1º Projecto


div

Recommended Posts

Boas tarde a todos,

 

Comecei finalmente o meu primeiro projecto na aquariofilia e estou a precisar de alguma ajuda vossa para ter a certeza que tudo esta correcto.

 

Bom para começar montei o meu novo aquário com areão algumas pedras, filtro interno (Penn-Plax Cascade 300 4.8W) e essas coisinhas e esta neste momento a fazer o ciclo de azoto. No entanto reparei que a água não esta cristalina e não sei se o deveria estar.

Lavei tudo muito bem lavado, inclusive fervi as pedras e o areão, mas após fazer a mistura "produto para água" x água da torneira e colocar dentro do aquário reparei que esta não fica totalmente cristalina, isto é, não esta suja, simplesmente não esta totalmente cristalina, parecendo um pouco turva. Será normal?

 

Obrigado

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves começar por apresentar devidamente o aquario...medidas litragem que tipo de pedras à quanto tempo está a fazer o ciclo do azoto...são sempre pormenores importantes para uma avaliação...

 

 

As medidas exteriores do aquário são 60x30x30 (pelas interiores da cerca e 47L).

O tipo de pedra que coloquei foi uma pedra preta, daquelas lisas (não sei o nome exacto da pedra), daquelas que faz um efeito espelhado quando limpas e secas.

Outra coisa que coloquei e me esqueci de mencionar foi duas plantas artificiais.

O aquário foi cheio ontem de manha, ou seja, esta a fazer o ciclo de azoto a pouco mais de 24 horas.

Uma coisa que me esqueci de mencionar também é o cheio, quando se retira a tampa superior vem um cheiro esquisito que não sei bem como descrever, mas ao deixar a tampa aberta este cheio diminui bastante.

A água está a 25 graus (ainda não tem termostato).

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Cheira a rio ? Tipo lodo ? Poderão ser cianobactérias ---poderão vir a formar-se colónias azuis esverdeadas nos vidros , nas plantas e no substrato..

Tens o aquário exposto a alguma luz natural ? Como estás a fezer o ciclo da azoto ? Tens adicionado matéria orgânica ?

 

2ªTens que saber o tipo de substrato ( areão) e de pedras que aí tens porque nem todos são próprios para todos os aquários, pois alteram os parâmetros da água.

 

3º Deves dizer que tipo de peixes queres manter e se vais colocar plantas verdadeiras e de que tipo ou não..isto influenciará o pH recomendado o tipo de luz , CO2, etc.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Cheira a rio ? Tipo lodo ? Poderão ser cianobactérias ---poderão vir a formar-se colónias azuis esverdeadas nos vidros , nas plantas e no substrato..

Tens o aquário exposto a alguma luz natural ? Como estás a fezer o ciclo da azoto ? Tens adicionado matéria orgânica ?

 

2ªTens que saber o tipo de substrato ( areão) e de pedras que aí tens porque nem todos são próprios para todos os aquários, pois alteram os parâmetros da água.

 

3º Deves dizer que tipo de peixes queres manter e se vais colocar plantas verdadeiras e de que tipo ou não..isto influenciará o pH recomendado o tipo de luz , CO2, etc.

 

Bom dia,

 

Peço desde já desculpa mas a minha inexperiência leva a que não saiba o que é importante/essencial mencionar ou não, mas por isso conto com a vossa preciosa ajuda.

 

Então é assim:

 

1º Relativamente ao cheiro, não me parece cheio exactamente de lodo, mas é um cheiro esquisito, da sensação que é daquele cheiro de quando a luz fica ligada muito tempo e se tem muitos peixinhos no aquário a fazer xixi e cocó levando a um odor na parte superior do aquário entre a água e a tampa. Sente-se até um pouco de calor.

A temperatura da água do aquário está entre os 25º e 27º C consoante a hora do dia.

Para o ciclo de azoto não adicionei qualquer matéria orgânica. Apenas coloquei a água no aquário com o produto para a mesma (Trat. Agua P/aquario Tetra Aquasafe) que comprei no jumbo e liguei o filtro. Não tenho ligado a luz do aquário pois este encontra-se perto de uma janela, no entanto não é atingido directamente pela luz solar, apenas é coberto pela claridade do dia tendo dois cortinados brancos entre ele e a janela (janela pequena de um só vidro, típico janela de quarto).

 

2º O areão que coloquei no aquário é da marca anivite comprado no jumbo e o qual diz ser próprio para aquário “Areão p/ Aquário – 2 Kg” (meti 4 Kg).

03092012466.jpg

Na imagem também são visíveis algumas das pedras decorativas que coloquei dentro do aquário. Como referi anteriormente todas as pedras e areão foram devidamente lavadas e fervidas antes de ser colocado no interior do aquário. O nome exacto da pedra não sei qual é, mas como referi trata-se de uma pedra de textura lisa.

 

3º Relativamente a fauna, tenciono fazer um aquário comunitário a base de neons e guppys. Não tenciono colocar plantas verdadeiras (pelo menos nos próximos tempos).

O pH do meu aquário foi medido com umas fitas que apenas dão valores unitários (1, 2, 3, …, 14), i.e., só sei se ele esta entre o 6 e o 7, ou entre o 7 e o 8. Deste modo medi o pH da água da torneira que está entre os 7 e o 8 e medi o pH do aquário passadas 24h obtendo o mesmo resultado.

 

Segue uma imagem geral do meu aquário. Estou um pouco assustado com esta questão da cor da água e do cheiro (embora não esteja exactamente suja nem cheire exactamente mal), mas por isso peço-vos a vossa ajuda e experiencia nesta questão.

 

Obrigado a todos os que poderem ajudar.

Daniel

 

02092012463.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com esse PH seria bom repensares a fauna...por exemplo os neons gostam de aguas um pouco mais acidas (um pouco abaixo dos 7), depois não perdias nada em colocar umas plantas verdadeiras...mesmo não tendo um substrato adequado umas valisnerias e ou umas anubias seriam plantas capazes de se aguentar e ficariam muito mais bonitas que as de plastico

 

a luz da janela não é adequada e não precisas meter tratamento para a agua...basta teres uns garrafões de agua...que enches na torneira e depois deixa-os 48h abertos...deste modo o cloro evapora e ficas com agua boa para o aquario...

 

os filtros internos não são as melhores opções

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola e bem vindo,

 

Aconselho-te a pores um filtro de cascata, sempre ganhas espaço no interior.

Espera 3 semanas a um mês pelo ciclo estar bem feito e vais ver que o cheiro e a água turva passa :)

 

Dizes que não queres plantas naturais, mas olha que ajuda nos peixes e no teu bastava uma anubia e um pé que fetos java presos as tuas pedras que davas outra vida aos peixes :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas dicas e ajuda.

 

Quando disse que não queria plantas para já, deve-se a um simples facto: A minha experiencia em aquariofilia é muito pouca e então queria primeiro adquirir uma boa bagagem em peixinhos e só depois evoluir para plantas. Tenho receio de começar a colocar logo plantas no inicio e poder vir a ter alguns problemas com os peixes (mortes, doenças, manchas, etc) e nunca saber se poderá ou não ser das plantas. Assim se nesta fase inicial alguns desses problemas surgirem, terei a certeza que pelo menos devido a plantas não se será. Mais tarde e assim que já domine minimamente a fauna, ai sim, penso começar a investir na flora J

 

com esse PH seria bom repensares a fauna...por exemplo os neons gostam de aguas um pouco mais acidas (um pouco abaixo dos 7)

 

Sim, eu sei disso. No inicio queria fazer um aquário comunitário a base de neons com uma água mais acida, no entanto e depois de tirar os valores de pH da minha água decidi subir um pouco e passar para uma água um pouco alcalina e não andar já a recorrer a buffers. No entanto e seguindo o conselho de um dos membros do forum, adquiri recentemente uns raminhos de videira secos, os quais estão a levar o tratamento de 1 mês tal como descrito aqui no forum e que pelo que indicam irá ajudar a baixar o pH do meu aquário. O objectivo é tentar ter um valor mais perto do neutro e então incluir o neons.

No entanto corrijam-me se estiver errado nesta ideia :alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita que por causa das plantas não te vai morrer nenhum, até pode ajudar a facilitar a vida aos peixes porque as plantas produzem oxigénio para os peixes, mas se não queres ninguém te vai obrigar :)

 

Eu fazia assim, esperava uma semana ou mais sem medires valores nenhuns porque ias gastar testes desnecessariamente porque os valores ainda estão a estabilizar. E depois vais reportando para nós ajudarmos caso queiras baixar ou subir algum valor.

Aproveita e aprende bem o ciclo de azoto pk para já é o mais importante e depois do ciclo feito vias o ph e ai sim, conforme o valor dos mesmos escolhias os peixes que gostas.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.