Ajuda para futuro setup !!!


Recommended Posts

Boas pessoal, por falta de espaço e o crescimento execivo dos corais, vejo-me obrigado a mudar de aquario

 

Irei montar um novo sistema de 120x40x50 + sump 100x40x50 (o sistema nao chega aos 400litros brutos)

 

Agora venho apresentar o setup que estou a pensar colocar caso achem necessario alterar alguma coisa agradecia que me ajudasse

 

Aquario: 120x40x50 = 240litros

Sump: 100x40x50 = 200litros (mas como nao é cheia ate ao topo nao fica com esta litragem)

Iluminação Aquario: 4x39 wts T5

Iluminação Sump: 3x24 wts T5

Escumador: Bubble Magus Nac 5

Bomba de reposição: 3200lts/h

Circulação: SunSun 12.000lts/h + SunSun 6000lts/h

Aquecimento: 300wts

Rocha viva: 40kg

Areia viva: 15kg

Filter bag 200micron

Reposição automatica com kalk

 

 

As maiores duvidas que tenho são em relação ao escumador, e a circulação total

 

Os peixes que tenho neste momento sao:

 

3- Ocellaris

1- Zebrasoma flavescens

1- Chromis viridis

1- Centropyge multispinis

1- Dascyllus aruanus

 

 

Agora com o novo sistema estou a pensar adicionar os seguintes peixes:

 

1 - Ecsenius bicolor

1- Valenciennea puellaris

1- Pictichromis paccagnellae

1- Vulpinus Siganus

e se possivel

1 - Paracanthurus hepatus

 

 

O que acham? Será muitos peixes? Como a maioria deles sao de pequeno porte penso que nao tenho problema em adicionar o hepatus mas nao tenho a certeza

 

Aguardo as vossas dicas e opiniões

 

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Na minha opinião mudava:

- iluminação da sump... acho excessiva!!!

- sunsun 12000: isto é para aquários maiores que 1,5m de comprimento.

- rocha viva: há gostos e gostos, mas eu tirava metade da rocha.

 

Em relação aos peixes, desculpa-me mas não faço observações...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro

 

Na tua opinião que circulação punha? apenas o retorno de 3200lts/h virado para um lado e a sunsun de 6000lts/h virado para o outro? tipo "contra corrente"?

 

A rocha viva, grande parte irá ficar na sump, pelo que sei, quanta mais rocha viva melhor, o layout no aquario será com pouca rocha para ficar com espaço para o peixes, nada de grandes "paredoes"

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escumador provavelmente ficará apertado... no inicio serve mas se começares a carregar o aqua vais ter problemas.

 

Quanto à iluminação na sump não percebo o objectivo de tanta iluminação... e o porquê de ter tão pouco no display. Eu colocaria 6*39w no aqua e PLL na sump se fosse necessário.

 

A circulação depende muito do layout... se o layout for apertado a circulação é insuficiente no sentido de ter pouca dispersão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout no aquário será "minimalista" pois quero ter um espaço amplo para os peixes andarem a vontade.

 

A iluminação na sump é para poder albergar alguns frags no sistema, tenho demasiados corais, e não quero mantê-los todos no aquário. E também quando comprar corais novos ficam na sump a "refortalecerem-se".

 

A iluminação no aquário é esta pois é a calha que possuo, penso que seja suficiente para os corais que tenho e irei adquirir.

 

Sérgio na tua opinião ficaria melhor servido com o BM Nac 7? a diferença de preços é de 50€

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, com 40kg de rocha a decoração não é assim tão minimalista e não aconselho a ter rocha viva na sump pois só servirá para acumular lixo. Terás de fazer várias aspirações para manteres a sump limpa.

 

Tens bons escumadores qualidade/preço. Tens os Bubble Magus, Blau entre outros. Já sabes que o que manda é o orçamento.

 

Em relação ás bombas colocava duas 5000Ltrs http://aqua-station.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=222&category_id=19&option=com_virtuemart&Itemid=56 uma de cada lado

 

A iluminação mudaria para 4x54W no minimo ou 6x 54W se a tua intenção for os corais duros tipo SPS.

.

"Labor vince"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a ideia era colocar alguma rocha na sump, achas que mesmo com o filterbag ganhará assim tanto lixo?

 

Em relação ao escuamdor, estou inclinado para os Bubble Magus, agora ainda nao sei se será o Nac 5 que custa 120€ ou o Nac 7 que custa 170€

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomendaria o Nac 7 pela diferença de preço.

Tenta fazer o layout de modo a que fique bonito ( a teu gosto ).

Acumula sempre alguma coisa na rocha, nao te esqueças que a propria rocha viva consome e produz residuos.

"Labor vince"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, parece que vou mesmo optar pelo BM Nac7, sempre ganho alguma margem de manobra, as coisas vão ser feitas com calma, o pior a meu ver será a transferência dos vivos de um aquário para o outro, pois tenho de desmontar o meu actual sistema para poder colocar o novo no lugar

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que o maior risco nas transferências prende-se com o areão.

 

Se é usado pode-se dar um pico de amónia ou libertação de gases nocivos,ou, se for um areão novo dá uma pico de pH. Que areão pensas utilizar?

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente aos BM não sou a pessoa indicada para ajudar pois não os conheço bem... sei que há alguns que são bons mas produzem barulho demais, etc.

 

Aquilo que posso dizer sobre isso é que comprei um com a nova bomba SP4000 e foi uma surpresa agradável, um simples zumbido insignificante na sala. Com a TV ligada nem se houve. Gostei mesmo :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que o maior risco nas transferências prende-se com o areão.

 

Se é usado pode-se dar um pico de amónia ou libertação de gases nocivos,ou, se for um areão novo dá uma pico de pH. Que areão pensas utilizar?

 

Na troca nao vou utilizar o areão vivo que esta no actual sistema, se que mexer naquilo é o mesmo que largar uma bomba no aquário, vou colocar apenas 20kg do areao mais fino (não é sugar size), apenas para ficar com uma camada fina de areia, pois ja vi que as DSB não são grande investimento

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo que posso dizer sobre isso é que comprei um com a nova bomba SP4000 e foi uma surpresa agradável, um simples zumbido insignificante na sala. Com a TV ligada nem se houve. Gostei mesmo :smile2:

 

E o desempenho? O que achas-te?

 

A nível de ruído ja fico satisfeito que seja silencioso, pois o meu Red Sea Prizm é um cagaçal do pior para uma coisa tão pequena

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sendo nenhum expert nos escumadores, em relação ao meu antigo é uma diferença abismal. Este tira muita caca, tipo lama e aquilo tem um cheiro terrível, tipo a esgoto mesmo fora de prazo :wacko2: . Estou muito contente com ele. Acho que nos preços acessíveis, a qualidade e performance dele é optima. Claro que se tivesse mais posses tinha ido para um BK ou Vertex...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais