Sugestão para montagem aquário 120x40x50


farodriguez007

Recommended Posts

Boas!

 

Pessoal aficionado, desculpem a extensão do post, mas preciso de alguns conselhos antes de iniciar a montagem de um aquário 120x40x50 usado que recentemente adquiri.

 

Penso que já tenha tudo à exceção das pedras, plantas e peixes (para além dos 6 existentes no meu aqua de 50 l).

 

1º Após a colocação de 10 l de substrato JBL AquaBasis plus, sobreponho 10kg de areia com 2-3mm e num dos cantos talvez colocar uma parte com JBL Manado já adquirido com 2 pequenos troncos (não será pouca madeira?) do meu aqua de 50 l.

 

2º Depois talvez colocar uma pequena caverna com pedras em xisto que espero recolher no monte.

 

3º Seguidamente, assalta-me uma dúvida, tenho necessariamente de plantar logo de seguida as plantas? Pois ainda não decidi quais colocar pois nunca tive grande sorte com elas.

 

4º A pensar nas plantas adquiri também um Kit usado jbl CO2 com 2 garrafas de 500g. Agora, devo colocar o CO2 logo após a montagem do fundo ou aguardo pela plantação e, já agora em que parte do aqua, tendo em conta que estou a pensar em colocar 2 filtros externos (JBL Cristalprofi e900 + Eheim ecco 130) também já adquiridos.

 

5º Qual será a melhor disposição para a colocação dos filtros externos?

 

6º A iluminação neste momento está com 2 lâmpadas T8 de 30w, será que chega? Qual a melhor combinação para as lâmpadas (4500?6000?10000?180000?) ? Quais os tempos de iluminação durante a ciclagem?

 

7º Durante a ciclagem devo colocar alguma comida no aqua ainda sem peixes??

 

8º Com a compra do filtro Cristalprofi e900 foi oferecido um JBL UV-C 9W, devo usar o UV de início ou nunca será necessário?

 

9º Não deverei colocar os peixes sem fazer toda a plantação? Tenho um ancistro com 12 anos (20 a 22cm) excelente limpa vidros mas que poderá ser o “terror” da plantação, terei que dispensa-lo?

 

10º Estou a pensar em iniciar a montagem no, ainda, feriado do 5 de Outubro, pelo que todos os conselhos serão bem-vindos.

 

Rodrigues

Editado por farodriguez007
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias :D

Bem vindo ao grupo :D

Boas!

 

Pessoal aficionado, desculpem a extensão do post, mas preciso de alguns conselhos antes de iniciar a montagem de um aquário 120x40x50 usado que recentemente adquiri.

 

Penso que já tenha tudo à exceção das pedras, plantas e peixes (para além dos 6 existentes no meu aqua de 50 l).

 

1º Após a colocação de 10 l de substrato JBL AquaBasis plus, sobreponho 10kg de areia com 2-3mm e num dos cantos talvez colocar uma parte com JBL Manado já adquirido com 2 pequenos troncos (não será pouca madeira?) do meu aqua de 50 l.

 

2º Depois talvez colocar uma pequena caverna com pedras em xisto que espero recolher no monte.

 

3º Seguidamente, assalta-me uma dúvida, tenho necessariamente de plantar logo de seguida as plantas? Pois ainda não decidi quais colocar pois nunca tive grande sorte com elas.podes ir plantando ao longo do tempo mas depois de tudo montado ja se torna algo complicado para algumas especies, por exemplo musgo..uma trabalheira depois de tudo montado e não vai ficar como pensas-te

 

4º A pensar nas plantas adquiri também um Kit usado jbl CO2 com 2 garrafas de 500g. Agora, devo colocar o CO2 logo após a montagem do fundo ou aguardo pela plantação e, já agora em que parte do aqua, tendo em conta que estou a pensar em colocar 2 filtros externos (JBL Cristalprofi e900 + Eheim ecco 130) também já adquiridos.O co2 podes montar mas por a trabalhar so depois de teres plantas e no meu pensar só se as plantas existentes precisarem dele

 

5º Qual será a melhor disposição para a colocação dos filtros externos?

 

6º A iluminação neste momento está com 2 lâmpadas T8 de 30w, será que chega? Qual a melhor combinação para as lâmpadas (4500?6000?10000?180000?) ? Quais os tempos de iluminação durante a ciclagem?tens um aquario de 240l e 60w de luz, creio que será pouca luz e tendo 50cm de altura...mas os mais experts falaram sobre esse assunto

 

7º Durante a ciclagem devo colocar alguma comida no aqua ainda sem peixes??sim, um pouco de comida todos os dias

 

8º Com a compra do filtro Cristalprofi e900 foi oferecido um JBL UV-C 9W, devo usar o UV de início ou nunca será necessário?

 

9º Não deverei colocar os peixes sem fazer toda a plantação? Tenho um ancistro com 12 anos (20 a 22cm) excelente limpa vidros mas que poderá ser o “terror” da plantação, terei que dispensa-lo?Como ja referi podes ir plantando depois, aconselho a ter a maioria das plantas antes, mas os ancistrus não costumam fazer mal à vegetação, não sei porque retira-lo

 

10º Estou a pensar em iniciar a montagem no, ainda, feriado do 5 de Outubro, pelo que todos os conselhos serão bem-vindos.

 

Rodrigues

 

espero ter ajudado em algumas questões :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T5 diferente de T8...

 

Claro, senão uma não se chamava T5 e outra T8 :P:medieval_mace:

Mas eu tinha 4xT8 de 30w que substituí por estas 2xT5 e só tinha duas ligadas....

Mas tudo isto vai depender das plantas, substratos, fertilizações, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas adiantadas.

 

Mas, já agora e volto a insistir, em qual será a melhor disposição para colocar os 2 filtros externos (JBL Cristalprofi e900 + Eheim ecco 130), um em cada lateral, ambos numa lateral ou um numa lateral e o outro na traseira? Ou então, acham que bastará apenas o JBL?

 

Quanto à iluminação vou aguardar o resultado das 2x30w T8, não sabendo contudo dentro destas quais as melhores opções. Caso, seja necessário trocar acho que vou aproveitar a calha do aquatlantis e tentar colocar 2 ou 4 lampadas T5.

 

A questão levantada sobre o ancistro, é porque o "maluco" de quando em quando quase atira os troncos para fora do aqua.

 

Já agora, aproveitando a vossa experiência, alguma sugestão sobre plantas de fácil manutenção mas ainda assim de encher o olho.

Plantas compradas pela net são uma hipotese? Ou pelo contrário, porque são mais caras ou então não sabemos o estado em que chegam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jorge!

 

Vou então cruzar os filtros exteriores.

Tinha é esquecido de mencionar, que estou a pensar em colocar o mais potente com flauta e menos com a pequena saída triangular, ou será melhor colocar este último também com uma saída em flauta?

 

Já agora caso venha a necessitar, sendo o meu aquário (aquatlantis) e sua calha de iluminação suponho um modelo com aproximadamente 8/10 anos, será que poderei colocar um par de lampadas T5 45w (têm o mesmo comprimento 89,5cm), trocando apenas os encaixes estanques ou teri que trocar o(s) balastro(s) e os arrancadores? Ou será melhor tentar a questão no setor dos equipamentos deste forum?

 

O dito "maluco" é um ancistrus dolichopterus: castanho escuro e preto e sem as ramificações na cabeça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um ancistrus dolichopterus fêmea com 20 a 25cm de comprimento? Tu estás mesmo a ver o que são 20 ou 25cm? Tens a certeza disso?

 

Mostra lá uma foto para vermos o "maluco"

 

PS: A foto do meu perfil é um ancistrus dolichopterus macho adulto com 10cm e tem pintas...

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

convem colocares num serviço gratuito qualquer de imagens (tipo imageshack) e depois colocares aqui o link através do botão que tem a imagem de uma foto (quadrado com quadrado mais pequeno verde, segunda fila, 11º ícone).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi as fotos... lamento dizer mas isso é um pleco... não é ancistrus.... os plecos chegam à vontade aos 30cm ou até mais e têm um focinho mais bicudo e nunca têm barbas.

 

Quanto a meter fotos, vais ao imageshak, do lado direito tens a opção link to share this image e copias a linha que diz direct link... depois é só ires aqui ao tal icon e fica assim:

 

 

ancistrusdolichopterus.jpg

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá malta aficionada!

 

O aquário prometido ainda não avançou, ficou em stand by para um up-grade na iluminação para 2x54 T5, agora também já com co2 em garrafa e com um difusor interno da jbl. Contudo, ainda necessitava, se possível, de algumas dicas por exemplo:

 

Qual a melhor disposição para os 2 filtros externos já adquridos (jbl 1501 (consegui vender o JBL 900) + eheim ecco 2032). Um em cada lateral do aqua? Com saida normal ou em flauta? Cruzo as saídas de água?

 

Quanto ao co2 é preferivel adquirir um reactor externo ou o difusor interno faz o devido trabalho?

 

O aquecedor de 200W que vinha junto do aqua está KO, preciso de adquirir outro. Os 200w serão suficientes para os 210-220L úteis? Onde o colocar? E a hipotese (bem mais cara) de um aquecedor externo? Contudo, fico na dúvida se serão melhores ou se não haverá o risco de ficarem com muita sujidade no interior.

 

Tenho um UV jbl 9w, em qual filtro devo colocar ou nem sempre será preciso?

 

 

Ficaria grato se viessem uns sábios conselhos à maneira!

 

Obrigado,

 

Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá malta aficionada!

 

O aquário prometido ainda não avançou, ficou em stand by para um up-grade na iluminação para 2x54 T5, agora também já com co2 em garrafa e com um difusor interno da jbl. Contudo, ainda necessitava, se possível, de algumas dicas por exemplo:

 

Se quiseres montar por ti, saí-te mais barato do que estres a comprar das marcas.

 

Qual a melhor disposição para os 2 filtros externos já adquridos (jbl 1501 (consegui vender o JBL 900) + eheim ecco 2032). Um em cada lateral do aqua? Com saida normal ou em flauta? Cruzo as saídas de água?

 

Já te respondi a isso. Outra hipótese que apoio quem quer ter mais movimentação no fundo do aquário, é colocar as duas aspirações de um lado e as entradas cruzadas.

 

Quanto ao co2 é preferivel adquirir um reactor externo ou o difusor interno faz o devido trabalho?

 

Um reactor é uma coisa, um difusor é outra.

 

O aquecedor de 200W que vinha junto do aqua está KO, preciso de adquirir outro. Os 200w serão suficientes para os 210-220L úteis? Onde o colocar? E a hipotese (bem mais cara) de um aquecedor externo? Contudo, fico na dúvida se serão melhores ou se não haverá o risco de ficarem com muita sujidade no interior.

 

Coloca "deitado" no centro do vidro trazeiro do aquário. A diferença de preço de um de 200w para outro de 300w deve ser uns 0,20€. Aposta no de 300w.

Não sou adepto de aquecedores externos, mas em termos estéticos fica mais bonito.

 

Tenho um UV jbl 9w, em qual filtro devo colocar ou nem sempre será preciso?

 

De 9w coloca no filtro com menor caudal. Podes colocar um temporizador e ligar algumas horas por dia.

 

 

Ficaria grato se viessem uns sábios conselhos à maneira!

 

Obrigado,

 

Rodrigues

 

 

PS - Não gosto de me repetir.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jorge pelas dicas!

 

 

A questão da colocação dos filtros não é de todo repetitiva, pois ainda continuo na dúvida se será melhor a entrada em flauta ou a normal.

 

Quanto à iluminação, adquiri o balastro e suportes estanques, e já meti no fim-de-semana passado mãos à obra, alterando a calha original (2x30w T8) brilhando agora 2x54w T5.

 

Pelo que me dá então a entender trata-se de um reator CO2 (peça em plástico transparente com +- 35cm da JBL), mas qual será a melhor solução a interior ao a exterior? Em CO2 para mim é tudo "chinês"!

 

Quanto ao aquecedor vou seguir o conselho dos 300w e fica deitado ao centro um pouco acima do fundo.

 

 

PS: o encarnado da escrita era evitável, pois recorda-me a visão de determinadas "camisolas" ...

 

 

obrigado,

 

Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola pessoal!

 

Amanhã (hoje) chega o restante material em falta: aquecedor 300w; reator co2 e algumas plantas.

 

Pelo que estou a pensar, finalmente após 3 meses de espera, neste sábado iniciar a montagem do aqua. Contudo, antes de meter as "mãos na massa" assaltam-me ainda algumas dúvidas.

 

1- adquiri um tronco bonito mas volumoso (50cm de comprimento x 10 a 35 cm de altura_tipo L):

 

1.1- De inicio estava a pensar em coloca-lo na parte esquerda do aqua, já que esta fica junto ao canto da sala, acontece que também é nesta lateral que penso em colocar a flauta do filtro maior (e se calhar também a aspiração??), pelo que fico receoso se o tronco não poderá funcionar como uma barreira à corrente vinda do JBL1501;

 

1.2- A lateral direita também seria uma possibildade, pois deixaria a flauta do JBL 1501 com bastante espaço livre, contudo com o senão de assim que se entrar na sala dar de caras com o tronco;

 

1.3- Estou mais inclinado para colocar o tronco a meio do aqua, criando o efeito ilha (com 10 L JBL manado), areão no restante aqua e os 2 filtros JBL1501 e Eheim 2032 a bombarem (e aspirarem?) respetivamente na lateral esquerda e na direita(juntamente com o reator CO2).

 

Não sei ainda bem qual a melhor solução, pois na parte superior do tronco "apenas" ficarão 8-10 cm de altura de àgua e poderá eventualmente atrapalhar os filtros?!

 

2- Devo colocar logo o Co2 a bombar? Quanto em bolhas por minuto?

 

3- As plantas vão também para o aqua no mesmo dia?

 

4- No inicio quanto tempo devo manter as 2 x54w T5 ligadas?

 

5- Ainda nesta fase inicial, devo fazer mudanças de àgua? Qual a periocidade e a percentagem?

 

 

Assim que possível, se me safar com a informática, colocarei algumas fotos.

 

Aguardo alguma sugestão/opinião,

 

 

Rodrigues

Editado por farodriguez007
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.