O primeiro aquário


nvcosta

Recommended Posts

Para contextualizar...

 

Recentemente adquiri uma bola e coloquei dois cometas lá dentro... Depois de muito comtemplar achei que era um crime eles estarem naquele sitio... Então dei cabo do meu mealheiro, fruto do ter deixado de fumar, e adquiri à 3 dias um aquadream de 60L.

 

 

 

 

Características:

Sistema Iluminação:1x15W-T8

Dimensões Aquário:60x30x40cm

Sistema Iluminação:1x15W-T8

Dimensões Aquário:60x30x40cm

Volume:54L

Cores:001(Preto)

Descrição:

Caixilhos e galeria em PS

Sistema de iluminação incorporado na galeria com

Reflectores

Filtro biológico MINI BIOBOX 2

Vidro FLOAT com arestas polidas

Colado com silicone preto

 

Equipamento Incluido:

1x Bomba EasyFlux 300

1x Aquecedor EasyKlim 75

1x Esponja Fibra XS

1x Esponja Carvão XS

1x Esponja Grossa XS

1x Aquaclay XS

 

Na terça-feira coloquei algumas decorações artificiais, duas plantas naturais e uma casca de côco e enchi o aquário até ao tubo do filtro. De seguida pus um anti-cloro e um liquido de biodeversidade.

 

O senhor da loja disse-me que na sexta-feira à tarde já poderia pôr 6 peixes.

 

Algumas dúvidas:

 

Agora, no principio, deverei mudar a água com que periodicidade?

Poderei pôr água da companhia? (na minha zona é muito calcária)

 

Mais sugestões e conselhos?!

 

Aqui fica o meu aquário

 

http://imageshack.us/f/19/aquarion.jpg/

 

Muito obrigado,

 

nvcosta

Editado por nvcosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. bem vindo antes de mais...vamos ver se eu ajudo :D

 

Para contextualizar...

 

Recentemente adquiri uma bola e coloquei dois cometas lá dentro... Depois de muito comtemplar achei que era um crime eles estarem naquele sitio... Então dei cabo do meu mealheiro, fruto do ter deixado de fumar, e adquiri à 3 dias um aquadream de 60L.

Ponto positivo

 

 

 

 

 

Na terça-feira coloquei algumas decorações artificiais, duas plantas naturais e uma casca de côco e enchi o aquário até ao tubo do filtro. De seguida pus um anti-cloro e um liquido de biodeversidade.

 

O senhor da loja disse-me que na sexta-feira à tarde já poderia pôr 6 peixes. 6 peixes? de agua fria? isso mal dá para um quanto mais para 6?

2º sexta feira? tens de ir ler sobre o ciculo do azoto, é muito importante, só depois disto é que te poderemos ajudar mais

 

Algumas dúvidas:

 

Agora, no principio, deverei mudar a água com que periodicidade?

Poderei pôr água da companhia? (na minha zona é muito calcária)

 

Mais sugestões e conselhos?!

 

Aqui fica o meu aquário

 

http://imageshack.us...9/aquarion.jpg/

 

Muito obrigado,

 

nvcosta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1º que tudo bem vindo e parabéns pelo pensamento de dar as melhores condições aos peixes.

 

Mas... Há sempre um mas... :lol: 60x30x40 = 72litros

Cometas (peixes de água fria no geral) aconselha-se 120litros...

O aquário está ciclado? O senhor da loja está com vontade de comprares lá muitos peixes... Esses morrem, compras + 6.

Se 72litros é pouco para 2 cometas, para 8 peixes será como viverem dentro do globo.

 

Para já é um erro meter mais peixes, o senhor da loja está enganado e mais tarde esses 2 peixes vão crescer imenso para o tamanho do aquário.

 

Tens testes para poderes testar os parametros da água e meter aqui?

Do aquário e da rede, já que poderá ser calcária.

 

Pesquisa aqui no fórum sobre o ciclo do aquário, faz uns testes e coloca aqui resultados e vai dando novidades, porque mesmo que com o pensamento certo, há alguns "mas" com muita importancia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouve alguma falha de comunicação da minha parte.

 

O aquário é de água quente pois, entretanto, os cometas morreram.

 

O aquário, efetivamente, leva 57 litros.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Algumas sugestões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem, por sugestão do senhor da loja, acabei por colocar 2 Gupys Fêmeas e um macho, três corydoras aeneus, 1 moly lira dourado macho (hoje vou comprar uma fêmea) e uma Neritina!

 

Os peixes estão felizes e depois de lhe dar meio cubo de comida congelada ainda mais felizes ficaram.

 

Acham que poderei pôr mais 3 Gupys, a fêmea da moly e um casal de botia palhaço?

 

O aquário tem 57L!

Editado por nvcosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por os guppies e as molys.

Mas acho que deves colocar tanto nos guppies como nas molys um racio de 3 fêmeas para cada macho.

Eu evitava os bótia palhaço pois crescem demasiado e o teu aquário é pequeno.

Além disso tirava as plantas artificiais e colocava apenas plantas naturais. Ajudante a estabilizar o aquário.

Não sei se já tens o aquário totalmente maturado nem como fizeste o ciclo. Se não estiver bem feito, todos os peixes que venhas a pôr poderão vir a morrer numa questão de dias (até no mesmo dia).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Jorge,

 

Na terça feira preparei o aquário e enchi de água. Segundo sugestão do senhor da loja adicionei sera aquatan e Cycle 30ml.

 

Disse-me que passados 3/4 dias poderia colocar alguns peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes devem ser serpre colocados em pequenas quantidades.

Eu tenho aquários montados à anos e mesmo assim nunca coloco mais de 3 ou 4 peixes de cada vez (atenção que só o faço nos aquários com anos).

Quando monto um aquário novo, não coloco mais de 2/3 peixes de cada vez e só o faço com intervalos de uma semana.

Podes colocar como o senhor da loja disse (que de certeza tem mais experiência do que qualquer pessoa aqui do fórum como se tem vindo a constatar em relação às lojas) mas não invalida que não morram.

Não tens o aquário establizado nem em parametros de água , nem a nivel de bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro, guppies são de águas alcalinas. Agora imagina se tens a água ácida....

Estás a começar um bocadinho ao contrário.

Já houve outro membro que te deu a indicação para ires ler sobre o ciclo do azoto. Não me parece que o tenhas feito.

Assim é díficil ajudar quando dizemos umas coisas e as pessoas fazem outras.

Se pesquisaste algo no fórum já devias saber que se aprende mais aqui do que o que dizem nas lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tinha lido sobre o ciclo do ozoto, mas deixei-me ir na conversa do homem da loja. Ainda hoje vou adquirir os teste e uma planta natural.

 

Ao que li os testes fundamentais são o do PH, o do NH3 e NH4 e o de N03! É necessário adquirir os três?

Editado por nvcosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites,

 

Hoje fui até à loja dos peixes e levei água do meu aquário para ser analisada. PH 7.2 e os níveis de NO2 estão baixos.

 

O senhor disse-me para ir lá daqui a 4 dias para voltar a fazer análises e para não mudar a água pois os níveis estão ótimos.

 

A nível da alimentação temos andado a intercalar com flocos e congelada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Encontro-me entusiasmado com o aquário.

 

Ontem, em vez de comprar os testes que eram muito caros, o senhor da loja fez-me de forma gratuita e lá me disse para passar por lá daqui a 4 dias para fazer novos testes e ai, se os niveis estivessem bons, daria para pôr mais alguns peixes. Irei adquir, se der, uma molly lira dourada fêmea e 5 neons! O que acham?

 

Entretanto já substitui uma planta de plástico por uma natural.

 

Uma dúvida... Gostaria de saber se o tubo de onde sai água, se encontra bem ou tem que estar totalmente coberto de água?

 

filtroc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se repares, junto onte cai a agua, tens uma fenda na biobox, em cima diz max, em baixo diz min..

 

Covem colocares mais um pouco de agua para o nivel ficar a meio dessa abertura.

 

Quando o nivel está a meio, o bocal de saida irá ficar meio submerso o que vai aumentar a agitação da agua, logo, mais oxigenação..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Vou deixar aqui duas fotos. Uma do aquário e outra da guppy! Acho que ela está grávida :unsure: ! Conselhos?

 

O aquário é recente e ao principio não fiz as coisas certas, mas os níveis neste momento estão excelentes e vou tentar que assim se mantenham.

 

Aquário: http://desmond.imageshack.us/Himg585/scaled.php?server=585&filename=cimg0060ih.jpg&res=landing

 

Guppy "prenha": http://desmond.imageshack.us/Himg835/scaled.php?server=835&filename=cimg0065j.jpg&res=landing

 

 

 

 

 

 

 

Obrigado pela ajuda dada! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.