aquisição de filtro


imfree

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

 

Já andei por aqui há uns tempos mas a coisa não correu bem com o primeiro aqua o que levou a desactiva-lo.

 

Agora estou com vontade de voltar a colocar vida dentro da caixinha. :)

 

Tenho um pequeno aqua de 60L onde cometi todos os erros de principiante da primeira vez. Mas é assim que aprendemos.

 

Agora queria evitar um dos grandes erros: filtro muito fraco! Usei um daqueles internos e penso que foi um dos grandes erros. Bem..não interessa.

 

Depois de ler alguns tópicos fiquei tentado a comprar: EHEIM CLASSIC 2213 PLUS

 

Estou no caminho certo? Ou sugerem outro equipamento?

 

Gostava de aquirir numa loja fisica (mesmo que seja enviado pelo correio) pois não sei escolher o restante material necessário. Alguma sugestão?

 

Obrigado por qq contribuição.

 

Geraldo Oliveira

Beja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tenho aqui este site que tem cenas mais em conta, mandam para casa e se fizeres compras no valor minimo acho que de 50€ não pagas portes.

o 2213 fica a 50€+ou-

http://www.zooplus.es/ask?q=2213&btnG=&num=20&form=buscar&proxystylesheet=shop5_zooplus_es&client=shop5_zooplus_es&requiredfields=pImg&getfields=*&output=xml_no_dtd&filter=0&sort=date%3AD%3AL%3Ad1&oe=UTF-8&ie=UTF-8&ud=1&exclude_apps=1&site=zooplus_es

 

mas porquê que não vês também a gama ecco? têm preços parecidos com a vantagem de gastarem menos electricidade que os classic.

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.. :)

 

Filtro exterior Eheim Ecco Pro 2032..ou talvez o 2034 que já me deixa mais há vontade com a manutenção certo?

 

mas mandando da zooplus não sei escolher o material biológico e afins :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende da capacidade de matérias filtrante, litragem por hora e o consumo de W :) agora tens que comparar para ver qual o melhor em qualidade-preço

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheim é talvez a melhor, mas atualmente tudo se arranja. Mas se queres apostar em algo bom tens o que disseste Eheim Ecco Pro 2032 ou 2036 (mesmo preço do 2034). Com o 36 já ficas com filtro se um dia quiseres um aquário um pouco maior. É uma questão de €€

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tem directamente a ver com o assunto do tópico..mas por acaso já fizeram as contas de quanto sai um aqua por ano? Só em electricidade claro..estive a ver a minha factura da luz e pesquisando na net mas não consegui chegar a um valor ano que tenha confiança.

 

Já alguém fez esse tipo de contaS? Por exemplo um aqua que consuma 13w (deve ser hora, certo?) qual é custo na factura da electricidade por ano?

 

As minhas contas rondam 17,5€ ano contando com 0,1551€ por kWh..estará certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está uma bela pergunta...

 

Vamos fazer contas... dando como exemplo o meu caso...

 

Filtro 1 : 16W/h = 16W x 24H = 384W / Dia

Filtro 2 : 10W/W = 10W x 24H = 240W / Dia

Termostato: 300W/h = 300W x 2H ? = 600W/dia(estas são as contas mais difíceis de fazer)

UV: 15W/h = 15W x 3H = 45W/Dia

Luz 216W/H = 216W*10H = 2160W/Dia

 

Total dia: 3429W = 3,429KW * 0,1551€ = 0,532€

 

Total mes: 30 dias * 0,532€ = 15,95€

 

Total Ano: 191,4€

 

Tu apenas estás a contabilizar o filtro, falta tudo o resto, sendo a iluminação o que mais pesa...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, concordo com as contas que o membro CyberJ fez. No entanto o kW salvo erro não está a a 0,15, está a mais, embora isso depende dos tarifários/operadores que cada um tiver.. CyberJ a tua iluminação gasta 216W? Deves ter aí um sistema de ilumanção brutal. @imfree uma lâmpada "normal" para um aquário pequeno varia entre 15/30w (o meu de 1m tem uma de 18w, e não o considero propriamente "pequeno"), portanto aí podes reduzir um bocado os gastos. Mas somo tudo o que tens, e faz as contas como o exemplo do CyberJ. Agora se tiveres um marinho bem montado, já não sei bem quem fez uma estimativa de 37€ mensais :)

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ui ui..há pois é...ainda são valores a ter em consideração...mais uma vez a grande parte da população pode-se ver apertada com valores de 200€ ano para ter um aqua :( ...como isto anda...os os putos vão prá escola ou montamos o aquário...

 

sim..só estava a fazer contas com o filtro pois é o que vou comprar agr...

 

chego a uma conclusão interessante. Se não pensar comprar um aquário mais nos próximo ano...não vale a pena comprar com "mais capacidade" agora...o dinheiro que pouco em energia dá pra comprar uns quantos filtros daqui a um ano..isto é..posso comprar um filtro adquado para o meu aqua de 60L que gaste 5W ..daqui a um ano se montar um aqua maior..que precisa de um filtro que consome 13W p.e...o dinheiro que não gastei em luz..com um filtro sobre-dimencionado dá para comprar um filtro novo todos os meses do ano..

 

contas interessantes...deve haver pessoal a desligar já os balastros looooooool...e os peixes que comprem lanternas pra ir à casa de banho...loool

 

Acho que vou optar pelos 5W... :)

Editado por imfree
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho de aproveitar e dar os parabéns a esta comunidade!

 

frequentos vários foruns de outros hobby's...e nem de longe nem de perto tem esta afluência e vontade em ajudar.

 

o meu muito obrigado a todos!

 

Espero receber o filtro e poder tb eu num futuro próximo, de alguma forma, contribuir.

 

Geraldo Oliveira

Alentejano de Beja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te assustes. o cyberj é que tem uma calha de iluminao que dava para crescer marijuana :) para um aquario de 60l um filtro interno chega-te bem (não é o ideal, mas muitas vezes o orçamento não permite o ideal). Eu tive um aquário de 60l durante uns anos, e as contas são as seguintes:

 

50w aquecedor - 50w x 2h - 100w/dia

Filtro 400l/h interno - 6w x 24h = 144w/dia

Luz - 8w x 6h = 48w/dia

 

292w/dia = 0,292kw * 0,1551 = 0.045 x 31 x 12 = 16,8€ ano.

Mesmo que tenhas um filtro que te gaste 10w, num ano não vais ter uma conta astronómica só a conta disso. Ve os negociso que arranjas, e se tens intencao de aumentar o aquario ou nao.. se quiseres coisas xpto, consomem mais, mais €€€

 

e o aquecedor no geral nao ligava 2h por dia, como o aquario e pequeno, a propria temperatura da casa mantem a temp do aquario. so no inverno e q trabalhava :)

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tive um ecco pro 130 durante um ano num aquário de 60L e estive muito contente com ele. Neste momento está a trabalhar num aquário de um amigo que é maior e também sem problemas. Definitivamente recomedável a não ser que ligues um reactor de CO2 em linha... aí já considero insuficiente mas não me parece que te vais meter por essas vias por enquanto e mesmo que metas, há outros métodos de injecção de CO2 que não cortam o fluxo do filtro.

 

Abraços e boa sorte

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em jeito de conclusão:

 

depois de dar uma olhadela nos profissionais...tendo em conta o caudal (que me vai permitir alongar as manutenções), valores, consumos, nº de pratos para material filtrante, etc,..

 

vou encomendar:

 

Filtro exterior Eheim Ecco Pro 2036 espero não me arrepender.. :)

 

Só preciso de mais uma ajudinha ...que devo juntar na encomenda..tipo as matérias biológicas...é que ainda não pesco nada desse material..assim aproveitava e ficava logo resolvi..não quero receber o filtro e faltar qq coisa...é uma reactivação ou seja tenho tudo o resto..

 

pela minha pesquisa penso necessitar de :

 

Perlon para filtros Eheim Ecco

http://www.zooplus.es/shop/tienda_peces/filtro_bombas_acuario/material_filtro/eheim/54566

 

Canutillos de cerámica Eheim Ehfi Mech

http://www.zooplus.es/shop/tienda_peces/filtro_bombas_acuario/material_filtro/eheim/54560

 

vi que o 2036 tem 3 pratos..logo falta ainda qq coisa..será Grava de cuarzo Eheim Ehfi Substrat?

 

mais uma vez obg a todos...

Editado por imfree
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho muito bem e mais tarde serve para um aquário maior... claro que agora vais receber uma data de respostas que um 300 é demasiado para um de 60L mas não ligues... serve perfeitamente. se a corrente for demasiada, mete um chuveiro... se ainda for demasiada, pega num berbequim e vai aumentando os buracos gradualmente até que a corrente esteja perfeita. Não andes a estrangular a torneira de saida pois não interessa reduzir o fluxo nominal mas sim a velocidade da corrente. É possível ter uma filtragem de 2000l/h com corrente praticamente nula e uma de 300l/h que te gera uma corrente que cola os peixes no vidro... eu trabalho sempre com a litragem máxima sem estrangulamentos.

 

Abraços e boa sorte

 

PS: o ecco pro já trás matérias filtrantes todas mas, se por alguma razão não trouxesse, para filtragem biológica recomendava o seachem matrix... para mim tem sido fabuloso. se queres ter águas cristalinas (tipo água do luso) compra também um saco de 100ml de purigen (resina parecida ao carvao que da um polimento final à água).

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devia usar na primeira semana... eles metem lá a esponja por uma razão... garantir que os quimicos utilizados durante o processo de fabrico não passem para o aquário e matem um peixe de 4000€ para depois eles serem acusados de irresponsabilidade, falta de qualidade, etc etc.

 

Em circunstancias normais nunca uso carvão só quando o filtro é ligado pela primeira vez e depois só quando é preciso retirar rapidamente medicamentos da coluna de água.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

isso do carvão activado, estuda um bocado, e depois tens de decidir por ti.. eu pessoalmente uso a tempo inteiro, as vezes faço interregnos entre as trocas, mas mantendo regularmente carvao(se usares o carvão, tens de trocar dentro do prazo que o fornecedor diz, senão acaba por libertar o que prendeu). Ele não serve só para tirar restos de medicamentos, filtra vários componentes, metais, (lê os sites específicos sobre carvão), impede a agua de ficar amarela, retira odores, .... . Teoricamente também terá alguns "senãos", tais como pode tirar alguns nutrientes necessários às plantas.. Eu pessoalmente de tudo o que li, acho que o carvão traz mais beneficios do que problemas, mas são escolhas. O purigen é algo semelhante, eu também comprei um pacotito e efectivamente a àgua está cristalina (aquilo é caro, mas dá supostamente para vários anos). Atenção que o purigen não te impede a agua de ficar amarelada(há num forum qq alguem que fez o teste, e observou efectivamente isso). Depois é usares as esponjas, grossa e fina, mas aparentemente o teu filtro já traz isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho dois troncos que comprei da primeira montagem..era mesmo para aquário..tive dias a passa-los por água quente..sei lá a água que gastei com isso..mas mesmo assim a água ficou sempre com um tom amarelado..o que não quero..desta vez pensei em não colocar nenhum dos troncos..mas dá um bom aspecto ao aqua não há duvida...

 

pois é..de facto o filtro já traz..pelos valores não justifica comprar já..todos juntos faz outra encomenda :) e não pesa tanto agora..

 

vou ver que mais preciso..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O purigen, o sitio mais barato que encontrei: http://wate-r-evolut...em-purigen.html 100ml chega para aquarios ate 400l..

 

O matrix tbm la ha, mas n sei se os preços sao os lmelhores: http://wate-r-evolut...hem-matrix.html

 

os troncos ficam fixes, mas quase sempre acabam por dar tonalidade a agua :)

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.