Dúvida sobre substrato especial orquídeas...


Areias87

Recommended Posts

Boas

 

Adquiri um aquário 40x30x20 para colocar invetebrados e queria fazer plantado,tentar um tapete..sabendo que tenho obrigatoriamente de meter substrato por baixo do areão gostava de saber a vossa opinião sobre se posso usar substrato especial de orquídeas,visto ficar bastante mais em conta que os substratos próprios para aquários..alguém que tenha usado este substrato ou mesmo substrato vegetal simples (terra) que me possa ajudar?

 

Agradeço desde já as respostas

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Em breve também vou fazer uma experiencia semelhante mas no meu caso vou usar substrato especial para bonsai (porque já conta com uma percentagem de argila).

Tudo indica que consegue-se a montagem com qualquer tipo de substrato, incluindo terra do quintal.. Com o devido cuidado para não usar elementos com adubos quimicos (no caso de se querer juntar fauna "sensivel" na montagem).

É uma questão de se procurar um bocado na net por explicações do processo de montagem. Uma das expressões a procurar é "dirt aquarium" e pode contar com videos explicativos mesmo no youtube.

 

Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Limafish

 

estive a pesquisar e parece que o substrato para orquídeas não será o mais ideal devido à casca de pinheiro e ao rápido apodrecimento da mesma..mas já li relatos de quem já aplicou substrato vegetal comum (terra) e substrato para bonsais como falaste e não tiveram problemas..logo que possa vou passar na loja de animais onde costumo ir e vejo os preços dos susbtratos para aquariofilia e logo me decido sobre o que uilizar..

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como substrato proprio procura por JBL Manado na loja de aquariofilia.

Acho que o preço/qualidade/resultado é bastante bom e tem resultado muito bem para o tapete de parvula que estou a tentar criar.

Fica tipo 9.99 "aérios" por 3L. Para as dimensões do aquario deve chegar, se colocar outro tipo de decorações como tronco e pedras e por baixo destas colocar areão inerte desde o fundo.

Basicamente é rentabilizar a quantidade de substrato fertil apenas nas zonas onde se pretende o desenvolvimento das plantas. É uma questão de planeamento e imaginação e assim escusa-se de comprar mais substrato fertil do que realmente necessitamos para o nosso setup. Depois também pode-se ponderar plantas que não necessitem obrigatóriamente de substratos fertis para preencher algumas zonas do aquario... também ajuda na contenção de custos no que toca ao substrato fertil e completa o plantado de uma forma também agradavél.

Os meus cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas billy..qual é o tratamento que se aplica no Húmus?

 

Têm conhecimento se existe algum substrato que faça os dois efeitos,fértil e inerte?

 

Cumprimentos

Editado por Areias87
Link to comment
Partilhar nas redes sociais