Aquário 350L+ Sump (discus)


jacjac

Recommended Posts

Olá, estou a pensar num projecto novo. um aquário de 350L (120*55*57) para discus. Ja comprei o movél e estou agora a começar a reforça-lo.

 

Quero construir uma sump e aqui é que preciso da vossa ajuda. A ideia é a agua sair por gravidade do aquário e voltar por meio de bomba. Agora as dúvidas são:

 

Tamanho da sump - A partida vou fazer o maior possível desde que me caiba dentro do móvel.

Bomba - Encomendei uma eheim compact 1000 (1000l/h e elevação de 2m), acham que serve?

Tamanho do furo no aquario- ?

Profundidade do furo no aquario - ?

Eu quero que o fluxo de saída do aquario seja idêntico ao de entrada.

 

O aquário vai ser maioritariamente hardscape only com algumas anubias barteri nana.

 

Vou usar filtro externo(falta escolher o modelo) á parte da sump. Dois termoestátos de 300W. Bomba Eheim compact 1000. Materias Filtrantes na sump são esponja grossa, fibras finas, ceramicas, biobolas, purigen. Filtro UV aconselham? Bomba de ar nao queria por, ou então punha directamente na sump, é possível ou necessário? A iluminação será led sem me preocupar com o numero de W, apenas com o aspecto visual.

 

Furos no vidro do Aquario. Um para saída para a sump, outro de entrada. Outro para facilitar mudas de Agua. Acrescentavam mais algum?

 

Obrigado e espero criticas. :rolleyes:

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém ajuda? Principalmente sobre a profundidade e diametro do furo para a sump.

 

eu não percebo nada disto, mas vais fazer a sump com o quê?

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou fazer a sump com um aquário, matérias filtrantes (esponja grossa, fibras finas, siporax e purigen) e uma bomba eheim compact 1000. falta-me saber a profundidade a que hei de fazer o furo no aquário.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém pode ajudar? Ja tenho o orçamento do aquário e só me falta a duvida dos furos. Estive a fazer umas contas e pela teoria com um furo a 10cm de profundidade e com 1.6cm de diametro tenho um fluxo idêntico, mais coisa menos coisa. Alguém com experiência em sumps que confirme? Preferem o método do cifão?

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao percebo nada de sumps.

só queria saber como funciona, mas nao acho nada seguro ter um tubo a tirar agua usando a gravidade e depois ter uma bomba (seja ela qual for) a puxar de novo para o aqua.

 

imagina que falta a luz e tu nao estas em casa..sera que chegas antes do aqua estar todo vazio?

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me faltar a luz tenho 2 soluções. Uma consiste em simplesmente ter uma sump com um volume maior á maxima quantidade de água que pode sair do aquário (area base * profundidade do furo). Outra é uma valvula tipo autoclismo que fecha quando a agua chega a um certo limite.

 

O meu problema neste momento está a ser o fazer sair água do aquario. Não quero barulho e quero aproximar o volume de saída ao máximo do de entrada. Gostava de perceber melhor o método da coluna seca porque acho que vai fazer uma barulheira (a aguá a cair para a coluna, ou a coluna tem água?)

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ja percebi..

o furo da agua que sai fica no vidro traseiro do aqua a uma determinada altura..

pensei que o furo fosse feito no fundo do aqua..

 

colina seca tambem nao percebo nada, acho que sao aquelas divisoes que se fazem no aqua ?!?

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A coluna fica com o nivel de agua que pretender. a minha tem menos 4 cm que o nivel do aquario. A agua nao faz qualquer barulho a cair na coluna. Quanto a tubagem, tera que fazer varias experiencias. A minha quase nao faz nenhum.

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já tenho o aquário com coluna seca. Optei por um de 550L, e fiz um novo tópico. O problema agora é o peso do conjunto ser mais de 700kg no chão da casa. Se alguém tiver informações sobre este assunto digam sff. Se acham viável ou nao.

 

Quanto á sump fazer barulho acho que não vai fzr assim tanto. Mas quero a sump por várias razoes, aumentar volume agua, esconder material, ter um aquário plantado por alternar os horários de luz e não haver tantas diferenças de ph e melhor filtragem. Também acaba por sair mais barato, até porque ja a tenho construída á medida do móvel.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.