Recife de Coral - Mais 2 novos vivos


Hugo Rafael

Recommended Posts

Bem venho apresentar o meu primeiro aquário de agua salgada. Será um reef mas o método utilizado vai ser um pouco diferente do que se vai vendo aqui pelo forum.

 

 

. Aquário 65*40*45

. Sump 50*35*50

. Calha 4*36 PLL

 

 

. Vortech MP10

. Eihem Compact Plus 3000

. Termostato

. Bubble Magus NAC7

. Saco TMC 400 Mícron- estou em duvida se ainda coloco saco.

. TMC UV 600

 

Como a ideia e ter um aquário simples dentro do possível também estou a pensar dosear os elementos traços a mão em vez de ter reactor de cálcio.

 

Aguardo opiniões e ajudas dos membros da comunidade.

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 116
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Tardes,

Não percebi em que situação o teu projecto é diferente do que se vai vendo por aqui...

 

Eu mesmo faço a colocação á parte dos elementos traço...

Já os fiz em separado e agora faço num produto integrado.

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se prende com essa parte dos elementos traço ;).

 

Quando me referia que iria ser diferente e que possivelmente será um aquário sem substrato o chamado BB. E pelo forum ainda não vi nenhum que utilizasse esse método, dai eu dizer que ia se diferente contudo lá fora já é pratica recorrente e não é minha intenção inventar a roda novamente que sou apenas um aprendiz;)

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bare bottom não deve ser considerado como um método diferente do Berlin porque na realidade não é... a única diferença é não ter areão o que na verdade pode não fazer muita falta na maior parte dos casos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quando me referia que iria ser diferente e que possivelmente será um aquário sem substrato o chamado BB.

 

Ola YAKUZA, bom dia. Eu tenho um aquario de 90x45x45cm a funcionar desse modo, sem substracto...

Tenho mais dois em que quase metade do aquario esta sem qualquer tipo de areia.

 

Ainda nao descobri nenhuma vantagem efectiva nisso. Podera evitar que alguns parasitas se escondam no substracto mas inviabiliza logo que se tenham varios tipos de animais que precisam do substracto para se alimentar ou esconder e passar a noite. Por outro lado, um bom substracto, de boa qualidade, pode ajudar, e muito, quanto a "quimica" do aquario. Efeito "buffer" e nao so...

 

Efectivamente... sao opcoes mas deve ser utilizado por alguma razao especifica e nao por ser moda ou inovacao copiada do que se faz no estrangeiro... Nem sempre o que se faz no estrangeiro sera melhor...

 

Se fores a um Forum que penso ser uma referencia a nivel mundial, o "http://www.reefcentral.com/" iras verificar que o projecto do nosso Membro Machado de Sousa (A Maternidade do Coral) foi uma referencia mundial e copiado por muitos por esse mundo fora...

Podes consultar aqui:

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1215102

e verifica que o topico comecou em "09/25/2007, 11:21 PM"

e se fores ver o final constatas que tem uma ultima mensagem em "07/21/2012, 10:20 AM" o que significa que em Julho de 2012 ainda mexe e outras mensagens vao ser entretanto acrescentadas... Fara este mes cinco anos que foi iniciado e continua vivo o topico porque o projecto tem muito mais tempo e tanto quanto sei ainda hoje se mantem.

 

Pouca gente imaginaria que um aficcionado portugues pudesse, ja em Setembro de 2007, ter uma instalacao de fazer inveja a muitas empresas internacionais no ramo. E assisti uma vez a uma entevista na SIC onde se referia que assim era por falta de apoio a manutencao e escoamento porque este projecto poderia ser cem vezes maior... Claro que, com projeccao internacional, certamente aqui ja aparecem os "lobbys" internacionais para impedir que o projecto evolua...

 

Se tens alguma razao especifica para nao usar substracto entao forca... Se for por moda ou so para ser diferente, nao sei se valera a pena...

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bare bottom não deve ser considerado como um método diferente do Berlin porque na realidade não é... a única diferença é não ter areão o que na verdade pode não fazer muita falta na maior parte dos casos.

 

Sim exactamente dois metodos partilham tudo em comum menos o substrato Sérgio. No entanto se alguem utilizar este metodo por aqui que me queira dar uma ajuda ficarei grato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola YAKUZA, bom dia. Eu tenho um aquario de 90x45x45cm a funcionar desse modo, sem substracto...

Tenho mais dois em que quase metade do aquario esta sem qualquer tipo de areia.

 

Ainda nao descobri nenhuma vantagem efectiva nisso. Podera evitar que alguns parasitas se escondam no substracto mas inviabiliza logo que se tenham varios tipos de animais que precisam do substracto para se alimentar ou esconder e passar a noite. Por outro lado, um bom substracto, de boa qualidade, pode ajudar, e muito, quanto a "quimica" do aquario. Efeito "buffer" e nao so...

 

Efectivamente... sao opcoes mas deve ser utilizado por alguma razao especifica e nao por ser moda ou inovacao copiada do que se faz no estrangeiro... Nem sempre o que se faz no estrangeiro sera melhor...

 

Se fores a um Forum que penso ser uma referencia a nivel mundial, o "http://www.reefcentral.com/" iras verificar que o projecto do nosso Membro Machado de Sousa (A Maternidade do Coral) foi uma referencia mundial e copiado por muitos por esse mundo fora...

Podes consultar aqui:

http://www.reefcentr...d.php?t=1215102

e verifica que o topico comecou em "09/25/2007, 11:21 PM"

e se fores ver o final constatas que tem uma ultima mensagem em "07/21/2012, 10:20 AM" o que significa que em Julho de 2012 ainda mexe e outras mensagens vao ser entretanto acrescentadas... Fara este mes cinco anos que foi iniciado e continua vivo o topico porque o projecto tem muito mais tempo e tanto quanto sei ainda hoje se mantem.

 

Pouca gente imaginaria que um aficcionado portugues pudesse, ja em Setembro de 2007, ter uma instalacao de fazer inveja a muitas empresas internacionais no ramo. E assisti uma vez a uma entevista na SIC onde se referia que assim era por falta de apoio a manutencao e escoamento porque este projecto poderia ser cem vezes maior... Claro que, com projeccao internacional, certamente aqui ja aparecem os "lobbys" internacionais para impedir que o projecto evolua...

 

Se tens alguma razao especifica para nao usar substracto entao forca... Se for por moda ou so para ser diferente, nao sei se valera a pena...

 

Cumprimentos

Rolim

 

Rolim tudo bem ?

 

Sei bem que portugual tem muito bons professores em diversas areas ;)

 

No entanto faço-o não por ser moda mas por ver algumas vantagens como a facilidade de remoção de detritos (sem ter de aspirar o areão)

 

Tambem tem desvantagens a nivel estético a areia branca faz lá muita falta.

 

Qual o metodo de filtragem que utilizas ?

 

Como disse estou me a iniciar neste mundo e como tal toda a ajuda e bem vinda inda para mais de alguem que já utiliza tambem o bare bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola YAKUZA. Basicamente uso o Sistema de Berlin com muita rocha viva e escumador. Ate na caixa depuradora (vulgo “sump”) uso rocha viva. Ainda sou um dinossauro da aquariofilia…

Hoje em dia há importantes sistemas como o Balling que me parece ser muito bom quanto aos aquários que tenho visto mas não sei nada sobre esse método.

Com o Sistema de Berlin convém ter algum cuidado quanto a carga orgânica gerada pelos habitantes. Por vezes utilizo produtos da PRODIBIO que me parecem ser muito bons.

 

Não sei que mais possa dizer. Mas podes perguntar que tentarei esclarecer.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado Rolim. De facto a ideia passa por ter pouca carga organica o aquário e pequeno e tambem nao pretendo ter muitos peixes.

 

A nivel de corais estou a pensar num layout um pouco minimalista e portanto tambem nao ira ter muitos corais nem muita rocha viva no display. No sump provavelmente irei colocar mais que no display.

 

Esta será a minha ideia inicial mas que realmente vejo poucos a utilizar este metodo. No entanto e como me estou a iniciar ainda posso mudar de ideias para o classico metodo do substrato + muita rocha viva apesa de neste momento a minha ideia ser outra,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquario de 65cm, porque nao pensas em lampadas T5 de 24w ou LEDs?

O primeiro aquario, um Aquamedic Percula 90 montado em Janeiro de 2003, que ainda hoje funciona com escumador de pedra difusora, tinha e tem uma lampada HQI de 150W. Alem do efeito nos corais produz ainda um bonito efeito na parede e tecto ajudado em parte pela areia branca.

Depois usei montes de calhas da Liftech e Jebo com lampadas Power Compact e nao gostei muito do efeito e nem me parecem muito eficazes. Curiosamente, apesar de parecerem ter mais luz, as T5s parecem muito mais eficientes. Consegues ter corais SPS com T5s e nao sera tao facil com Power Compacts. E nas T5s ja tens uma grande variedade de tipos que ajudam a conseguir bons efeitos. Tenho na garagem montes de calhas Power Compact que nao uso e optei so por HQIs, T5s e LEDs.

As T5s de 24W penso terem 55cm de lampada e seria bom para um aquario de 65cm.

Com 40cm de largura resolves bem so com duas lampadas.

Tenho um aquario de 100 x 40 x 50cm de altura que se aguentou bem com uma barra "Tiger 900" dupla da "SeaHorse" (duas T5s de 39W) comprada a um Membro aqui no Forum faz uns anos. Desde entao, tenho gostado muito desse tipo de iluminacao. Arrumei de vez as Power Compact ou PLL... Em vez de 4x36W parece-me que ficavas muito melhor servido com 2X24W ou se quiseres "exagerar" e variar mais o tipo de iluminacao, com 3x24W...

 

Nao conheco o escumador que indicas. Alguns escumadores libertam muitas pequenas bolhas para a agua. Ao obrigar essa agua a passar pela rocha viva quebram-se essas bolhas antes de chegarem a bomba de reposicao e nao vao entrar no aquario podendo ser prejudiciais para alguns seres vivos. E ajuda na filtracao biologica.

 

Vais ter um aquario muito pequeno pelo que convem estar muito atento a todas as alteracoes no aquario, a comecar pela variacao na salinidade provocada pela evaporacao.

 

Podes ter um aquario pequeno e minimalista muito interessante. Escolhe bem os seres vivos. Se nao queres substracto evita peixes de fundo que estao habituados a andar na areia.

 

O uso de carvao activado de boa qualidade na caixa depuradora tambem pode ser uma boa opcao.

 

As bombas, para reposicao e para circulacao, parecem-me boas escolhas.

 

De momento nao sei que mais possa escrever. Vou lendo e tentarei lembrar-me de mais...

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito grato pela ajuda ;)

 

Quanto a iluminação de facto a escolha e variedade de espectro das t5´s e uma vantagem mas em termos de luz a grande diferença está nos reflectores individuais das t5. Mas essa parte já está tratada e as PLL também terão uns reflectores a maneira.

 

Em relação a corais ainda estou a ver mas o mais provável e mesmo enveredar por LPS e soft corals eu gosto de movimento no aquario, como também estou a iniciar-me são de mais fácil manutenção.

 

Enquanto chega e nao chega o equipamento vou ponderando :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou dar aqui os meus "2 cents" se me for permitido.

Quanto a questao do "bare bottom a meu ver acho que é mais uma questao de gosto do que outra coisa. Nao se te teras muita vantagem, se alguma, em optares por isso. Mais uma vez, estética e isso nao opino.

Quanto a iluminaçao estou com o Rolim, ganhavas mais , especialmente a longo prazo com T5's. Conseguias puxar mais e melhor pelo visual do aquario pela imensa opsçao de cor das T5's.

A meu ver , e o que aprendi até hoje neste mundo da aquariofilia é que o que gostas hj, nao sera necessariamente valido para amanha. Digo isto pela preferencia em LPS e moles pelo movimento ( aqui discordo e explico a seguir) e mais facilidade. Daqui a algum tempo podes dar contigo completamente fascinado por duros por exemplo. E ai ja estaras " coxo" por causa das PLL.

Basicamente trata-se de apostar do inicio em algo que te pudera dar um amplo leque de opçoes. Evitas gastar duas ou mais vezes e as vezes ficar frustrado em nao conseguir resultados, que infelizmente leva muita gente a desistir deste hobby.

 

Quanto ao escumador , muito boa escolha, estas bem servido, nao mexas.

 

Gosto muito da ideia de minimalista, e acho que nao precisas ter 2 corais com 2 peixes sem substrato para o ser. A meu ver trata-se mais em dispor o layout/corais de forma harmoniosa e que nao "canse a vista" , se me faço entender. Algo que resulta muito bem nisso sao as chamadas "ilhas" que tem sempre um aspecto muito clean.

Mas nao vou esticar-me muito mais nisso sob pena de estar a entrar nos gosto de cada qual.

 

O facto de discordar que os LPS e moles darem mais vida ao aquario é muito simples.

Por acaso ja viste um aqurio com SPS com os polipos bem estendidos? Digo-te certamente que de estatico nao tem nada.

Nao te estou a tentar convencer para SPS, so porque recorrentemente vejo pessoal a dizer que os LPS e moles dao mais vida. Mas mais um vez sao gostos.

Espero ter ajudado em algo, qq coisa ja sabes,

Cumps


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou dar aqui os meus "2 cents" se me for permitido.

Quanto a questao do "bare bottom a meu ver acho que é mais uma questao de gosto do que outra coisa. Nao se te teras muita vantagem, se alguma, em optares por isso. Mais uma vez, estética e isso nao opino.

Quanto a iluminaçao estou com o Rolim, ganhavas mais , especialmente a longo prazo com T5's. Conseguias puxar mais e melhor pelo visual do aquario pela imensa opsçao de cor das T5's.

A meu ver , e o que aprendi até hoje neste mundo da aquariofilia é que o que gostas hj, nao sera necessariamente valido para amanha. Digo isto pela preferencia em LPS e moles pelo movimento ( aqui discordo e explico a seguir) e mais facilidade. Daqui a algum tempo podes dar contigo completamente fascinado por duros por exemplo. E ai ja estaras " coxo" por causa das PLL.

Basicamente trata-se de apostar do inicio em algo que te pudera dar um amplo leque de opçoes. Evitas gastar duas ou mais vezes e as vezes ficar frustrado em nao conseguir resultados, que infelizmente leva muita gente a desistir deste hobby.

 

Quanto ao escumador , muito boa escolha, estas bem servido, nao mexas.

 

Gosto muito da ideia de minimalista, e acho que nao precisas ter 2 corais com 2 peixes sem substrato para o ser. A meu ver trata-se mais em dispor o layout/corais de forma harmoniosa e que nao "canse a vista" , se me faço entender. Algo que resulta muito bem nisso sao as chamadas "ilhas" que tem sempre um aspecto muito clean.

Mas nao vou esticar-me muito mais nisso sob pena de estar a entrar nos gosto de cada qual.

 

O facto de discordar que os LPS e moles darem mais vida ao aquario é muito simples.

Por acaso ja viste um aqurio com SPS com os polipos bem estendidos? Digo-te certamente que de estatico nao tem nada.

Nao te estou a tentar convencer para SPS, so porque recorrentemente vejo pessoal a dizer que os LPS e moles dao mais vida. Mas mais um vez sao gostos.

Espero ter ajudado em algo, qq coisa ja sabes,

Cumps

 

Muito Obrigado pela Opinião B744.

 

Em relação a calha devido a custo espaço entre outros optei por PLL. Mas sinceramente a calha tem 144W o que me parece suficiente agora para o inicio. Quanto ao espectro das lampadas é uma realidade t5´s tem muito mais espectros e com os refletores individuais que teem porporcionam "mais luz" ou seja uma melhor reflexão da mesma. Mas hoje em dia ja se encontra tambem mais um ou outro expectro em PLL ( é de facto dificil). Mas no basico das 10000K + actinicas já se encontram algumas opções.

 

O escumador devido ao dinheiro disponivel e ás criticas que tenho ouvido pareceu-me tambem uma opção valida vamos lá ver quando o tiver a trabalhar se continuo a pensar da mesma maneira.

 

Eu axo que quando se referem a vida dos corais moles e LPS e pelo facto de o movimento ser muito maior que nos SPS. Eu não tou a dizer que nao gosto de SPS as cores são mesmo de tirar do sério mas axo cedo para quem se quer iniciar avançar logo para SPS e ainda nao me cativam o suficiente.

 

O bare bottom vantagens so realmente a facilidade de manutenção como disse tem alguns contras tambem estáticamehte para mim tambem nao fica grande coisa. È uma opção que estou a pensar ainda porque visto nao ter nenhum reactor nem de calcio nem de kalk agora inicialmente nao sei se irá ser uma opção viável. Normalmente quem opta por nao ter substrato tem sempre uma fonte extra deste elementos ou seja um reactor.

 

Se a opção for o bare bottom irei optar por um design minimalista nao digo so ter dois peixes e dois corais. Mais seria pouca rocha , alguns corais e poucos peixes ( o aquário e pequeno tambem nao posso ter muitos). Ai possivelmente teria ver se era necessário alguem metodo de filtragem extra.

 

Se puser areia mudo um bocado o esquema e faço algo mais com o design da natureza...

 

Neste momento continuo a espera de algum material que já está encomendado e vou pensando e ouvindo as opinioes aqui pelo forum.

 

Quando chegar a parte do encher tambem tenho de ver se alguem me dispensa uns litros de agua de Osmose. Em casa infelizmente nao tenho como instalar o sistema para já por isso tenho de ver se consigo alguns litros o que vale e que ainda falta :)

 

Outra questão e em relação ao sacos de filtragem postos na queda de agua para a sump. No meu aquario de ciclideos uso um desses sacos de 200 micros mas devido a boa dose de comida e dejectos ele satura depressa. Já ouvi dizer que tem vantagens e desvantagens porque a medida que vai saturando o mesmo já não faz apenas filtragem mecanica mas tambem filtragem biologica o que realmente nao é o objectivo. Em agua salgada pelo que tenho vilto a quem defenda o seu uso e outros defendem que não se deve usar é mais benefico ir logo para a sump na zona do escumador e ser retirado pelo mesmo. Tem uma certa logica mas tem de ser contar que nem tudo e removido pelo escumador e vai sujando a sump trazendo manutenção extra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem hoje foi dia da chegada do escumador e do saco de 200 microns o qual optei por por. A luta foi grande para conseguir colocar o escumador na SUMP. A sump e pequena e para quem estava habituado a teu uma sem metade dos equipamentos e com 1.20 com mt espaço não foi facil....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de tirar umas fotos de como se encontra a sump para ver se isto fica com mais participações :).

 

Escumador Bubble Magus Nac7 - Alguem me dá uma ajuda de como regular o caudal de bolhas ? ele ainda não está a funcionar mas as instruções sao escassas.

 

dsc03539rp.jpg

 

Queda de agua na sump com saco 200 Microns:

 

dsc03540yc.jpg

 

Tambem já tenho o UV que era de outro aquário mas está a espera de lampada nova e de uma revisao e limpeza gerais para ficar tudo ok :) :

 

 

dsc03541nm.jpg

 

Quanto ao aquário ainda estou mt reticente em relação ao bare bottom e os corais vão ser moles/LPS. Não sei se é necessario adicionar mais alguma coisa como calcio com este tipo de corais... tambem pensei no metodo zeovit mas sinceramente sao muito caro a longo prazo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yakuza,

 

Quanto ao escumador a primeira coisa que deves fazer é por num recipiente com agua nao salinada e vinagre, neste caso ainda nao vai precisar dos 25 cm e deixar a trabalhar durante a noite.

Depois disso podes começar a po-lo a bombar ja com agua salgada. Aqui como o J. Soares disse e bem vais precisar de uma altura constante de agua para nao teres variaçoes na escumaçao. Dependendo da config da tua sump, a meu ver aqui um repositor automatico é essencial

Começa por deixar o caudal do BM completamente aberto, vais ver que 24h depois ja ves qq coisa a formar-se, depois vais fechando gradualmente para teres o tipo de escumaçao desejada, i.e mais seca, ou mais humida. Preferencialmente eu opto por mais seca. Vais acabar por ficar com isso regulado algures entre a posiçao 3 e 4.

Espero que ajude.

Cumps


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao consigo ver bem na foto o esquema da tua sump. O escumador BM 7 precisa de uma altura de água constante de 25/27 cm para funcionar bem senão nada feito.

 

Sim eu entendo fica tudo demasiado junto eheh. A agua vem por queda até a sump na zona onde se encontra o escumador e um saco de 200 microns . Realmente a aultura de agua vai ser constante nessa zona o problema e que vai ter um pouco mais que 27cm. Tem 30 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yakuza,

 

Quanto ao escumador a primeira coisa que deves fazer é por num recipiente com agua nao salinada e vinagre, neste caso ainda nao vai precisar dos 25 cm e deixar a trabalhar durante a noite.

Depois disso podes começar a po-lo a bombar ja com agua salgada. Aqui como o J. Soares disse e bem vais precisar de uma altura constante de agua para nao teres variaçoes na escumaçao. Dependendo da config da tua sump, a meu ver aqui um repositor automatico é essencial

Começa por deixar o caudal do BM completamente aberto, vais ver que 24h depois ja ves qq coisa a formar-se, depois vais fechando gradualmente para teres o tipo de escumaçao desejada, i.e mais seca, ou mais humida. Preferencialmente eu opto por mais seca. Vais acabar por ficar com isso regulado algures entre a posiçao 3 e 4.

Espero que ajude.

Cumps

 

Obrigado pela ajuda essa da agua com vinagre nao sabia mas isso deve-se a que ?

 

Quanto a reposição automática eu vou fazer a mão. Tenho ouvido varios relatos de falhas nas boias e inundações em casa. Mas naquela zona da sump a agua vai se sempre manter no mesmo nivel 30 cm logo não há problema. Mas a reposição de agua tb será frequente para nao haver problemas de salinidade.

 

È necessario adicionar CA e MG com corais moles e LPS. Possivelmente tambem sou capaz de por SPS mas dos mais basicos. E uma coisa que ainda está em estudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O vinagre serve essencialmente para ajudar a limpar o escumador. Possiveis residuos de oleo e afins ,de produçao.

O problema que eu vejo em repor a olho basicamente começa por oscilaçoes na salinidade. Qdo o que se quer é que esteja o mais estavel possivell. O sucesso dos recifes passa por estabilidade e nao em parametros "ideais" .

Basta olhares para a mae natureza, os oceanos. Pela IMENSA massa de agua as oscilaçoes sao na ordem do neglegivel , dai termos grandes e lindos recifes de coral. Agora aumenta por exemplo a temperatura 2º e ves o resultado.

Bem esta lenga lenga toda para dizer que ganhavas muito mais se investivesses num osmoregulador. Tenho o da Tunze, que é optico , e nao boia ( dai as inundaçoes que falas, por a boia de nivel ficar presa ou assim) a mais de 3 anos e completamente fiavel, nunca , mas nunca me deu problemas. Das melhores coisas que podia ter posto no aquario. Pensa bem nisso, acho que vale a pena.

Qto a adicionares qq coisa, nesta altura concentrava-me em TPA's rigorosas, com um bom sal, e podes depois começar a adicionar kalk pelo metodo pinga pinga, facil e barato, e até da milhoes ( o prazer de ter um aquario agradavel)

Cumps


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A reposição de agua inicialmente estava pensada realmente com um osmoregulador, Mas depois do que li depressa desvanesceu a ideia e prefiro repor a mão. È claro requer mais atenção mas por enquanto ficará assim que o medo e grande.

 

As TPA´s e algo que não descuido. Tenho sempre bastante atenção em todos os aquários que tive de agua doce.

 

A grande duvida ainda está no projecto d aquário em si, Uma vez que se optar por corais LPS/soft devo colocar areia de coral o UV e adiciono os elementos traço caso necessário há mão.

 

Caso Vá para bare bottom a coisa complica-se que a ideia é ter muita circulação pouca rocha. E ai possivelmente vou ter que optar por um metodo de introduzir bacterias no sistema. Talvez pelo metodo zeovit. Algo caro e que sinceramente nao sei se compensa. Ai para tar a gastar esse euros iria para um aquario misto ja com SPS.

 

Enfim está aqui um dilema de alguem sem experiencia em salgados, e apenas com o escumador, bomba de retorno, iluminação e UV comprados :).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

Compreendo o teu medo, mas existem actualmente diversos sistemas já bastante bons de reposição de água (que nem passa pelos abusos cobrados pelo da tunze).

Existem com 1, 2 e até 3 boias, opticos, etc...

 

Eu pessoalmente uso um com apenas uma boia, que é fechada com uma tampa com furações por baixo para apenas deixar passar a agua e impedir bloqueios da boia.

O sistema é seguro e fiável, pelo que não tenho grande receio... Depois o reservátório não tem água suficiente para fazer subir rapidamente o nível da sump ou mesmo te fazer uma variação brutal da salinidade do aquário.

Portanto RECOMENDO-TE a usares um para poderes manter a estabilidade do nível da sump e do escumador.

 

Em relação ao projecto em si, recomendo sempre areia de aragonite (coral moido) ou então idealmente areia viva!

Recomendo-te também a não dares um passo maior que a tua perna, pelo que deves inicialmente começar com moles e lps, sendo que ao fim de 6 meses a 1 ano, ai começas a pensar em SPS que requerem parametros de água estabilizados.

UV é recomendável, já que te vai controlar as pragas e boom de algas.

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fico feliz por mais um membro se juntar a este maravilhoso mundo dos salgados e desde já muitas felicidades.

 

BB

Em relação a usares ou não areão, como já foi dito, podes e deves usar pouco areão no fundo, não sendo necessário fazeres DSB. A longo prazo traz problemas causados por excesso de matéria organica acumulada, promovendo NO3 e PO4. O facto de teres algum areão (aragonite ou coral moido), vai-te ajudar bastante a subir o PH e estabiliza-lo, bem como se tiveres uma boa circulação impede essa dita acumulação de detritos.

 

ELEMENTOS TRAÇO

Adicionar à mão é uma opção. E quando não estiveres em casa? Ou fores de férias?

Está mais que provado que o sucesso de um salgado além de todos os outros fatores (iluminação, boa escumação, etc..), passa por manter a maior estabilização nos valores corretos de KH, CA e MG possível.

Pensa bem nisto, porque acredito que é preferível investir já num sistema doseador do que mais tarde desmotivado com o insucesso.

 

OSMOREGULADOR

O que agora parece fácil, daqui a algum tempo é "praxe". A quantidade de água evaporada é bastante elevada, necessitando de repores mais do que uma vez por dia. Para além de nunca manteres a 100% a estabilidade do sistema, a variação de nível da água na sump desregula o escumador.

 

Grande abraço

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Compreendo o teu medo, mas existem actualmente diversos sistemas já bastante bons de reposição de água (que nem passa pelos abusos cobrados pelo da tunze).

Existem com 1, 2 e até 3 boias, opticos, etc...

 

Eu pessoalmente uso um com apenas uma boia, que é fechada com uma tampa com furações por baixo para apenas deixar passar a agua e impedir bloqueios da boia.

O sistema é seguro e fiável, pelo que não tenho grande receio... Depois o reservátório não tem água suficiente para fazer subir rapidamente o nível da sump ou mesmo te fazer uma variação brutal da salinidade do aquário.

Portanto RECOMENDO-TE a usares um para poderes manter a estabilidade do nível da sump e do escumador.

 

Em relação ao projecto em si, recomendo sempre areia de aragonite (coral moido) ou então idealmente areia viva!

Recomendo-te também a não dares um passo maior que a tua perna, pelo que deves inicialmente começar com moles e lps, sendo que ao fim de 6 meses a 1 ano, ai começas a pensar em SPS que requerem parametros de água estabilizados.

UV é recomendável, já que te vai controlar as pragas e boom de algas.

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

Muito Obrigado pela opinião paulo,de facto estive a pensar melhor e já fiz mais uma divisão na sump e comprei o Osmoregulador da TMC com duas boias. Espero não me arrepender mas realmente pelos concelhos que obtive dos mesnbros desta comunidade é uma mais valia e assim lá fiz mais um sacrificio e comprei o dito.

 

A ideia é essa paulo Moles e lps primeiro :) e já me chega...

 

 

Boas,

 

Fico feliz por mais um membro se juntar a este maravilhoso mundo dos salgados e desde já muitas felicidades.

 

BB

Em relação a usares ou não areão, como já foi dito, podes e deves usar pouco areão no fundo, não sendo necessário fazeres DSB. A longo prazo traz problemas causados por excesso de matéria organica acumulada, promovendo NO3 e PO4. O facto de teres algum areão (aragonite ou coral moido), vai-te ajudar bastante a subir o PH e estabiliza-lo, bem como se tiveres uma boa circulação impede essa dita acumulação de detritos.

 

ELEMENTOS TRAÇO

Adicionar à mão é uma opção. E quando não estiveres em casa? Ou fores de férias?

Está mais que provado que o sucesso de um salgado além de todos os outros fatores (iluminação, boa escumação, etc..), passa por manter a maior estabilização nos valores corretos de KH, CA e MG possível.

Pensa bem nisto, porque acredito que é preferível investir já num sistema doseador do que mais tarde desmotivado com o insucesso.

 

OSMOREGULADOR

O que agora parece fácil, daqui a algum tempo é "praxe". A quantidade de água evaporada é bastante elevada, necessitando de repores mais do que uma vez por dia. Para além de nunca manteres a 100% a estabilidade do sistema, a variação de nível da água na sump desregula o escumador.

 

Grande abraço

 

Obrigado mega eu tambem estou feliz por estar a entrar neste mundo, sempre foi dos aquários que mais me atrai-o e finalmente cheguei até ele :)... é pequeno mas faz as minhas delicias.

 

Tenho seguido as dicas e já tá lá uma fina camada de areia viva 9kilos de bio active live aragonite. Só mesmo para cobrir o fundo so aquário.

 

Osmoregulador tambem já tem :) fiz mais uma divisão na sump (deposito) e coloquei o sistema de reposição da TMC. Lá fiz o sacrificio e como disse espero não me arrepender.

 

Os elementos traço a mão e que nem sei se é necessário nesta fase inicial de coirais moles e LPS ai e que precisava de ajuda. As trocas de agua não chegaram por agora ?

 

O escumador estou a tentar afiná-lo mas por esquanto tira pouca nha-nha talvez por não ter vivos os grande sujidade ainda. como deve tar regulado o escumador ? espuma ca em cima no copo ou mais no inicio do copo ?

 

Tambem coloquei rocha morta. Vou iniciar o aquário apenas com rocha morta sei que levará mais tempo mas sinceramente preferi ter menos gasto na rocha e colocar mais equipamento tal como o osmoregulador.

 

A iluminação como deve ser ligada uma hora por dia até fazer as horas necessárias que vai estar acessa ?

 

Agora é aguardar mais logo já vou tentar tirar fotos da parte técnica.

 

O meu obrigado a todos pelas criticas e pela ajuda prestada :).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado pela opinião paulo,de facto estive a pensar melhor e já fiz mais uma divisão na sump e comprei o Osmoregulador da TMC com duas boias. Espero não me arrepender mas realmente pelos concelhos que obtive dos mesnbros desta comunidade é uma mais valia e assim lá fiz mais um sacrificio e comprei o dito.

 

A ideia é essa paulo Moles e lps primeiro :) e já me chega...

 

 

 

 

Obrigado mega eu tambem estou feliz por estar a entrar neste mundo, sempre foi dos aquários que mais me atrai-o e finalmente cheguei até ele :)... é pequeno mas faz as minhas delicias.

 

Tenho seguido as dicas e já tá lá uma fina camada de areia viva 9kilos de bio active live aragonite. Só mesmo para cobrir o fundo so aquário.

 

Osmoregulador tambem já tem :) fiz mais uma divisão na sump (deposito) e coloquei o sistema de reposição da TMC. Lá fiz o sacrificio e como disse espero não me arrepender.

 

Os elementos traço a mão e que nem sei se é necessário nesta fase inicial de coirais moles e LPS ai e que precisava de ajuda. As trocas de agua não chegaram por agora ?

 

O escumador estou a tentar afiná-lo mas por esquanto tira pouca nha-nha talvez por não ter vivos os grande sujidade ainda. como deve tar regulado o escumador ? espuma ca em cima no copo ou mais no inicio do copo ?

 

Tambem coloquei rocha morta. Vou iniciar o aquário apenas com rocha morta sei que levará mais tempo mas sinceramente preferi ter menos gasto na rocha e colocar mais equipamento tal como o osmoregulador.

 

A iluminação como deve ser ligada uma hora por dia até fazer as horas necessárias que vai estar acessa ?

 

Agora é aguardar mais logo já vou tentar tirar fotos da parte técnica.

 

O meu obrigado a todos pelas criticas e pela ajuda prestada :).

 

Bons Dias!

Penso que fizeste bem em optar pelo regulador de nível de água! É uma peça fundamental numa sump.

 

Em relação ás restantes questões e apesar de não terem sido direcionadas para mim, poderei-te ajudar...

 

Os elementos traço só são repostos, quando fazes uma muda de água (TPA) e colocas sal. O sal de qualidade já trás elementos traço e estabilizador de ph para o manter no valor correcto.

De resto se usares osmose, não irás meter nada na água... A osmose retira tudo o que é mineral e metal pesado ficando apenas h2o á saida. Portanto se não entra nada na agua, a solução é meter através de balling ou kalk o que falta.

 

Se usares agua mineral, do mar ou del cano, a mesma já vem mineralizada (e possívelmente com alguns metais mais pesados como ferro, cobre, zinco, etc...), sendo que nesses casos tens a vantagem de teres os elementos traço quando mudas ou é reposta água, mas terás sempre que lhe fazer um pré-tratamento para precipitares os metais pesados e o cloro da água.

Também terás que ter em atenção que normalmente este tipo de água tem nutrientes e um valor relativamente alto de TDS (Sólidos Dissolvidos na água), pelo que a não ser que uses um sistema de exportação eficience (eu uso biopellets + bom escumador), poderás ter alguns problemas com excesso de nutrientes na água.

Com isto tudo dito, se vais para corais moles e lps, não terás que para já meter elementos traço, pois os que existem na água deverão ser suficientes, no entanto o escumador, uv´s e assim também ajudam na redução dos elementos, pelo que deverás ver qual vai ser a tua forma de operação.

 

Em relação ao escumador, deverá operar a 25cm de altura de água, e depois deverás regular a entrada de água até teres a espuma a ser feita á terminação do cone (ao nível do encaixe do copo). Isto requer uma pequena afinação dependendo da carga organica, mas penso que entre o 3 e o 3.5 deverá ser suficiente.

Cada vez mais vejo projectos a começar apenas com rocha morta. Compreendo porque é feito, no entanto eu não recomendo ser feito assim, o ideal seria, 50/50 ou no mínimo 25/75 com 25% de rocha viva.

 

Sendo tudo rocha morta, terás que pelo menos andar várias semanas a aplicar bactérias para colonizar a rocha... só depois vais começar a fazer o ciclo do azoto. A vantagem é teres uma rocha livre de todos os parasitas e vida que pode ser contida numa rocha viva...

A desvantagem é não teres a biodiversidade que só a rocha viva pode trazer.

 

Por fim, iluminação... Recomendo-te a aumentares 1 hora de iluminação semanalmente até atingires as 8 a 10 horas de luz diária...

Começas com 1 hora e avanças por ai fora... Vais demorar até 10 semanas a ter o ciclo luminoso completo, mas assim garantes que não irás ter um boom logo de algas e cyanos por excesso de nutrientes + luz!

 

Espero ter-te ajudado...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.