Camarões


filipeogrande

Recommended Posts

Setup:

Aquário: 40x40x35

Filtro: EDEN 501 300l/h + placas de fundo com bomba de ar

Aquecimento: só no inverno

Iluminação: aprox.15W PLL

Substrato inerte: Areão preto

Fertilização: Somente mudas de água semanais

Decoração: Um tronco de madeira amazónica, pedras vulcânicas, um vaso de barro, 3 tubos de barro

CO2: Não

Outros: folhas de carvalho e/ou amendoeira, pinhas de amieiro, paus de canela

 

Flora:

- Pélia;

- Musgo de java

- Fissidens fontanus;

- Mini pélia;

- Fetos de java;

- Anubia nana;

- Fox tail;

- Aponogeton longiplumulosus;

- Cryptocoryne becketii;

 

 

Fauna:

- Um beaufortia levertti;

- Neocaridina heteropoda "var" Red & Rili

- Cristal red e black

- Planorbis

- Melanoide tuberculata

 

Parâmetros:

- pH:6

- kH:1

- gH:2

- temp: regulada a 25º

- 20% de TPA semanal com agua do mini preço

 

Alimentação:

- Sera shrimps natural

- Mosura

- Hicari tropica (shrimp cuisine)

- Pápa caseira (ervilhas, cenoura, espinafres e spirulina pura)

 

Fotos:

Pic_19692_1.jpg

 

Pic_19692_13.jpg

Dentro do circulo vermelho dá para perceber que parti as tiras de plástico para a entrada do filtro conseguir passar para baixo das placas, tornado a aspiração mais eficiente.

 

Pic_19692_3.jpg

 

Neste momento não tenho mais fotos para colocar, mas esta semana vou tentar colocar mais..

 

Este aqua já está montado á mais de um ano com este layout.(os red apenas foram acrescentados em 30 de agosto..)

 

O meu problema actual é que tenho os crystal á mais de um ano(os mesmos) e não vejo jeitos de nenhuma ovar..a minha intenção não é ser criador, mas gosto de ver os animais que tenho a cumprirem o seu ciclo de vida natural..o que não tem acontecido.. :/

 

Agradeço a todos que me queiram ajudar, deixem aqui as vossas opiniões!

 

Abraço..

Editado por filipeogrande
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não ter grande experiência com CRS/CBS... Antes de mais, quantos CRS/CBS tens? Tens a certeza que tens machos e fêmeas?

 

Quais os parâmetros da água desse aquário? Esse areão parece-me basáltico, se assim fôr, é completamente inerte... Normalmente os CRS/CBS gostam de águas ácidas e de baixa dureza, daí muita gente usar substratos que estabilizam a água nesses parâmetros (ex: substratos Ada, Akadama)...

 

Se não se reproduzem é porque não encontram condições para tal... Tens que analisar todas as possibilidades e nós estamos cá para ajudar. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva gsassetti, e obrigado.

 

Tenho uns 15 ou 16 crystal, e garantidamente machos e fêmeas; dois casais de reds e duas fêmeas rili.

 

O ph está sempre abaixo dos 7, faço tpa´s semanais com agua controlada.

No inicio usava akadama no filtro, mas depois com as folhas e as pinhas deixou de ser necessário..

 

Gostava mesmo que me ajudassem.. :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Filipe.

 

O aquário está bem estruturado a nível de equipamento, foi uma boa aposta o filtro de fundo, porem como o gsassetti disse com areão inerte é mais complicado teres bons resultados, mas não é impossível. Existem vários membros do forum que ja conseguiram ter bastante sucesso na reprodução de CRS\CRS com substrato inerte, porem é um processo mais complicado pois implica mas cuidados com os parâmetros. Eu também já tive sucesso a reproduzir CBS em substrato inerte à 4 anos atrás podes ver

, mas usava água de nascente pois a água canalizada de onde sou natural é muito boa sai com Ph6,2 e durezas baixas. Eles já são reproduzidos desde 1993 e os substratos activos são "recentes" nesta vertente do hobby...apenas vieram facilitar o processo.

 

As fêmeas chegam a ovar?Fazes tpa's de que %?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio, obrigado pela ajuda!

 

As fêmeas nem sequer ovão.. :/ (mas já ovaram no passado com este mesmo areão)

 

Mas digam-me uma coisa, com as placas de fundo, se eu colocar ada ou akadama não corro o risco daquilo começar a desfazer-se ao final de uns mêses ou anos?!

Usando este tipo de filtro qual é que me aconselham?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSC_2603.jpg

 

DSC_2675.jpg

 

DSC_2648.jpg

 

DSC_2578.jpg

 

DSC_2697.jpg

 

DSC_2592.jpg

 

Tiradas hoje, espero que gostem..

 

Agradeço sugestões!!

 

Já agora, quando a tiver, acham que deva colocar a fêmea ovada numa maternidade de rede para os pequenotes nascerem lá?!

E será que deva colocar um pouco de turfa no filtro?!

 

Abraço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Akadama ou ADA não são substratos para serem usados durantes anos, poderão sê-lo mas a sua vida média é no máximo de um ano (periodo em que mantem as suas caracteristicas especificas e o seu efeito tampão). Eu tenho desses substratos com dois anos e continuam a fazer o efeito mas com muito menos intensidade.

 

Como tens a entrado do filtro a no tubo do UGF o caudal da água é muito forte e aí danificar-te-ia o substrato mais rapidamente (muito mais rapidamente).

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, para ter no filtro mais valia turfa (faria o mesmo efeito e não se transformaria em lama).

 

Para teres como tens a entrado filtro na saída do UGF mais vale teres como tens, com esse inerte. Continuando com o mesmo sistema e mudando para um substracto indicados anteriormente terias de estrangular o fluxo do filtro externo (tb não sei litragem/hora q faz esse filtro).

 

De nada, estamos cá todos p isso,

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o que fiz, meia de senhora e turfa lá pra dentro..vou aguardar evoluções..

 

O filtro faz 300l/h..

 

Relativamente a futuras ovadas, sempre vale a pena coloca-las em maternidades, por causa de possíveis passagens dos bebés pelo areão?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os recém nascidos não conseguem passar pelo areão que tens...

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá:)

estive a ler teu tópico e fiquei curiosa.

Nunca tinha ouvido em utilizar pau de canela, que efeito tem mesmo?

boa sorte com essa ovada :)

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais