Stone Heart - Nature Aquarium


JANF

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Ao longo deste último ano, tive altos e baixos como qualquer um. Muito devido à entrada na faculdade que me retirou grande parte do tempo que disunha. Ainda assim, posso dizer que foi um ano positivo porque tive de crescer e tornar-me uma pessoa mais organizada e com objetivos bem definidos. Bem, no que toca ao hobby confesso que aprendi mais do que alguma vez imaginei vir a aprender e por isso mesmo é que decidi dar continuidade a esta grande paixão que tenho pelo aquascaping.

Com a minha última montagem, "The Rising Dream", explorei melhor as várias vertentes do layout, apesar dos imensos erros cometidos a nível de proporções, posições, etc. Claro que também foi a minha primeira tentativa no aquascaping e por isso não posso dizer que tenha sido algo mau ou em vão, muito pelo contrário. Afinal de contras é com os erros que se aprende e isso é o que eu mais quero para não voltar a cometer erros semelhantes no futuro.

Não espero vida fácil, porque isso não existe na aquariofilia, mas, sinceramente, é isso que me faz adorar este hobby. Também não farei nenhuma obra de arte, mas para mim será o meu pequeno mundo onde todos os problemas desaparecem por breves momentos.

 

Mas deixemo-nos de conversa e vamos ao que interessa, o meu novo projeto!

 

 

SETUP

 

Nome:

Stone Heart

 

Data da Montagem:

22 de Setembro 2012

 

Aquário:

90x40x50 cm (180 L)

 

Iluminação:

Calha LED 100W - DIY

 

Aquecimento:

Biopro 200W

 

Filtragem:

JBL CristalProfi e901

 

Substratos:

ELOS Terra Zero

ELOS Bottom Mineral

ADA New Amazonia

 

Fertilização:

K - DIY

Seachem Flourish

Seachem Iron

 

Sistema de CO2:

WaterPlant - Botija de 1800 g

WaterPlant - Válvula Solenóide

WaterPlant - Conta-Bolhas

WaterPlant - ISTA CO2 Reactor

 

Hardscape:

Pedras recolhidas no monte

 

Flora:

Marsilea hirsuta

Eleocharis parvula

Echinodorus tenellus

Blyxa japonica

Rotala rotundifolia

Hemianthus micranthemoides

Hydrocotyle tripartita

Vesicularia ferriei - Weeping moss

 

Fauna:

Otocinclus flexilis

Puntius titteya (Barbo Cereja)

Neocaridina heteropoda var. 'red'

Caridina japonica

 

 

8017402395_4ea1abec0b_b.jpg

 

2 x ADA New Amazonia (9L) + ELOS Bottom Mineral (5L) + ELOS Terra Zero

 

8017402585_eeca335922_b.jpg

 

8017402235_a88a3a1b77_b.jpg

 

ELOS Terra Zero no fundo

 

8017404716_a089a7df66_b.jpg

 

Colocação do ELOS Bottom Mineral

 

8017404334_3915271c4f_b.jpg

 

Hardscape já todo no seu lugar

 

8017404100_5eef3e245a_b.jpg

 

Tudo plantado por esta altura

 

 

 

8017404546_f1c46a1d39_b.jpg

 

Vista final...

 

http://www.youtube.com/watch?v=1srEfREMu8E&hd=1

 

Espero que gostem!

 

Cumprimentos,

André Ferreira

Editado por Janf

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Queria agradecer a um membro do fórum que deu um grande contributo para este projeto oferecendo-me blyxas para o lado direito do aquário. Garanto-vos que neste momento o aquário já não parece tão despido desse lado :P

Assim que poder colocarei fotos/vídeos novos!

 

Abraço

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me tudo bem pensado, com material para ter sucesso,

Apenas essa pedra central me levanta muitas dúvidas. Bem sei que qd a flora crescer vá contribuir para compor a layout, mas mesmo assim parece-me que destoa, tem uma verticalidade muito acentuada relativamente ao resto, não sendo acompanhada pela pedra que se encontra à sua direita (à esquerda de quem olha).

Vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Parece-me bem...

Essas rochas são muito fixes, onde arranjas-te isso?

A iliminaçção é DIY? Tens algum tópico sobre isso? Gostava de saber como foi esse projecto

 

Vai dando noticias em relação a esse aqua...

 

Parabéns!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me tudo bem pensado, com material para ter sucesso,

Apenas essa pedra central me levanta muitas dúvidas. Bem sei que qd a flora crescer vá contribuir para compor a layout, mas mesmo assim parece-me que destoa, tem uma verticalidade muito acentuada relativamente ao resto, não sendo acompanhada pela pedra que se encontra à sua direita (à esquerda de quem olha).

Vai dando noticias.

Obrigado. Entendo o teu ponto de vista, mas a minha ideia é mesmo salientar a pedra amigo. Acho que com o crescimento da flora tudo ficará mais "ligado" e composto. Aliás as plantas que coloquei desse lado são plantas que podem atingir um tamanho considerável e portanto acho que é uma questão de moldar a flora da melhor forma :)

Darei mais notícias com certeza ehehe

 

Abraço

 

 

Boas! Parece-me bem...

Essas rochas são muito fixes, onde arranjas-te isso?

A iliminaçção é DIY? Tens algum tópico sobre isso? Gostava de saber como foi esse projecto

 

Vai dando noticias em relação a esse aqua...

 

Parabéns!

 

Cumprimentos

Boas,

Obrigado ;) Trouxe de Trás os montes, perto de Mirandela.

Quanto ao DIY ainda não está completo daí que não tenha colocado fotos nem nada. Neste momento estou a desenrascar com leds do novo sistema e a calha antiga.

Assim que tiver tudo pronto, prometo que farei um post sobre isso :)

 

Abraço amigo

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoa, ando um bocadinho preocupado com a dissolução do CO2 no aquário. Vi esta solução http://www.istaproducts.com/details+Max+Mix+CO2+Reactor+(Large)/products/62/

 

Alguém tem conhecimento de causa? :P

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse não conheço mas é parecido com o da aquamedic que tem provas dadas pelo que deve ser bom.

 

Grande calhau ;)

 

Abraço

 

GM

Estás-me a chamar calhau?!! EHEHEH brincadeira :P Por acaso adoro aquela pedra!

Se bem me lembro os da aquamedic têm as bolas para dissolver o co2, neste caso tem duas ventoinhas no topo e no fundo.

Vamos aguardar mais opiniões...

Obrigado pela ajuda amigo :)

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento acho demasiado grande, mas tenho a certeza de que quando as plantas crescerem vai ficar diferente, e provavelmente ficará muito bem. Por isso é um tópico a acompanhar ;)

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento acho demasiado grande, mas tenho a certeza de que quando as plantas crescerem vai ficar diferente, e provavelmente ficará muito bem. Por isso é um tópico a acompanhar ;)

 

abraço

 

GM

Sim, é só disso que estou à espera, que as plantas cresçam :) Obviamente que nesta fase o lado esquerdo está um bocado não diria vazio mas sem lógica, se assim se pode dizer., mas quando as plantas ganharem forma vai ficar totalmente diferente.

Estou a contar com as tuas críticas ehhe

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

Vejo que desta vez fizeste uma maior investimento... Acho que esse substrato fertil vai-te ser muito útil, vais ver...

Parece-me tudo bem, mesmo essa pedra grande, o que falta são as plantas a rodear a mesma... Acho que sim, foi uma boa aposta nela, embora também ache que deveria estar um pouco mais inclinada.

Quanto ao reator, porque não experimentas o que estou a usar da Sera? É relativamente barato e desempenha bem a sua função.

Boa sorte com isso ;)

 

Um grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Parabéns pelas escolhas dos materiais e pelos DIY. Estou muito curioso sobre como se vai comportar o New Amazonia porque também tencionava comprar esse substrato.

 

Também tens ai um conjunto de pedras muito interessante e a sua disposição é no mínimo arrojada. Faz-me lembrar o que o Amano anda a fazer com as

. No entanto não respeitaste as regras clássicas do iwagumi. Mas também é preciso inovar.

 

Acho que as pedras mais pequenas vão desaparecer do layout dentro em breve. O efeito da maior vai-se destacar com a moldura das plantas. Vamos ver. Sabes que tipo são? Poderão alterar parametros quimicos da água ? Chegaste a fazer o teste do vinagre ?

 

Em relação às plantas ficarem vermelhas ( da nossa conversa do outro dia) encontrei este tópico que aborda isso. Não é um assunto pacífico. Há que fale em photoshop...

 

Vou seguir este aqua com muita atenção pois tens revelado uma grande evolução. Continua e boa sorte ;)

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não ter nada a ver, deixo aqui um vídeo do nano que tenho no meu quarto ;)

 

http://www.youtube.com/watch?v=zEJopdazO40&hd=1

 

Abraço pessoal

Editado por Janf
  • Votar + 1

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

Vejo que desta vez fizeste uma maior investimento... Acho que esse substrato fertil vai-te ser muito útil, vais ver...

Parece-me tudo bem, mesmo essa pedra grande, o que falta são as plantas a rodear a mesma... Acho que sim, foi uma boa aposta nela, embora também ache que deveria estar um pouco mais inclinada.

Quanto ao reator, porque não experimentas o que estou a usar da Sera? É relativamente barato e desempenha bem a sua função.

Boa sorte com isso ;)

 

Um grande abraço

Boas amigo,

Sim, decidi apostar no melhor para poder pedir o melhor do aquário também :)

Inclinar mais a pedra não sei bem se teria o efeito que achas teria porque eu experimentei e muito sinceramente não gostei do efeito. Para além disso ela mal se segurava xDDD Esse foi o meu maior problema!!

Quanto às plantas agora vamos esperar pelo crescimento delas e dar forma às moitas.

O reactor que falei é mais barato uns 20 € e se funcionar bem acho que vale a pena. Estive a pesquisar um pouco e pelos visto é bastante usado no brasil e com uma boa taxa de sucesso :P

 

Muito obrigado amigo ;) Conto com a tua participação neste meu projeto!

 

Abraço

 

 

 

Viva!

Parabéns pelas escolhas dos materiais e pelos DIY. Estou muito curioso sobre como se vai comportar o New Amazonia porque também tencionava comprar esse substrato.

 

Também tens ai um conjunto de pedras muito interessante e a sua disposição é no mínimo arrojada. Faz-me lembrar o que o Amano anda a fazer com as

. No entanto não respeitaste as regras clássicas do iwagumi. Mas também é preciso inovar.

 

Acho que as pedras mais pequenas vão desaparecer do layout dentro em breve. O efeito da maior vai-se destacar com a moldura das plantas. Vamos ver. Sabes que tipo são? Poderão alterar parametros quimicos da água ? Chegaste a fazer o teste do vinagre ?

 

Em relação às plantas ficarem vermelhas ( da nossa conversa do outro dia) encontrei este tópico que aborda isso. Não é um assunto pacífico. Há que fale em photoshop...

 

Vou seguir este aqua com muita atenção pois tens revelado uma grande evolução. Continua e boa sorte ;)

Boas João,

És tu e eu que pela primeira vez gastei um balúrdio num substrato destes! É bom que funcione ehhehe

 

A minha preocupação foi mesmo ter atenção à pedra uma vez que é o ponto focal. Tudo o resto coloquei de forma a que houvesse lógica, pelo menos para mim, no layout.

Não me quis ficar apenas pelo que se costuma ver... quis inovar, bem ou mal, mas isso é outra discussão. Sinceramente acho que não vou ter porque me arrepender :P

 

Quanto às pedras mais pequenas vamos indo e vamos vendo, mas algumas foram usadas também para segurar melhor os relevos. Quanto ás pedras, já tive do género noutro aquário e nunca tive qualquer problema. Não sei bem de que tipo são confesso mas não acusaram nada no teste do vinagre, nem colocaram os parâmetros fora do normal.

 

Também andei a pesquisar um pouco hoje sobre essa nossa dúvida e cheguei exatamente à mesma conclusão que tu. Vou carregar mais no ferro depois para ver a reação das blyxas, das rotalas e da echinodorus tenellus ;)

 

Obrigado pelo apoio amigo, e já sabes que estou a contar com as tuas críticas para continuar a evoluir :)

 

Grande abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Janf bom trabalho que elaboraste e essas pedras são muito bonitas, tens bom olho para procurar pedras :drool3: agora vamos esperar 1mes para ver o que sai dai depois de composta a vegetação, tem tudo para ficar ai um trabalho a pró,agora ve la se nao te desmaselas com essa montagem.... boa sorte vou acompanhado a tua montagem... :doofywave:

Editado por carlos rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André, que grande calhau bang por curiosidade pesaste isso? Para já e para ser sincero não gosto muito do resultado, a ver se quando as plantas reclamarem o seu espaço vai melhorar. Já o teu nano está um mimo, o barulho da cascata não te incomoda de noite?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Janf bom trabalho que elaboraste e essas pedras são muito bonitas, tens bom olho para procurar pedras :drool3: agora vamos esperar 1mes para ver o que sai dai depois de composta a vegetação, tem tudo para ficar ai um trabalho a pró,agora ve la se nao te desmaselas com essa montagem.... boa sorte vou acompanhado a tua montagem... :doofywave:

Hey! Obrigado amigo, mas o meu pai também deu uma ajuda, tenho de lhe dar o devido crédito :P

Sim, é como tu dizes.... esperar para ver! Mas estou muito confiante quanto a este projeto!

Bem, tenho uma boa solução para não me desmaselar, se me começar a baldar lembrem-me que gastei uma pipa de massa na porra do substrato xD Assunto resolvido!! ahahha

Obrigado mais uma vez ;) Vou ficar á espera dos teus comentários.

 

Grande abraço

 

 

Boas André, que grande calhau bang por curiosidade pesaste isso? Para já e para ser sincero não gosto muito do resultado, a ver se quando as plantas reclamarem o seu espaço vai melhorar. Já o teu nano está um mimo, o barulho da cascata não te incomoda de noite?

Realmente é um bicho e pêras :P Não pesei mas que me vi à rasca para o meter lá dentro,quanto a isso não tenhas dúvidas! Agradeço o teu comentário sincero amigo. Nem sempre se podem ouvir elogios ehhe Mas espera até às plantas crescerem :) O meu nano é o meu brinquedinho! E não se ouve rigorosamente nada, acredita! E eu ouço bem :P É um JEBO 501 que funciona na perfeição. Paguei uns 7€ por ele e até hoje nada a reclamar!

 

Abraço

 

 

Parabéns pelo teu novo projecto, vou segui-lo decerto e esperar ver essa floresta a rodear esse cabeçudo! :)

Cumps

Obrigado ehhe Estou a contar com isso também :P

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje haverá novo vídeo sobre o estado atual do aquário.

Aproveito para informar também que a calha está terminada e ficou espetacular. 100w em leds brancos e alguns azuis para completar mais o espetro.

 

 

Abraço pessoal!

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depois de ter adicionado as blyxas na segunda feira o aquário ficou com um aspeto muito mais preenchido. Mas essa não foi a única adição que fiz ao aquário. Decidi alterar o sistema de CO2 uma vez que o difusor de cerâmica não servia as necessidades do mesmo. Assim, optei pelo ISTA CO2 Reactor da waterplant que digo-vos já que vale bem a pena, pelo menos para já. Relativamente barato e muito eficiente!

Ainda acrescentei um drop-checker também da mesma marca chinesa para me manter informado do nível de CO2 no aquário.

Neste momento, encontro-me no dilema de adicionar ou não pogostemon helferi, uma planta que gosto muito, num dos lados do aquário mas gostava de ouvir mais opiniões.

Por agora aproveitem o vídeo :)

 

http://www.youtube.com/watch?v=1ds0gI34GUk&hd=1

 

Abraço,

André

  • Votar + 2

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá mas onde é que foste arranjar esta música? :busted_red:

 

É impressionante os leds, o bonsai que está ao lado está completamente às escuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá mas onde é que foste arranjar esta música? :busted_red:

 

É impressionante os leds, o bonsai que está ao lado está completamente às escuras.

Na lista de músicas do youtube. Os leds são o futuro da iluminação dos aquários e não só. Há que apostar neles :D

Não te preocupes com o bonsái ele está muito bem de saúde ;)

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a meu ver Hardscape desequilibrado....

bom gosto musical segue as linhas asiaticas... :thumbup3:

curioso quanto a sua evolução...

 

 

cumps

Manu

Editado por manu33
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a meu ver Hardscape desequilibrado....

bom gosto musical segue as linhas asiaticas... :thumbup3:

curioso quanto a sua evolução...

 

 

cumps

Manu

Boas amigo,

 

Respeito a tua opinião como é óbvio, não se pode agradar a todos :P

Ainda que não aprecies muito, espero ver-te por aqui a comentar os desenvolvimentos deste projeto.

Foi um bocado essa a minha ideia ao escolher a música ehehe

 

Abraço e obrigado pela sinceridade,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Gosto muito dos teus aquários, és tu próprio que apanhas as pedras ou compras, visto que nunca vi esse tipo de pedras nas lojas comuns.

Quanto a mim, sou o André ,vendeste-me uma maternidade e estou prestes a ter crias guppies.

Continua com o bom trabalho...

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.