Problema com algas Filamentosas


Bruno Fernandes

Recommended Posts

Boa Noite,

 

Ja procurei por varios topicos no forum sobre o meu problema, e ja apliquei diversas das opções dadas mas até agora nao consigo notar grande diferença. As algas que tenho sao vários fios (tipo Cabelo) em plantas e substrato.

As formas que utilizei para combater foram o aumento de co2 e reduçao da iluminação para 6horas diarias e aumentei o fluxo da agua. Diferenças que notei foi apenas no atraso de crescimento das plantas, principalmente as cabombas que morreram.

 

Setup:

 

- Aquario: 85x45x45;

 

- Iluminação: Calha de T5 4x39w (de momento so utilizo duas lampadas dessas T5) 8500k;

Moonlight Azul (4 leds) incorporados na calha;

 

- Filtro: Cascata eihem liberty 2041 (570l/h), com materias filtrantes (la de vidro, ceramica e

esponja);

 

- Susbtrato: Fertil da Elos e terra da elos;

 

- Fertilização: TPN+ (parei com a fertilização no mes passado pois segundo me parecia so ajudava

ao crescimento das algas);

 

- Co2: Pressurizado Garrafa de 500g;

 

Testes Efectuados:

 

- Kh: 2º dkh;

- pH: 6.5;

- No2: 0,05 mg;

- No3: 20mg;

- Po4: <0,1;

- Fe: 0,02 mg.

 

Fauna:

 

- 5 Otocinclus affinis;

- 2 Otocinclus Negros;

- 6 Tetra Neon;

- X Guppys (nao sei ao certo a quantidade pois tenho varios alevins);

- 3 Camarões Amano;

- 7 Camarões red cherry.

 

Flora:

 

- Cabombas Carolinianas (quase extintas);

- Egeria Elodea;

- Pogostemon Helferi;

- Musgo de Java;

- Tapete de Cuba.

 

 

Na fauna a alteração das plantas foi enorme quando surgiram as algas. O crescimento estagnou e a cuba parou com o lindo pearling que fazia no inicio. O aquario ja tem 6 meses. Desde que as algas surgiram ja quase nao tenho cabombas e o musgo esta completamente "inundado" de cabelos ja mal distingo o musgo das algas.

 

Fotos:

 

Aqua Geral:

 

p1015514.jpg

 

Alga no musgo (é onde se concentra em maior quantidade):

 

p1015489.jpg

 

p1015511.jpg

 

p1015509.jpg

 

p1015527c.jpg

 

Alga na Hemianthis Cuba:

 

p1015528.jpg

 

Alga retirada durante uma tpa (retirei com a pinça e uma escova de dentes e o estado e este):

 

p1015539.jpg

 

Cabombas em pessimo estado:

 

p1015529b.jpg

 

 

 

 

Cumprimentos a todos e desde ja obrigado a todos aqueles que puderem ajudar.

Editado por Bruno Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Hmmm...

 

E fertilizar com Fosfatos, não?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Luis desde ja obrigado pela resposta,

 

O TPN+ só por si ja nao contem fosfatos?

Tens algum fertilizante que me possas aconselhar de fosfatos?

 

Por acaso segundo li por ai, sempre achei que tinha os fosfatos altos :blink: qual é o valor medio (bom) para fosfatos?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem saber exactamente que tipo de alga é, não é fácil embora na sua grande maioria esteja relacionada com pouco CO2 ou má distribuição do mesmo.

 

De qualquer dos modos, parar de fertilizar é o pior que podes fazer. É certo que a fertilização promove o desenvolvimento das algas que já lá estão (por outro motivo qualquer) mas também é certo que as plantas vão ficar mais fracas e susceptíveis a ataques de algas.

 

O que tu fizeste, baixar a luz e aumentar o CO2 parece-me o mais correcto. Há quanto tempo foi isto? Tens que dar tempo para as plantas se adaptarem. Tenho dúvidas que as cabombas estejam a morrer por teres baixado a luz. Até porque o uso de CO2 baixa o ponto de compensação luminosa das plantas (= precisam de menos luz). A falta de pearling também não indica nada...

 

Tenta remover o máximo que puderes das algas, faz uma boas TPA e mantém o aqua asseado. Certifica-te que tens mesmo bons níveis de co2 com um dropchecker (4kH).

 

E tenta descobrir que alga é ou põe aqui umas fotos "boas".

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Gmmartins,

 

Desde ja agradeço a resposta e os esclarecimentos. Pelo que percebi achas que deva fertilizar com o TPN+ na mesma? sim ja reparei que as plantas sentem carencia de nutrientes especialmente de Ferro, mas as algas vao alastrar drasticamente como ja me tem acontecido..

 

A nivel de Co2 aumentei e esta perto de 2bps, segundo o dropchecker que tenho esta acima do devido neste momento, mas a 1bps estava normal. O problema ja se desenrola ha cerca de 3/4 meses. A reduçao da luz para 6horas e o aumento do Co2 ja o fiz a 1mes e meio.

 

Vou agora mesmo colocar as fotos pois sera mais facil dessa forma ajudarem. Obrigado.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xiiii!! tanta alga

 

O teu problema é mesmo um desiquilibrio nos nutrientes, como já te disseram.

 

Tenta apontar para 1 ppm de fosfatos. Com algas nunca se deve parar de fertilizar senão... Elas aparecem sempre porque há um nutriente a menos, não porque está a mais.

 

Já agora quanto tempo têm as tuas lâmpadas? Lâmpadas velhas podem potenciar o crescimento de algas.

 

Como o Gmmartins já disse, mantem o aquário limpo, faz a manutenção dos filtros e não te descures nas tpa que isso vai ao sitio. O importante é restabilizares os nutrientes.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me Rhizoclonium

Description Strands of fine green or brownish threads which are soft and slimy. Cause Low CO2 and poor water flow. Low nutrient levels. General lack of maintenance. Removal Increase CO2 levels and check nutrient dosing. Give the tank a good cleaning. Overdosing excel should also clear it. Amano shrimp will eat it.

 

aqui

 

Confirma se é com as imagens do site. Tenta retirar o máximo que conseguires e depois tens que rever o CO2, nutrientes, e manutenção.

O que é que usas dentro do drop-checker? Se estiveres a usar água do aquário e não água calibrada (4kH) não te está a indicar rigorosamente nada relativamente à quantidade de CO2...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

 

Paul,

parar de fertilizar ja vi que errei nessse aspecto e alem do mais ja tava a ressentir isso na Cuba que tava a ficar amarelada. Ontem fiz uma TPA de cerca de 25% e subi o nivel da agua o maximo possivel ao caudal do filtro pra haver mais circulação da mesma. Removi o maximo de algas possiveTPA antes do fim de semana a ver se as TPA ajudam. Em relação as lampadas elas teem pouco tempo, cerca de 7Meses de uso.

 

Obrigado Paul pelas dicas :cool2:

 

gmmartins,

Rhizoclonium, pelo que vi de imagens ate é bastante parecido mas parecem me algo acastanhadas e as minhas sao mais verdes, sera isso diferença? de qualquer forma fiquei confuso quanto ao Co2 :unsure: O dropchecker que tenho, ou melhor o que utilizo para ver o co2 é este: http://www.istaproducts.com/details+CO2+Indicator+%E2%80%93+All+Angle+View/products/77/. Nao preciso misturar agua logo nao sei se ta a 4kH :ohmy:

 

Obrigado gmmartins pela ajuda :cool2:

Editado por Bruno Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rhizoclonium, pelo que vi de imagens ate é bastante parecido mas parecem me algo acastanhadas e as minhas sao mais verdes, sera isso diferença? de qualquer forma fiquei confuso quanto ao Co2 :unsure: O dropchecker que tenho, ou melhor o que utilizo para ver o co2 é este: http://www.istaprodu...ew/products/77/. Nao preciso misturar agua logo nao sei se ta a 4kH :ohmy:

 

Obrigado gmmartins pela ajuda :cool2:

 

Acho que a Rhizoclonium é verde, mas é das poucas que ainda não tive...

 

 

A maior parte dos DC são, segundo as instruções, para encher com água do aqua à qual se juntam umas gotas do teste de pH. Mas esta informação está errada porque uma leitura correcta dos níveis de CO2 dentro do DC só pode ser feita quando este está cheio com água com uma dureza carbonatada de kH4. Caso contrário, não há garantias de que o verde do DC corresponda aproximadamente aos desejados 30 ppm de CO2.

 

No teu caso, o DC já traz o líquido para encher. Não sei como é feito mas quero acreditar que esteja correcto. Tenta pesquisar a ver se existe informação sobre a sua composição...

 

Mantém as TPA regulares e limpa o máximo de algas que conseguires. Aperta no CO2 (sem matar a bicharada) e fertiliza. Cria uma rotina e segue-a. Se daqui por 3-4 semanas as coisas não estiverem melhores teremos que repensar a estratégia.

 

Abraço

 

PS: se puderes, tenta por mais algumas plantas de crescimento rápido para ajudar a aumentar a biomassa vegetal.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Desde ja obrigado por toda a atençao.

 

Sim ja estive a pesquisar mas nao sei ao certo a composição do DC que tenho nem sei se aquilo funciona a 100% mas quero acreditar que sim. Ao menos a ver se nesse aspecto a coisa ajuda.

 

Quanto as plantas de crescimento rapido ja tinha pensado nisso, dai ja ter as cabombas e as elodeas que segundo li sao boas consumidoras de nutrientes e ajudam com certos parametros devido ao metabolismo. Contudo nao sei ao certo quais serao as melhores opçoes. Consegues dar me algumas dicas?

 

Obrigado por tudo, Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas são de facto boas opções. Talvez colocar mais de forma a aumentar a biomassa e retirando todas as que estão a definhar? ou então alguma planta de superfície? Embora estas reduzissem ainda mais a luz o que não sei será bom uma vez que já só tens 2 T5 a bombar...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou procurar algumas plantas e depois actualizo qualquer alteração :smile2:

Entretanto vou fazer como falas te e continuar com as TPA's frequentes e as limpezas manuais de algas a ver se vai resolvendo.. Estou a pensar em umas plantas pra por no meio do aquario ou parte traseira a ver se crescem e tambem vao escondendo mais o termostato que nao fica la grande coisa assim a vista :rolleyes:

 

Sim eu puderia ligar as 4 lampadas mas ai o mais provavel nao seria crescer mais algas ainda? por agora acho que vou manter as 2, fertilizar e TPA's. O co2 tenho medo de aumentar muito das 2bps ou ainda asfixio a fauna :mellow:

 

Abraço e obrigado :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devagar devagarinho Bruno.

 

As coisas demoram o seu tempo a fazer efeito no aquário. Tens que dar umas 2 ou 3 semanas para ver como é que as coisas reagem. Depois consoante a reacção, tomas a medida adequada.

 

Se tiveres sempre a mexer em tudo e a alterares várias coisas de cada vez, nunca sabes o que é que está a fazer efeito ou não! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Realmente as algas são uma dor de cabeça.

Eu tambem tive problemas com elas e resolvi com FLOURISH EXCEL, é um fertelizante a base de carbono organico, as algas não gostão e as plantas adoram pois facilita a fotossintese.

Quanto mais conheço o homem mais gosto dos animais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

PS: se puderes, tenta por mais algumas plantas de crescimento rápido para ajudar a aumentar a biomassa vegetal.

Hmmm.... :tapfoot:

 

Então... e se o problema fôr mesmo a carência de um nutriente? Sei lá, por exemplo Fosfato?

A introdução de plantas de crescimento rápido apenas fará com que se atinja a carência desse mesmo nutriente mais rapidamente.

 

Para mim, é fazer testes de PO4 e NO3 e a partir daí, tirar conclusões.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Luís tens razão. Mas também é verdade que ter uma boa massa vegetal é meio caminho para manter um aqua estabilizado. Já tínhamos chegado à conclusão de que era para não parar de fertilizar. Daí ter recomendado aumentar a massa vegetal.

 

 

Para mim, é fazer testes de PO4 e NO3 e a partir daí, tirar conclusões.

 

Na minha opinião acho que confias em demasia nesses testes... Já sabes a minha opinião ;)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso pode ser falta de co2 ou de outro nutriente qualquer ou excesso de luz, mas mesmo que corrigas a situação a alga vai-se manter, tens de retirar as plantas afectadas pela alga ou ela nunca mais vai sair dai, pode crescer mesmo ou até mesmo para de crescer mas as folhas das plantas ja tem a alga bem "agarrada"

Aconselho-te a comprares uma bomba de circulação para evitar que isso volte a acontecer.

 

Boa sorte e acima de tudo paciençia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Na minha opinião acho que confias em demasia nesses testes... Já sabes a minha opinião ;)

Eu sou licenciado em Química... porque é que não haveria de confiar neles?

 

Sempre me dei bem com eles. Se os recomendo é porque acho que nos podem ajudar a poupar uns trocos. Sim, se usados com o método EI vais ver que poupas e muito fertilizante.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou licenciado em Química... porque é que não haveria de confiar neles?

 

Sempre me dei bem com eles. Se os recomendo é porque acho que nos podem ajudar a poupar uns trocos. Sim, se usados com o método EI vais ver que poupas e muito fertilizante.

 

pois eu sou em biologia e não me lembro de usar estes testes em experiências... Quando preciso de medir valores de nutrientes são sempre processos bem mais complicados, titulações, etc... Já sei que não é preciso a mesma precisão e exactidão mas mesmo quando uso aparelhos, os mesmos têm que ser calibrados antes de cada utilização,... ou seja, aparelhos caríssimos precisam de ser constantemente calibrados. Estes testes não. Pode ser teima minha mas fico muito desconfiado...

 

O que se desperdiça em fertilizante é menos do que o que se gasta na gama toda de testes :)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

O que se desperdiça em fertilizante é menos do que o que se gasta na gama toda de testes :)

Nop... nunca me ouviste a falar em testes de Fe, KH, GH, ou outras lixaradas que não os de NO3 ou PO4.

Os únicos que não podemos avaliar de uma forma simples são os de Fosfatos e Nitratos. Todos os outros parâmetros são facilmente perceptíveis quando em falta ou em excesso (uns mais do que os outros).

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora...

 

Quando preciso de medir valores de nutrientes são sempre processos bem mais complicados, titulações, etc...

Os testes colorimétricos que a gente usa em aquariofilia são exactamente os mesmo processos que em laboratório... só que invês de teres um espectrofotómetro todo catita e fazeres uma série de padrões, usas os olhos e uma tabela de cores... e já gozas.

 

Já alguma vez viste um teste de Potássio para aquariofilia? Aquilo aos olhos de um entendedor/técnico de análises químicas é uma anedota =P

 

Neste hobby ninguém precisa de saber valores em ppb ou outros que tais. A escala mais baixa que precisas de ter é na ordem das décimas de mg/L, e isto para aquários de corais sps em água salgada. E isto, quando já estás muito preocupado em manter valores a roçar o zero...

 

Abraço

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes colorimétricos que a gente usa em aquariofilia são exactamente os mesmo processos que em laboratório... só que invês de teres um espectrofotómetro todo catita e fazeres uma série de padrões, usas os olhos e uma tabela de cores... e já gozas.

 

Pois à partida seriam iguais mas, era preciso que os nossos olhos fossem todos iguais... A escala de cores é muito má e, regra geral, sempre que fiz testes fiquei sempre com dúvidas. No espectofotómetro ou colorímetro este erro é posto de lado. Além de haver sempre um branco para controlar a coisa que não existe nos nossos testes de aquariofilia.

 

Mesmo que o princípio seja igual, há ainda a questão de não sabermos quais são as reacções envolvidas. Ora como tu sabes, há normalmente mais do que uma possibilidade... uns melhores que outros...

 

Deduzo que não estejas a falar das tirinhas que essas então são mesmo um fiasco expostas ao ar 24/7.

 

 

 

Já alguma vez viste um teste de Potássio para aquariofilia? Aquilo aos olhos de um entendedor/técnico de análises químicas é uma anedota =P

 

Já vi já... link Mas é como com o do Fe e outros... Não acredito nada!!! E como tu sabes, mesmo o de Nitratos pode dar valores errados se tiveres amónia e/ou nitritos... Ora isto exige logo que tenhas a gama toda dos azotos...

 

De resto é como cada um quiser. Na minha opinão não vale o esforço. Em casa tenho apenas 2 testes: o do pH por causa do drop-checker, e um de gH já muito velhinho e fora de prazo...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem ao fim de "bastante" tempo trago-vos algumas actuaçizaçoes. Depois das medidas tomadas o aquario permaneceu praticamente igual... Uma vez que nao estava a encontrar melhorias, ao fim de 3 semanas fiz uma mudança "radical".

 

Comecei por um blackout de 2 dias.. O resultado nas algas foi grande uma vez que estas diminuiram drasticamente, mas para as plantas nao foi la muito bom. Uma vez que as algas desapareceram decidi passar as luzes para 4horas diarias pra arrancar aos poucos. A isto juntou se TPA's de 4 em 4 dias com fertlizaçao de TPN+ nos intervalos das TPA. Ou seja fiz TPA, 2 dias depois fertilizei e 2 dias depois TPA outra vez.. Resultado: as algas diminuiram mas continuam la :confused4: As plantas contudo estao com bom aspecto outra vez... O crescimento da cuba é que se encontra quase nulo, apenas as elodeas crescem que se fartam (menos exigentes penso que seja normal).

 

Cumprimentos e agradecimentos a todos que me vao ajudando!

 

PS: o po4 continua baixo, mesmo fertilizando nao sei mais como subir este valor uma vez que nao sai de 0.. (Teste da Sera, nao sei se sera muito fiavel)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

PS: o po4 continua baixo, mesmo fertilizando nao sei mais como subir este valor uma vez que nao sai de 0.. (Teste da Sera, nao sei se sera muito fiavel)

Estás a fertilizar com o quê?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais