136L - A small measure of Reef


André Silvestre

Recommended Posts

Olá,

 

God que Ricordeas LINDAS!!!!!!!!!

 

Pedro, obrigado. ;)

 

 

Gostei muito da conjugação de corais que ai tens ;).

 

O peixe e que vai ficar grande para esse aquário certo ? qual a espécie?

 

Obrigado. Sim, é possível que o peixe venha a ficar grande. Quando chegar a esse ponto, irá concerteza para um aquário maior. É um Acanthurus triostegus. Para o tamanho que ele tem neste momento, o aquário funciona de berçário. ;)

 

 

Boas,

 

O aquário parece-me excelente! Parabéns! :)

 

Por curiosidade o móvel é DiY?

 

Obrigado. O móvel foi feito na " Aquartist".

 

 

 

Boas

Parabéns , aí esta um aquário maravilhoso , muito sóbrio e sem adereços pendurados ;)

Podias me explicar como funciona o x-aqua? Não consigo ver nada no site deles e estou curioso acerca desse sistema overflow

Cumps

 

Obrigado. O x-aqua parece ter um mecanismo básico que promove a propulsão da água ao passar pelo receptáculo de retorno, criando um efeito ondulatório na coluna de água.

 

Tens aqui um vídeo do funcionamento deste sistema: X-inout in action

 

Vou tentar fazer um video na próxima actualização para tentar mostrar mais ao pormenor o efeito na coluna de água.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isto do x-aqua agrada-me muito mais do que os habituais wavemakers obrigado pelo vídeo André.

O ondular visível neste vídeo mostra os corais a mexer de uma forma muito imprevisível e a meu ver agradavel.

 

Pedro, de facto é uma boa maneira de criar aleatoriedade na circulação da água. Não é, por si só, suficiente para corais mais exigentes como os SPS mas para moles e LPS ( que por norma são mais carnudos), resulta muito bem.

 

obrigado pela reposta André.

entao pelo que eu percebi , o x aqua alem desse movimento na agua serve tb de overflow e bomba retorno???

cumps

O X-aqua é uma mistura de overflow com coluna externa: tem aspecto de overflow mas comporta-se como uma coluna porque não desferra, é necessário furar o vidro e mantém o nível da água no aquário sempre constante. Para funcionar precisas de acoplar a bomba de retorno à tubagem de retorno ( o kit é constituído por uma " box" que faz de esgoto e outra que faz de retorno; vêm unidas de origem para o caso de se querer montar tudo no mesmo lado do aquário mas é possível separá-las e ter o esgoto numa extremidade e o retorno na outra). Não sei se me fiz entender mas se procurares por " xaqua in out" no google aparecem várias fotografias representativas.

 

Deixo as últimas desta sessão ( prometo que não chateio mais durante algum tempo):

 

IMG_6946_zps5b7c80bf.jpg

 

IMG_7063_zps5762c2a7.jpg

 

IMG_6868_zpsc72388de.jpg

 

IMG_7075_zps9de6f5af.jpg

 

IMG_7036_zps40a7c934.jpg

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigo aqui vai o que eu penso que seja o funcionamento do x-aqua

 

 

A cavitação é um fenômeno originado em quedas repentinas de pressão, geralmente observado em sistemas hidráulicos. A combinação entre a pressão, temperatura e velocidade resulta na liberação de ondas de choque e micro-jatos altamente energéticos, causando a aparição de altas tensões mecânicas e elevação da temperatura, provocando danos na superfície atingida.

 

É fato sabido e previsível - com a ajuda do Teorema de Bernoulli - que um fluido escoando, ao ser acelerado, tem uma redução da pressão, para que a sua energia mecânica se mantenha constante.

 

Devido à aceleração do fluido em uma bomba hidráulica, em um bocal ou em uma válvula, a pressão pode cair a um valor menor que a pressão mínima em que ocorre a vaporização do fluido (Pv) na temperatura T0. Então ocorrerá uma vaporização local do fluido, formando bolhas de vapor. A este fenômeno costuma-se dar o nome de cavitação (formação de cavidades dentro da massa líquida).

...

Estas bolhas de vapor que se formaram no escoamento devido à baixa pressão, serão carregadas e podem chegar a uma região em que a pressão cresça novamente a um valor superior à Pv. Então ocorrerá a "implosão" dessas bolhas. Se a região de colapso das bolhas for próxima a uma superfície sólida, as ondas de choque geradas pelas implosões sucessivas das bolhas podem provocar trincas microscópicas no material, que com o tempo irão crescer e provocar o descolamento de material da superfície, originando uma cavidade de erosão localizada. Este é um fenômeno físico molecular e que se dissemina e tende a aumentar com o tempo causando a ruína dos rotores.

ruimelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, penso não ser isso da cavitação. Pelo que me lembro das aulas de hidráulica e se não estou em erro a cavitaçao é quando se ocorre desgaste/erosão de um material devido ao facto das bolhas que fala rebentarem junto dos materiais. Essas bolhas rebentam quando a pressão aumenta.

 

Pelo que li ninguém sabe ao certo como funciona(aqui fazia falta um especialista em hidráulica, nao sei se o Rui Melo o é) Muita gente já tentou ver se dentro do tubo tem algum sistema mas pelos vistos não parece ter. A uma primeira vista pensei mesmo que teria algum sistema, tipo daqueles sistemas de rega que tem uma mola e que vai cortando a água e que vai girando. Mas não tendo nenhum sistema penso que isso funciona por diferenças de pressões causadas pelas sucessivas diferenças de secções.

Pelo que li também está a dar muitos problemas, isto é ao final de alguns meses começa a deixar de fazer as "ondas" a meu ver é justificado pelo desgaste que uma bomba leva com este sistema. No momento em que sai menos agua acredito que a bomba seja sujeita a um esforço tremendo, será o mesmo que ligar a bomba e tapar com o dedo a saída.

 

Corrijam-me se tiver errado.

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Tal como previa acabei de encontrar a explicação do xaqua inout. Tal como tinha dito anteriormente o pulsar devia ser causado pelas sucessivas mudanças de secção e é mesmo isso. Deixo um link com umas imagens que penso que muitos vão gostar. Eu próprio já vou tratar de tentar fazer um diy para experiência.

 

http://www.ultimatereef.net/forums/showthread.php?t=590063&page=11

 

Mas como já disse também este sistema é bom pra dar cabo das bombas de retorno.

Ah já agora penso ter-me explicado mal quanto a cavitaçao. A cavitação é quando há formação e subsequente colapso, no seio de um líquido em movimento, de bolhas ou cavidades preenchidas. A cavitação não provoca o pulsar, as secessivas diferenças de seccoes é que pode provocar o pulsar e a cavitação, que como já disse é a formação e subsequente colapso de bolhas que quando rebentam podem chegar as centenas de m/s e se ocorrer junto do material pode levar ao desgaste do material. E mais, a cavitaçao pode ocorrer em curvas, diafragmas, em Irregularidades das superfícies de fronteira como saliências e rebaixos e tubos de venturi. Ora, os escumadores que funcionam a base de venturi nao apresentam pulsar da agua, o que ocorre foi o que já expliquei, há uma diferença de pressões que origina a formação de bolhas.

Mas mais uma vez digo, se tiver errado corrijam-me, isto é do que me lembro de ter visto nos meus apontamentos mas posso ter percebido mal.

De qualquer das maneiras deixo também um link sobre cavitacao.

Peço desculpa pelo texto grande

 

http://www.engenhariacivil.com/fenomeno-cavitacao

 

 

 

 

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Rui e Ricardo, obrigado pela vossa contribuição.

 

Ricardo, esse tópico é realmente bastante ilustrativo sobre o funcionamento do x-aqua. No entanto, ao que parece, o diminuir do caudal parece dever-se à estrangulação que o engenho é sujeito por vários motivos; acumulação de detritos, precipitados, sal?!?... De qualquer maneira, não discuto o desgaste que deve fazer sobre as bombas. Faz sentido que assim seja mas tal não será diferente dos filtros externos usados nos aquários de água doce e muitos de nós sabemos o quanto esses filtros podem durar com boa manutenção e trato do material.

 

Deixo mais umas fotos:

 

IMG_7095_zpsfa59dc38.jpg

 

IMG_7102_zpsa8337d15.jpg

 

IMG_7056_zps7fd02bcb.jpg

 

IMG_7060_zps6022dd01.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Antes de mais boas fotos. Parabéns.

 

Pelo que li posso dizer que houve quem limpa-se e ficasse a funcionar normalmente e outros em que ficou na mesma.

Em relação ao desgaste nas bombas digo isso porque o fenómeno que descrevi anteriormente, ou melhor o facto de haver variações de pressões, pode causar o chamado golpe de aríete. O golpe de aríete pode levar a pressões extremamente elevadas, que pode danificar o aparelho(caixa preta), tubagem e a própria bomba. Repare que neste sistema a variação de pressões é constante, num filtro o que pode acontecer é a bomba fazer mais esforço quando há mais lixo mas por isso penso que se deva limpar o filtro.

O facto de alguns deixarem de funcionar se deva mesmo ao facto de haver desgaste no aparelho ou mesmo na bomba que acabe por perder força. Mas alguns não tiro a hipótese de ser mesmo sujidade no interior.

Atenção eu digo isto mas também sem muita certeza, falo porque estes "fenómenos" que eu falei na minha área de trabalho são coisas que requerem estudos e cuidados mas quando digo isto falo em coisas de grande escala e de grandes potências.

 

Esquecendo um pouco este assunto, tem um aquário muito bom. Só por curiosidade a que altura tem a sua calha da agua?

 

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá,

 

Ricardo, obrigado. A iluminação está a cerca de 10cm da água.

 

Fotos de Janeiro:

 

SPS

 

IMG_7518_zps09e9f5ed.jpg

 

IMG_7481_zps4df6ce6d.jpg

 

IMG_7480_zps9833e55e.jpg

 

IMG_7320_zps4eae77c6.jpg

 

IMG_7451_zpse38be8ca.jpg

 

IMG_7484_zps517f1b6e.jpg

 

IMG_7187_zpse8c19a27.jpg

 

IMG_7452_zps5005df2f.jpg

 

 

LPS

 

IMG_7310_zps5bd10dbd.jpg

 

IMG_7509_zps38bd4e9c.jpg

 

IMG_7301_zpsa37b1eb8.jpg

 

IMG_7508_zpscfde7fef.jpg

 

 

Zoanthus

 

IMG_7444_zpsde7e03b3.jpg

 

IMG_7458_zpsea9a838f.jpg

 

 

Peixes

 

IMG_7380_zpsf8ea2513.jpg

 

IMG_7511_zps61bc720b.jpg

 

 

Bom Ano,

André

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

 

Da maneira como as coisas estão, se o pessoal não tratar dos dentes vou para a agricultura!

 

Dá vontade de arranjar um cantinho extra para plantar mais árvores de fruto!

 

Essa ultrasupermegajumbo está o nível das Snow White Snow! Ver se falo com o JR que o gajo é que é expert na matéria. É isso e raves de sexy shrimps no lavatório da casa de banho às tantas da noite!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só tertúlias completas, um dia destes vou escrever um livro... lol na agriculta citadina a crise esta tão boa que deixa-te la estar com dentes, basta so um deles pagar que ganhas mais..

 

Mas como a crise não nos pode matar a vista hoje vi mais 5 daqueles que :drool3::drool3::drool3::drool3::drool3::drool3::drool3: vale a pena as ires ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas André,

 

Muitos parabéns por este Nano, como sempre o tratamento e qualidade nos teus aquários está sempre ao de cima ;)

 

Como está o outro projecto? Tenho andado no ReefCentral a ver se actualizas, mas nickles... comé? Novidades?

 

1 Abraço,

 

Armando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Bom saber que as coisas vão correndo bem.

 

Finalmente decidi-me a dar o passo e abrir os cordões da bolsa. Até agora tem sido muito gratificante e sinto-me uma esponja a tentar absorver todo o tipo de info útil para que tudo me possa correr bem.

 

Ligo-te um destes dias para me dares umas dicas.

 

Grande abraço e que continue tudo ao mais alto nível.

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.