136L - A small measure of Reef


André Silvestre

Recommended Posts

Nao e nada efeitos estranhos. Como na velha máxima que o que esta morto e brutal tu e que andas a dormir

 

 

Desculpa André, mas a mim também me parece morto...

 

Abraço

 

 

+1 ...

A mim parece-me morto e Saturado :D:D

 

 

Abraço

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

 

Está certo, mea culpa por não ter percebido os termos técnicos e obrigado. :cool2:

 

Muitos parabéns pelo aquário! Excelentes cores e vivos!

 

Que tipo de manutenção fazes? (Calma não precisa de ser tudo detalhado que é chato!!) É só para ter uma ideia que tipo de aditivos e regularidade com trocas de água etc.

 

Porque finalmente aumentei os meus picos para uma coisa semi-maior.. E estou também a tentar manter alguns sps´s apesar de não ter muita experiência com os mesmos.

 

Abraço, Miguel Pinto

 

Obrigado Miguel.

Aditivos, neste momento, apenas Balling ( Ca, kh, Mg).

O vodka está em stand by por sentir os nutrientes um pouco mais controlados...

Assim, a manutenção resume-se a:

 

- Limpeza do equipamento 1 vez por mês

- TPA semanal de 20L com água do mar e aspiração da Sump

- Limpeza dos vidros de 4 em 4 dias

- Adição de Ca, kh e Mg diáriamente

- Alimentação dos peixes diáriamente

- Mudança das lâmpadas de 10 em 10 meses

 

Os SPS acima de tudo requerem estabilidade quando todos os outros factores estão reunidos: iluminação, circulação, escumação.

 

Fotos fantásticas! Parabéns pelo aquário.

 

Obrigado Ricardo.

 

Camaleão quando entrou:

 

IMG_7703_zps945b3fff.jpg

 

Durante o processo de camuflagem:

 

IMG_9883_zps7ea10ed5.jpg

 

Já camuflado, nos dias de hoje:

 

IMG_0143_zpsbbeb90e4.jpg

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Obrigado Miguel.

Aditivos, neste momento, apenas Balling ( Ca, kh, Mg).

O vodka está em stand by por sentir os nutrientes um pouco mais controlados...

Assim, a manutenção resume-se a:

 

- Limpeza do equipamento 1 vez por mês

- TPA semanal de 20L com água do mar e aspiração da Sump

- Limpeza dos vidros de 4 em 4 dias

- Adição de Ca, kh e Mg diáriamente

- Alimentação dos peixes diáriamente

- Mudança das lâmpadas de 10 em 10 meses

 

Os SPS acima de tudo requerem estabilidade quando todos os outros factores estão reunidos: iluminação, circulação, escumação.

 

Obrigado pela informação.

 

Manutenção simples e com excelentes resultados á vista!

 

Realmente o balling tem cada vez mais expressão mas para mim o investimento da bomba automática é impossível, achas que seria viável utilizar os mesmo pós, ou seja fazer as mesmas soluções mas fazer o doseamento manual?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André Silvestre

 

Espero que Miguel Pinto não me leve a mal de aproveitar a pergunta dele sobre o doseamento manual? Será possível?

 

Cump

Editado por rwcl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado pela informação.

 

Manutenção simples e com excelentes resultados á vista!

 

Realmente o balling tem cada vez mais expressão mas para mim o investimento da bomba automática é impossível, achas que seria viável utilizar os mesmo pós, ou seja fazer as mesmas soluções mas fazer o doseamento manual?

 

Abraço.

 

 

Boas André Silvestre

 

Espero que Miguel Pinto não me leve a mal de aproveitar a pergunta dele sobre o doseamento manual? Será possível?

 

Cump

 

Miguel e rwcl, sim, é perfeitamente possível.

Eu faço o método manual, diáriamente, antes de sair de casa, de manhã. Até investir em doseadoras é este o caminho mais eficiente, para mim, claro.

 

André,

 

já vi que fazes TPA semanal de 20L com água do mar. Fazes algum tratamento dessa água? Usas água aqui da zona?

 

Vou buscar água ao Cabo Raso, no Guincho, sim.

Faço o seguinte:

 

- ajusto a salinidade

- aumento o Mg para 1300

- deixo marinar 24h

- no dia da TPA, ajusto a temperatura e vai para dentro do aquário

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

Miguel e rwcl, sim, é perfeitamente possível.

Eu faço o método manual, diáriamente, antes de sair de casa, de manhã. Até investir em doseadoras é este o caminho mais eficiente, para mim, claro.

 

 

Será possível explicar essa tua rotina de dosear manualmente, como fazes isso? Basta só dosear de manhã?

 

 

Vou buscar água ao Cabo Raso, no Guincho, sim.

 

 

André também vou buscar agua ao cabo raso, tens feito os teste a agua? Os meus teste eram da sera e dava amonia e fosfatos altos, agora comprei da jbl mas como ainda não fui buscar agua não sei os valores.

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey hey Mestre ;)

 

Tenho uma "veneno" a perguntar: Como é que num aquário tão bruto em azuis, como é que não consegues ver aí um loricula?

 

Just my 2 cents :P

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

 

Será possível explicar essa tua rotina de dosear manualmente, como fazes isso? Basta só dosear de manhã?

 

 

André também vou buscar agua ao cabo raso, tens feito os teste a agua? Os meus teste eram da sera e dava amonia e fosfatos altos, agora comprei da jbl mas como ainda não fui buscar agua não sei os valores.

 

Cump

 

Sim, claro.

Até há pouco tempo, tal como disse, o doseamento do Balling era feito de manhã, antes de sair de casa.

Tenho um copo de testes que uso para medir a quantidade de cada solução e adiciono na Sump. Isto é válido para dosagens pequenas ou dosagem de soluções pouco concentradas, ou ambas.

Há coisa de 1 semana, doseio metade de manhã, antes de sair de casa (por volta das 6.30h), e a outra metade quando chego a casa ( por volta das 16h).

 

Passo a explicar porquê:

 

A grande desvantagem de se adicionar manualmente é quando começamos a aumentar a concentração das soluções ou a quantidade das soluções, ou ambas, devido aos consumos por parte dos corais. Acabamos por provocar instabilidade nos parâmetros de uma forma muito rápida e os corais começam a ressentir-se, principalmente quando há oscilações de kH - é aí que começam a aparecer perdas de tecido nos SPS, quer na base, quer nas pontas dos corais. Quando chegamos a essa fase, o melhor é fraccionar as doses em duas ou três/dia, de modo a tornar uma adição, que numa dosagem pode gerar instabilidade muito rápido, em duas ou três dosagens que permitem estabilizar os parâmetros de uma forma gradual, sem stressar os corais.

 

Em relação à água do cabo Raso, confesso que não faço testes. Há tempos, fui lá com o Hugo Coelho e por acaso fizemos testes no local. Não detectámos Amónia, Nitratos ou Fosfatos. Os testes usados foram da JBL. A água foi colectada na lagoa, do lago esquerdo do viveiro, onde está permanentemente a ser renovada com água, mesmo em maré vazia.

 

Olá André,

 

Parabéns pelo aqua e pela espantosa evolução.

 

Qual é o valor do teu KH?

 

Abraço

 

Filipe, obrigado.

Tento manter o kH nos 7. Entretanto, fiz um upgrade à iluminação e adicionei mais peixes por isso sou capaz de puxar um pouco mais pelo kH mas não muito mais ( 8 para mim é o máximo dos máximos, idealmente).

 

Hey hey Mestre ;)

 

Tenho uma "veneno" a perguntar: Como é que num aquário tão bruto em azuis, como é que não consegues ver aí um loricula?

 

Just my 2 cents :P

 

Ahoy there matey,

És um venenoso! Já os andei a namorar no Luis, pequeninos mas, para além de ser um peixe que ainda ficaria com um tamanho considerável neste aquário quando crescesse ( e já tenho dois cirurgiões), comecei também a pensar nos meus LPS de estimação e cheguei à conclusão que o melhor é ficar quieto no meu canto e não abusar da sorte. :juggle:

Para compensar e fechar a entrada de peixes, entrou mais uma wrasse e é daquelas assim :smilecolros:

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Então era esse menino que tinha fechado a loja das entradas...

 

Muito bonito mesmo, gostei imenso.

 

Quero também agradecer-te, a ti e ao João, pela grande ajuda que me deram na remodelação do posicionamento da coralada cá por casa.

 

Grande abraço

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elá...

Esse aquário é só Guppies lindos :naughty:

Excelente aquisição.

 

Abraço.

AJS

 

Obrigado André.

lol, guppies. Se ao menos criassem como tal... :)

 

Boas André,

 

Então era esse menino que tinha fechado a loja das entradas...

 

Muito bonito mesmo, gostei imenso.

 

Quero também agradecer-te, a ti e ao João, pela grande ajuda que me deram na remodelação do posicionamento da coralada cá por casa.

 

Grande abraço

 

 

RF

 

Confere, é este.

Em termos de peixes, o aquário está completo.

Se ao menos pudesse dizer o mesmo em relação aos corais... :rolleyes:

Sobre a visita, na boa.

Tenta deixar o aquário estabilizar agora durante algum tempo até colocares mais alguma coisa, para ver como os corais reagem à mudança. Vê se te entreténs com as TPAs e a tirar umas fotos para não pensares muito no que vais colocar a seguir.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bolas... que Brutal André! Até pensei que estivesses sem aquário neste momento... dai nunca ter reparado neste tópico.

Muito bom mesmo, os meus parabéns. Está muito bonito!

 

A ver se combinamos que gostava de o ver ao vivo. As fotos ajudam mas... ao vivo é que deve ser lindo.

 

Abraço

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai dar ao dedo malandro!!! :roflroll2:

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Andre,

Pelas fotos da pra ver que tens o areao branquinho qual e o teu segredo?

No meu não tenho qualquer problema com algas apenas tenho o areao verde e os vidros também ficam verde muito de pressa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá,

 

Ausente por uns tempos mas de volta!

 

Para isso ficar completo era mesmo com um Cirrhilabrus rhomboidalis.. Quem sabe???!!!!! Talvez

 

Acho que vou deixar as wrasses sossegadas durante uns tempos...

 

e uma actualização =)

 

Vem tarde mas com boa vontade. :)

 

Bolas... que Brutal André! Até pensei que estivesses sem aquário neste momento... dai nunca ter reparado neste tópico.

Muito bom mesmo, os meus parabéns. Está muito bonito!

 

A ver se combinamos que gostava de o ver ao vivo. As fotos ajudam mas... ao vivo é que deve ser lindo.

 

Abraço

 

Marco, obrigado. Temos que combinar, sim. Não está nada de especial mas, ainda dá alegrias. Combina com o João ou com o Hugo e passam cá.

 

vai dar ao dedo malandro!!! :roflroll2:

 

Done! ;)

 

Boas Andre,
Pelas fotos da pra ver que tens o areao branquinho qual e o teu segredo?
No meu não tenho qualquer problema com algas apenas tenho o areao verde e os vidros também ficam verde muito de pressa!

 

Cedric, há zonas em que a areia não está assim tão branca. É mais reflexão da luz do que propriamente limpeza mas sim, na altura da última geral, a areia estava mais ou menos branca. No teu caso, se for mesmo areão, este pigmenta sempre mais do que a areia. Quanto maior a granulometria, maior a tendência para deixar de ser branco. É mais propício ao desenvolvimento de pigmentação verde e, posteriormente, coralina.

 

Deixo umas fotos:

 

IMG_0692_zps4b2159f4.jpg

 

IMG_0647_zps794d31b7.jpg

 

IMG_0620_zpsdf18c98d.jpg

 

IMG_0580_zps31af4c61.jpg

 

IMG_0607_zps09c67c28.jpg

 

IMG_0582_zpsdae6a901.jpg

 

IMG_0603_zpscbf52034.jpg

 

IMG_0657_zpsbf83b689.jpg

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá ó André......

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

'Carago que mal vêm umas peças brutais pensam logo em parti-las! hahahaha

 

Com a qualidade "do costume", Mestre. Muito bem ;)

 

E a geral? E uma de perfil só para mostrar "o nojo" dos Canions? hehehe

 

Abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.