Projecto Aquario 100x30x45


madfart

Recommended Posts

na pratica nao "comecei" com um aqua de ca's, era o que gostava mas nem sequer "comecou" verdadeiramente ehhe o nao ter ido para a frente foi mais pelas condicionantes de flora que podia ter, do que qq outra coisa.

 

pois quanto ao layout sao gostos/opinioes, mas obrigado pelo feedback. eu num aquario gosto que este seja esteticamente agradavel, e claro, ao mesmo tempo satisfaca as necessidades dos peixes, nao tenho como objectivo efectivamente "replicar" a natureza. Neste aquario especificamente gosto do choque entre as plantas e as pedras, mas ainda ha algumas coisas que irei alterar, ainda nao esta no ponto. Na pratica, montado mesmo nem ha 2 meses esta :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e verdade! aqui vai entao :P

 

um termometro digital, o outro nao dava par ver com precisao, ficava na duvida entre 3º lol e um medidor de CO2 permanente, da jbl

 

20121101202154copy.jpg

 

um dos ramns

20121101201920.jpg

 

um dos ancistrus

20121101201910.jpg

 

e uma geral :)

 

20121101201858.jpg

 

e uns habitatnes novos, casal de apistos cacatuoides

20121101202116.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahhah pois nem itnha dado conta do reflexo, ao inicio nem percebi a piada lool :P o aquario ao vivo esta muito mais fixe, mas ou as minhas qualiaddes fotograficas nao prestam (altamente provavel) ou a maquina tbm nao, e as fotos ficam tds fracas.. :) vamos la ver como fica este cacatuoide, agora so faltam umas femeas rams

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal alguem sabe indicar onde posso arranjar um reflector para a luz do aquario? e os meus peixes estao um bocado ofegantes, alguem tem sugestoes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem estou a ver que o pessoal ou n gosta do meu aqua, ou n gosta de comentar.. enfim, ha mais novidades! amanha a noite devo conseguir por umas fotozitas.. cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem ainda n tive tempo para fotos de jeito, mas as novidades sao:

 

um escalar preto, aqui vai uma foto de onde veio

aqua028.jpg

 

2 corydoras paleatus e mais 2 aneus :P

 

quando puder ponho fotos

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem ja nao actualizo isto ha algum tempo. ha umas semanas tive um incidente, uma criancinha foi la a casa e despejou me comida para dentro do aquario sem ngm dar conta, e como consequencia morreu me o meu synodontis maravilhoso, e um escalar tabm mt bonito.

 

No entanto, agora tnh boas noticias! Os meu casal de apistos finalmente atingiram a puberdade e fizeram postura! Vou dando novidades conforme forem acontecendo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ehehe desculpem lá, tenho andado altamente sobrecarregado de trabalho (menos mal, nos dias q correm). Os apistos, já puseram várias vezes, mas os meus ancistrum comem spr os ovos.. tenho que os separar, mas neste momento não tenho grandes opções, a não ser vender, e não estou muito para aí virado. Vou montar um aqua só para os ancistrus (supostamente também são casal), e a ver se acalma, mas para já não tenho tempo. Quanto ao borrifador, já saiu, já não uso :P.

 

Umas actualizações, já houve várias entradas e mortes (neons):

img0796cr.jpg

 

 

img0816dc.jpg

 

img0812ry.jpg

 

img0809tj.jpg

 

 

A fauna actual é, salvo esquecimento:

5 barbos cereja (? não sei ao certo o nome, disseram-me na loja mas já me esqueci, cansaço)
6 ramirezis, estimo que 2 fêmeas, 4 machos
2 ramirezis bolivianos
+- 25 neons
1 discu azul (lol não sei ao certo qual a "espécie" dele)
2 discu red melons
2 ancistrus
2 corys
1 comedar algas chines
2 apistos cacatuoides
1 synodontis

 

Comentem! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas madfart,

 

Está muito fixe o teu aqua, mas não será sobrecarga de fauna? É que tens 3 casais de microphageus rams, 1 casal de altispinosa, 1 casal de appistos e discos... Só a junção de 2 destes já é problemático! :)

 

Olha que os altispinosa e normais podem cruzar se não estou em erro. Mas que tens ai uma fauna bonita tens sim senhor :)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado pela resposta :P

 

Sim está sobrecarregado, mas alguns deles serão para sair assim que estiverem maiorzitos (os discus, tenciono vender quando já estiverem com algum tamanhito, dado que ocupam "muita litragem"). Mas depois volto a comprar uns pequnos :P

 

Quanto ao cruzamento entre os rams e os altispinosus, é algo que já me ocorreu, mas é tão improvável a reprodução dos rams que acho duvido que aconteça (não digo que seja impossível, mas não me preocupa muito). Quanto aos conflitos, não tenho nenhuns, como o aquário tem bastantes plantas permite que eles não andem muito às cabeçadas (por enquanto, pelo menos) :)

 

Mesmo os apistos já tiveram várias posturas, mas mesmo assim só atacavam quando se aproximavam muito do "ninho" (como é num dos cantos do aquário, não causa muitos conflitos).

 

A falta de conflitos/agressividade pode-se dever ao sobrepopulamento do aquário, dado que divergem mais a agressividade (teoria, não sei se efectivamente tem algo a ver ou não). A nível de filtragem o aquário está consideravelmente preparado para este sobrelotamento, está com uma filtragem igual a 10x o volume do aqua, e faço tpa's frequentes e controlo muito a àgua (por causa dos discus). Acima de tudo gosto de ver aquários cheios, e desde que não sejam espécies agressivas, acabam por isso dando bem.

 

No entanto, esta semana devo tirar os ancistrus para um aquario separado, em teoria sao casal, quero ver se os consigo reproduzir. Mas se os tirar tenho que arranjar outros limpa vidros, estava a pensar nuns ottos, mas sao dificeis de ararnjar por cá. E eventualmente no fim da semana talvez ponha um casal de agassizzis, vão depender do tamanho com que vierem. Os cacatuoides talvez tabm os separe, para tentar que os filhotes sobrevivam, vai depender de como correr sem os ancistrus lá :)

 

Um dos meus irmaos deve ca vir esta semana tirar umas fotos decentes dos bichos (estas foram tiradas c telem), depois é q dá para ver bem as cores deles.

 

Se quiseres um dia podes vir ca a casa ver o aqua, ja que es de coimbra :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah assim tá bem! E pago eu um café :D

 

Quanto a uns substitutos dos ancistrus, e que tal umas corys? Podes arranjar tanto corys como ottos na petzone ou até na fitónia, apesar de não gostar muito desde ultimo pelo atendimento...

 

Outra coisa, nas 1ªs 2 fotos, é impressão minha ou tens um feto (possivelmente Narrow) enterrado no areão? Se sim, tira-o e prende a uma pedra ou até ao tronco que assim fica com o crescimento limitado.

 

Os ancistrus dão para sexar quando adultos. Se tiveres um casal, um deles deverá ter umas 'bigodaças' (macho) e o outro não tem buço sequer (fêmea), e o macho penso que tem a cabeça mais ''achatada'' :)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, na petzone de vez em qd tem ottos, mas é raro, aparentemente os fornecedores nao arranjam mt. das poucas vezes que soube que tinham chegado, quando la cheguava ja os tinham vendido tds :D

 

Relativamente ao feto, não. Neste momento tenho valls, e aquelas 2 grandes q n sei o nome, e 2 anubias, que neste momento estao perdidas algures no aquario lol ja tive outras plantas, mas como tenho muito pouca iluminacao, nao consigo ter decentemente plantas mais exigentes.. é um projecto que ja tinha em mente, criar uma calha nova em leds, mas para comecar bem o ano o meu portatil pifou, e tive q comprar outro, logo fiquei sem dinheiro para a calha lol :P

 

Dps marca se e vens ca ver um dia q eu tenha mais tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, realmente é verdade. Ainda há 2 semanas lá fui porcausa de uma fêmea german blue e um casalito altispinosa, tal como 2 botias :)

 

Também queria 2-3 corys albinas, mas não tinhas de momento :/

 

Depois combinamos um dia/hora para eu passar por tua casa :D

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje acabei por ter mais um bcd de tempo e fiz mais uma mistura de CO2 caseiro. Mas continuo com o mesmo problema, devo fazer uma mistura potente, porque os peixes já estão todos à superfície, e ainda só tenho o CO2 a libertar há umas 3h, numa média de 1b/1,5s (controlo com um regulador, se deixasse tudo aberto era uma festa). O dropchecker do CO2 já está no verde (enquanto antes estava no azul). A minha pergunta é, como é que consigo saber se efectivamente está a prejudicar os peixes, ao ponto de eles poderem morrer? É que gostava de ter o CO2, porque nestas semanas que não tive as plantas ressentiram-se, perderam "força", mas também não quero matar os peixes claro..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto à minha experiência com CO2, para controlares isso, levanta o difusor mais para o cimo da coluna, e liga uma bomba de ar com o difusor no fundo.

 

Por acaso não está a entrar o liquido da fermentação na água do aquário?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo razão para tal, a garrafa não está cheio até cima, nem tem resíduos dentro dos tubos. Sim essa técnica do difusor faz com que a concentração de CO2 seja inferior, mas para isso também posso controlar as bolhas/seg. Então mas tendo a bomba de ar não contraria a injecção de CO2? Porque criando agitação da superfície vai aumentar as trocas gasosas, aumentando o O2, mas diminuindo o CO2.

 

De qq maneira ontem percebi um bocado a aflição dos peixes: o dropchecker tem sempre um "lag" no que mostra, ou seja, enquanto eu ainda estava a ver verde, já a estava a ficar em excesso. Dei conta disso pq depois de desligar o CO2 o dropchecker ainda continuou a aumentar a informação da concentração do CO2.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é mesmo isso, daí eu sugerir isso para manteres o teu sistema caseiro de CO2 a funcionar, mas bombeando O2 para dentro do aquário porcausa da bicharada! Um contraria o outro, mas assim evitas ter 'perdas' de CO2. :)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novidades: 2 dos meus rams fizeram casal, e já têm postura :) vamos ver se se safa algum.. Acho que a próxima coisa a fazer é separar os vários casais para aquários separados :P. Amanhã se puder tiro fotos

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns! Tens que é meter fotos! Eu tmb tenho um casalito de rams german blue x long-fin e outro altispinosa... Pelo menos acho que são casais :)

 

A ver se eventualmente tenho a mesma sorte que tu :D

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oh, ja foram comidos. ja montei hj um aquario para reproducao, com agua do principal, umas ceramicas que la tinha a mais, e o tronco onde eles puseram. no fds se o aqua estiver com os parametros estáveis passo os para la, como este aqua foi construido com tudo do velho já nao é necessario o ciclo. quero ver se finalmente algum dos peixes do meu aquario faz uma postura q sobreviva :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.