Baixar KH e GH com EDTA: Sim ou não?


budgie

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estou a montar um novo projecto num aquário de 780l. O problema é que a água que coloquei é do furo. A água é praticamente rocha líquida. Tem valores de kh e gh que não lembram ao diabo.

Visto que a turfa não deve ser suficiente para baixar os valores para águas ideais para discus (agua mole), pensei em usar EDTA.

Como devem compreender, seria necessário comprar 156 garrafões de água para encher este aquário com água ácida e mole, despesa a qual prefiro evitar.

O que me dizem? É arriscado ou não usar este químico? Não quero ficar sem os meus pirralhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só tens esses parâmetros altos?

 

Convinha fazeres outros testes.

 

Ao baixares o kh e gh também vais alterar o ph.

 

Por um lado tens água a custo "zero", por outro lado pode não ser indicada para o aquário.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amônia, nitritos, nitratos, fosfatos, ...

 

Que testes fizeste à água do furo?

E potável para beber?

 

A água não apresenta nitritos, nitratos ou amónia. Fosfatos tem alguns. É potável para beber, para quem quer ter pedra nos rins.

Os testes que fiz foram:

Ph, gh, kh, NO2, NO3, NH3/NH4, PO4 e Cl.

Editado por budgie
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E de que valores de GH e KH estamos a falar?

 

Existem resinas conversoras de iões que são bastante eficazes em tornar a água mole, mas têm uma apesar disso uma resistência limitada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso tava bem era um grande áqua de ciclideos africanos...Malawi ou Vitória. :smile2:

 

Se quiseres ver exemplo das resinas podes ver aqui...mas tem os seus limites e custos!

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E de que valores de GH e KH estamos a falar?

 

Existem resinas conversoras de iões que são bastante eficazes em tornar a água mole, mas têm uma apesar disso uma resistência limitada.

 

Uma coisa exorbitante:

Gh: 220 (escala dos testes nutrafin)

Kh: 140 mg/ L ( Escala nutrafin)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E de que valores de GH e KH estamos a falar?

 

Existem resinas conversoras de iões que são bastante eficazes em tornar a água mole, mas têm uma apesar disso uma resistência limitada.

Onde posso comprar resinas e que quantidade uso para um aquário de 780l?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa água parece pedra.

 

O que eu fazia para ter isso mais controlado era o seguinte:

 

turfa em quantidade no substrato - apesar de se gastar ao fim de algum tempo sempre ajudava a amaciar a água;

fibra de côco no filtro - compra-se barata em qualquer horto;

as resinas no filtro - a quantidade a usar é a recomendada pela marca; têm um tempo de absorção limitado ao fim do qual se podem renovar mergulhando-se em água com sal

 

Em alternativa a tudo isto, ou mesmo como complemento: investir numa osmose inversa.

 

As resinas compram-se aqui: http://www.vidaanimal.com.pt/pt/home/peixes/equipamento/materias-filtrantes/prodac-mutacal.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encher um aqua de 780L com água de osmose também não se pode dizer que seja barato ...

 

Se ligar o filtro de osmose ao tubo de alimentação da sump não funciona? Assim ia fazendo a desmineralização.

Nunca usei osmose inversa.

Editado por budgie
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é que por cada litro de água de osmose produzido, são 3L (~) que vão para o lixo. 780x3 ....

 

Eu investia na osmose mas não deixava de usar tanto as resinas como a turfa. A água de osmose seria aqui um complemento em forma de tpa; é que nem vejo melhor maneira de resolver o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eram 260l para o esgoto... pois... Vai na volta ainda vou é arranjar uns bidons, ir a uma fonte e levar água para fazer tpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Desculpa a pergunta, mas esses valores,são da agua da tua torneira?

 

São de água do furo. Não é água da companhia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.