Projecto Aquario 100x30x45


madfart

Recommended Posts

Boas,

 

Como tu disses te que queria meter mais pedras eu sugeri seixos rolados....

 

Acho um bocado cedo para metres peixes....á quanto tempo está s a fazer o ciclo???é que ele demora palo menos 3 semanas....

 

O ph deverá estar a pelo menos 7,5 para africanos....

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem como viciado que sou, ja fiz os testes, e o pH ja esta basicamente no ponto:

 

NO3 25 mg/l - manteve

NO2 0,5 mg/l - manteve

GH > 4ºd - manteve

KH entre 10 e 15

PH entre 8 e 8,4 - niceeeeeeeeeeeeeeeee :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo valor de nitritos e nitratos acho que os epixes podem esperar.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim em teoria :) mas o filtro externo, e uma boa parte da agua vieram do aquario anterior. ou seja, ja tinham as bacterias necessarias para processar a amonia, acelerando/concluindo muito o ciclo. n os vou por ja, so qd tiver tudo estavel (o que ainda pode demorar 1 semana), mas como os quero por todos de uma vez, tnh q procurar e reservar, para ser so uma insercao. de qq maneira antes ainda tvz pense nas plantas.. mas para a semana se tudo correr bem e o fornecedor os tiver, ja vem (se tudo estiver em ordem claro). enquanto tiver nitritos nao ponho

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim então espera mais uma semana para veres a evolução....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para a malta que percebe mais deste jogo entre o kh/ph, há alguma maneira de baixar o kh (para ficar nos 6-10 que os CA gostam) e manter o pH? ou nesta agua que tenho, para ter o ph bem o kh terá de ter estes valores mais altos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ph é que está baixo, des resto está bom....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya.. normalmente costuma estar a 7 (atendendo a que é água para consumir, o ph está perfeito. muiita água mineral tem ph de 6,8). estou supreendido é por nao ter nem nitritos nem nitratos. entao e essas tuas fotos do teu aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só de tarde é que aparecem......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos.... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prepara-te para teres mortes quando chegarem a adultos...

 

A nivel de peixes, gostava de sugestoes, queria uns ciclideos "calminhos", para poderem dar-se todos bem sem stress, ja tive a minha dose de peixes agressivos para uns anos. Queria por uns peixes com cores fortes, os Caeruleus (os Electric Yellow), e mais alguns que se dessem com eles.

 

Não há malawis calminhos, há menos agressivos e 100cm de frente quando eles forem adultos é meia duzia de corridas e ja esta um morto.....

 

Também gostava que me dissessem/informassem qual é a quantidade de ciclideos que já é considerado superpopulacao para este aquário.

 

esse aquario nao da para Malawi, quanto muito podes pensar em tanganykas, malawi esquece, basta pesquisares um pouco....

 

 

Aproveita agora que ainda estas a fazer o ciclo para repensar a fauna

 

Boa Sorte...

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres aprender um pouco mais e esperar um mesito para perceberes porque o teu aquario nao da para malwi aqui fica: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=calendar&module=calendar&section=view&do=showevent&event_id=128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu já estudei as várias coisas sobre os malawi/mbunas.

 

sei que 100cm de frente é pequeno, mas não quero fazer um superaquário com dezenas deles. o ficarem grandes e serem agressivos vai tudo dos peixes que estiverem com eles. de qualquer maneira os mbunas "pouco agressivos" (atenção que não os estou a comparar com neons e afins, estou a comparar com peixes já significativamente agressivos) são efectivamente pouco agressivos (já tive alguns em tempos passados, e a agressividade deles era quase nula, uma vez que não havia outros machos) quando comparado com os outros peixes que lá estão agora (2 synodontis, que estiverem com piranhas e amassavam as piranhas). estes mbunas que escolhi são todos relativamente pequenos no seu máximo (muitos não atingem esses tamanhos), tirando o caerelus que pode atingir 15cm(mas essa é uma das razões pela qual estou cada vez menos tentado a pôr-los lá). Assim sendo, um aquário de 1m de comprimento não é excessivamente pequeno para peixes que no seu máximo atingem 9cm(uma vez mais, não irei ter muitos mbunas).

 

ainda assim, dado a sua natureza mais territorial, so irei por 2 machos (1 de cada uma das especies q escolher), e o restante tudo femeas, portanto a agressividade vai estar muito controlada. O meu real medo é que por estas especies serem tao pacificas nao vao sequer conseguir defender o seu territorio do synodontis, mas isso e outra estoria.

 

a escolha de por alguns mbunas está feita, e em último caso monto outro aquário para o synodontis se este os começar a comer. Neste momento gostava era de sugestões relativamente a compatibilidade das espécies mbunas mais calmas/menos agressivas/mais pacíficas, como lhe quiserem chamar :) . e posteriormente ajudas nas caracteristicas da agua, na decoracao (quanto a considerar terminada, sei que agora n esta pronta para ter ca's),.. .

 

de resto, sei que para ter um aquário de mbunas "a sério" este deveria ser significativamente maior, mas dado a impossiblidade de espaço e €€, terá de funcionar neste aquário :) quanto ao estudar as coisas, já li mais de aquariofilia nestas ultimas 2 semanas do que em todo o tempo que tive aquarios antes (e ja foi bastante tempo) . li penso eu quase todas as condicoes, parametros de agua, tratamentos, ..., que há q ter em conta inicialmente (quando tive piranhas, a unica coisa q interessava era que a agua estivesse decente, de resto aguentam quase tudo, excepto a frigideira)

 

só uma nota relativamente ao que é considerado minímo: os tamanhos minímos sugeridos é para manter um aquário com condicoes perfeitas para as espécies, não é o minímo em que estas podem viver/sobreviver. Tambem diziam que piranhas nao poderias ter numa aquario com menos de 60l para cada(ou algo do género, ja n sei ao certo qual o valor), e tive 2 simplesmente brutais num aquario de 100l durante anos, inclusivamente com outros peixes de fundo (tambem synodontis). e nem vale a pena tentar comparar a agressivdade das piranhas com CA's ;)

 

Relativamente ao encontro, provavelmente irei lá para aprender e ver mias umas coisas, uma vez que até fica na minha cidade :P

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu já estudei as várias coisas sobre os malawi/mbunas.

 

sei que 100cm de frente é pequeno, mas não quero fazer um superaquário com dezenas deles. o ficarem grandes e serem agressivos vai tudo dos peixes que estiverem com eles. de qualquer maneira os mbunas "pouco agressivos" (atenção que não os estou a comparar com neons e afins, estou a comparar com peixes já significativamente agressivos) são efectivamente pouco agressivos (já tive alguns em tempos passados, e a agressividade deles era quase nula, uma vez que não havia outros machos) quando comparado com os outros peixes que lá estão agora (2 synodontis, que estiverem com piranhas e amassavam as piranhas). estes mbunas que escolhi são todos relativamente pequenos no seu máximo (muitos não atingem esses tamanhos), tirando o caerelus que pode atingir 15cm(mas essa é uma das razões pela qual estou cada vez menos tentado a pôr-los lá). Assim sendo, um aquário de 1m de comprimento não é excessivamente pequeno para peixes que no seu máximo atingem 9cm(uma vez mais, não irei ter muitos mbunas).

 

ainda assim, dado a sua natureza mais territorial, so irei por 2 machos (1 de cada uma das especies q escolher), e o restante tudo femeas, portanto a agressividade vai estar muito controlada. O meu real medo é que por estas especies serem tao pacificas nao vao sequer conseguir defender o seu territorio do synodontis, mas isso e outra estoria.

 

a escolha de por alguns mbunas está feita, e em último caso monto outro aquário para o synodontis se este os começar a comer. Neste momento gostava era de sugestões relativamente a compatibilidade das espécies mbunas mais calmas/menos agressivas/mais pacíficas, como lhe quiserem chamar :) .

 

de resto, sei que para ter um aquário de mbunas "a sério" este deveria ser significativamente maior, mas dado a impossiblidade de espaço e €€, terá de funcionar neste aquário :) quanto ao estudar as coisas, já li mais de aquariofilia nestas ultimas 2 semanas do que em todo o tempo que tive aquarios antes (e ja foi bastante tempo) . li penso eu quase todas as condicoes, parametros de agua, tratamentos, ..., que há q ter em conta inicialmente (quando tive piranhas, a unica coisa q interessava era que a agua estivesse decente, de resto aguentam quase tudo, excepto a frigideira)

 

só uma nota relativamente ao que é considerado minímo: os tamanhos minímos sugeridos é para manter um aquário "perfeito" para as espécies, não é o minímo em que estas podem viver/sobreviver. Tambem diziam que piranhas nao poderias ter numa aquario com menos de 60l para cada, e tive 2 simplesmente brutais num aquario de 100l durante anos, inclusivamente com outros peixes de fundo (tambem synodontis). e nem vale a pena tentar comparar a agressivdade das piranhas com CA's ;)

 

Relativamente ao encontro, provavelmente irei lá para aprender e ver mias umas coisas, uma vez que até fica na minha cidade :P

Boas,

 

*Correção- os Acei em aquario ficam facilmente com 15 cms.....

 

P.S.-Não te esqueças dos ancistrus.....

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atencao que qd disse "ja li tudo" nao quer dizer que ja sei tudo, quer dizer que ja fiz um estudo consideravelmente intensivo sobre este biotopo. ainda vai haver muitas situacoes em que terei de pesquisar e perguntar, sei bem disso ;)

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum tens razao, relativamente aos Acei, apenas vi o seu tamanho em estado selvagem ( supostamente 8cm, daí os ter escolhido ). obrigado pelo aviso, assim sendo tenho que repensar essa espécie. :) . os ancistrus ainda não estão decididos, vai depender do equilibrio do aquário. se puser os ancistrus saem os syno, e assim sendo sai o animal dominante do aquário.. ainda é para pensar :)

 

 

 

PS - este é o tipo de opiniões, avisos que ajudam a escolher as espécies, dado os objectivos que tenho. obrigado pela info :)

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem dado este percalço, estou a ponderar esta especie em vez do Acei:

 

Metriaclima sp. "membe deep"

75-1886.jpg

 

oMas gostava de um peixe com outras cores, azul ja vai ser o macho do saulosi.. sugestões? Tem de ser malawi, pequeno, e pouco agressivo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esquece o membe deep a sério peloq ue sei é um antentico "arruaceiro".....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum ok.. fico à espera de sugestões então :P em último caso misturo com outros peixes que gostm das mesmas condicoes,e que se aguentem, ainda que sejam de outro biotopo.. mas queria evitar isso..

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya esses ate sao girinhos, e ate pode ser que nao passem os 10cm.. vou ver se os consigo encomendar.. o problema e que ca em coimbra a loja que os tem baratos, nao permite encomendar directamente.. os que permitem encomendar directamente cada peixe, sao muito caros :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa é ter peixes num aquario, outra é propocionar o melhor ambiente aos peixes que temos no aquario...

Não te vou incentivar com especies, qualquer uma que ai metas o fim vai ser sempre o mesmo, se podem sobreviver? podem....mas sobreviver nao é viver....

 

P.S:. Em coimbra tens exelente aquariofilistas com ciclideos...

 

Boa Sorte com o teu projecto :D

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.