The waters of Elos


Jorge.A.

Recommended Posts

SETUP

Aquario: Juwel Rio 240

Dimensões: 121x41x55 (240L)

Filtragem: Eheim professional e2078

Aquecimento: Juwel 200w

Temperatura: 27,6º

Iluminação: 2x54W t5 Com sistema de suspensão

 

Substrato:

ELOS Bottom mineral

ELOS Terra Zero

ELOS Terra Small

ADA Mekong Sand Powder

ADA Aqua Gravel S

 

Decoração / Hardscape: Troncos Ramificados e seiryo Stone

 

CO2: Garrafa+ redutor TMC Vco2 + Elos valvula anti-retorno + elos conta (2bps) + Sera reator de co2 externo 500

 

 

Fertilização: Elos planta1,Planta2 Extra1,Elos Booster,Phosfatos e Potassio DIY

 

Flora:

Anubias barteri var. nana 'Petite'

Fetos de java

Cryptocoryne

Rotala rotundifolia

Hemianthus micranthemoides

Eleocharis Parvula

Staurogine sp.

Microsorum Pteropus "Narrow"

Plantas que serão adicionadas brevemente.

Blixas Japonicas

ludwigia arcuata

Procepinaca Palustris

 

Fauna:

Escalar

P. Scalare do rio Nanay (selvagens)

Nariz de bêbado

Anentome Helena

Hottos

Cae

 

Data da montagem- 17/09/2012

 

Depois de olhar novamente para o layout, parece-me que podia ter feito muito melhor, que cometi novamente muitos erros, mas enfim... Com o tempo isto lá vai melhorando...

A ver se consigo novamente fazer um bom trabalho com a flora para completar bem o layout...

 

Material usado:

150920121291.jpg

 

E pronto:

sam0469c.jpg

 

sam0466qc.jpg

 

sam0461p.jpg

 

sam0464wy.jpg

 

sam0463mg.jpg

 

sam0462d.jpg

 

Deixem as vossas sugestões de melhoria...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 80
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Depois de olhar novamente para o layout, parece-me que podia ter feito muito melhor, que cometi novamente muitos erros, mas enfim... Com o tempo isto lá vai melhorando...

A ver se consigo novamente fazer um bom trabalho com a flora para completar bem o layout...

 

 

Depois de ler esta frase e ao ver a primeira foto pensei: "obvio que fizeste um erro, deixaste o areão nos sacos e esqueceste te de pôr água..." :P

 

Gosto imenso do tamanho do desnível, apesar de que talvez não o tivesse feito tão comprido, ou então puxaria o tronco mais para a direita. Obviamente, isto é muito pessoal.

 

De resto, gosto imenso. Parabéns

 

Vai pondo mais fotos ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Excelente trabalho, espectacular mesmo.

 

Apenas colocaria a saída da água na lateral onde está a bengala, faz sempre uma melhor circulação e é importante que o CO2 percorra todo o áqua.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Paul em relação ao tronco. Acho que também falta alguma planta de médio porte à volta do tronco.

 

De resto é deixar crescer.

 

Esse nome é um bocado sugestivo... tiveste patrocinador? :naughty:

 

Abraço

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos,

Depois de ler esta frase e ao ver a primeira foto pensei: "obvio que fizeste um erro, deixaste o areão nos sacos e esqueceste te de pôr água..." :P

 

Gosto imenso do tamanho do desnível, apesar de que talvez não o tivesse feito tão comprido, ou então puxaria o tronco mais para a direita. Obviamente, isto é muito pessoal.

 

De resto, gosto imenso. Parabéns

 

Vai pondo mais fotos ;)

Hum... Acho que percebi... Aquela zona da direita ficou assim mais vazia propositadamente, ou melhor, a minha ideia era colocar mais duas ou tres pedras nesse sítio, mas quando dei por mim...já estavam todas lá dentro! lol

Vivas,

 

Excelente trabalho, espectacular mesmo.

 

Apenas colocaria a saída da água na lateral onde está a bengala, faz sempre uma melhor circulação e é importante que o CO2 percorra todo o áqua.

 

Abraço,

Amigo Ferreira muito obrigado pelo elogio,

Sem dúvida que é uma excelente sugestão, algo que nem me lembrei... Será feita a alteração da saída do filtro... ;)

Esse nome é um bocado sugestivo... tiveste patrocinador? :naughty:

GM

 

Boas Martins... Era bom era... ;) ao custo que estes substratos têm daria uma boa ajuda... ;)

Este nome surgiu pois ao encher o aquário deixei cair água(uma boa quantidade saiba-se) em cima dos sacos do elos terra e bottom mineral e então surgiu a ideia...

Ah e tal... águas de elos... deixa por em inglês para parecer mais profissional... he he

E pronto passou-se assim uma tarde... ;)

 

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Desde a montagem estou a fazer TPA TODOS os dias de 35% a 40%

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito bom o aquário, tens tudo para torná-lo num sucesso! Tal como demonstraste na montagem anterior.

A minha opinião pessoal, mas isto são gostos, não gosto de 2 coisas, do tronco, acho que está ali meio sozinho (só se as plantas quando crescerem o comporem) e das pedras no lado direito em cima do areão castanho, neste caso punha-as noutra disposição, ou retirava-as mesmo, ou então outra opção é tirar as pedras e colocar staurogyne para fazer a transição para as plantas de caule, acho que ficaria bem melhor sem elas ali daquele lado. Mas as que estão a separar os 2 areões adoro, estão muito bem assim, nessas não mexia.

Estas são as minhas opiniões pessoais mas gostos são gostos...

 

De resto nada a apontar gosto da montagem no geral e com material de topo!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito bom o aquário, tens tudo para torná-lo num sucesso! Tal como demonstraste na montagem anterior.

A minha opinião pessoal, mas isto são gostos, não gosto de 2 coisas, do tronco, acho que está ali meio sozinho (só se as plantas quando crescerem o comporem) e das pedras no lado direito em cima do areão castanho, neste caso punha-as noutra disposição, ou retirava-as mesmo, ou então outra opção é tirar as pedras e colocar staurogyne para fazer a transição para as plantas de caule, acho que ficaria bem melhor sem elas ali daquele lado. Mas as que estão a separar os 2 areões adoro, estão muito bem assim, nessas não mexia.

Estas são as minhas opiniões pessoais mas gostos são gostos...

 

De resto nada a apontar gosto da montagem no geral e com material de topo!

 

Ola Fábio,

Muito obrigado pelo teu comentario.

Sobre as pedras do lado direito, elas têm de estar lá para segurar o desnível, se as tirar, a terra muito provavelmente iria deslizar para baixo e perder aquele efeito.

O tronco central vai ficar bem mais composto com o aumento da flora, mas até lá, irá ficar assim... meio despido...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

Acho que conseguiste um bom layout, principalmente o pormenor das pedras e areia do lado esquerdo. Ainda tenho as minhas dúvidas quanto às anúbias ali no meio mas vou esperar para ver no que dá.

Não há muito que se possa dizer agora uma vez que só depois de ver algum crescimento das plantas é que se pode começar a opinar melhor.

Lembro-me bem disso na tua montagem anterior em que não gostava da posição das pedras incialmente e depois até gostei muito do efeito no final.

 

Boa sorte com o teu novo projeto e venham daí atualizações!

 

Abraço

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela montagem que tens ai.

Penso que o teu lado direito está um pouco despido embora goste do desnivel mas vamos dar tempo para as plantas crescerem.

Umas blyxas por trás dessas pedras no lado direito ficavam muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

Acho que conseguiste um bom layout, principalmente o pormenor das pedras e areia do lado esquerdo. Ainda tenho as minhas dúvidas quanto às anúbias ali no meio mas vou esperar para ver no que dá.

Não há muito que se possa dizer agora uma vez que só depois de ver algum crescimento das plantas é que se pode começar a opinar melhor.

Lembro-me bem disso na tua montagem anterior em que não gostava da posição das pedras incialmente e depois até gostei muito do efeito no final.

 

Boa sorte com o teu novo projeto e venham daí atualizações!

 

Abraço

André

Boas amigo,

obrigado pelo comentario... A ideia da anubias é reforçar a separação da terra com a areia e pretendo não deixar que elas cresçam muito... Vão ser delas a transação para a staurogyne e acho que a junção das duas ficará bem...

Abraço

Bela montagem que tens ai.

Penso que o teu lado direito está um pouco despido embora goste do desnivel mas vamos dar tempo para as plantas crescerem.

Umas blyxas por trás dessas pedras no lado direito ficavam muito bem.

Obrigado,

o lado direito vai ser composto quase só por plantas, é deixar crescer para completar... vamos ver como a coisa corre...

 

Hoje, passado uma semana da montagem as coisas vão andando... lentamente...

Algas já apareceram uns pontos de green spot, mas estão controlados. Tem também uns cabelos de uma alga que não me lembro do nome, mas são a herança da antiga montagem... Penso que com o tempo morrem...

As plantas estão com um crescimento lento mas parece-me que todas estão a ir bem, à excepção da eleocharis que como a meti é como está. Vão-me brindando com umas perling, algo que eu adoro, mas em muito menos quantidade que na outra montagem...

 

Deixo umas fotos:

 

um membro da fauna:

sam0540k.jpg

 

sam0538rm.jpg

 

sam0536t.jpg

 

sam0537h.jpg

 

sam0541uo.jpg

Espero que gostem.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

obrigado pelo comentario... A ideia da anubias é reforçar a separação da terra com a areia e pretendo não deixar que elas cresçam muito... Vão ser delas a transação para a staurogyne e acho que a junção das duas ficará bem...

Abraço

 

Bem então vou aguardar para ver como se densenvolve ehehe ;)

Quanto a atualização, nada a apontar para já. Está um bocado como o meu, ainda em fase de adaptação.

Ai quando esse mato crescer todo... vai ficar brutal amigo :D

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Fábio,

Muito obrigado pelo teu comentario.

Sobre as pedras do lado direito, elas têm de estar lá para segurar o desnível, se as tirar, a terra muito provavelmente iria deslizar para baixo e perder aquele efeito.

O tronco central vai ficar bem mais composto com o aumento da flora, mas até lá, irá ficar assim... meio despido...

 

Cumprimentos

 

Peço desculpa pelo off topic mas apaga algumas MP pois eu quero-te enviar uma devido a uma compra de um produto e não consigo!!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pelo off topic mas apaga algumas MP pois eu quero-te enviar uma devido a uma compra de um produto e não consigo!!

MP .

 

Viva, deixo umas fotos tiradas à pouco...

As coisas estão a ir bem, embora tenha algumas filamentosas que já estiveram mais fortes mas estão a perder terreno.

as gerais ficam para quando o aqua estiver mais composto... ainda está um pouco despido....

sam0621f.jpg

 

sam0622q.jpg

 

sam0617d.jpg

 

sam0618b.jpg

 

 

Abraços

Editado por Jorge.A.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola a todos,

Venho atualizar um pouco isto.

Passado um mês após a montagem deste aquário, a experiência está a ser boa, porém as coisas não estão a correr todas muito bem.

Começando pelo que está a correr menos bem, a Eleocharis Parvula está completamente estagnada, cresceu pouquíssimo e o que cresceu foi para cima, poucos ou nenhuns runers mandou. :(

A staurogyne que utilizei a médio plano, está a crescer bonita, mas também muito lenta e pequena!!

Quanto ás plantas de caule traseiras, estão lindíssimas a um crescimento muito rápido. Já lhe dei duas podas e essas mesmas foram replantadas para compactar as moitas. Na próxima poda, terei mais cuidado em definir as moitas pois nestas não tive.

A minha ideia das moitas passa por criar um layout trianagular da direita para a esquerda passando por 3 cores, Laranja do lado direito das rotundifolia, vermelho intenso ao meio das ludwugia glandulosa e depois um verde mais suave na rotala sp green do lado esquerdo.

Seguem as fotos do estado atual.

 

sam0663sp.jpg

 

A montagem já me valeu a pena só por ter tido a oportunidade de tirar estas duas fotos, que para mim estão... Perfeitas.

Esta Procepinaca Palustris é um verdadeiro reator de... o2 ;)

sam0660y.jpg

 

sam0667u.jpg

 

 

sam0657wg.jpg

 

sam0653i.jpg

 

sam0654.jpg

 

sam0670y.jpg

 

O que é que vocês acham sobre a glossostigma elatinoides?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge, já acompanho este teu novo projecto desde o inicio e torço para que corra tudo bem.

As palustris estão optimas.

 

 

O que é que vocês acham sobre a glossostigma elatinoides?

 

Sobre isto não quero falar :angry::bad-words:chainsaw:2gunfire::snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito deste tanque. Denso como os que gosto de construir, e ainda por cima com dois pisos, tal como eu adoro!

Só um reparo devias ter metido a Ludwigia num terço ao invés de ao meio, para evitar que esta te roube todo o protagonismo ás restantes plantas. MAis ainda, em minha opinião devias tentar esconder ao máximo o ponto de inserção das mesmas, tentando que a Ludwigia emergisse do meio do matagal...Sabes o que podias fazer para o conseguir? Usar Hemianthus glomeratus em sebes baixas para tapar os pontos de inserção da Ludwigia.

 

Fora isso, gosto! Gosto muito....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, muito obrigado pelo comentário! ;)

Afinal, também és seguidor deste meu projeto!

 

Gervas, antes de mais muito obrigado pelo teu comentário e pelas opiniões.

Já tinha pesquisado um pouco sobre a Hemianthus glomeratus, penso que até foi quando colocaste no teu estado de espírito algo sobre ela que me despertou interesse.

Agora pergunto: onde a posso arranjar? será que a iluminação que tenho dá para a manter em sebes baixas? pergunto isto porque apenas uso uma régua com 2x54w t5.

Visto serem duas plantas aparentemente parecidas, quais são as diferenças de exigências entre a Hemianthus glomeratus e a Hemianthus micranthemoides ?

Para esconder os pontos de inserção das ludwigia tinha pensado numa ydrocotyle sp Japan naquela posição. O que pensas/pensão em relação a isso? Mais alguma sugestão para aquela posição?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sou do tempo em que a Hemianthus glomeratus era dificil de arranjar...Agora é facilima de arranjar=P Deves é procura-la pelo nome de Hemiathus micranthemoides, ou Micranthemum micranthemoides. Esses dois nomes são os nomes coloquiais para ela. O H. Micranthemoides era o nome mais correcto, até que a identificação foi corrigida há uns 2 ou 3 anos por botanicos americanos. a H. Micranthemoides está extinta, o que nós chamamos HM é na realidade H. Glomeratus.

 

A hydrocotyle japan...Ainda não me conseguiram vender a sua beleza...Realmente é uma planta bonita, mas não sei porquê...Não me enche a vista...É um bocado aquela coisa do "gostos são gostos"...

Se tivesses luz boa nesse local, o que era capaz de ficar aí a matar era um tufo de Pogostemon helferi...Se bem que tanto ao centro talvez não funcionasse bem.

 

O que acho que aí te falta, é uma ordem nas plantas, sendo a sebe bem podada e cuidada, e depois podias usar a Ludwigia como uma planta invulgar que aparece assim do ar do meio do matagal e parece desafiar a ordem restante, formando um ponto focal. Outra planta que eu também acho que ficaria aí a matar, á esquerda ao lado da prainha e por tras do tronco da praia, era uma Anubias gracilis, ou uma outra planta qualquer que contraste em forma com as restantes plantas de caules.

 

Mas gostos são gostos, e eu tenho um gosto algo diferente em termos de aquários e plantas...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei!

Talvez apenas mudava o tronco e os fetos nele. Também tapava com algo á frente com um tapete acho que não mudava o areão. Os peixes estão muito bonitos e espero que tudo corra bem!

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sou do tempo em que a Hemianthus glomeratus era dificil de arranjar...Agora é facilima de arranjar=P Deves é procura-la pelo nome de Hemiathus micranthemoides, ou Micranthemum micranthemoides. Esses dois nomes são os nomes coloquiais para ela. O H. Micranthemoides era o nome mais correcto, até que a identificação foi corrigida há uns 2 ou 3 anos por botanicos americanos. a H. Micranthemoides está extinta, o que nós chamamos HM é na realidade H. Glomeratus.

 

 

Pois isto acontece muito. São uns chatos os taxonomistas... Acho que no hobby vai continuar a ser HM... por uma questão de uso.

 

Já agora, desconfio que a Hydrocotyle sp. "japan" (que não quer dizer nada) seja a H. tripartirta. Eu adoro por ter uma folha muito pequena e pelo contraste na forma com as demais plantas.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sou do tempo em que a Hemianthus glomeratus era dificil de arranjar...Agora é facilima de arranjar=P Deves é procura-la pelo nome de Hemiathus micranthemoides, ou Micranthemum micranthemoides. Esses dois nomes são os nomes coloquiais para ela. O H. Micranthemoides era o nome mais correcto, até que a identificação foi corrigida há uns 2 ou 3 anos por botanicos americanos. a H. Micranthemoides está extinta, o que nós chamamos HM é na realidade H. Glomeratus.

 

A hydrocotyle japan...Ainda não me conseguiram vender a sua beleza...Realmente é uma planta bonita, mas não sei porquê...Não me enche a vista...É um bocado aquela coisa do "gostos são gostos"...

Se tivesses luz boa nesse local, o que era capaz de ficar aí a matar era um tufo de Pogostemon helferi...Se bem que tanto ao centro talvez não funcionasse bem.

 

O que acho que aí te falta, é uma ordem nas plantas, sendo a sebe bem podada e cuidada, e depois podias usar a Ludwigia como uma planta invulgar que aparece assim do ar do meio do matagal e parece desafiar a ordem restante, formando um ponto focal. Outra planta que eu também acho que ficaria aí a matar, á esquerda ao lado da prainha e por tras do tronco da praia, era uma Anubias gracilis, ou uma outra planta qualquer que contraste em forma com as restantes plantas de caules.

 

Mas gostos são gostos, e eu tenho um gosto algo diferente em termos de aquários e plantas...

Fiquei esclarecido quanto ás diferenças entre as duas plantas que citei, afinal, são a mesma!!

Para a HM tenho sim iluminação pelo que é uma ideia válida para aquela zona. No entanto por nunca ter usado a hydrocotyle japan e já ter visto excelentes resultados a minha primeira tentativa vai ser com ela. Vou coloca-la a envolver o tronco e a uma altura suficiente para esconder o ponto de inserção das ludwigia.

Concordo também que as moitas estão um pouco desorganizadas, isto deve-se a eu até agora só me ter preocupado em compactar as moitas e esquecer um pouco uma definição delas.

Gervas, obrigado pelos comentários, gosto, respeito e invejo (no bom sentido da palavra) os conhecimentos e gosto que tens pela natureza.

 

Gostei!

Talvez apenas mudava o tronco e os fetos nele. Também tapava com algo á frente com um tapete acho que não mudava o areão. Os peixes estão muito bonitos e espero que tudo corra bem!

 

Abraço

Warman obrigado pelo comentário.

Espero que continues a segui o meu projeto.

 

Pois isto acontece muito. São uns chatos os taxonomistas... Acho que no hobby vai continuar a ser HM... por uma questão de uso.

 

Já agora, desconfio que a Hydrocotyle sp. "japan" (que não quer dizer nada) seja a H. tripartirta. Eu adoro por ter uma folha muito pequena e pelo contraste na forma com as demais plantas.

 

GM

 

Pois é Martins, e claro, estas trocas só ajudam a que quem tem menos conhecimentos fique completamente baralhado...

Espero também poder contar com a tua participação caro amigo... ;)

 

Abraço

Editado por Jorge.A.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Pois é Martins, e claro, estas trocas só ajudam a que quem tem menos conhecimentos fique completamente baralhado...

Espero também poder contar com a tua participação caro amigo... ;)

 

Abraço

 

Não é uma questão de criar baralhação, mas sim um deficit de conhecimentos fulcrais para entender a taxonomia. Infelizmente é um problema transversal a praticamente toda a comunidade aquariofila mundial. Preocupam-se com a planta, mas nada sabem sobre ela, e a falta de uma cultura cientifica associada a uma metodologia sistemática e semi cientifica de procura e esquematização de conhecimento cientifico acerca da nossa area que deve tudo á quimica, biologia, botanica e mesmo fisica, não está a ajudar nada no problema. A Culpa não é das pessoas mas de um pobre sistema educacional que põe enfase em coisas que nada interessam, e depois falham na mais importante coisa do seculo XXI, trazer a ciencia ao publico ao invés de os apartar.

Quanto á questão da taxonomia, sim a taxonomia é uma disciplina em constante mutação, com novas evidencias a ser descobertas todos os dias, tanto a nivel genético, como a nivel estrutural, sendo por isso necessário alterar nomes. Eu ainda me lembro quando os Discos eram apenas uma especie, e olha que isto não foi assim há tantos anos, e quantas especies temos hoje? 3? 4? E olha para as Cryptocorynes, que quase todos os anos têm novas especies adicionadas ao catalogo, sendo que algumas mudam de nome com alguma frequencia? Os nomes mudam, para aprimorar a identificaçao dos especimens, e devemos acompanhar a mudança, não opor-nos a ela...Ou então ainda andavamos a falar de Lesbites reticulata=P (desafio-te a dizer-mes o que é um lesbites sem ir googlar=P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nomes mudam, para aprimorar a identificaçao dos especimens, e devemos acompanhar a mudança, não opor-nos a ela...Ou então ainda andavamos a falar de Lesbites reticulata=P (desafio-te a dizer-mes o que é um lesbites sem ir googlar=P

 

Não me leves a mal Gervas. Eu não me oponho... afinal, trabalho com isto todos os dias... Aqui sim, não tenho espaço de manobra e tenho que usar os nomes válidos à data. Mas não nos esqueçamos que a classificação é artificial...

 

Do meu ponto de vista profissional interessa-me mais qual o papel de cada espécie no ecossistema do que o facto de se chamar Joana ou Maria... Atenção que não estou a dizer que não é importante. Apenas acho, pessoalmente, que é sobrevalorizado. Afinal um ecossistema com 10 espécies e outro com 5 espécies não me diz grande coisa. O com 5 espécies pode ser muito mais importante ecologicamente...

 

No caso pratico da aquariofilia, tanto faz a que género pertence a planta. A grande maioria das pessoas está-se nas tintas e nem percebe muito bem o que é isso. E não faz mal. Afinal, isto é um hobby. Se toda a gente continua a chamar HM não traz qualquer problema. Continuamos a falar da mesma planta. O nome é que está desactualizado. Afinal, todos dizemos cuba que nem sequer é nome de planta...

 

Essa do Lesbites dá para desconfiar do que é devido ao epípeto específico já que não há muitas espécies com esse epípeto. ;)

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso pratico da aquariofilia, tanto faz a que género pertence a planta. A grande maioria das pessoas está-se nas tintas e nem percebe muito bem o que é isso. E não faz mal. Afinal, isto é um hobby. Se toda a gente continua a chamar HM não traz qualquer problema. Continuamos a falar da mesma planta. O nome é que está desactualizado. Afinal, todos dizemos cuba que nem sequer é nome de planta...

Concordo. Falando por mim, quando me interessa uma planta que não conheço, o que tento saber são apenas as exigências da mesma, não por achar que mais que isso seja desinteressante, pois não acho, mas porque isto para mim é um hobby e não algo que faço profissionalmente.

No entanto acho muito interessante os tópicos e respostas a tópicos que membros como o gmmartins, gervas, Luís Fortunato e muitos outros fazem, tanto que raramente passam sem eu ler. Estamos sempre a aprender e é com quem sabe mais que aprendemos mais.

 

O lesbites reticulata era o nome antigo do Guppy=P

 

Sem googlar não fazia a mínima ideia do que seria, googlando facilmente encontrei que lesbites era o nome que se davam aos guppys à uns anos atrás...

 

Ps: não me faças pesquisar à quantos anos! ;)bang

 

Ora voltando ao tópico, amanhã é dia de poda. Desta vez a tesoura vai ser usada com mais... cuidado...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.