Montagem do 1º Nano REEF


Pedro M. Mendes

Recommended Posts

Boas pessoal, depois de vários anos na agua doce, pensei que está na altura de mudar para a agua salgada.

Irei adquirir ao poucos o material para depois proceder a montagem.

 

Irei fazer algumas perguntas, já pesquisei e li bastante mas a sempre alguma coisa que não consigo esclarecer

 

Aquario: 50cumpX40largX30alt 60L (acham que 30cm de altura é muito baixo? queria aproveitar o que tenho)

 

Sump: 45X22X25 ou30cm ( outra vez confuso com a altura ) quantas divisórias? irei mandar fazer.

 

Escumador: aqui estou indeciso mas pensei num TMC V2 Skim 400 ou num TMC V2 Skim compact 300

 

Bomba de Retorno: Não sei qual os L/H que deverá fazer (2500l/h??)

 

Iluminação: tenho uma calha de 36W PLL e pensei comprar igual, mas assim ficaria com 72W não seria demasiado? visto que o aqua é de 60L. Uma actinica e outra 10000K.

Será que poderia pôr uma de 24W num balastro de 36W? Assim ficaria 24W+24W=48W

 

Sistema de Osmose: A adquirir.

 

Areia: comprar areia viva ou não quais os prós e contras?

 

Rocha: Os quilos ao certo não sei o que irei por é cerca de 40% rocha viva e 60% rocha morta

 

 

 

Agradeço a vossa ajuda

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A altura do aqua é realmente baixa, visto precisares mandar fazer a sump porque não usas o que tens para sump e fazes um aqua novo por exemplo um cubo de 50 com coluna seca.

 

Escumador visto quereres sump optava por um nac 5 por exemplo, relação qualidade/preço ficas bem servido.

 

Bomba de retorno uma que faça 2000l/h é suficiente,

 

Areia na minha opinião não justifica o preço da areia viva, podes perfeitamente comprar areão de coral que facilmente encontras a 2€ o kg ou mais barato até.

 

Rocha viva comprava uns 2/3 kg só para ajudar no ciclo e de resto fazia o layout com rocha morta, foi o que fiz recentemente no meu aqua e estou a ficar muito satisfeito com o resultado.

 

Em relação a iluminação se conseguires ir para t5 melhor,tens mais variadades de espectros.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enganei-me de largua tenho 40cm, de cumprimento é que tenho 45cm

Pois ele caber cabe, mas depois onde ponho a bomba de retorno e alguma matéria filtrante?

 

O que achas do nac3

http://www.bubble-ma...Show.asp?id=969

faria o serviço?

Editado por Pedro M. Mendes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te sei explicar porque, mas pelo que tenho lido em vários foruns, a grande maioria do pessoal usa escumadores conicos.

Penso ter haver com a qualidade/quantidade da espuma que fazem, por isso te aconselhar um cónico. Agora é contigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado ffonseca

pessoal preciso de ouvir mais conselhos.

 

Sobre a iliminação T5 não consigo visto que a de 24w é maior que 50cm

 

Então, acho que irei optar por 2X36W PLL que seria uma actinica:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/produto_view.php?id=1804&pageNum_AquarioRS=0&idcat=35&cat=&subcat=&menu=13

 

e a outra:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=737&pageNum_AquarioRS=1&idcat=10&cat=&subcat=&menu=13

 

 

ou então seria duas Blau destas:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/produto_view.php?id=736&pageNum_AquarioRS=0&idcat=35&cat=&subcat=&menu=13

 

qual relação de lampadas acham que seria melhor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal venho aqui fazer um update, mudei de medidas do aqua e sump,

 

Será isto:

 

Aquário: 50X50X50cm com coluna seca (já tenho)

 

Sump: 48X40X40 com 3 divisórias

 

Iluminação: 4X24w T5 ( já tenho)

 

Escumador: Bubble Magus NAC 5

 

Bomba de retorno: SunSun 1600l/h (já tenho)

 

Sistema de Osmose: Aquili 3 estágios (já tenho)

 

 

amanha irei meter fotos.

 

estou a espera que a estrutura venha da metalização.

 

O escumador penso que irei optar por um BM NAC5 acho que será suficiente para mim, que acham?

Editado por Pedro M. Mendes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por que tipo de corais vais optar ?

 

Tambem estou a utilizar lampadas PLL. Já consegues fazer uma boa combinação de cores com actinicas e 10000K apesar de as T5 terem bastantes mais espectros disponiveis estes das PLL que existem servem prefeitamente para o reef :).

 

Gosto das blau ;)

 

Boa sorte com o projecto

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Visto estar em fase de estudo para um salgado... Por quanto te ficou o material até agora? Se pudesses indicar os preços individualmente era uma grande ajuda... Obrigado

 

Vou acompanhar atentamente este tópico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ate agora gastei cerca de 150€

muitas coisas já tinha outras fiz eu e outras em 2º mão.

Só comprei a bomba de retorno que foi 24€ e a bomba de circulação tunze foi 33€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal estou aqui com um dilema na escolha do escumador, em relação/qualidade/serviço acham que um BM nac 5 serve perfeitamente para 120l+ 60l sump?

Eles indicam que é uma bomba de 2000l/h e que é para aquas de 300l a 500l.

 

tou com um bocado falta de espaço e este cabia bem lá

 

 

Qual é a conta que se faz dos l/h em relação aos escumadores ?

Tipo 2000l/h X ? = ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Sérgio

 

Pois um nac 7 seria melhor sem duvida mas o meu problema é mesmo a falta de espaço.

 

E a diferença da bomba é: uma é 2000l/h e a do nac 7 é 2500l/h

 

O nac 5 cabe bem lá mas se calhar em termos de escumação fica apertado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais