou seja, a zona das pedras vai sofrer um reforço para não haver ajuntamentos e a akadama vai sofrer uma terraplanagem. A zona traseira vai levar + um pouco de altura. Hoje só quis que todos os materiais "fossem ao sitio", para a seguir poder fazer os retoques. Pode não parecer, mas eu tomei atenção às regras e dicas noutros tópicos :) Tenho algumas condicionantes técnicas, tenho de as gerir :lol: Uma delas é o meu pouco jeito para trabalhos manuais e coisas assim. Como apesar de tudo tenho o tempo a meu favor, a urgência é relativa, decidi a custo ter calma e fazer pouco todos os dias, mas ir pensando. Normalmente sou daqueles que mete tudo para o aquário e depois no fim mete-se a pensar "Podia ter feito assim...", "podia ter decidido de outra forma". Assim espero conseguir ir pensando e no fim estar melhor...

 

A zona de pedras tem um intuito que não tem nada de estético. Quero ter uma familia de góbios, adoro góbios. Não posso ter todos... Mas posso ter uma espécie ou 2 no mesmo aqua (uma já tenho). Normalmente, não todos, mas regra geral são peixes de riachos, com pedras, corrente e oxigenação. A minha ideia é dentro do possivel da conjugação de factores, ter uma zona que me permita ter um habitat + idêntico. Eu dou menos importância à estética do aquário, do que à fauna. Adoro fauna e ligo menos a plantas e estética. Espero assim conseguir algo que seja agradavel para mim, mas dê à fauna algo com condições onde se sintam melhor.

 

Quanto às algas, tou a ter um cuidado extremo com tudo :)

Sobre o aquário ser meu, mesmo com a condicionantes técnico-táticas, todas as dicas são bem-vindas. Hoje também já me deram uma ideia que me pareceu excelente :) É uma questão de tentar. Não descarto nenhuma ideia :)

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que a minha calha tem 100cm :lol: Tinha de decidir entre centrar + a zona de pedras ou arriscar não ter tamanho de iluminação para todas as zonas de plantas, ou comprar uma calha nova. Comprar a calha está fora de opção, pelo que fui pela deslocação das zonas.

 

Tenta chular pelo fórum. Parece que está em moda agora ou então, visto que o Jorge vai aí buscar uns Reds, o mínimo que ele podia fazer com o jeito dele para DIY é uma calha 120cm feita à medida. Tenho a certeza que ele consegue fazer isso num dia e de certeza que não se recusará (desde que o vás alimentando e lhe dês os reds, as algas, as plantas, etc).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta chular pelo fórum. Parece que está em moda agora ou então, visto que o Jorge vai aí buscar uns Reds, o mínimo que ele podia fazer com o jeito dele para DIY é uma calha 120cm feita à medida. Tenho a certeza que ele consegue fazer isso num dia e de certeza que não se recusará (desde que o vás alimentando e lhe dês os reds, as algas, as plantas, etc).

 

Abraços

 

Tony

 

Eu podia vender a minha calha e orientar uma maior. Tenho uma de 120 para salgado (à espera da montagem do salgado) lá em casa. Mas isso representava sair do orçamento que estabeleci :)

Eu sou daqueles que só vai até onde sabe que está à vontade. Mesmo barata, nunca me safava por menos de 200€...

Mais tarde... :) Pode ser que haja um upgrade, vem ai o Natal e começo-me já a chorar :)

 

Ir alimentando o Jorge ou os Reds? Isso não me fica mais caro do que comprar uma ATI? :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes combinar em dar-lhe uma sandes de presunto DEPOIS do trabalho estar terminado... gastas menos comida e aceleras o ritmo de trabalho. Eu acho uma boa ideia.

 

De qualquer das maneiras ele nunca iria buscar o material sem levar, no mínimo, o almoço/jantar portanto podes fazer a troca. Ele escusa de trazer comida e tu forneces as sandes depois da nova calha estar feita.

 

 

Sou um génio, diz lá :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes combinar em dar-lhe uma sandes de presunto DEPOIS do trabalho estar terminado... gastas menos comida e aceleras o ritmo de trabalho. Eu acho uma boa ideia.

 

De qualquer das maneiras ele nunca iria buscar o material sem levar, no mínimo, o almoço/jantar portanto podes fazer a troca. Ele escusa de trazer comida e tu forneces as sandes depois da nova calha estar feita.

 

 

Sou um génio, diz lá :)

  • 0

_________

 

 

 

Loooooooooooooooool.

 

Eh pa isto tem de levar um Like!

 

 

Toutinho, tens aí um " estaminé" digno de me fazer inveja.....quem me dera a mim.....

 

Tou curioso quanto á evolução disso, vou ficar atento.

 

Abraço

Editado por nazarethy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Reds? Não os vou lavar...

 

Não era os Red's, estava a pensar em levar o aquário :naughty:

 

Fazer uma calha? Não sei se sou capaz LOL. VAMOS NISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Loooooooooooooooool.

 

Eh pa isto tem de levar um Like!

 

 

Toutinho, tens aí um " estaminé" digno de me fazer inveja.....quem me dera a mim.....

 

Tou curioso quanto á evolução disso, vou ficar atento.

 

Abraço

 

Eu tenho uma divisão só para aquários :) Nisso sei que sou um privilegiado. A arrumação, não é das melhores, especialmente agora :)

Mas faço as chafurdices que quero e o chão limpa-se na boa.

Só que depois é assim, em vez de dizer "50€ NA CABELEIREIRA???? TÁS DOIDA????", tenho de dizer "50€? Tá bonito... Vais lá para a semana? Sim... acho bem..." LOOOOOOOOOL

 

Ganha-se umas, para se perder outras :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não era os Red's, estava a pensar em levar o aquário :naughty:

 

Fazer uma calha? Não sei se sou capaz LOL. VAMOS NISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Tenho um bidão daqueles azuis que podes levar, fazes um aquário :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A arrumação, não é das melhores, especialmente agora

 

Danos colaterais, a jabardisse fica bem aí...lol...dá aquele ar de aquarofilista super profissional....

 

tenho de dizer "50€? Tá bonito... Vais lá para a semana? Sim... acho bem..."

 

Dizias de qualquer maneira...com ou sem....lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um bidão daqueles azuis que podes levar, fazes um aquário :lol:

 

Vê lá se queres que te faça a cakha dentro do bidão. Depois só tens que a tirar de lá, sem estragar a calha e o bidão! :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Actualizando o que aconteceu no dia de hoje. Hoje foi dia de desinfectar troncos e um dos filtros, vai tudo passar por uma rigorosa desinfeção e nem o cão escapa... Pera... O cão não era preciso... bem, lixivia nunca fez mal a ninguém...

 

No aquário propriamente falando aconteceu isto:

Parvula na zona das pedras, foi uma ideia que me deram e gostei. Agora é esperar por raizes e vou podando baixinho.

Se foi dificil de semear aquilo tudo? Foi... Se teria sido melhor a ideia ter aparecido antes das pedras todas metidas? Sim, tinha... Mas não era a mesma coisa :)

p1020094e.jpg

 

No geral já terraplanei o substrato, já está + alto atrás e a pedra da setinha tem uma coisa bonita que encomendei em França, após meses de procura :) Vai ficar um espetáculo!! Ou então logo se vê... :lol:

p1020091u.jpg

 

Espero amanhã já meter os troncos, pois para começar a plantar preciso de os ter já colocados. Porquê? Noção de espaço... comigo se me meto a inventar, sai m... haaaaa.... cenas más :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar giro... os meus parabéns redobrados.

 

Já tenho a tesoura em riste, daqui a pouco tenho um envelope pronto para enviar :)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás... se o toutas levantar um pouco as pedras junto ao vidro de maneira a que toda a zona das pedras fique mais inclinada, o ponto de união entre o areao e as pedras fica praticamente a 1.618 não é? Podes jogar com a ausência de objetos para ser o teu ponto focal.... só uma ideia :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, essas ficam um bocadinho feias.

 

Já tenho um alguidar cheio de hzs... agora se a minha mulher não tivesse usados todos os sacos plásticos zip-lock, já teria embalado a cena toda... GRRRRRRRRRR

 

Eu já invento qualquer coisa :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.