iluminação certa


Recommended Posts

Boas.

Tenho um aquário de 90x35x40 com uma lâmpada t8 power-glo de 25w.

Queria que o aquário ficasse com uma cor azulada tipo este: http://i31.photobucket.com/albums/c389/Incorrectmystic/IMG_0419.jpg.

Pelo que já pesquisei bastava adicionar uma marina glo também de 25w para o caso ficar resolvido mas penso que ia ficar muita luz no aquário..é que só com a power glo ligada 8h por dia já começam a aparecer umas algas nas pedras..

 

Alguém me pode ajudar?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário de água doce para que queres a cor azulada ?. O exemplo que deste é de um salgado. Será um moonlight ?

 

Para àgua doce a temperatura da cor mais usada é a 6500 K ( luz branca, boas para a fotossíntese das plantas) mas pode variar entre 2700 (amarelada) e os 10.000 K ( mais azulada). Nos salgados é que se vai aos 20.000 K. Ver mais sobre temperaturas da cor aqui.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se quiseres ficar pelas lampadas da hagen Adicionaria uma Aqua-Glo...penso que tem 18.000 k.. combinada com a tua Power-Glo.Vê agora aqui. No entanto essas lampadas são habitualmente caras (é suposto serem para aquários por isso muda-se o nome e arranja-se uma caixinha toda catita com peixinhos e tal). No mercado encontras lampadas com as mesmas cartacteríticas bem mais baratas , mesmo de marca como a Phillips e Osram, p.e.x. É fazer umas pesquisas.

 

Tens de ver que quantidade de luz precisas. Geralmente em aquários com plantas pouco exigentes podes passar com 0,3-0,5w/L Se fores para um plantado a sério terás que ter >0,7 w/L ( esta regra não é linear...não aumenta assim tanto nos grandes aquários). No teu aqua tens no máximo 141 L ( se descontares o substrato e decorações talvez < 120 L). Com duas lampadas de 25 w está ainda no limite.

 

Continuo a dizer que o efeito que mostras na foto me parece de uma moonlight...é algo para ligar durante a noite ...e não para iluminar a sério.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...posso optar pela marine glo 25w da hagen ou e ficar com cerca de 0.5w/l ou pela actinica t5 de 15w da coralife...assim sempre que quiser a noite posso desligar a power-glo e ficar so com a actinica ou so com a marine glo para dar aquele tom azulado....

qual das duas a melhor?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.