...:::The Green Plain:::...


fabio j

Recommended Posts

Apesar de não serem muito usados, gH e kH são uma mais valia, porque se as dureza forem baixas podes ter carências de Ca e Mg e pensares que o problema está em outra causa.

Apesar de não fazer muitos testes, não dispenso o de gH, kH, NO3 e PO4.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O problema é que um qualquer valor de dGH tanto pode ter metade-metade de Ca e Mg, como ser apenas Mg, ou só Ca. Ou seja, ficamos na mesma. Regra geral, em Portugal continental a água da rede tem bastante Ca. A norma será faltar Mg. No meu caso (Açores), a água é muito mole (condutividade = 180 microS.m-2). Também não sei o que tem. Só sei que tem muito pouco seja do que for... :naughty:

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo estar a escrever asneiras, nas durezas gerais tens de ter uma relação certa de ca + mg. ;) Já as carbonatadas há quem use bicarbonato (de sódio ou de potássio) mas podes ter problemas também com a subida do pH.

Durezas baixas, sejam kH ou gH não é bom para as plantas, e muitas das carências apresentadas podem induzir em erro na carência de nutrientes básicos como NPK e fe.

Há muito que deixei de inventar e usar pós ou compostos separados para andar a equilibrar aquários, isto porque nem sempre se dosea da forma correcta e já diz o velho ditado, mais vale prevenir que remediar...

Para subir as durezas gerais uso ELOS Rigenera e ELOS Carbonatos ou Kh+. Assim tenho uma relação completa e nada de invenções para mais tarde não me arrepender de ter feito asneiras... Os aquários para mim são para relaxar e não andar constantemente preocupado em estar a fazer testes a toda a hora... Quantos mais compostos simples se usar mais difícil fica de identificar algumas carências e estabilizar o aquário.

 

Para terem uma ideia, estive fisicamente indisponível para tratar dos meus aquários durante 2 meses, e não foi por isso que eles ficaram de rastos... neste momento apenas precisam de uma pequena manutenção, e fertilizava quando me lembrava... TPAS, NADA durante todo esse tempo ;)

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É aqui que entra o sistema "estimative index". Sei que não és muito adepto mas ideia, como sabes, é dar tudo (NPK, micros, Mg, Ca, etc) por excesso. Assim garantimos que nunca falta nada e deixa de fazer sentido a história dos rácios. Da mesma maneira, não há que andar sempre a medir uma vez que sabemos, de antemão, que temos tudo o que precisamos acima do valores de consumo das plantas. O inconveniente é a TPA semanal para não deixar acumular em demasia alguns compostos.

 

Como é óbvio, quando doseamos por defeito, vai haver limites de absorção de outros nutrientes (rácios). Isto tem a ver com o princípio de Liebig. Mas claro, isto são metodologias e não há uma mais certa do que outra. Cada um com a sua. O melhor é aprender bem um método e depois é só manter a rotina.

 

Eu pessoalmente dou-me bem com os sais. Mas para mim não são nenhum bicho de 7 cabeças. Para além disto, tenho à disposição balanças de precisão, e todo o material de laboratório. Também posso fazer testes precisos de alguns nutrientes, mas também nunca me dei ao trabalho. Medi apenas a condutividade. Mais por carolice do que outra coisa qualquer, pois eu já sabia que a água nos Açores era mole.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Filipe, vou comprar os testes (KH, GH, PO4 e NO3), quando os tiver eu coloco aqui os resultados.

Talvez tenha as durezas baixas, não sei, so quando fizer os testes é que terei a certeza.

Eu antes também fertilizava com o Estimative Index mas fartei-me (apesar de ter tido bons resultados e ainda ter os compostos todos em casa, caso seja preciso fazer de novo), por isso é que mudei para a Elos para ver se relaxava mais e também para testar estes fertilizantes que muito ouvi falar bem e que bem vi os seus resultados nas montagens do Filipe.

Até agora estou contente com os fertilizantes da elos pois são muito concentrados, o que eu acho que ainda não acertei foi nas dosagens, mas para isso a ajuda do Filipe tem sido fundamental.

Por isso assim que eu tiver os testes e souber os resultados eu digo.

 

Outra coisa, alguém sabe o porque de aparecer a hidropsia? É que ja estou a ficar maluco com esta doença! Ja é a 4ª Iriatherina que me aparece com hidropsia neste aquário! Vai na volta aparece uma com hidropsia, ja não sei o que fazer.

Tou a ver que uma a uma vão todas à vida! Alguém me pode ajudar com isto?

A alimentação que dou é: Flocos Tetra min menu, microvermes de aveia e artemia.

É que das 14 que tinha inicialmente, 4 ja me morreram com hidropsia! Uma por uma vão morrendo!

Gostaria que me ajudassem com este problema...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há aqui alguma confusão. EI é um método. Podes fazer EI com sais, ADA, Elos, Tropica, Seachem ou seja o que for... Da mesma forma podes usar sais para fazer outros métodos de fertilização e.g. PMDD+PO4, etc....

 

E atenção: água mole é boa para plantados e para a maioria dos peixes e invertebrados que normalmente usamos. Aliás, a dureza é mais importante para a fauna do que propriamente para a flora (com algumas excepções e.g. Tonina fluviatilis que requer mesmo água mole).

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo estar a escrever asneiras, nas durezas gerais tens de ter uma relação certa de ca + mg. ;) Já as carbonatadas há quem use bicarbonato (de sódio ou de potássio) mas podes ter problemas também com a subida do pH.

Durezas baixas, sejam kH ou gH não é bom para as plantas, e muitas das carências apresentadas podem induzir em erro na carência de nutrientes básicos como NPK e fe.

Há muito que deixei de inventar e usar pós ou compostos separados para andar a equilibrar aquários, isto porque nem sempre se dosea da forma correcta e já diz o velho ditado, mais vale prevenir que remediar...

Para subir as durezas gerais uso ELOS Rigenera e ELOS Carbonatos ou Kh+. Assim tenho uma relação completa e nada de invenções para mais tarde não me arrepender de ter feito asneiras... Os aquários para mim são para relaxar e não andar constantemente preocupado em estar a fazer testes a toda a hora... Quantos mais compostos simples se usar mais difícil fica de identificar algumas carências e estabilizar o aquário.

 

Para terem uma ideia, estive fisicamente indisponível para tratar dos meus aquários durante 2 meses, e não foi por isso que eles ficaram de rastos... neste momento apenas precisam de uma pequena manutenção, e fertilizava quando me lembrava... TPAS, NADA durante todo esse tempo ;)

 

Boas Filipe,

 

Bem hoje chegaram os testes de KH e GH e ja tenho os valores que o meu aquário tem neste momento. Tem de KH- 4º e de GH- 5º, o que achas destes valores?

 

Outra coisa, as algas rhizoclonium não me largam cada dia que passa parece que duplicam de tamanho... Mas ja tomei medidas, todos os dias faço uma aspiração das algas que saem facilmente, deito excell para cima das que ainda ficam, diminuí a iluminação de 3x24w para 2x24 + 1x14 diminuindo assim 10w de iluminação (penso que este era um dos meus problemas, iluminação a mais). O que acham destas medidas? Fiz bem em baixar a iluminação? Têm mais alguma medida que eu possa fazer para erradicar estas malditas?

 

É que até estou com uns bons crescimentos nas plantas mas com estas algas tiram a beleza toda sem contar que prejudicam as plantas...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Filipe, vou comprar os testes (KH, GH, PO4 e NO3), quando os tiver eu coloco aqui os resultados.

Talvez tenha as durezas baixas, não sei, so quando fizer os testes é que terei a certeza.

Eu antes também fertilizava com o Estimative Index mas fartei-me (apesar de ter tido bons resultados e ainda ter os compostos todos em casa, caso seja preciso fazer de novo), por isso é que mudei para a Elos para ver se relaxava mais e também para testar estes fertilizantes que muito ouvi falar bem e que bem vi os seus resultados nas montagens do Filipe.

Até agora estou contente com os fertilizantes da elos pois são muito concentrados, o que eu acho que ainda não acertei foi nas dosagens, mas para isso a ajuda do Filipe tem sido fundamental.

Por isso assim que eu tiver os testes e souber os resultados eu digo.

 

Outra coisa, alguém sabe o porque de aparecer a hidropsia? É que ja estou a ficar maluco com esta doença! Ja é a 4ª Iriatherina que me aparece com hidropsia neste aquário! Vai na volta aparece uma com hidropsia, ja não sei o que fazer.

Tou a ver que uma a uma vão todas à vida! Alguém me pode ajudar com isto?

A alimentação que dou é: Flocos Tetra min menu, microvermes de aveia e artemia.

É que das 14 que tinha inicialmente, 4 ja me morreram com hidropsia! Uma por uma vão morrendo!

Gostaria que me ajudassem com este problema...

 

Já experimentaste usar um tipo de comida diferente? O problema pode estar na qualidade dos peixes mas também na comida que lhes é fornecida...

Como todos sabem optei por usar uma marca e desde então em equipa que ganha não se mexe... ELOS SV apesar de ser uma embalagem pequena, é rica em vitaminas e proteínas.

Posso até ter sorte com os peixes que compro, mas sempre os alimentei com este tipo de comida e a taxa de fatalidade é mínima e apresentam sempre excelentes cores e durabilidade.

Não necessito de usar vitaminas extra porque o conservante usado na comida é 100% vitamina; logo como é uma comida à base de vitaminas e altamente proteica, basta usar a colher doseadora e alimentá-los 1x a 2x ao dia. Não tem polifosfatos como conservante logo não te polui a água, embora tenhas um aquário plantado e os nutrientes acabam por serem assimilados.

Por vezes uma mudança na alimentação para algo com mais qualidade é meio caminho para o sucesso. Pensa nisso ;)

 

Boas Filipe,

 

Bem hoje chegaram os testes de KH e GH e ja tenho os valores que o meu aquário tem neste momento. Tem de KH- 4º e de GH- 5º, o que achas destes valores?

 

Outra coisa, as algas rhizoclonium não me largam cada dia que passa parece que duplicam de tamanho... Mas ja tomei medidas, todos os dias faço uma aspiração das algas que saem facilmente, deito excell para cima das que ainda ficam, diminuí a iluminação de 3x24w para 2x24 + 1x14 diminuindo assim 10w de iluminação (penso que este era um dos meus problemas, iluminação a mais). O que acham destas medidas? Fiz bem em baixar a iluminação? Têm mais alguma medida que eu possa fazer para erradicar estas malditas?

 

É que até estou com uns bons crescimentos nas plantas mas com estas algas tiram a beleza toda sem contar que prejudicam as plantas...

kH de 4º não é mau, mas tenta mantê-lo entre os 5º~6º é mais confortável para quem injecta CO2 na água evitando oscilações de pH o que por vezes e sem nos apercebermos o pH pode baixar bastante quando o kH é inferior a 3º; e as plantas começam a fazer meltdown.

As durezas gerais são muito semelhantes às que tenho por aqui, 6º~7º o que é ideal para os plantados; não acredito que tenhas qualquer carência de Ca e Mg ;)

O problema pode estar mesmo no equilíbrio de CO2 vs Iluminação. Experimenta fazer um fotoperiodo com 2x24w (8h/dia) e 3x 24w apenas por 2~4h no meio do fotoperiodo, isto se a calha permitir.

Assim terás iluminação média e suficiente para fazeres crescer as plantas sem estarem num índice elevado de fotossíntese e ao criares um pico de intensidade de 2~4h com iluminação forte irá fortalecer o crescimento horizontal.

É sempre mais complicado manter um aquário com luz intensa do que um aquário com luz moderada, a fotossíntese é mais baixa e mais facil de controlar tanto a fertilização como as algas, e então mais tarde optar pela intensidade total ;)

 

Experimenta fazer o seguinte em relação ao Excel, faz uma TPA generosa (50%), duplica a dose recomendada de Excel (indicada após uma TPA) durante 3 dias seguidos e ao 4ª dia fazes uma TPA. As algas por essa altura já devem ter desaparecido. Depois podes usar Excel como manda a bula ou até pela metade; porque será apenas para estimular e controlar o aparecimento de algas.

Creio que ficas com o problema resolvido.

 

Ps. Durante esta fase não fertilizes, retomas a fertilização após o tratamento e da 2ª TPA ao 4ª dia ;)

 

Espero ter ajudado.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já experimentaste usar um tipo de comida diferente? O problema pode estar na qualidade dos peixes mas também na comida que lhes é fornecida...

Como todos sabem optei por usar uma marca e desde então em equipa que ganha não se mexe... ELOS SV apesar de ser uma embalagem pequena, é rica em vitaminas e proteínas.

Posso até ter sorte com os peixes que compro, mas sempre os alimentei com este tipo de comida e a taxa de fatalidade é mínima e apresentam sempre excelentes cores e durabilidade.

Não necessito de usar vitaminas extra porque o conservante usado na comida é 100% vitamina; logo como é uma comida à base de vitaminas e altamente proteica, basta usar a colher doseadora e alimentá-los 1x a 2x ao dia. Não tem polifosfatos como conservante logo não te polui a água, embora tenhas um aquário plantado e os nutrientes acabam por serem assimilados.

Por vezes uma mudança na alimentação para algo com mais qualidade é meio caminho para o sucesso. Pensa nisso ;)

 

 

kH de 4º não é mau, mas tenta mantê-lo entre os 5º~6º é mais confortável para quem injecta CO2 na água evitando oscilações de pH o que por vezes e sem nos apercebermos o pH pode baixar bastante quando o kH é inferior a 3º; e as plantas começam a fazer meltdown.

As durezas gerais são muito semelhantes às que tenho por aqui, 6º~7º o que é ideal para os plantados; não acredito que tenhas qualquer carência de Ca e Mg ;)

O problema pode estar mesmo no equilíbrio de CO2 vs Iluminação. Experimenta fazer um fotoperiodo com 2x24w (8h/dia) e 3x 24w apenas por 2~4h no meio do fotoperiodo, isto se a calha permitir.

Assim terás iluminação média e suficiente para fazeres crescer as plantas sem estarem num índice elevado de fotossíntese e ao criares um pico de intensidade de 2~4h com iluminação forte irá fortalecer o crescimento horizontal.

É sempre mais complicado manter um aquário com luz intensa do que um aquário com luz moderada, a fotossíntese é mais baixa e mais facil de controlar tanto a fertilização como as algas, e então mais tarde optar pela intensidade total ;)

 

Experimenta fazer o seguinte em relação ao Excel, faz uma TPA generosa (50%), duplica a dose recomendada de Excel (indicada após uma TPA) durante 3 dias seguidos e ao 4ª dia fazes uma TPA. As algas por essa altura já devem ter desaparecido. Depois podes usar Excel como manda a bula ou até pela metade; porque será apenas para estimular e controlar o aparecimento de algas.

Creio que ficas com o problema resolvido.

 

Ps. Durante esta fase não fertilizes, retomas a fertilização após o tratamento e da 2ª TPA ao 4ª dia ;)

 

Espero ter ajudado.

 

Boa tarde Filipe,

 

 

Pois, penso que também poderá ser essa a causa, a comida, mas nunca tinha tido problemas com o tetra min, mas vou ter de pensar noutra marca para dar aos peixes...

Ja agora, sabes onde posso comprar essa comida da Elos?

 

Como é que eu posso aumentar o KH para os valores que referiste?

Ainda bem que não tenho nenhuma carência de Ca e Mg, é menos uma dor de cabeça...

Em relação à iluminação, ultimamente era isso mesmo que estava a desconfiar, ter luz a mais e um desequilibrio entre a luz e o CO2 (não conseguir acompanhar com a dosagem de CO2)

Como disse no post anterior, ja diminui a iluminação de 72w para 62w (2x24w + 1x14w), achas que fiz bem? Pelo menos com menos iluminação penso que não prejudicarei as plantas e conseguirei equilibrar a relação entre a iluminação/CO2.

Não, com a minha calha, não me é possível ligar as lâmpadas alternadamente...

 

 

Amanhã vou começar com o tratamento de excell tal e qual como estas a recomendar!

 

Deixa la ver se percebi:

1ºdia- TPA 50% + Excell (dose duplicada)

2ºdia- Excell (dose duplicada)

3ºdia- Excell (dose duplicada)

4ºdia- TPA de 50%

 

É assim certo?

 

Espero bem que desapareçam depois desta medida...

Tenho é receio com as caridinas japónicas, achas mesmo que duplicando a dose não fará mal a elas?

 

Agradeço imenso a tua ajuda, tem sido preciosa!!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Repetindo...

 

GH = [Ca++] + [Mg++]

 

O facto de teres um dGH = 5 não quer dizer que tenhas Ca ou Mg. O que sabes é que, o total de catiões divalentes. Até podes ter um dGH de 20 e não ter Mg. O mais provável é ter bastante Ca mas pouco Mg. Daí ser recomendado, na maioria dos casos, o uso de GH booster.

 

Quando temos algas é sempre bom reduzirmos a luz. Penso que 2x24 são mais do que suficientes no teu aqua... A maior parte das situações tem a ver pouco CO2 em relação à quantidade de luz. Logo, ao reduzirmos a luz, também não precisamos de tanto CO2.

 

 

Tens aqui a descrição da Rizhoclonium.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já experimentaste usar um tipo de comida diferente? O problema pode estar na qualidade dos peixes mas também na comida que lhes é fornecida...

Como todos sabem optei por usar uma marca e desde então em equipa que ganha não se mexe... ELOS SV apesar de ser uma embalagem pequena, é rica em vitaminas e proteínas.

Posso até ter sorte com os peixes que compro, mas sempre os alimentei com este tipo de comida e a taxa de fatalidade é mínima e apresentam sempre excelentes cores e durabilidade.

Não necessito de usar vitaminas extra porque o conservante usado na comida é 100% vitamina; logo como é uma comida à base de vitaminas e altamente proteica, basta usar a colher doseadora e alimentá-los 1x a 2x ao dia. Não tem polifosfatos como conservante logo não te polui a água, embora tenhas um aquário plantado e os nutrientes acabam por serem assimilados.

Por vezes uma mudança na alimentação para algo com mais qualidade é meio caminho para o sucesso. Pensa nisso ;)

 

Filipe, qual é que achas ser a melhor comida em termos de granulometria para as minhas iriatherinas, a SV0 ou a SV1?

Já sei onde comprar mas como as iriatherinas têm uma boca minúscula gostaria de saber qual aconselhas em termos de granulometria para elas...

 

 

Repetindo...

 

GH = [Ca++] + [Mg++]

 

O facto de teres um dGH = 5 não quer dizer que tenhas Ca ou Mg. O que sabes é que, o total de catiões divalentes. Até podes ter um dGH de 20 e não ter Mg. O mais provável é ter bastante Ca mas pouco Mg. Daí ser recomendado, na maioria dos casos, o uso de GH booster.

 

Quando temos algas é sempre bom reduzirmos a luz. Penso que 2x24 são mais do que suficientes no teu aqua... A maior parte das situações tem a ver pouco CO2 em relação à quantidade de luz. Logo, ao reduzirmos a luz, também não precisamos de tanto CO2.

 

 

Tens aqui a descrição da Rizhoclonium.

 

GM

 

Gustavo,

 

Sim, tens razão, também é uma hipotese a ponderar...

Ja reduzi a minha iluminação como disse acima, para 62w, acho que agora tenho uma boa intensidade nem em demasia, nem em excesso, e deixei o CO2 com o mesmo débito de bolhas vamos la ver como reagem as plantas e as algas...

Ja vi essa descrição da rizhoclonium...

 

 

Bem, hoje la comecei o tratamento com excell para as algas, dupliquei a dose máxima recomendada e apliquei um bocado dessa dose directamente nas algas, vamos la ver como corre... E também liguei o UV durante este tratamento.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem depois de algum tempo sem actualizações fotográficas, venho aqui mostrar como está o aquário desde a última actualização.

 

Como ja devem de ter visto pelos comentários, tive um surto de algas, mais própriamente as Rhizoclonium. Elas ainda cá andam mas em menor número pois tenho andado a tentar a elimina-las do meu aquário. O que eu fiz foi inicialmente o tratamento com excell que o Filipe me indicou, em que este resultou mas somente com a maioria das algas, contudo ainda ficaram uns locais com a alga. Também liguei o UV durante o tratamento (encontra-se desligado neste momento), limpei o filtro (tinha a lã toda suja, retirei a lã e coloquei outra esponja azul para não acumular tanta sujidade) e neste momento tenho andado quase todos os dias com uma mangueira fina de CO2 a aspirar as que encontro e continuo a sobre-dosear o excell e ate tenho vindo a ver melhorias, vamos a ver se as consigo eliminar por completo.

Também diminuí a iluminação de 72w para 62w.

 

Também tenho algumas BBA mas essas estão controladas e estão apenas nas pedras e estou vindo a elimina-las aos poucos com H2O2.

 

De resto nada a apontar, ate tenho vindo a ter um bom crescimento das plantas, em que ja efectuei a primeira poda na Hemianthus Micranthemoides e daqui a pouco tenho que a fazer na Cuba, talvez para a semana ja faça uma poda na Cuba. A Ammania sp."Bonsai" até esta a ter um bom crescimento, ja se nota uma diferença notória desde a última foto.

 

Então aqui vão as fotos:

 

Gerais (Nota-se no lado esquerdo a Cuba com mais falhas pois foi aí que havia e ainda há um maior surto de Rhizoclonium, e que doseei excell em cima das algas acabando por melar algumas partes do tapete desse lado):

 

dscf3922r.jpg

 

 

dscf3926h.jpg

 

Lateral:

 

dscf3930o.jpg

 

Aqui pode-se ver as BBA's que eu falei acima:

 

dscf3934t.jpg

 

Visto de cima:

 

dscf3924.jpg

 

Comentem pessoal!!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com bom aspecto. podes usar o excel directamente nas BBA também. Aproveitas uma TPA e quando as pedras ficarem descobertas mandas excel para cima. Deixas actuar uns 5 minutos e voltas a encher. 2-3 dias depois já eram.

 

E acho também que devias reduzir ainda mais a luz. Fica só com 2x24W. É mais do que suficiente para tudo o que aí tens e vai ser muito mais fácil controlares as algas (agora e no futuro).

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio, que inveja tenho das tuas helferi, bem bonitas :P podias usar umas podas para colocar à frente das pedras ou então mandas cá para casa :mrgreen:

Como classificas a Ammania sp."Bonsai"?

 

Em relação ás bba ataca já antes que isso se torne uma praga, se puderes retirar a pedra sem muitos estragos dá-lhe um banho de 15 min de lixívia (1/20 de lixívia para 19/20 de água) e depois lava bem antes de voltares a colocar dentro do aquário. Atenção que eu nunca experimentei assim, mas tenho pesquisado muito e dizem ser a maneira mais eficiente para eliminar tal praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio, esta espetacular, qq dia vais ter de podar a cuba, esta a ficar com muitas enormes, se a podasses iria crescer mais na horizontal e tapar o resto dos buracos. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários!

 

Está com bom aspecto. podes usar o excel directamente nas BBA também. Aproveitas uma TPA e quando as pedras ficarem descobertas mandas excel para cima. Deixas actuar uns 5 minutos e voltas a encher. 2-3 dias depois já eram.

 

E acho também que devias reduzir ainda mais a luz. Fica só com 2x24W. É mais do que suficiente para tudo o que aí tens e vai ser muito mais fácil controlares as algas (agora e no futuro).

 

GM

 

Gustavo, sim eu de vez em quando também lhes espeto excell para cima, mas o que eu mais lhes dou é com H2O2 em cima antes de uma TPA (elas não chegam a ficar emersas quando faço a TPA). Tenho vindo a elimina-las aos poucos, ja as tive em todas as pedras, agora so as tenho nas 2 pedras mais ao fundo, em que também ja levaram com a água oxigenada...

Achas mesmo que só com as 2x24w conseguia ter as plantas assim? A Cuba não começaria a crescer na vertical? Por agora vou manter assim para ver se consigo com que as algas desapareçam aos poucos, se não conseguir, talvez pense em baixar a iluminação mais um pouco.

 

Boas Fábio, que inveja tenho das tuas helferi, bem bonitas :P podias usar umas podas para colocar à frente das pedras ou então mandas cá para casa :mrgreen:

Como classificas a Ammania sp."Bonsai"?

 

Em relação ás bba ataca já antes que isso se torne uma praga, se puderes retirar a pedra sem muitos estragos dá-lhe um banho de 15 min de lixívia (1/20 de lixívia para 19/20 de água) e depois lava bem antes de voltares a colocar dentro do aquário. Atenção que eu nunca experimentei assim, mas tenho pesquisado muito e dizem ser a maneira mais eficiente para eliminar tal praga.

 

Brancaman, sim as helferi por acaso estão bem bonitas e vistosas. Só não as ponho à frente das pedras para não as tapar pois elas crescem um bocadinho e tapava-me as pedras...

A ammania sp. "Bonsai" no meu aquário é uma planta que não teve quaisquer necessidades especiais, como a plantei foi como a deixei até agora, não mexi nelas, e parece que se estão a dar bem, porém apreciam luz alta e CO2 abundante. O seu crescimento é um bocado lento, mas penso que não é uma planta dificil de se manter (isto se dermos tudo aquilo que ela precisa e gosta). Até estou a gostar bastante da planta e do efeito que dá ao aquário. Se achas que tens as condições para a manter experimenta!

 

As BBA estão controladas, tenho estado a atacá-las desde o dia em que elas apareceram, porém tenho feito o tratamento com H2O2 pedra a pedra, isto é uma pedra de cada vez até ficarem limpas das BBA.

Não me vou a aventurar a retirar as pedras do seu lugar, podia estragar o hardscape ao retira-las, portanto prefiro ir tratando delas nas pedras sem as retirar.

 

Boas Fábio, esta espetacular, qq dia vais ter de podar a cuba, esta a ficar com muitas enormes, se a podasses iria crescer mais na horizontal e tapar o resto dos buracos. abraço

 

Bruno, sim a cuba vai ser podada a primeira vez na próxima TPA, para ver se ganha mais força e se a estimulo a crescer na horizontal.

Vamos la ver como corre, irá ser a primeira vez que podo esta espécie de planta...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas mesmo que só com as 2x24w conseguia ter as plantas assim? A Cuba não começaria a crescer na vertical? Por agora vou manter assim para ver se consigo com que as algas desapareçam aos poucos, se não conseguir, talvez pense em baixar a iluminação mais um pouco.

 

Tenho a certeza. Como alguém disse: "às vezes menos é mais..."

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a certeza. Como alguém disse: "às vezes menos é mais..."

 

Abraço

 

GM

 

Pois, talvez tenhas razão mas por agora vou deixar assim, se não tiver problemas com as algas (ja estão praticamente controladas :naughty: ) deixo estar assim, se elas aparecerem ou proliferarem, reduzo a iluminação para os 2x24w como dizes...

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Hoje trago novidades, foi dia de TPA e também da primeira poda da CUBA e também podei a Pogostemon Helferi.

Para primeira poda da CUBA acho que não me saí até nada mal, cortei-a bem rentinho, no inicio pensei que ficasse uma porcaria mas no fim da poda confesso que ficou muito melhor do que como estava...

 

Também podei as Helferis pois também estavam a ficar demasiado grandes.

A única dificuldade que tive foi a limpar e a retirar da água a Cuba podada, ganda luta que tive, são folhas tão pequenas que passavam pela rede do camaroeiro, enfim levei um tempão só para limpar a água das podas da cuba... chainsaw

 

Então aqui vão as fotos depois da poda e da TPA em que a água ainda não estava totalmente cristalina:

 

 

dscf3943jt.jpg

 

 

dscf3944n.jpg

 

 

dscf3946h.jpg

 

 

dscf3949.jpg

 

 

 

dscf3948u.jpg

 

A poda da Cuba ficou bem feita? O que se pretende é que se pode bem rasteirinha para não crescer muito em altura certo?

Comentem pessoal!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que dizer...continua isso vai no muito bom caminho!!!1

Mais uns dias e já fechou por completo e dp o grande desafio é manter esse tapete no sitio!

Continua

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

está muito bom. Sim a cuba quer-se curtinha. Caso contrário o tapete levanta com flutuabilidade positiva. Ao início fica sempre um pouco feio (amarelado) mas depois recupera e fica óptimo.

 

Quanto à poda. Sei bem o trabalho que dá. Eu tento sinfonar a superfície da água tirando grande parte. Depois, à medida que o nível da água vai descendo ela tende a colar-se aos vidros. É só passar com o dedo a tirar...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

O que dizer...continua isso vai no muito bom caminho!!!1

Mais uns dias e já fechou por completo e dp o grande desafio é manter esse tapete no sitio!

Continua

 

Abraço

 

Obrigado Ptuga, sim mais 1 ou 2 semaninhas e o tapete ja deve de ficar fechado...

Acho que esse vai ser o meu maior desafio, manter a cuba rentinha e sempre aparada, vamos a ver se eu me safo...

 

Viva,

 

está muito bom. Sim a cuba quer-se curtinha. Caso contrário o tapete levanta com flutuabilidade positiva. Ao início fica sempre um pouco feio (amarelado) mas depois recupera e fica óptimo.

 

Quanto à poda. Sei bem o trabalho que dá. Eu tento sinfonar a superfície da água tirando grande parte. Depois, à medida que o nível da água vai descendo ela tende a colar-se aos vidros. É só passar com o dedo a tirar...

 

GM

 

Obrigado Gustavo,

 

Pelo que tinha pesquisado, a Cuba era quase a pente 0, bem curtinha e foi isso que eu tentei fazer, e acho que até me safei bem...

Pois é, até parecia castigo apanhas aquelas folhas minusculas, depois de mais de meia hora la consegui limpar o maior da poda da Cuba, tenho de inventar uma maneira de me facilitar na limpeza das podas da cuba...

Sim, esta um pouco, não muito amarela mas penso que seja normal pois era as partes da planta que recebia menos luz mais dia menos dia espero que fique de novo verdinho...

 

Quando é que as algas vao sair das pedras? Com uma escova elas nao saem pois nao?

 

Boas Diogo,

 

As algas verdes nas pedras até não desgosto, acho que lhe dão um ar mais natural, agora as BBA's essas sim estou a eliminá-las (como podem ver uma das pedras traseiras com a BBA esbranquiçada pelo tratamento que lhe estou a dar). No inicio até passava com a escova de dentes nas pedras, mas agora não, deixo elas estarem assim, é também uma maneira dos ottos terem papinha para comer...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.