Ferver troncos de videira, é recomendável? As pontas finas devem ser cortadas?


Recommended Posts

Boas,

 

recentemente arranjei uns troncos de videira com muitas ramificações para introduzir num aqua. Antes de os introduzir pesquisei quanto ao tratamento que deveria dar aos mesmos. Após a leitura de n de tópicos, eis que fiquei com dúvidas quanto á necessidade de os ferver, pois li algumas recomendações no sentido de não ferver a fim de não reduzir o tempo de vida útil dos mesmos. Será que ganho mais fervendo-os?

Outra dúvida prende-se com as ramificações fininhas, devo cortá-las? Atendendo a que se deve retirar a casca externa dos troncos e sendo impossível face á espesura só vejo essa hipótese. O que recomendam?

 

Eis as fotos dos 4 troncos:

 

dsc05138g.jpg

 

dsc05139f.jpg

 

dsc05140h.jpg

 

dsc05142v.jpg

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Piteira, mas esse foi um dos n tópicos que li.

 

Eu criei este tópico para lançar a discusão se compensa ou não, ferver o tronco.

 

Mais, não vi nenhum tópico a tirar a dúvida se devo ou não cortar os ramos fininhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mikawins

 

Como terás que retirar toda a casca que ele traz antes de o ferver,penso que os que estão muito finos deves retirar,até para nao magoar os peixes.

No meu caso,depois de retirar toda a casca meti 1 mês emergido em água com sal..fervi 2 vezes,antes e depois..mas no teu caso são troncos muito finos e grandes..desvantagem de serem grandes para o tratar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Areias e Helio pelos vossos posts.

 

Areias, de facto tenho a desvantagem de os ferver atendendo ao seu tamanho...Quanto aos troncos finos, práticamente cortei-os todos, porque é complicado lixá-los sem os quebrar, para não falar do trabalho que se tem que ter com eles :D

 

Helio, essa de não retirar a casca é que me surpreendeu :o. Não li nenhum tópico ou post a defender tal ideia, mas o certo é que os 4 anos são uma prova viva. Se soubesse, não teria avançado para a missão "descascar".

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal,

 

No meu caso,tive mesmo que retirar a casca Hélio,os troncos,quando os "encontrei" :) ,já estavam bastante secos e com várias partes em que a casca tava toda embolada,meteu me a água de um balde cheia de residuos..não tive outra escolha..agora se me disseres que no teu a casca tava bem agarrada ao tronco aí já é outra questão..mesmo para retira-la ia ser um castigo..no meu caso bastou uma navalha..e ficou impecável..

 

Na minha opinião,eu cortava-o em várias parte mikawins..depois de acabares o tratamento,ao meteres no aquário metes ao teu gosto...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou dar ao membro Mikawins a minha opinião, e explicar como faço.

Dependendo do tamanho do tronco poderá ser díficil ferve-lo, certo?

Então faço assim:

- coloco num bidon limpo com agua limpa, deixo até deixar de boiar +/- 2 meses

- vou-lhe dando uma limpeza, aconselho a retirar a casca, pois quando colocado no aq. com o passar do tempo vai soltando a casca sujando assim o aq.

- se notar a água muito escura mudo uma ou duas vezes a agua

- passado este tempo coloco no aq.

É só isto que faço, se quiseres comprovar o que digo vê o aq. da minha assinatura. Tenho por vários com fetos de java. e 1 deles já têm mais de 2 anos.

E só não duram mais pois vou introduzindo uns e tirando outros, porquê? Como sabes a madeira liberta taninos, com com o passar do tempo no aq. vai libertando cada vez menos, então como tenho facilidade então arranjar este tipo de madeira vou trocado.

Só por curiosidade recentemente introduzi 2 troncos de Nespereira ( desconheço alguém que já tenha utilizado este tipo de troncos), tratados da mesma maneira e até agora 5*.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Areias e Sérgio pelos vossos posts.

 

Sérgio, os teus tratamentos com os troncos só passam por colocá-los em água e limpá-los?

 

 

Cumps

 

Sim, nada mais, mas...há um fator importante, eu apanho os troncos numa vinha abandonada já há algum tempo. Se for madeira que levou quimicos durante o último ano o tratamente terá que ser diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, nada mais, mas...há um fator importante, eu apanho os troncos numa vinha abandonada já há algum tempo. Se for madeira que levou quimicos durante o último ano o tratamente terá que ser diferente.

 

desculpem-me intrometer,

 

no caso de ser uma vinha ainda "funcional" mas que nao leve quimicos, o tratamento é igual? ou convem algo mais?

 

 

cumprimentos

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem-me intrometer,

 

no caso de ser uma vinha ainda "funcional" mas que nao leve quimicos, o tratamento é igual? ou convem algo mais?

 

 

cumprimentos

 

Se a vinha não levar quimicos, na minha opinião será tratamento igual, depois de a madeira estar bem seca. cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

" Ora bem, há aqui algumas confusões e equivocos... Os taninos são um produto, presente em todas as plantas, mas com maior preponderancia nas angiospérmicas e nas gimnospérmicas. Os taninos são polimeros de defesa empregues pelas plantas na sua defesa contra a depredação por parte dos herbivoros assim como promotores e reguladores do metabolismo da célula vegetal e seu desenvolvimento. Estes polimeros são armazenados nos vacuolos da célula vegetal, que não raramente ocupam até 90% do espaço celular reduzindo a um minimo o espaço para o citosol. Aquando da morte da planta, e da falencia da célula há uma ruptura do vacuolo, e por vezes de outros organelos, sendo as reservas de moleculas presentes no vacuolo, libertadas para o citosol. Ora devido ás paredes celulares fortalecidas com lenhina, e outros polimeros vegetais, como a celulose etc, a célula não se decompõe tão rápidamente como as células animais em grande parte pela existencia de taninos, que têm propriedades anti bacterianas e anti fungicas, razão pela qual, quando posto em meio aquoso um pedaço de matéria vegetal irá lexiviar taninos e outros ácidos para o local de menor concentração, a água. De todos os compostos vegetais, é a madeira, e algumas nozes, as partes mais densas, tendo por isso maior quantidade de celulas, e assim maior quantidade de taninos.

 

A libertação dos Taninos é algo que irá acontecer mais ou menos rápidamente através de fenómenos de osmose celular, e de transporte passivo através da membrana celular onde a pressão osmótica deste polimero é maior, para o meio aquoso circundante onde a pressão ósmótica deste polimero e outros semelhantes é 0, sendo a sua libertação regida por uma função exponencial negativa com limite > 0 para 0 tende para infinito. Quero com isto dizer que enquanto tiveres o cepo dentro do tanque irá Sempre haver uma libertação de taninos para a água, embora á medida que o tempo passe, esta libertação se aproxime de zero, mas nunca chegue a zero.

 

Quanto ás madeiras para libertar taninos, bem, tens várias, por exemplo o carvalho, a cepa de videira, o mopani (é das melhores a libertar taninos) tens várias madeiras exóticas que a gente cá não vê. Tens ainda partes não lenhosas de várias plantas que são bastante taninicas, como por exemplo a amendoeira da india, a Cattapa sp., as folhas de carvalho, bagos de café( são os taninos que dão a sua cor ao café), entre tantas outras.

 

Os taninos são algo que os gajos dos olhos em bico odeiam, e lutam afincadamente para combater de forma a deixar os seus tanques cristalinos, mas deitar fora a acção dos taninos é um desperdicio de potencial...São fortes anti bacterianos e fortes anti fungicos, retardam a decomposição organica (BASTANTE, ou nós não teriamos corpos de pessoas da idade do bronze e anteriores a serem desenterradas de tempos a tempos nas turfeiras do norte da Europa), e mantêm um estável pH na região dos ácidos no aquário....

 

É só vantagens....Isto é...Se gostarmos de Águas Negras....

Editada por gervas, 21 Fevereiro 2011 "

 

Espero que tenha ajudado, cumpr,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.