Montagem de aquaterrário


Toutinho

Recommended Posts

Boas

 

Sou novo em montagem de aquaterrário e venho aqui pedir a vossa ajuda.

Tenho um aquário de 100x50x50 que em breve estará vazio. Como a minha mãe tinha uma tartaruga, numa tartarugueira plástica e com a falta de condições caracteristica de quem é... vá, vou ser simpático e dizer inexpriente, decidi adoptar a tartaruga para mim. Neste momento está na tartarugueira, mas tem umas pedras, luz solar directa (abro a janela umas horas por dia) e um filtro externo (eheim 2213) que estava parado. Mas sei que não chega e por isso estou a planear um habitat para lhe dar.

A unica coisa que eu sei de tartarugas baseia-se na parte estética do que vou fazer, de resto ando a ler para aprender. Mas perguntando por conselhos:

 

- Fundo do aquário? Pedras, areia, areão do rio? O que é melhor?

- Ter em atençao se as pedras afectam o PH da água, é importante?

- Plantas na água? Sim ou não? Que espécies?

- Plantas fora de água?

- Temperatura ideal da água?

- Posso juntar outra fauna? Como o aquário tem 50cm de altura, queria ter 25 ou 30cm de água. Que fauna posso juntar?

- Com tampa, ou sem tampa?

 

A minha ideia passa por ter na zona traseira do aqua uma zona seca e alta, dentro de água uma zona grande de "natação" e um tronco que esteja em parte dentro de água, com uma zona alta. Gostava de ter plantas, dado a que tenho aquários plantados tenho muitas e de ter outra fauna. Mas sei que a tartaruga não é muito sociavel... ou até é, gosta muito de outros bichos, especialmente se couberem dentro da boca :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....olha tou a montar um aquaterrario, para duas tartarugas que a minha esposa resolveu adoptar.

 

O que fiz foi, criar um sitio numa das pontas do aqua para descansarem, ao qual sobem atravez de uma rampa, não muito inclinada.

 

O areão não deve ser mais pequeno que a sua boca, pois elas têm tendência a colocar tudo na mesma!!!!!!!

 

Fauna não aconselho, visto que um amigo colocou uma no aqua comunitário, e era um espectáculo, a turtle a nadar de boca aberta em modo de perseguição :)

 

Estava a pensar em fazer um fundo 3D com esferovite e cimento!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, uma vez meti esta num aqua com planorbis e ela encheu a pança... Parecia que estava a adivinhar, mal a coloquei parecia um missil direita aos caracois.

A minha ideia é criar uma zona de descanso em toda a parte de traseira do aqua. Fundos 3D... gostava de ter jeito para DIYs, mas é pouco :)

 

Deixo umas fotos da tartaruga ninja, como podem ver já não é assim tão pequenina:

p1020048v.jpg

p1020049dt.jpg

p1020050ms.jpg

 

Não sei identificar a espécie...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é muito gira a gaija!!!! a minha é de espécie diferente!!!!!! qual? num sei!!!!

 

Queres um conselho? coloca outra, elas sofrem mais qnd estão sozinhas!!!!!!

 

Em relação aos DIY, aprendes com teus erros, por isso tenta!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Essa tartaruguinha é uma Trachemys (ilegal cá em Portugal). Elas adoram comer caracóis e sim têm tendência a mordiscar tudo o que lhes cabe na boca (peixes, plantas, pedras...), pelo que não se deve juntar peixes a menos que seja um espaço muito grande e que os peixes tenham espaços só deles para se protegerem (grutas).

 

As tartarugas são animais solitários, não apreciam companhia, podendo ser até agressivas e territoriais, pelo que em espaços pequenos não convém ter mais do que um exemplar, a menos que tenham sido criadas juntas de bebés.

 

O ph não é importante para as tartarugas mas deve-se providenciar um bom sistema de filtragem para que se mantenham saudáveis, sendo que são bichinhos que sujam muito como devem saber.

 

Convém que tenham um termóstato que mantenha a temperatura da água entre os 24 e os 26 graus e uma lâmpada de aquecimento na área seca (para além da lâmpada UVB) para que não se verifiquem grandes diferenças de temperaturas que possam causar pneumonias, muitas vezes fatais para as tartaruguinhas. Em relação ao aquaterrário ser aberto não há problema nenhum desde que estejam protegidas de eventuais correntes de ar.

 

Convido-vos a aparecer no site Mundo das Tartarugas para tirarem as vossas dúvidas sobre estes fantásticos bichinhos.

Editado por Anuskas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agradeço a dica e vou lá dar umas leituras :)

A tartaruga foi vendida numa loja, não sei em qual, mas foi comprada. Não há quem faça controle alfandegário no nosso país para evitar venda de animais ilegais? Para uma sonda de PH tive de apresentar papéis na alfandega...

O meu sistema de filtragem será um eheim 2213 que já tenho em funcionamento. Nisso já me adiantei :) Termostato para a água também já tenho e só me falta mesmo as lampadas.

Não sabia das pneumonias... há muitos anos tive répteis e sei que tem de existir muito cuidado, não sabia que era igual com tartarugas. Penso que irei fazer uma tampa, com respiração, será mais seguro.

Para o chão, já andei a ver pedras e areão de rio grosso. Penso que será a melhor opção...

Eu já suspeitava que não poderia ter mais fauna... com muita pena minha. Já reparei que a minha é muito agressiva com tudo o que mexe, qualquer coisa que se coloque junto dela é logo para ser engolido. E está sempre pronta para comer, não tem horário. Infelizmente para ela eu tenho horário e come segundo a indicação que li :lol: Por vontade dela eu deixava-lhe a comida aberta e ela ia-se servindo...

 

PS: Seria possivel mudarem o meu tópico para: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=190 ? Reparei hoje que não escolhi o sitio mais correcto para abrir o meu tópico :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

é muito gira a gaija!!!! a minha é de espécie diferente!!!!!! qual? num sei!!!!

 

Queres um conselho? coloca outra, elas sofrem mais qnd estão sozinhas!!!!!!

 

Em relação aos DIY, aprendes com teus erros, por isso tenta!!!!!

 

Totalmente errado, as tartarugas não sofrem nada por estarem sozinhas.É mais provavel sofrer se tiver companhia, por disputas territoriais, diferenças de tamanho, etc...Faz o que te disse a cima e passa pelo outro forumq ue te indiquei, vais encontrar toda a informação que precisares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Depois de ter lido e arranjado um habitat em condições, apresento o que fiz.

Confesso que foi algo de orçamento reduzido, com aproveitamento do material que ja tinha... mas penso ter conseguido algo que tem condições para a tartaruga.

 

Setup:

100x50x50

Areão de rio (fundo, para acamar as pedras e as plantas)

Pedras de basalto (topo, para não engolir areia e pedrinhas pequenas)

Filtragem Eheim 2213

termostato de 100w (24º)

 

Falta-me a lampada de UV que neste fim de semana será vista.

Falta-me umas pedras para completar a ilha, que também serão colocadas nestes dias.

Falta-me também modificar a flauta do Eheim que além de ineficaz da forma como está, incomoda bastante.

 

Nada melhor que as foto, né? :)

Aqui estão:

img0170nu.jpg

img0169ip.jpg

img0166gy.jpg

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Perdi o round 1 :(

Tenho as plantas todas mordidas... Eu fui avisado, eu sei, mas tentei meter plantas grandes para ver se escapavam à atenção...

Ela nem sequer tem fome, eu dei-lhe comida e rejeitou. é mesmo só porque sim :huh:

 

Sem plantas aquilo vai parecer desolador :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentei fazer uma ilha de pedras, mas irá sair, pois mesmo eu não consigo fazer com que tenha estabilidade. Por isso ficou assim a meio, não quis arriscar desastres.

As plantas irão sair, não as quero matar, especialmenta a grande.

Irei avançar para uma placa flutuante que irei fixar e com uma rampa para ela subir.

Aproveito as pedras grandes que farão um fundo irregular.

E vou colocar uma plataforma suspensa, onde ela não chegará e coloco algo verde.

 

Aprendi já hoje que vou ter que a deixar hibernar e como, pelo que terei tempo para as modificações necessárias.

Round 1 KO

Ela que aguarde pelo Round 2, porque vou investir em força :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.