1ª Nano REEF


Ric@rdo

Recommended Posts

Olá a todos..

 

Já andava a namorar os aquas de água salgada há muito tempo e em abril de 2012 durante um passeio que inicialmente era só para ver os produtos, peixes e corais.... Acabou por ser uma tentação irresistivel!! Conclusão... Acabei por querer trazer quase tudo!! Dada a inesperiencia optei por um nano reef de 15L para me iniciar no mundo da aquariofilia de água salgada...

 

Aquario Micro Habitat 15 - 15L, com SUMP na parte de trás do aqua.

Iluminação AQUARAY MicroLed (Ocean White 9000k)

 

Abril de 2012 - Montagem e Inicio de ciclagem

 

http://desmond.imageshack.us/Himg59/scaled.php?server=59&filename=aquag.png&res=landing

 

5 meses depois... (Setembro)

 

http://desmond.imageshack.us/Himg845/scaled.php?server=845&filename=aquaciclagem.jpg&res=landing

 

Nesta altura e dada a sujidade/ algas que o aqua apresenta está mais que na hora de introduzir uma equipa de limpeza.

 

Levei uma amostra de agua a uma loja para me fazerem os testes e informaram que está tudo ok e que podem ser introduzidos os 1º seres vivos!! mas nesta altura começam a surgir ime imensas duvidas!! :shocked028:

 

 

Como consigo saber se a rocha se mantém viva?

É natural aquela sujidade/ algas? são prejudiciais?

Editado por Ric@rdo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

5 Meses a "ciclar" ?!!! :shock:

Na minha opinião devias ter iniciado com um aquário maior, só pelo facto de que é mais fácil e estável de manter.

Deves colocar o valor e quais os testes que fizeram á água para alguém te poder ajudar.

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca as fotos directamente no tópico. Assim é mais fácil para todos.

 

Estou com alguma dificuldade em colocar as fotos no forum!! Diz-me que não estou autorizado a colocar fotos naquele formato, apesar de á ter tentado colocar em vários formatos e tamanhos. Se alguém conseguir dar uma audinha, tb agradeço :)

 

Boas

5 Meses a "ciclar" ?!!! :shock:

Na minha opinião devias ter iniciado com um aquário maior, só pelo facto de que é mais fácil e estável de manter.

Deves colocar o valor e quais os testes que fizeram á água para alguém te poder ajudar.

 

Cumpts

 

Tinham-me aconselhado a 1 mes de ciclagem, mas entretanto devido a diversos factores fui obrigado a adiar o projecto e deiei o aquario sempre em funcionamento... Acho que esse periodo não deve de ter sido prejudicial :)

 

Na altura que fiz a compra, pensei que um aqua mais pequeno seria mais fácil e económico. Posteriormente me apercebi que de facto seria mais facil e estável um aquario com maior capacidade. Contudo pretendo continuar com este nano projecto.

 

Os valores dos testes não me chegaram a dizer, apenas me disseram que estavam todos bem. Mas pretendo adquirir nos próximos dias alguns Kits de teste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinham-me aconselhado a 1 mes de ciclagem, mas entretanto devido a diversos factores fui obrigado a adiar o projecto e deiei o aquario sempre em funcionamento... Acho que esse periodo não deve de ter sido prejudicial :)

 

Não é que exista um tempo certo para a realização do ciclo, mas por norma 30 dias são suficientes...

 

Na altura que fiz a compra, pensei que um aqua mais pequeno seria mais fácil e económico. Posteriormente me apercebi que de facto seria mais facil e estável um aquario com maior capacidade. Contudo pretendo continuar com este nano projecto.

 

É muito mais barato mas também mais complicado de manter quer a nivel de evaporção(Basta evaporar meio litro de água e já tens a salinidade alterada), quer na adição de algum aditivo,kalk por exemplo e lá vai o Ph para as urtigas. :thumbdown2:

 

Os valores dos testes não me chegaram a dizer, apenas me disseram que estavam todos bem. Mas pretendo adquirir nos próximos dias alguns Kits de teste.

Então se não te disseram os valores dos testes, não vás na cantiga e compra tu os testes e fazes em casa. Até porque vais mesmo ter que os comprar :naughty:

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, os testes são uma prioridade.. O mais breve possivel vou adquirir alguns testes. Entretanto já há vida no aqua, já anda um camarão que me deram a colaborar na estabilidade e na limpeza do aquario.

 

Gostava de actualizar com algumas fotos, mas não estou a conseguir. Será que alguém me podia dar uma ajudinha?

 

Como sei que a rocha se mantém viva?

 

 

Cumpt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá estão as fotos que não consegui publicar anteriormente :)

 

aqua1h.jpgaquaciclagem.jpg

 

Como consigo saber se a rocha se mantém viva?

É natural aquela sujidade/ algas? são prejudiciais?

Editado por Ric@rdo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a Rocha estava viva continua.

As algas aparecem naturalmente no inicio da ciclagem do aquário...

Convém saberes os resultados dos testes. Silicatos e fosfatos tem influencia nas algas.

 

 

Nas fotos não consigo ver bem as algas...

 

Que agua usas na reposição???

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ricardo, o vermelho que te aparece nessa fotografia é cianobacteria. Nada benefico. Se tiveres equipa de limpeza como uns turbos ou eremitas ajuda sempre.. Faz uma pequena aspiração com uma mangueirinha e retira tudo o que puderes pois é uma praga que tu não vais querer ter.

A amonia deveria estar a zero e nao está. quais sao os valores dos nitratos?

Tens de subir a salinidade um bocado, lá para os 1.024/1.025.

"Labor vince"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se isso é realmente ciano é porque a circulação é quase nula... na foto parece algo completamente incrustado.

 

Agora que estive a ver as fotos anteriores não se visualiza qualquer circulação extra no aqua realmente... a circulação desses aquas normalmente não é suiciente. A falta de escumador também não ajuda mas também é algo dificil de dar a volta num aqua tão pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A amonia deveria estar a zero e nao está. quais sao os valores dos nitratos?

Tens de subir a salinidade um bocado, lá para os 1.024/1.025.

 

Até ao momento aqueles são todos os testes que possuo. O teste dos nitratos é essencial?

Pensei em manter a salinidade nos 1.020/ 1.022 para correr menos riscos com a evaporação da água, apesar de estar sempre atento a esse factor.

 

Cianobacteri!? Pelo que estive a ler é ua praga ruim. Está a cobrir a rocha, como se fosse uma camda. Raspei um pouco e sai com alguma facilidade...

É normal aparacer!? como consigo controlar!? Retiro aquilo tudo?

 

Vou postar novas fotos onde talvez se consiga visualizar melhor.

 

ciano.jpg

 

ciano2.jpg

 

Como equipa de limpeza para já tenho 1 camarão e 3 caracois que me ofereceram e ainda não os consegui identificar :) Mas estava a pensar adquirir mais um ou 2 eremitas...

 

 

Se isso é realmente ciano é porque a circulação é quase nula... na foto parece algo completamente incrustado.

 

Agora que estive a ver as fotos anteriores não se visualiza qualquer circulação extra no aqua realmente... a circulação desses aquas normalmente não é suiciente. A falta de escumador também não ajuda mas também é algo dificil de dar a volta num aqua tão pequeno.

 

Não vos consigo dizer as caracteristcas da bomba, porque veio em conjunto com o aqua e não especifica a sua capacidade, mas aparentemente tem um potência dequada ao aqua, tem 1 bom debito e gera uma boa corrente do aqua.

 

Também possui escumador, que tem funcionado em até ao momento. Esteve sempre tudo a funcionar sem parar, desde que o aqua foi montado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até ao momento aqueles são todos os testes que possuo. O teste dos nitratos é essencial?

Pensei em manter a salinidade nos 1.020/ 1.022 para correr menos riscos com a evaporação da água, apesar de estar sempre atento a esse factor.

Não entendi essa da evaporação :blink: O valor deve ser mantido sempre o mesmo, quer seja a 1020 ou 1026 e a água evapora não por ter mais ou menos sal sal mas por outros factores. Deves subir esse valor conforme já indicaram.

 

Não vos consigo dizer as caracteristcas da bomba, porque veio em conjunto com o aqua e não especifica a sua capacidade, mas aparentemente tem um potência dequada ao aqua, tem 1 bom debito e gera uma boa corrente do aqua.

 

Também possui escumador, que tem funcionado em até ao momento. Esteve sempre tudo a funcionar sem parar, desde que o aqua foi montado.

 

O aquário em questão deve ser deste tipo...

http://translate.goo...ved=0CC8Q7gEwAQ

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o aquario é exactamente esse.

 

Não entendi essa da evaporação :blink: O valor deve ser mantido sempre o mesmo, quer seja a 1020 ou 1026 e a água evapora não por ter mais ou menos sal sal mas por outros factores. Deves subir esse valor conforme já indicaram.

 

Quanto à salinidade, o valor de facto deve de ser mantido, mas esse valor pode aumentar devido à evaporação. E isso nota-se mais facilmente em aquarios mais pequenos. E já subi para os 1.024 conforme aconselharam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente...

 

Cá estou eu com mais novidades da evolução do meu micronano REEF :)

 

Como sugerido, já retifiquei a salinidade para 1.024, limpei a rocha e retirei a cianobacteria que se estava a propagar muito rápidamente.

Para além disso fiz novos testes e a amónia e os nitritos já se encontram a "0" (Isto após a TPA). Justifica-se comprar para já o teste dos Nitratos?

 

A cada TPA estou a adicionar um estabilizador que ajuda a maturar o aqua, contudo existem uns suplementos de coralina que aceleram todo o processo. A minha preocupação major acaba por se centrar na rocha. Comprei-a numa loja como sendo rocha viva, mas não tenho notado alteração de colaração e o tom caracteristico da coralina que é sinal saude do aqua. Em vez disse apareceram filamentos de alga verde e cianobacteria.

Como tenho garantia que a minha rocha está de facto viva? Será necessário adicionar coralina?

 

Dada a estabilidade atual do aqua, introduzi os primeiros pexes e corais.

 

Fauna:

1 Palaemon serratus

2 Amphiprion ocellaris

(...)

 

Corais:

Ainda não os consegui identificar, mas atualizo assim que possivel

 

 

Estou a aguardar 2 eremitas e posteriormente 1 Xenia PomPom, e 1 Entacmaea Quadricolor (faz simbiose com os peixes-palhaço)

 

Aceitam-se propostas e ofertas :naughty:

 

 

IMG_9301%202.jpg?psid=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho um aumento muito rápido da população do Aquario. Ainda mais com a introdução de uma anémona...

 

Olá, boa tarde.

 

De facto não se trata de uma anemona, pelo menos não o comprei como tal :) Julgo que dá essa ilusão devido a não estar totalmete aberto.

Muito sinceramente esqueci-me de registar o nome do coral e agora não sei qual é, e os outros 3 que estão em cima da rocha foram oferta, mas tb não sei quais são. Quanto aos peixes introduzir os 2 palhaços simultaneamente, porque assim me tinham aconselhado.

 

 

Fica aqui outra foto do coral para se tentar perceber 1 pouco melhor de qual se trata.

 

IMG_9272.jpg?psid=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não leves a mal o que vou dizer. Na minha opinão é um crime meter 2 palhaços em menos de 15l de agua.

Num aquario desses tinhas outras opções de peixes mais pequenos, que ficariam bem mais interessantes e mais propocionais.

Tambem tens camarões.

 

Cumps

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais