fertelizaçao diy


Hugo Filipe

Recommended Posts

Obrigado.

 

Esta opçao valera a pena?

 

http://www.aquariump...tarter-kit.html

 

Estou a usar há 3 semanas e estou satisfeito, o kit com portes para portugal fica por cerca de 40€, mas dura para bastante tempo.

 

O único senão deste método é que há bastante desperdício de fertilizante, mas acabas por poupar em tempo e testes.

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Para o meu de 400L comprei todos os pós no inicio de agosto... e ainda tenho...

 

acho que vai durar mais ou menos 6 meses, no entanto quando voltar a comprar, apenas vou comprar metade dos "pós" pois ainda lá tenho alguns...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, desculpa lá estar a "invadir este tópico", mas é que é a primeira vez que vou usar o EI e estive a ver esse starter kit... queria saber se as vossas opiniões se mantêm em relação ao produto, e aproveitar para tirar algumas duvidas...

 

no kit a medição é feita em tsp (tablespoon), que é uma unidade de volume... queria saber como é que fizeram a conversão para gramas, ou compraram também as colheres de medição:

http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/dry-chemicals/starter-kits/measuring-spoons.html

 

a mistura de micros já tem ferro suficiente? não é necessário adicionar mais nenhum fertilizante à base de ferro?

 

estive a ver os relatórios de analises à agua aqui da zona e esta já tem magnésio +/- 4mg/l... necessitarei à mesma de adicionar o sulfato de magnésio?

 

Um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

... queria saber se as vossas opiniões se mantêm em relação ao produto, e aproveitar para tirar algumas duvidas...

 

Eu não quero outra coisa...

 

 

no kit a medição é feita em tsp (tablespoon), que é uma unidade de volume... queria saber como é que fizeram a conversão para gramas, ou compraram também as colheres de medição

 

É contigo mas não é necessário. Uma colher dessas corresponde mais ou menos a 6 g (varia um pouco de sal para sal). Mas a boa notícia é que não precisas de ser tão preciso, pois é isso mesmo que o método se baseia. Para além disso, podes diluir em água (de preferência de osmose).

 

Receita macros:

33 g KNO3

7.2 g de KH2PO4

250 ml de água

 

Se quiseres fazer mais é só uma questão de fazer uma regra de 3 simples.

 

Dosear 5ml por cada 50 litros do aquário

 

Receita micros:

10 g da mistura de micros

250 ml de água

 

Dosear 2.5 ml por cada 50 litros do aquário

 

No caso de injectares CO2, doseias 3 x por semana em dias alternados. Descansas ao 7º dia. Fazes TPA e reinicias...

No caso de não injectares CO2, doseias apenas 1 x por semana durante 3 semanas e descansas na 4ª semana.

 

 

a mistura de micros já tem ferro suficiente? não é necessário adicionar mais nenhum fertilizante à base de ferro?

 

Tem ferro mais do que suficiente. Aliás ferro e tudo o resto. Podes ter a certeza que com esta receita nunca vais ter carências seja do que for.

 

 

estive a ver os relatórios de analises à agua aqui da zona e esta já tem magnésio +/- 4mg/l... necessitarei à mesma de adicionar o sulfato de magnésio?

 

Em princípio não. mas para não te fiares na água da rede (que pode variar) eu colaria cerca de 2 g uma vez por semana após a TPA. Desta forma garantes que não terás falta de Mg e assim como assim, a mais não faz qualquer problema.

 

Tens aqui um bom site para fazeres as contas (o teu Mg é o MgSO4.7H20)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É contigo mas não é necessário. Uma colher dessas corresponde mais ou menos a 6 g (varia um pouco de sal para sal). Mas a boa notícia é que não precisas de ser tão preciso, pois é isso mesmo que o método se baseia. Para além disso, podes diluir em água (de preferência de osmose).

 

 

 

Obrigado pelo esclarecimento GM :)

 

Só mais uma questão... não tenho acesso a agua de osmose, algum inconveniente em usar agua destilada?

 

abraço e mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que podes usar sim, sem grande problema.Eu confesso que, por preguiça, até uso água da rede... sem problemas. Mantém o fertilzante guardado num sítio escuro de modo a não apanhar luz.

 

Abraço

 

GM

 

Mais uma vez obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas olha que não aconselho a água da rede. Se viveres numa zona com água dura podes ter problemas. Com a destilada acho que não há grandes problemas. O Luís Fortunato é que sabe bem isto. Pode ser que ele diga qualquer coisa de vir o post.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas olha que não aconselho a água da rede. Se viveres numa zona com água dura podes ter problemas. Com a destilada acho que não há grandes problemas. O Luís Fortunato é que sabe bem isto. Pode ser que ele diga qualquer coisa de vir o post.

 

Abraço

 

GM

 

Sim a minha água é bastante dura.. normalmente até utilizo prodac mutacal porque vejo que as plantas não conseguem absorver os nutrientes, nota-se mais no caso do Ferro.

 

Agora também já vi aqui no forum um post onde o Luís Fortunato explica que não se deve utilizar água porque esta é feita a partir de serpentinas de cobre, sendo este tóxico para os invertebrados.. mas como os únicos invertebrados que tenho são red cherry e caracóis, e uma vez que não tenha outra possibilidades penso que vou arriscar a usar a agua destilada ;)

 

um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou farto de procurar e nao consigo ver onde posso comprar kno3 kh2po4 e kcl, encontrei no olx mas nao tenho confiança no produto.

o horizonte aquatico o site nao da para fazer nada...

alguem me pode ajudar?

Oi Hugo, não sei se ainda vou a tempo mas eu encontrei essas substâncias na farmácia Alvide, em Alvide, Cascais:

http://www.farmacia-alvide.com/

 

250 gr de KCl e 250 gr de KNO3 por 23 €.

 

Abraço!

De La Fuente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tenho andado afastado... blasfemo obrigado pela dica mas mandei vir do link anteriormente referido e estou híper contente... o meu matagal de 200l cresceu verde e bonito e aquilo dura e dura e dura... uso agua destilada ;)
Plantas, peixes e donos tudo feliz :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Oi Hugo, não sei se ainda vou a tempo mas eu encontrei essas substâncias na farmácia Alvide, em Alvide, Cascais:

http://www.farmacia-alvide.com/

 

250 gr de KCl e 250 gr de KNO3 por 23 €.

 

Abraço!

Dasss...

 

A esses preços chama-se gamar com estilo...

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo como é que as farmácias conseguem vender KCL a esses preços. É absurdo. É um roubo.

O KCL é utilisado nos hospitais para correcção das hipocalémias (distúrbio extremamente frequente) e como tal, as quantidades de KCL utilizadas são tais e o custo de produção tão baixo que cada 10g devem andar à volta dos 10 cêntimos.

 

Eu nem sequer percebo para que é que as farmácias têm KCL, uma vez que a sua administração só se faz por via endovenosa e em ambiente hospitalar específico.

 

mas enfim... Os preços das farmácias são um roubo.

 

Já eu, ando a tentar arranjar uma fonte de nitrogénio exclusiva, isto é, sem mais nenhum composto que interfira na fertilização e não consigo.

 

Tenho fosfatos, sulfato de magnésio, cloreto de calcio, cloreto de potássio, ferro, carbonato de calcio, e não arranjo uma fonte de nitratos.

Alguém sabe se o nitrogénio é vulgarmente um nutriente em falta em relação a outros?

 

Obrigado.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo como é que as farmácias conseguem vender KCL a esses preços. É absurdo. É um roubo.

O KCL é utilisado nos hospitais para correcção das hipocalémias (distúrbio extremamente frequente) e como tal, as quantidades de KCL utilizadas são tais e o custo de produção tão baixo que cada 10g devem andar à volta dos 10 cêntimos.

 

Eu nem sequer percebo para que é que as farmácias têm KCL, uma vez que a sua administração só se faz por via endovenosa e em ambiente hospitalar específico.

 

mas enfim... Os preços das farmácias são um roubo.

 

Já eu, ando a tentar arranjar uma fonte de nitrogénio exclusiva, isto é, sem mais nenhum composto que interfira na fertilização e não consigo.

 

Tenho fosfatos, sulfato de magnésio, cloreto de calcio, cloreto de potássio, ferro, carbonato de calcio, e não arranjo uma fonte de nitratos.

Alguém sabe se o nitrogénio é vulgarmente um nutriente em falta em relação a outros?

 

Obrigado.

 

Depende da água da rede, da quantidade de peixe, da quantidade de comida etc... O que te posso dizer é que é o macronutriente mais consumido.

 

Mas porque queres azoto puro e não usas o KNO3?

 

Atenção ao ferro. Senão estiver quelatado não te serve de nada...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ando super desiludido com a minha fertilização da trópica em liquido.

Ando a fertilizar 3x por semana, com 20% mais em relação à dose recomendada e as plantas não crescem como eu gostaria.

Ok, que o CO2 é caseiro, mas as plantas são de média exigência e por enquanto ainda não tenho macandras.

aliás as que tenho, estão a ganhar raízes aéreas, por que razão não sei bem, mas enfim.

 

Alguém sabe onde posso encontrar os fertilizantes DIY na zona do grande Porto?

 

É que encomenda-los do site https://www.aquariumplantfood.co.uk/ fica extremamente dispendioso a nível de portes de envio.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais