Reprodução de Anentome Helenas


Jorge N. Ferreira

Recommended Posts

Se tiverem fome de proteina possivelmente devem comer..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terei que colocar os ovos numa maternidade?

 

Viva!

 

Temos tido reprodução de helenas (com sucesso) em 2 comunitários bem populados de vertebrados e invertebrados.

No entanto, não sei dizer se comem os ovos, uma vez que nunca assisti a esse fenómeno...

A adição de uns caracóis como prato principal poderá incentivar a taxa de reprodução (o nosso boom de helenas foi precisamente na altura em que havia caracóis em abundância no aquário).

 

De qualquer forma, estas notas baseiam-se apenas na experiência prática cá de casa...

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer forma, estas notas baseiam-se apenas na experiência prática cá de casa...

 

Boa sorte!

 

E com experiências é que se aprende :)

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas noites....

Adquiri recentemente 5 helenas que estão num comunitário....

Existem bastantes caracois e dou sempre muita comida.

Pergunto se necessito de mais algum fator para ter reprodução das mesmas?

Reproduzem como as ampulárias douradas, na tampa no exterior da água?

 

Obrigado desde já

Cumps

Jorge Catarino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Possivelmente o que vou acerscentar não irá trazer nada de novo a esta conversa, mas por experiência propria, as Helenas que se passeiam la pelo aquario simplesmente reproduzem-se magicamente!

Nunca vi ovos, ou casulos ou algo como nas ampularias, e ha já muito tempo que não tenho caracois para se alimentarem.

No entanto estou constantemente a ver Helenas pequeninas e de vários tamanhos a passearem-se.

 

Por vezes, penso ter poucas Helenas ou quase não visualizar nenhum dentro do aquario, e 2 dias depois andam bastantes pelos vidros e plantas.

 

como geralmente digo..."são Ninja" :)

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tarde...

tenho de me colocar atento então, as que adquiri ainda são juvenis, ainda deve demorar um ou dois meses a reproduzir....

mas vou tentar acompanhar e se tiver alguma atualização irei partilhar....

Obrigado e boas festas

Cumps

Jorge Catarino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As helenas, põem ovos. Normalmente na linha do areão e não fora de água como as ampulárias. E quando nascem costumam enterrar-se só, aparecem algum tempo depois.

 

Os ovos são assim (não confundir com ovos estrelados... cada um têm apenas 1mm :tongue:):

img19791024px.jpg

 

Só precisas ter um macho, uma fêmea (as helenas não são hermafroditas) e comida q.b. para elas se reproduzirem.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...

As minhas helenas colocaram ovos em fevereiro e até agora só vi 1 helena bebé a andar pelas plantas e vidro é normal estarem assim tantas escondidas ou será que nao nasceram as restantes?

 

Obrigado desde já ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe distinguir os sexos? Com que tamanho atingem a maturidade?

 

infelizmente não apresentam dimorfismo sexual óbvio... por isso, a probabilidade de se ter ambos os sexos aumenta consoante o número de exemplares que se tenha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Têm os dois sexos penso eu... alguém arranja caracóis para alimentar as minhas? dos das plantas... mp... cumps

 

Eu tou a ficar com uma ligeira praga de planorbis. Muitos deles ainda são muito pequenos, mas se quiseres posso arranjar-te alguns.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas helenas colocaram ovos em fevereiro e até agora só vi 1 helena bebé a andar pelas plantas e vidro é normal estarem assim tantas escondidas ou será que nao nasceram as restantes?

 

Obrigado desde já ;)

 

acho que só tens mesmo uma.. por norma aparecem no máximo 1 mês depois de nascerem... pelo menos é o que me parece ca em casa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais