Recife de Coral - Mais 2 novos vivos


Hugo Rafael

Recommended Posts

Boas Yakuza

Vejo que ajuda não te falta e tens tidos membros que percebem da coisa melhor que eu.

Em relação as bóias de nível acho que não vais ter qualquer problema visto teres comprado a de duas bóias que fica sempre mais segura.

So me resta desejar-te boa sorte e quando eu achar que possa ajudar nalguma questão eu ajudarei.

Vai colocando fotos da evoluiçao.

 

Cump

 

Carlos Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 116
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado pela ajuda ;)

 

Quanto há agua uso de osmose que para mim me parece a opção melhor já que consigo arranjar quem me arranje alguma ( não tenho aparelho de osmose.

 

O escumador está a 27 CM de altura de agua era o que dizia no manual se nao me engano entre os 25 e os 27. No entanto eu nao sabia como deveria de afnar axo que agora a pouca sujidade por isso a espuma e mesmo branquinha e nao sobe assim rapidamente. Eu ate tenho segulado a espuma a 2 cm do topo do copo.

 

Pelos vistos vou ter de descer neste momento está nos 3.5 mas para ter a espuma no topo do pescoço tenho de abrir mais o ar la para o 4 ou 4.5 porque neste momento tá a 2cm do topo do copo.

 

Mas a espuma e branquinha e a sujidade que sai para o copo (liquido) e branco tambem. Não sei se é normal isto ão inicio secalhar r por não ter ainda qualquer tipo de nutrientes na agua :S

uma vez que agua é de osmose.

 

Vou fazer isso uma hora por semana :) de luz.

 

Obrigado uma vez mais pela ajuda.

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Yakuza

Vejo que ajuda não te falta e tens tidos membros que percebem da coisa melhor que eu.

Em relação as bóias de nível acho que não vais ter qualquer problema visto teres comprado a de duas bóias que fica sempre mais segura.

So me resta desejar-te boa sorte e quando eu achar que possa ajudar nalguma questão eu ajudarei.

Vai colocando fotos da evoluiçao.

 

Cump

 

Carlos Resende

 

Resende obrigado por participares :)

 

Logo a noite já tiro fotos da parte técnica para se ver a confusão. Aquilo e pequeno e tem lá tanta tralha....

 

Só me sobrou um pequeno espaço para poder colocar carvão caso seja necessário. Já ouvi falar que alguns dos carvoes libertam algumas substancias menos famosas para a agua. Será aconcelhavel o seu uso já inicialmente ? vejo pessoas que usam no inicio mas não sei até que ponto isso será uma vantagem....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao carvão não conheço muitos mas ja ouvi falar de alguns que libertam um po negro no inicio e terem de ser lavados antes de usar.

mas podes pedir uma opiniao ao Lord Paulus Cobris porque ele usa carvão e pode te indicar qual o melhor.. se será aconselhado de inicio nao sei mas acho que não ha razão para isso. basta o filter bag e o escumador que tens e já chega..

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem como foi dito aqui segue a foto da minha parte técnica que fica curta já com tanta coisa. Se repararem fiz mais uma divisão na sump de modo a ter o reservatório de agua de osmose.

 

A agua tá mais amarela porque infelizmente na arrumação dos toquei numa das bóias mandando mais agua para a sump e enchendo o copo do escumador que vazou para fora a sujidade ...

 

dsc03543ql.jpg

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora só falta mesmo afinar o escumador a maneira que não está facil. Porque como dizem se for para ter a espuma no inicio do pescoso o escumador fica com o ar aberto ao maximo e sinceramente nao sei se a espuma ficará tão densa para chegar cá acima

vou deixa-lo assim até amanha e ver o resultado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos ver se consigo relatar o que se passa. Tenho andado a tentar afinar o escumador mas como andei a mexer nas boias de nivel do repositor de agua etc tive de o desligar.

 

Ontem liguei o escumador que está aberto no maximo de entrada de ar nivel 5 e a espuma chega a meio do copo. deixei todo a noite a trabalhar e hoje de manha resolvi espreitar e ver como tava a espuma. não me parece que tenha tirado nada ou praticamente nada ( copo tinha so uma ligeira aguadilha no fundo) e a espuma que faz e branquinha e pouco "consistente"

 

Se fechar a saida do ar diminuindo um pouco (nivel4) as bolhas sobem ja para um nivel quase a sair do copo de recolha e ai ja sai alguma espuma do copo. Mas como disse branquinha como cal de parede.

 

Se tiver azar e apertar um pouquinho de mais o copo de recolha enche-se ate ao topo de agua limpa que vai tudo por fora. Pelos vistos parece que não estou a conseguir acertar na regulação.

 

Ora do que tenho lido pode ser de :

 

- Aquário novo / cheio a 3 dias e ainda não ter porcaria para tirar...

 

- Fase de adaptação do escumador ( confeso que li mas nao percebi sendo aquilo uma maquina... não sabia que se tinha de adaptar.

 

Agora a questão mantenho o assim com a espuma a meio do copo de recolha ou chego mais para cima ficando a 1/2cm do topo de forma a sair aquela ligeira espuma branca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Yakuza.

Bem quanto a esse escumador eu não o conheço mas ja ouvi falar muito dele.

Quanto ao que ele ta a fazer de inicio é normal porque o meu escumador também era novo e teve 3 dias a funcionar sem tirar nada e ate que ao fim de 3 dias fartou-se de tirar porcaria. Os escumadores trazem uma película de óleo no acrílico que faz com que eles não funcionem bem ate se limparem. Por isso é que aconselham colocar o escumador a trabalhar umas horas só com agua e vinagre.

Deixa o escumador a funcionar que ele ade começar a tirar porcaria por si mesmo.

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim vou aguardar e vamos ver como se vai portar. Realmente isso do vinagre nã fiz porque não tinha nenhum recipiente onde podesse colocar o escumador :S.

 

Sim já tinha lido algures que levavam tempo ate tirarem alguma coisa...

 

Agora é esperar para ver :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje cheguei a casa e ja tinha no copo em estado liquido uma agua ligeiramente amarela sinal que estava a funcionar já a escumação, mas intriga me retirar tão pouca sujidade.

 

Entretanto vi que altura de agua que tinha no escumador 28,5 cm. Ou seja apesar de o ter subido ligeiramente ainda tinha muita agua e dai poderia de ser a escumação ineficiente. Ou então e mesmo de ainda nao ter nada no aquário alem sa areia viva e da rocha morta.

 

Mas como li que a marca recomenda de 24 a 27 cm de altura de agua decidi inventar para por o meu escumador mais alto de modo a ter 24 cm de agua. Espero que melhore alguma coisa depois da modificação. Só amanha e que vou conseguir coloca-lo mais alto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo obrigado pelo aviso realmente cometi esse erro mas vi logo o efeito sifão que fica a fazer....

 

Aumentei a autura e teve a trabalhar bem com espuma densa mas depois voltou a mesmo... disseram me ser normal tirou o que tinha a tirar de sujidade e depois baixou o nivel da espuma e a sua densidade....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho e uso BM a algum tempo e o segredo esta na altura da agua. Fizes-te bem em subir para esses 24 cms, vai andar mais ou menos por ai para estar a funcionar bem.

Se ja o tens a trabalhar no nivel 5 a alguns dias o mais certo é so teres que fazer os ajustes finais. Vai fechando ate teres a espuma no inicio do copo, porque depois e de certeza que ela ira subir e começar a retirar porcaria. O mais certo é que quando olhares iras estar entre o 3/4. Caso ja tenhas espuma a subir um pouco mais , ou mesmo no topo do copo, e de uma forma compacta/seca, é porque esta no ponto ideal. Nao te preocupes caso venha a baixar, porque é suposto isso acontecer, e voltara a subir.

Espero ter ajudado, qq coisa apita


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi isso mesmo que me disseram B744. que possivelmente já tinha retirado tudo o que tinha e baixou a espuma ficando esta menos densa. Disseram me ser absolutamente normal num aquario com pouco tempo e mesmo num aquario com algum tempo se o escumador fosse bem dimensionado não estaria constantemente a escumar... Veremos se assim é e se realmente quando tiver mais carga orgânica o mesmo se porta a maneira. Por agora é só areia viva, rocha morta e agua de osmose+ sal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem só para actualizar um pouco a situação. O aquário tem estado a ciclar, adiciono um pouquinho e comida e bactérias para dar uma ajuda ... Foi assim que me regi nos meus aquários de agua doce e estou a fazer da mesma maneira no salgado.

 

Mas isto de ir olhando para o aquário sem nada dá sempre para ir pensando noutras situações. O saco de 200 microns vai sair da sump. A meu ver este tipo de filtragem para ser eficaz deve levar uma lavangem de 3 em 3 dias, senão o saco acumula mt lixo e satura transbordando, Como não vou ter disponiblidade para o estar sempre a limpar e por experiencia do meu aquário de cilideos em que o saco e bem maior e satura numa semana vou optar por não ter o saco e fazer a experiencia a ver se o escumador é capaz de remover algum do lixo que ficaria retido no saco.... Para esse efeito vou aumentar a circulação na sump para este andar pela coluna de agua....

 

O escumador funciona bem deixei-o desligado 2 dias e depois lá o liguei... fez de novo uma espuma densa tirou uma ligeira sujidade mas depois voltou ao normal ou seja tira o que tem a tirar rapidamente ( em fase de ciclo é pouca coisa)

 

Nesta fase tenho UV e escumador desligados já que estou a adiconar microbacter7 e diz na embalagem para desligar durante 4 horas os dispositivos, como o aquário está a cilar vou optar por não os ligar.

 

Não que seja para já mas que equipa de limpeza aconcelham ?

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O saco pode ser utilizado intermitentemente para limpar essas macropartículas da água...

 

eu também o uso para quebrar as microbolhas, para não ter de limpar a sump tantas vezes... para além do resto

 

Sérgio de facto eu utilizo o saco num outro aquario que tenho e sem duvida que tem vantagens. A utilização dele intermitentemente tambem pensei nisso no caso de quando se faz limpeza do aquário para apanhar as particulas existentes na agua.

 

Por outro lado tambem vejo desvantagens no saco a medida que vai ficando sujo toda a agua e obrigada a passar por ele ( se este ficar no overflow) o que nao sei ate que ponto não ajudará a subir compostos como fosfatos.

 

è certo que se este lixo nao ficar no saco fica assente no fundo da sump, dai a experiencia que vou fazer aumentando a circulação na sump a ver se a porcaria se mantem na coluna de àgua e vai para o escumador.... Se isto resultar será o escumador capaz de tirar esses detritos da agua ?dejectos de peixes restos de comida e outra matéria organica que ou fica no saco ou fica no fundo da sump?

 

 

Já agora sérgio opinião para uma equipa de limpeza para o aquário ?

 

O saco é bom para o que o Sérgio disse,sobre as micro bolhas e o maior do lixo que fica sempre no saco.

O meu saco fica cheio com 4 dias de uso e tenho de andar sempre a lavar. Experimenta tirar e logo vez o resultado..

 

Cumpr

 

Sem saco eu sei qual e o resultado :) já fiz a experiencia e o lixo fica na sump. O que tambem nao e bonito e vai dar mais ou menos ao mesmo que tem o lixo no saco a decompor-se. Dai a experiencia do aumento da circulação na sump a ver se fica na coluna de agua e vai para o escumador se este foi capaz de retirar esses dejector que ficam no saco era a meu ver a situação ideal.

 

È uma experiencia veremos se resulta.....

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tirei umas fotos ao layout em fase de ciclo com as lâmpadas actinicas ligadas apenas.

 

Optei por 2 ilhas apesar de gostar também de paredes de rocha que se usava antigamente mas como o aquário e pequeno decidi fazer as duas ilhas :

 

dsc03548ez.jpg

 

dsc03551t.jpg

 

Era para tira uma mais frontal mas a bateria acabou :(...

 

 

 

Neste momento o aquário já se encontra com o ciclo iniciado a Amonia já esta presente bem como um elevado numero de nitritos e alguns nitratos... Agora é aguardar mais um pouco entretanto se poderem ir dando opiniões de vivos que possam viver comodamente neste tanque agradeço. Preferia peixes utilizados em nano reef´s que é o que considero ideal para o aquário.

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.