"Novo" Tanque


Recommended Posts

Boa noite a todos!

 

Tenho andado a pensar em reaproveitar um antigo tanque de roupa em pedra que existe num pátio nas traseiras da casa.

O tanque tem um volume interior que ronda os 500l uteis de água (cerca de 1,5x0,7x0,5m interiores). Foi construido debaixo de um lance de escadas (ou seja tem tecto) sendo completamente aberto em 2 lados. Pode ser abastecido com água da companhia ou poço tendo as duas um ph entre 6,5 a 7.

 

Pretendi opiniões sobre a sua fauna / flora, estava a pensar no seguinte:

 

Fauna:

- 4 a 6 peixes vermelhos comuns;

- Planorbis (possuo comuns, azulados e rosa em aquário). Será que sobrevivem no Inverno??

 

Flora (já possu em aquário):

- Musgo de java;

- Lemna minor;

- Alface de água.

 

Agradeço a vossa opinião, neste momento já tenho o tanque cheio com 2 planorbis e alface à 2 dias e tudo ok!

 

Cumprimentos,

 

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. que filtro tens?

 

É pequeno mas com boa filtragem é capaz de suportar 4 ou 5 peixes vermelhos não muito grandes.Tens fotos .só para ter uma ideia.

 

e uma vez que não é muito fundo certifica-te que não há la gatos...

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tanque não tem nenhum tipo de filtragem.

 

Optei por colocar 6 neon chinês, planorbis, 3/4 red cherry juvenis e 2 corydoras paleatus (as unicas que tinha disponiveis).

 

Estou a pensar deixar assim (apenas altero se encontrar algum killie que se possa adaptar) e ver como as especies se adaptam durante o Inverno.

 

Algumas fotos...

 

http://img201.imageshack.us/img201/2325/05092012141.jpg

http://img854.imageshack.us/img854/9038/05092012140.jpg

 

 

Em relação aos gatos existe tenho entre 10 a 15 cm sem água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo

Bem...

 

Braga é muito fria no inverno. Esses bichos vão sobreviver no exterior??

 

Não acredito!

 

 

Pelo que investiguei neste forum e em foruns estrangeiros as espécies resistem ao Inverno no exterior. Estou a prever cobrir o tanque com policarbonato alveolar no Inverno (deixando uma abertura, claro!) e se a temperatura se começar a aproximar muito dos 0º posso colocar 1/2 termostatos de forma a aumentá-la ligeiramente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mesmo com essa determinação toda vai ter espécie alguma dessas que referiu no final do outono,viva no tanque.

1º porque são espécies tropicais ou de aguas quentes, 2ºporque não há filtro.

 

os termostatos de aquário não tem capacidade para esse tanque,teria de ter um de que?uns 1000w? saão especies de temperatura perto dos 25Cº ,mesmo que milagrosamente algum subreviva é um desgaste enorme para o bicho. nós também sobrevivíamos se nos mandassem para a neve mas...não era a mesma coisa.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que pesquisei nesta secção do forum e noutros foruns as especies que escolhi vivem bem em águas mais frescas, apenas terei que ter em atenção os dias mais frescos de Inverno. Neste momento tenho o tanque a rondar os 18ºC devido á renovação de água e os habitantes (exceptuando os red cherry que não os encontro por serem pequenos e ter colocado algumas pedras/troncos) estão bastante activos e a alimentar-se bem.

 

Para este volume não serão necessários 1000w, também se colocar será apenas se sentir a necessidade de aumentar 3 ou 4º C à temperatura da água. Vou monitorizando, se e se sentir a necessidade posso sempre colocá-los num aquário no interior.

 

De qualquer maneira obrigado pelas observações / opiniões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho um tanque da roupa, mas só que é consideravelmente mais pequeno (Aproximadamente 120 l). Como fauna tem 4 ameijoas de água doce (As introduzidas, mas pelo que sei são excelentes para filtrar a água), 2 Aphanius mento "Bor" TUBCD e dois peixes do paraíso. A água esteve transparente o ano inteiro e como único filtro tenho plantas. Quanto a killies que aguentem o inverno, tens praticamente qualquer Aphanius, mas este que eu tenho é o mais fácil de encontrar. Se pertencesses à APK até te arranjava, ou se estivesses mais perto...

Boa sorte com o tanque e se tiveres problemas com algas utiliza elodeas.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho piada às ameijoas (aliás a todos os habitantes que se possam por em aquário "diferentes") mas creio que são relativamente exigentes. Neste fase em que tenho poucas plantas e estão em crescimento opto por renovar parcialmente a água com mais frequência (para os poucos habitantes que tenho troco cerca de 10 a 20% semanalmente).

 

Ser sócio da APK é um dos meus objectivos a curto prazo, mas decidi que apenas me tornarei sócio após reproduzir com sucesso alguma espécie de Killies (neste momento possuo um aquário com annulatus para reprodução em modo natural).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os annulatus não são os mais fáceis... há pessoas com anos de experiência com dificuldade em reproduzi-los, mas o pior é que põem muito poucos ovos. Estás a pensar ir à convenção da APK? Será um excelente sítio para aprenderes.

As ameijoas são muito fáceis, é só deixá-las em paz num sítio com peixes e um PH alto, assim até tens reproduções.

Boa sorte com os annulatus

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Seis meses depois, sem baixas. Em Janeiro retirei os red cherry para o interior. A temperatura chegou a estar perto dos 0º, os peixes continuam vivos e de boa saúde e os planorbis multiplicaram-se. As plantas mantiveram-se estáveis tirando uma que não sei o nome (flutante forma tipo uma malha) que cresceu e o musgo de java que se fixou nos troncos e também cresceu.

 

A água mantém-se transparente, apenas é reposta devido à evaporação e agitada a superficie regularmente.

 

Vou esperar por dias mais quentes para aumentar a população (corys e neons chineses) na esperança de que se reproduzam e para se ambientarem progressivamente às variações de temperatura.

 

Também gostava de introduzir um casal de apistos, existe uma variedade (borelii??) que na natureza vive em água mais fresca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais