Primal (plantado 324L)


Hugo Coelho

Recommended Posts

Boas

 

Esta é a minha ultima montagem, já tem uns 4 meses e até á data não tido muitos problemas, algumas algas ao inicio e agora com as férias voltaram a surgir mais algumas mas nada de especial, nas pedras vão proliferando algumas BBA mas espero elimana-las em breve.

 

 

Panorâmica

P1090219.jpg

 

Lado esquerdo

P1080873.jpg

 

 

Meio esquerdo

P1080875.jpg

 

 

Meio direito

P1080870.jpg

 

 

Lado direito

P1080871.jpg

 

 

Mini-pellia

P1080869.jpg

 

 

 

 

Cumprimentos,

 

Hugo Coelho

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Excelente montagem as plantas respiram saude pena sao as BBA, tens te resolver isto um quanto antes senao elas alastram e perdes o aquario, existem muitos factores que causam o seu aparecimento como iluminação, desiquilibrio nutrientes / fertilização, excesso nitratos. Se precisares de umas dicas á so dizer...

 

BP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

excelente jardim...gosto do verde e vermelho das plantas.

as algas são uma preocupação a atender a curto prazo.

quantas tpa's e quantidade?

qual a iluminação e fertilizações efectuadas?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fdx, até que enfim que criaste o tópico, isso cresceu imenso, gosto pouco desses troncos fofinhos, parecem umas sebes, não aparecem os escalares porque?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fdx, até que enfim que criaste o tópico, isso cresceu imenso, gosto pouco desses troncos fofinhos, parecem umas sebes, não aparecem os escalares porque?

 

Boas,

O membro Brancaman, anda dístraido, os escalares aparecem na 1ª foto no canto superior direito.

Tb gosto da "selva", as plantas estão bem verdinhas.

Realmente é pena as BBA, provavelmente excesso nitratos, (verifique tb os nitratos da água que usa para as TPA´s).

cumpr.

 

Sérgio vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belas alfaces.

 

As BBA nada têm a ver com nitratos ou outros nutrientes. São apenas e só resultado de CO2 insuficiente ou variável. Aumenta o CO2 (ou diminui a luz) e tenta manter o mais constante possível.

 

Podes eliminar as BBA com excel com aplicação local. Cada pedaço de cada vez.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O membro Brancaman, anda dístraido, os escalares aparecem na 1ª foto no canto superior direito.

Olha Sérgio, posso andar um pouco pitosga mercê dos anos que já pesam mas dístraido ? Realmente eles aparecem onde dizes mas muito mal, eu como tive o privilégio de já os ter visto (e ao aquário) sei bem o que eles valem e merecem certamente mais do que aparece.

Vale?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Sérgio, posso andar um pouco pitosga mercê dos anos que já pesam mas dístraido ? Realmente eles aparecem onde dizes mas muito mal, eu como tive o privilégio de já os ter visto (e ao aquário) sei bem o que eles valem e merecem certamente mais do que aparece.

Vale?

 

Amigo, estava na brincadeira consigo, só estava a dizer que os escalares estavam por lá :smile2:

cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas as BBA podem aparecer por falta ou niveis baixos de fosfatos PO4.

 

Nope! Isso são as GSA (Green Spot Algae)

 

aqui na "bíblia" das algas.

 

Abraço

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, estava na brincadeira consigo, só estava a dizer que os escalares estavam por lá :smile2:

cumpr.

No problema amigo. cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Grande selva! Muito bonito.... coloca aí o setup!

 

Setup:

 

Aquário 120x60x45, 324L brutos

 

iluminação: 3x54w T5, 2x6500K e 1x4200K, actualmente apenas funcionam 1x6500K + 1x4200K (108W), 7h por dia

 

Substrato: Areão Ada Malaya por cima e substrato fértil Elos por baixo, areia de rio na parte frontal

 

Hardscape: 4 pequenos troncos de pinheiro, pedras e seixos arrendondados e escuros de vários tamanhos.

 

Flora: feto de java "narrow leaf", feto de java "mini", Echinodorus tennelus, Echinodorus parviflorus 'Tropica', Echinodorus aquartica, staurogyne repens, mini-pellia, fissidens fontanus, Nymphaea zenkeri red, vallisneria nana, Anubias barteri Coffeefolia, anubia nana e anubia nana var. petit.

 

Fauna: vários néon chinês (Tanichthys albonubes), 4 Pterophyllium Leopoldi, 5 corydora habrosus, 5 Otocinclus Affinis e alguns caracóis.


     

Parâmetros: temperatura 24Cº e PH 6,5 (é o único parâmetro que costumo medir)

 

Filtro EHEIM Classic 2217 e termostato Jagger 300w

 

Manutenção: normalmente TPA uma vez por semana de 30L (falhou agora no verão), fertilização tropica a quando dos TPA's, ferro 2 vezes por semana e potássio dia sim dia não, limpeza dos vidros e filtros sempre que é preciso. Raramente faço podas, todas as plantas são de crescimento relativamente lento e requerem poucas podas, apenas o nenúfar e a tennelus requerem mais alguma manutenção, retiro folhas velhas das outras plantas e pouco mais.

 

Agora por causa das férias e algum desleixo apareceram algumas algas (BBA) principalmente na pedras e tubagens, mas de resto não tem tido muito problema, já estou a tratar das algas e espero ter a situação controlada em breve.

 

 

Boas,

Excelente montagem as plantas respiram saude pena sao as BBA, tens te resolver isto um quanto antes senao elas alastram e perdes o aquario, existem muitos factores que causam o seu aparecimento como iluminação, desiquilibrio nutrientes / fertilização, excesso nitratos. Se precisares de umas dicas á so dizer...

BP

 

Sim, acho que os poucos TPA's que fiz no verão fizeram os nitratos subir um bocado, juntamente com algumas experiências a nível do CO2 resultaram num desequilíbrio que ajudou ao aparecimento das algas.

Podes dar dicas à vontade, estou sempre pronto a aprender novas soluções.

 

 

Fdx, até que enfim que criaste o tópico, isso cresceu imenso, gosto pouco desses troncos fofinhos, parecem umas sebes, não aparecem os escalares porque?

 

LOL, os "troncos fofinhos" são os mesmo que viste anteriormente apenas têm mais musgo, o fontanus cresceu assim mesmo, nunca o podei e vão ficar assim, por acaso gosto do efeito que dão.

Os escalares Leopoldi são uma especie extremamente tímida, são lindos sem duvida mas são um teste à paciência,se estou sou eu perto do aquário lá aparecem e passeiam por todo o lado, se aparece mais alguém ou se levo a máquina fotográfica... desaparecem, simplesmente parece que nem existe no aquário.

Por vezes farto-me deles serem assim e se fosse hoje não sei se os comprava de novo, outras vezes adoro vê-los a andar pelo aquário... agora como já cá estão vão ficar até ao fim dos seus dias.

 

 

Belas alfaces.

As BBA nada têm a ver com nitratos ou outros nutrientes. São apenas e só resultado de CO2 insuficiente ou variável. Aumenta o CO2 (ou diminui a luz) e tenta manter o mais constante possível.

Podes eliminar as BBA com excel com aplicação local. Cada pedaço de cada vez.

Abraço

GM

 

Sim, tive a fazer experiências com o CO2 e deu nisto, apesar de achar que também está relacionado com alguns nitratos.

Tenho EXCEL e já comecei a usar, para já vou manter o CO2 e a luz como estão, as experiências terminaram e espero que esteja tudo mais estável.

 

 

Esta muito bom, mas já precisa de uma poda valente não?

 

Respondido mais acima

 

 

Boas as BBA podem aparecer por falta ou niveis baixos de fosfatos PO4.

 

Hum... isso dos fosfatos ainda não verifiquei, tenho de ver isso

 

 

Nope! Isso são as GSA (Green Spot Algae)

GM

 

Green spot algae aparecem em todos os aquários, principalmente no vidro, é certo que em alguns aquários aparece mais que outros, mas aparecem sempre... a verdade é simples, aquário com 0% de algas não existe, é mito, e GSA aparece no vidro em todos, mais ou menos mas aparece sempre.

Neste aquário aparecem algumas no vidro mas mesmo muito poucas que desaparecem facilmente quando limpo os vidros, esperava até que aparecessem mais devido ao tamanho do aquário.

Estas algas que apareceram e que estou a erradicar são BBA, as green spot estão controladas.

 

 

 

Estou a pensar em tirar umas plantas, adicionar outras novas e adicionar mais alguma fauna, quando tiver novidades posto mais fotos.

Obrigado a todos pelos comentários, dicas e ajudas.

 

Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Green spot algae aparecem em todos os aquários, principalmente no vidro, é certo que em alguns aquários aparece mais que outros, mas aparecem sempre... a verdade é simples, aquário com 0% de algas não existe, é mito, e GSA aparece no vidro em todos, mais ou menos mas aparece sempre.

Neste aquário aparecem algumas no vidro mas mesmo muito poucas que desaparecem facilmente quando limpo os vidros, esperava até que aparecessem mais devido ao tamanho do aquário.

Estas algas que apareceram e que estou a erradicar são BBA, as green spot estão controladas.

 

Concordo que todos os aquários têm algas, embora em aquas saudáveis a sua presença é praticamente insignificante.

 

Agora que todos os aquas têm GSA nos vidros já não concordo! Eu não tenho GSA nos vidros há muito tempo (pelo menos nas minhas últimas 3 ou 4 montagens). A minha receita é simples: pouca luz e muito fosfato. Não há GSA que resista. Praticamente não tenho que limpar vidros. Apenas nas rochas se nota, por vezes (quando abuso da luz), algum verdete, mas não tenho a certeza que sejam GSA. Nas plantas, como não tenho tido anubias nos últimos tempos, também não noto nada...

 

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que todos os aquários têm algas, embora em aquas saudáveis a sua presença é praticamente insignificante.

 

Agora que todos os aquas têm GSA nos vidros já não concordo! Eu não tenho GSA nos vidros há muito tempo (pelo menos nas minhas últimas 3 ou 4 montagens). A minha receita é simples: pouca luz e muito fosfato. Não há GSA que resista. Praticamente não tenho que limpar vidros. Apenas nas rochas se nota, por vezes (quando abuso da luz), algum verdete, mas não tenho a certeza que sejam GSA. Nas plantas, como não tenho tido anubias nos últimos tempos, também não noto nada...

 

 

Abraço

 

GM

 

A diferença é que tu se calhar andas a fazer manutenção a aquários de 30 ou 40L. Em 300 e tal litros as coisas podem ser um pouco diferentes ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença é que tu se calhar andas a fazer manutenção a aquários de 30 ou 40L. Em 300 e tal litros as coisas podem ser um pouco diferentes ....

 

Cada um sabe de si ;) e não são 30 ou 40L são 10L :) teoricamente mais instáveis, difíceis, etc.... Se eu tivesse um de 300L podes ter a certeza que seria low-tech porque não tinha paciência para andar a fazer TPAs todas as semanas...

 

Mas como te disse anteriormente, não é por limpar vidros que não as tenho. É porque não aparecem. São sensíveis a elevados (> 1 ppm) níveis de fosfato.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São mais instáveis, sim senhor. Pelo menos dizem, eu nunca notei ...

 

Agora, ter de fertilizar em 10 ou 40L, não é o mesmo que fertilizar em 300L .... palavra de menino Jesus ;)

 

É que precisamos de saber separar as águas: a dita instabilidade de Ph em 40L... é um mal menor em comparação com a oscilação de NO3 e PO4 em grandes litragens ...

 

Daí que importa não confundir instabilidade de Ph com instabilidade de outros parâmetros químicos, porque isso é estar a meter tudo no mesmo saco.

 

Mas monta um aqua de 300L e depois diz qq coisa ;)

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo qual é a diferença entre fertilizar 10 ou 300L (para além da despesa monetária acrescida). É apenas uma questão de proporção. Acho que o problema tem mais a ver com temperaturas, etc...

 

Quanto ao pH, não tenho quaisquer problemas com isso. Basta-me saber que a minha água é mole e (como consequência provável um baixo valor de sais dissolvidos TDS) e escolher a fauna de acordo. Tenho variações diárias de pH superiores a 1 devido à injecção de CO2.

 

Usa o método EI e nunca mais tens problemas com a fertilização. É menos uma variável que tens que ter em conta.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temperatura ?? :mrgreen:

 

Que diferenças é que achas que pode haver em fertilizar em 2 garrafões de água ou em 300L?

......

 

A diferença é apenas no número de colheres. Como disse, é apenas uma questão de proporção... Fosse esse o problema de aquas grandes...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... :popcorn:

 

Quanto ao aquário... Eu gostei...! ;) Qual é o nome desse musgo que tens nesses troncos...fofinhos? ;)

 

Não haverá aí um pouco falta de co2 para combater essas BBA?

 

Edit: Já sei o nome do musgo, bastou ler os comentários... :P

Editado por Jorge.A.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... :popcorn:

 

Quanto ao aquário... Eu gostei...! ;) Qual é o nome desse musgo que tens nesses troncos...fofinhos? ;)

 

Não haverá aí um pouco falta de co2 para combater essas BBA?

 

Edit: Já sei o nome do musgo, bastou ler os comentários... :P

 

 

Boas,

 

CO2 tenho a debitar 2 por segundo, mas já comprei um teste de CO2 para verificar a questão, mas acho que ná falta de CO2, as plantas fazem perling quase todo o dia, acho que foram as oscilações de CO2 nas experiências que fiz e a falta de uma manutenção adquada.

 

Cumps, Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.