Motagem de lago (3,5m X 2m X 80 cm profundidade)


Recommended Posts

Bom dia pessoal, meu nome é Adriane, sou brasileira e moro no sul do país, mais especificamente em Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul. Aqui temos temperaturas abaixo de 0ºC no inverno e acima de 40ºC no verão. Comecei a escavar meu laguinho, está em frente a minha casa e já escavei a metade, termino semana que vem. Vou colocar cimento com Sika para impermeabilizar (cimento, areia, sikatop). Pretendo deixar no nível do terreno e colocar pedras - seixos na volta, somente amontoadas, quero algo bem natural. Após impermeabilizado, areia grossa de rio e brita graúda no fundo com pequenos cascalhos e brita miúda. Pretendo fazer uma mini cascata, larga, mas não alta, já comprei a bomba, somente para fazer a água movimentar na cascata, sem interferir muito com o resto do laguinho. Comprei bromélias, lírios, papiros e orquídeas para servirem de marginais e palustres e encomendei alfaces d'água - flutuantes, - elodea, valisneria ,cabomba, sagitarias e bacopas para submersas, ninféias para submersas com folhas emersas. Pretendo plantá-las e esperar uns 15 dias antes de colocar os peixes. A idéia é forrar 50 a 60% do lago com as submersas para a oxigenação e deixar que cubram o resto sozinhas. Vou colocar poucas flutuantes para não cobrir muito rápido a superfície, já li sobre a regra de ouro do 1/4. O lago ficará em volta de uma tuia verde limão. Não tem como tirar. O lago pegará o nascer do sol até umas 08hs no máximo e após o sol volta a iluminar ele após as 16hs, mais ou menos, algumas alterações no verão. NO resto do dia, somente a claridade. Quero fazer o mais natural possível, gostaria de opiniões, se estou no caminho certo ou se devo alterar algo, desde já, muito obrigada, Adriane

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Então pessoal, consegui terminar meu lago, passei a sikatop e vou encher de água no sábado, dia 27/10/12. Que trabalheira.....eu e meu marido fizemos tudo sozinhos....encomendei sementes de lótus e nynféias e comprei elodeas, sagitárias e cabombas, faltam as valisnérias.....queria saber se posso colocar elas direto na água ou tenho que esperar uns dias após encher o lago????? e os peixes???? quantos dias tenho que esperar..pode ser o 15 que pensei?????desde já, muito obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola .convêm esperar uns dias antes de colocar peixes. comerem plantas ,depende. Eu acho que eles arrancam mais do que comem, mas as carpas sao piores.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

olá pessoal, vou tirar umas fotos e colocar no foro, mas, tô passando por dificuldades com as algas....estamos no verão, o lago está pegando sol o dia todo, já tive que trocar a água três vezes...usei algicida, mas tenho que colocar quase toda semana. Coloquei dez platis e umas doze molinésias para comerem as algas, plantei valisnérias, elódeas, cabombas e umas outras que não sei o nome, tb coloquei uma ninféia e umas plantas que colhi dentro do rio, mas mesmo assim, as algas continuam se proliferando....só coloquei uma bomba no lago para oxigenar a alga, coloquei na cascata para não causar muita agitação, estou pensando em colocar um filtro UV, pelo menos no verão, alguém pode me ajudar???? Adriane

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto aos peixes, estão ótimos, já se procriaram e continuam se procriando, devo ter uns trinta bebês no lago, como tenho quatro carpas, ainda pequenas, cerca de 10 cm cada, alguns servem de alimento para elas...fazer o quê...tento deixar a natureza seguir seu curso...., além das carpas, tenho dois caudas de véu, dois telescópios pretos, os platis e as molinésias dalmatas, estou querendo colocar uns paulistinhas, tem uns de cor verde, muito bonitinhos, mas, vamos ver, tenho que pensar no frio também....estou aceitando idéias..Adriane

Link to comment
Partilhar nas redes sociais