Projecto Aquario 100x30x45


madfart

Recommended Posts

Uma coisa é ter peixes num aquario, outra é propocionar o melhor ambiente aos peixes que temos no aquario...

Não te vou incentivar com especies, qualquer uma que ai metas o fim vai ser sempre o mesmo, se podem sobreviver? podem....mas sobreviver nao é viver....

 

P.S:. Em coimbra tens exelente aquariofilistas com ciclideos...

 

Boa Sorte com o teu projecto :D

Boas,

 

É verdade mas o membro pode sempre arranjar um aqua maior e até mesmo meter mais mbunas nesse aqua, enquanto são pequenos acho que cabem lá.....

 

Boa sorte tb para o projeto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É verdade mas o membro pode sempre arranjar um aqua maior e até mesmo meter mais mbunas nesse aqua, enquanto são pequenos acho que cabem lá.....

 

Boa sorte tb para o projeto....

 

Isso nunca foi equacionado por ele...mas sim 100*30 para maternidade até aos 4/5cm é bom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

referes-te a lojas, ou pessoas?

Quanto ao sobreviver, ainda que ponha 6 peixes de 9cm não me conseguem convencer que um aquário de 1m não é suficientemente grande para eles(podem convencer-me no entanto é que eles prefeririam estar em grupos maiores, disso não tenho dúvida). Nestes números não será uma questão de sobrevivência, apenas não será o perfeito (sobrevivência era se os metesse com as piranhas e eles escondiam-se sempre na toca pq n podiam sair :) ), eles ficam com quase 20l de água para cada um, ou seja 20l de água para um peixinho de 9cm (no seu máximo, e para isso ainda demoram tempo a lá chegar) :) .

 

Ainda assim, quando as espécies estiverem grandes e bonitas podemos ver se eles parecem viver ou sobreviver.. :P

 

efectivamente acho que a única coisa que me poderá fazer arrepender de misturar peixes, é mesmo pos os CA's ao pé dos synodontis, mas desse risco eu tenho noção, mas queria tentar evitar vender o syno (já o tenho há 3 anos).

 

quanto a fazer de um aquário de 1m para maternidade, isso dava para maternidade de tubarões quase (lol). :P mas não, não penso aumentar este aquário, e o número de ciclídeos nunca irá aumentar muito porque senão já fica cmo demasiados peixes e isso também n gosto.

 

No entanto há a técnica de superpopular (não penso fazer mas é aconselhada em forums de ciclideos) para reduzir a agressividade dos peixes, portanto o dilema entre litragem/numero peixes é muito subjectivo. Segundo esta teoria, se houver demasiados peixes(CA's neste caso) no aquário, como têm de se defender de muitos peixes reduz a sua agressividade conjunta. Claro que isto traz outros problemas, sujidade, maior manutenção, entre outros..

 

mas como disse, quando tiver um aquário estável de mbunas poderão observar se efectivamente sobrevivem ou vivem, e daí para a frente muitos membros poderão ter aquários com os peixes que gostam sem se sentirem impossibilitados por não poderem ter aquários de 300/400 l ;)

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Refiro-me a pessoas....

 

Em CAs nao se trara de quantos litros tem cada peixe mas sim de quanto espaço tem cada peixe, os careleus tem fama de bonzinhos, vai ver relatos de quem os mantem e ve os bonzinhos que sao :D

 

Como disse, é contigo dei a minha opiniao pelo que observo no meu aquario, e pelo que leio de relatos....100*30 vais ter problemas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, pessoas não conheco. os caerelus poderão ser peixes agressivos se os puseres com neons, ou semelhante. eu tive-os em tempos com este synodontis num aquário mais pequeno, e o synodontis na altura de 2/3 cm aviou 4 caerelus granditos (+- 7cm). no entanto a agressividade varia muito de peixe para peixe, ainda que da mesma especie (tenho outro synodontis que é um paz de alma, n morde nada, e o grande que é um terrorista). pode haver caerelus que tivessem sido "treinados" para atacar desde pequeninos lool :P

 

parando a desconversa, e esta argumentação entre dimensões vs CA, percebo o que queres dizer, e se pudesse tinha o aquario maior. no entanto tambem quero fazer este projecto para mostrar que se as coisas forem bem planenadas conseguem-se manter muitas especies em aquarios inferiores ao que muitos consideram "minimo" (claro que nao se podem meter peixes que meçam 50cm em aquarios de 50 cm lol).

 

ainda assim podes dar a tua opiniao relativamente a especies e ajudar neste projecto, e quiça ate poderas ficar surpreendido com o resultado final :) . O partilhares os teus conhecimentos não quer dizer que tomes responsabilidade pelo que acontecer no aquario, quanto mais nao seja em algumas situacoes poderas estar em posicao de dizer "avisei-te". mas se nao quiseres opinar, tambem compreendo, nao posso fazer nada quanto a isso ;)

 

PS-muitas das minhas refernecias sao feitas com os meus synodontis pq sao peixes que tenho ha ja muito tempo, e ja experimentei varios aquairos e varias especies com estes bichos

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que nao te podes referenciar por ai, eu defendo uma aquariofilia o mais proximo da realidade possivel, ou seja nada de peixes "pintados" e tudo organizado por biotopos, quero com isto dizer onde tenho malawis, tenho peixes do lago malawi e ponto, quero mudar, muito bem, mudo mas tudo do mesmo biotopo, so assim consegues perceber e apreciar os seu comportamentos, desta forma te digo que num aquario de 100*30 nao consegues ter o equilibrio e espaço necessario para isso, e repara que nao falo em litros de agua, tambem sao importantes, mas para ciclidios o mais importante é mesmo o espaço que eles teem para fugir uns dos outros...

E por mais que veja a lista de especies comuns no mercado. nao te consigo dizer conjuga esta com esta que nao vais ter problemas, porque isso nao vai acontecer, vais ter problemas....Talvez com um monoespecie de saulosis conseguises esse equilibrio, mas uma coisa como um macho e 3 femas...ou seja 4 peixes....nao seria mais proveitoso e interessante manter por exemplo um tanganyka onde podes ter um biotopo equilibrado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que nao te podes referenciar por ai, eu defendo uma aquariofilia o mais proximo da realidade possivel, ou seja nada de peixes "pintados" e tudo organizado por biotopos, quero com isto dizer onde tenho malawis, tenho peixes do lago malawi e ponto, quero mudar, muito bem, mudo mas tudo do mesmo biotopo, so assim consegues perceber e apreciar os seu comportamentos, desta forma te digo que num aquario de 100*30 nao consegues ter o equilibrio e espaço necessario para isso, e repara que nao falo em litros de agua, tambem sao importantes, mas para ciclidios o mais importante é mesmo o espaço que eles teem para fugir uns dos outros...

E por mais que veja a lista de especies comuns no mercado. nao te consigo dizer conjuga esta com esta que nao vais ter problemas, porque isso nao vai acontecer, vais ter problemas....Talvez com um monoespecie de saulosis conseguises esse equilibrio, mas uma coisa como um macho e 3 femas...ou seja 4 peixes....nao seria mais proveitoso e interessante manter por exemplo um tanganyka onde podes ter um biotopo equilibrado?

Boas,

 

Tb é uma boa hipotese....

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ei,

 

sim nisso tens razão, para se poder observar o comportamento e imitar o ambiente real de onde eles vêm sim, seria necessário mais espaço. No entanto não é o meu objectivo realmente observar o seu comportamento como se estivessem no habitat "natural", e acima de tudo há que ter em atenção que os peixes que compramos são criados em aquários há já por muitas gerações, logo não têm os mesmos instintos nem as características "originais" das suas espécies no seu estado selvagem. Deste modo, a não ser que se adquiram os peixes directamente do Malawi, ou estes sejam criados num verdadeiro biótopo malawi em que também há predadores, e toda outra flora que é basicamente inimitável, nunca será possível recriar e observar o seu verdadeiro comportamento "selvagem" :) . A melhor comparação é pensares que ir ao zoologico é a mesma coisa que ir ver os animais no estado selvagem; por muito semelhante que seja, nunca tens os mesmos contactos ou espécies juntas.

 

Quanto a manter o biótopo "puro", também não é uma das minhas prioridades, uma vez que pretendo manter os synodontis, e sempre achei que num aquário se determinados peixes podem coexistir, e eu gosto deles, junto-os (uma vez que não tenho como objectivo dizer que "tenho um biotopo puro/verdadeiro"). Eu tenho aquários como objecto de decoração e hobby, não como desenvolvimento experimental.

 

de qualquer maneira não estou à espera que as pessoas me digam garantias, estou à espera de sugestões, uma vez que se perguntar a qualquer aquariofilista de ciclideos, todos eles me dirão "não dá" :)

 

quanto a manter um tanganyka, seria sim, mas não gosto tanto dos peixes ;)

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então quais os peixes que pensas meter????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou nos malawi Mbunas como já tinha planeado, aí não penso mudar. Depois é tentar manter os syno, e eventualmente ponderar um ancistrus. quanto às espécies, ainda não decidi, também ainda não sei quais consigo arranjar cá em Coimbra. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende de onde compras os peixes, eu por exemplo tenho o cuidado de os comprar com qualidade F2 ou F3, mas claro concordo contigo, os nossos aquarios sao o mais perto da relaidade possivel, mas nao o sao....mas consegues observar comportamentos....

No caso dos malawi posso alertar-te para o facto de se um peixe nao é dominador ou se sente ameaçado as suas cores nao sao as que vez em maior parte das fotografias, pois ai sao tiradas com os peixes a mostrar o seu melhor fato, isto acontece mesmo em aquarios de biotopos á peixes que andam cinzentos e sem cor e outros com cor e vao trocando entre eles quando a sua hierarquia muda dentro da comunidade....acho que deves ter isso em conta....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou nos malawi Mbunas como já tinha planeado, aí não penso mudar. Depois é tentar manter os syno, e eventualmente ponderar um ancistrus. quanto às espécies, ainda não decidi, também ainda não sei quais consigo arranjar cá em Coimbra. :)

 

Em coimbra consegues todas das melhores que andam no mercado nacional, acredita, passa no forum que ja te disseram atraz e organizador do evento que te passei e é facil encontrares....e no encontro certamente os encontras por la :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, isso também já me apercebi.. e ainda há algumas espécies que se não tiverem um macho da mesma espécie que seja dominado, não ficam tao bonitos. há outros que basta não serem dominados (isto é, não necessitam de outro macho da mesma espécie para se "sentirem" dominadores), ficam no seu melhor. por isso ainda estou a tentar decidir as espécies, para tentar conjugar todas estas situações e nuances :)

 

quanto ao sentirem-se ameaçado, só se for portanto pelo synodontis, mas isso é a tal situação que terei de avaliar e experimentar, e em último caso tiro o syno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem isto foi abaixo um bocado.. deve ser da conversa toda :D

 

ok, eu costumo andar por aquele forum a estudar informacao, mas ja la vou procurar mais coisas sobre adquirir as especies. cá em coimbra até há bastante (+-) variedade, mas alguns são bastante careiros..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queremos e ver esses peixes, já pensas te meter mais pedras???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, já pensei e vou meter bastante mais.. mas so as consigo ter daqui a 2 fds.. por isso tambem não sei se vou cá por os ciclideos antes disso.. :P mas vou ver ca em coimbra quem e q me consegue arranjar os ciclideos que quero :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quais queres???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou pôr iguais às que tenho, este xisto em "tábua". não vou meter mais nenhum tipo de pedras, para tentar manter o aquário normalizado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uns seixos rolados.....ficavam bem.....

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P provavelmente ficariam, mas por enquanto quero manter a areia assim simples, e apenas as pedras pretas. irei contudo por uma ou outra planta se os ciclideos o permitirem :)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não percebes te os seixos rolados são para meter por cima do areão.....

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas fotos esconderijos suficiente.....

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essas pedras só se tiveres mesmo muitas que que consegues fazer esconderijos suficientes......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.