Euphyllia transparente


Andre_

Recommended Posts

Boa noite colegas, gostava de me ajudassem a perceber o que se passa com a minha euphyllia... tenho uma euphyllia com 2 cabeças em que estas abrem totalmente mas uma delas tem uns 3 a 4 popilos transparentes....tera a ver com a perda de zooxantelas??? de notar que aumentei a luz a pouco tempo e apartir dai deparei com essa situação

 

 

vou deixar os parametros do aquario para que me possam ajudar:

 

Tpas semanais de 20ltrs

 

Balling

ca: 25ml

mg:25ml

kh:25ml

 

Ca:400

mg:1020

kh:9

 

Nitrato: 1ppm

Fosfato: 0ppm

 

 

 

Espero que me possam ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola peço desculpa pela demora e por não postar foto mas não tenho maquina nenhuma para tirar....mas de facto acontece o que o Gonçalo diz... ela abre bastante cm nunca tinha visto...apenas alguns polipos ficam transparentes.... extensao das zooxantelas?? quanto a subida de temperatura não tive nada de especial...

 

Já agora e aproveitando.... tenho Sps,Seritoporas que ficaram com uma cor menos intensa...mas a desenvolveremse na mesma e claro fui fazer teste deume nitrato a 40ppm, tem a ver com isso certo??a cor menos intensa...

 

É que tive um acidente no áquario, comprei um Labroide e no dia aseguir estava morto num buraco....e foi um dilema, desmontar tudo para o tirar ou deixar o eremita tratar?? o que é facto é que ele decompos-se na água e o nitrato disparou...

 

Já recoloquei as biopellets, aproveitei o tubo da keda de agua e fiz um reactor de biopellets aproveitando a tudo da keda ,tendo a certeza que toda a água passa por la.... e estou a fazer tpas de 10litros por dia... e comida aos peixes de 2 em 2 dias para voltar a valores perto de 5ppm... mas aguardo pelo vossa opinão.

 

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola peço desculpa pela demora e por não postar foto mas não tenho maquina nenhuma para tirar....mas de facto acontece o que o Gonçalo diz... ela abre bastante cm nunca tinha visto...apenas alguns polipos ficam transparentes.... extensao das zooxantelas?? quanto a subida de temperatura não tive nada de especial...

 

Já agora e aproveitando.... tenho Sps,Seritoporas que ficaram com uma cor menos intensa...mas a desenvolveremse na mesma e claro fui fazer teste deume nitrato a 40ppm, tem a ver com isso certo??a cor menos intensa...

 

É que tive um acidente no áquario, comprei um Labroide e no dia aseguir estava morto num buraco....e foi um dilema, desmontar tudo para o tirar ou deixar o eremita tratar?? o que é facto é que ele decompos-se na água e o nitrato disparou...

 

Já recoloquei as biopellets, aproveitei o tubo da keda de agua e fiz um reactor de biopellets aproveitando a tudo da keda ,tendo a certeza que toda a água passa por la.... e estou a fazer tpas de 10litros por dia... e comida aos peixes de 2 em 2 dias para voltar a valores perto de 5ppm... mas aguardo pelo vossa opinão.

 

 

Cump

 

Boas

 

1º Os valores de nitratos estão muito altos se não diminuir, vais perder o coral.

2º Verifica os valores de potássio que deve estar entre 360 a 400 mg/l, os de calcio (400-450mg/l) o Ph(8,2-8,4) e o Kh (8-12)

3º Foi mudada a iluminação? Este coral necessita de uma iluminação forte e as lâmpadas que tens, podem não estar nas melhores condições.

3º A corrente de água para este coral quando pequeno deve ser moderada e aumentar a sua intensidade á medida que cresce, mas não directamente sobre ele.

Este é um coral que não gosta de mudanças bruscas nos parâmtros do aquário e foi provável isso que aconteceu.

 

Boa sorte.

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

<p>Obrigado pela resposta, tendo em conta os aspectos que referiste , estou mais inclinado para o 1º, uma vez k o Ca ,Mg, Kh e Ph estao nos valores correctos, quanto a corrente tambem esta ok, e a iluminação tambem uma vez que levou as 4lampadas novas a cerca de 2meses....

 

O que é engraçado e que todos os outros corais duros se desenvolvem muito bem...pociloporas, cercebros ,montiporas... apenas as seriatoporos perderam um pouco a cor ficando palidas, embora abram os polipos todos....

 

Sendo assim e visto que o problemas sera o nitrato , ja comecei tambem o metodo de Vodka seguido a risca...uma vez que ja possuo as biopellets a quase 2 meses e não vejo resultados.

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonç

Bom dia.

 

Sem ver uma foto diria que é normal e até bom sinal.

A minha costuma ficar com alguns dos pólipos com o dobro do comprimento e quase transparentes.

 

Abraço.

 

 

Gonçalo quanto aos polipos transparente acho que ja descobri a causa, encontrei 2planarias a entreteremse na Euphyllia , mas já as consegui retirar.

 

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André, já vi em alguns aquários em que se utiliza a vodka e biopellets a agua ficar tão pobre em nutrientes que os corais ficam com poucas zooxanthelas. Pode ser isso que esta a acontecer. Não te esqueças que os LPS precisam de muitos mais nutrientes do que os SPS.

 

"Labor vince"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André, já vi em alguns aquários em que se utiliza a vodka e biopellets a agua ficar tão pobre em nutrientes que os corais ficam com poucas zooxanthelas. Pode ser isso que esta a acontecer. Não te esqueças que os LPS precisam de muitos mais nutrientes do que os SPS.

 

Boas João , de facto acabei por chegar a conclusão que de facto a agua se encontra pobre em nutrientes , uma vez que as seriatoporas ficaram palidas.Apos pesquisar muito cheguei a essa conclusão e já começei a dar aminoacidos, embora apenas esteja apenas a dar a 3/4dias o que é certo que a tonalidade mudou e comecaram a dar sinal de crescer,outra vez.....

 

É que já tive corais cheios de zooxantelas ,principalmente Seriatoporas e as zooxantelas foram-se, ora se as zooxantelas se foram é porque a agua e pobre em nutrientes, fosfatos e nitratos principalmente e basta um zerar e a morte delas logo.... e dai os corais não terem alimento....

 

 

Cump

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais