Iniciante nestas andanças


sezi

Recommended Posts

Boas tardes pessoal

 

O meu nome e´ Sérgio e tenho 20 anos, tenho um aquário de agua doce que tenho mantido com alguma sucesso, mas o que sempre quis ter foi um salgado..

 

O mais difícil disto tudo esta´ feito que foi convencer o meu pai ( a minha mãe esta convencidissima depois de lhe ter dito que podia ter um "nemo") :pompomgirl:

 

Agora como tudo isto e´ lindo mas tudo isto e´ caro, vou começar por comprar tudo aos poucos e depois montar, sem pressas e tentando as melhores opções.

 

Para começar o aquário em si, alguém sabe de um sitio onde se possam mandar fazer aquários por medida já com coluna seca aqui na zona de massama´??

Estava a pensar num com as medidas de 80c*50l*50a o que da uns 180l brutos.

 

Depois escumador...andei a ver estes dois modelos, alguma opinião sobre eles ou algum melhor por um preço identico?? http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/escumadores/externos/tmc-v2skim.html e http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/escumadores/externos/jebo-escumador-520-psii.html

 

Na loja disseram que não necessitava de mais nada a não ser uma bomba e um sistema de osmose... então para que serve o reactor de cálcio e o ozonizador ?? são assim tão desprezíveis?? Desculpem a ignorância

 

Agradeço desde já a todos aqueles que leram este tópico ate ao fim =)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na realidade não necessitas de mais nada do que aquilo que te indicaram na loja (a não ser o termostato e a calha de iluminação).

 

Vamos por partes...

 

- As medidas do aqua são boas mas eu acrescentava 10cm ao comprimento... 90x50x50. Isto porque as calhas de T5 de 39w são de 90cm de comprimento e ficas melhor servido com estas... existem outras opções mas para mim esta é a melhor. E agora depende do que tu queres para iniciares o aqua. Queres sump ou não? É sempre melhor ter sump e safas-te bem sem ela, mas para essas medidas não te aconselho. Se queres um aqua sem sump eu faria qq coisa com 80x40x40 ou 90x40x40 para reduzir a litragem do aquario e já passo a explicar porque...

- Os escumadores que falaste esquece-os... são muito pouco eficazes. Se queres algo para usar sem sump olha para os nano da TUNZE que agora até lançou uma nova gama melhorada. Mas para utilizares sem sump aconselho-te medidas mais reduzidas porque são escumadores que são apertados para mais de 150L bem populados (apesar de indicarem para bem mais do que isso). Para escumadores na sump tens muitas opções para várias carteiras :D

- Termostato

- Bomba de circulação

- Calha de iluminação - uma boa opção é T5 mas existem grandes diferenças de marca para marca...

 

Opcionais:

- Osmoregulador - para mim nem é uma opção ter de encher o aqua com água todos os dias :D

- Se quiseres ter corais duros tens de pensar em Balling ou Reactor de Cálcio ou Kalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Sérgio

 

Quanto a iluminação eu estava a pensar fazer em leds.. O que achas desta opção? Ja enviei um mail a aqualed-light a pedir informações estou a aguardar resposta..

 

Pois eu estava a pensar fazer com sump de 60*50*40 com 3 divisórias uma de entrada outra para o escumador e outra de saída.

 

Para essas medidas de 90*50*50 ou 80*50*50 (consoante o que me pedirem pela calha de leds lol) qual o escumador que me aconselhas? sem ser aqueles do género do teu que custam de 800€ para cima lol

 

Vou ter que me informar ainda um pouco mais acerca dos corais..ainda não tenho tudo bem estudado

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me peças a mim para dissertar sobre LED's... digamos que eu prefiro T5 apenas.

 

Quanto a escumadores tens uma gama baixa dos bubble magus mas que posso dizer-te que alguns deles são muito bons em termos de qualidade/preço. Depois tens ATI, Deltec, BK, etc... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez

 

Quanto a iluminação qual seria melhor? para um aquario com as medidas 90*50*50

 

Esta ati de 6*39w http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/iluminacao/luminarias/calhas/ati-sunpower-sextupla.html

 

Ou esta hqi http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/iluminacao/luminarias/calhas/jebo-hqi.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O efeito final com uma hqi é fantastico mas o consumo e o calor que produz é muito complicado.

Eu tenho uma ati6x39w e já não é facil no verão.

 

pjf

<!--740_689.png-->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho uma calha da Jebo( 2 X 150 W HQI + 2 x 54W t5) e posso dizer que o rendimento e efeito que provoca na água do aquário (120x50x50)é fenomenal, assim como o seu comsumo :naughty:

 

As t5 já apresentam algumas limitações apartir dos 50 cm de altura caso os corais sejam sps.

 

Conclusão: Se queres um efeito mais natural no aquário e o consumo e o calor que libertam não são problemas para ti, escolhe as HQI(até rimou :dance: )

Se os pontos do consumo e calor são mais importantes, então as T5.

 

Ps: As minhas estão colocadas 30 cm acima do aquário que tem 50cm de altura, mas podiam ficar ainda mais alto, sendo esta uma vantagem sobre as t5 que necessitam de ficar mais baixas e consequentemente provocam um aquecimento maior da água do aquário .Afecta mais a temperatura no meu caso, o calor das bombas que estão dentro de água.

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu também estava mais inclinado para a ati por hqi não sei se o meu bolso ia aguentar lol

 

e para fazer uma sump há alguma regra em relação ao comprimento desta com o comprimento do aquário?

 

Obrigado a todos pelas rápidas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu também estava mais inclinado para a ati por hqi não sei se o meu bolso ia aguentar lol

 

e para fazer uma sump há alguma regra em relação ao comprimento desta com o comprimento do aquário?

 

Obrigado a todos pelas rápidas respostas

 

Boas

 

Regra que eu tenho é que deve ser o mais simples possível. A minha só tem duas divisórias (3 compartimentos) em que a primeira fica o retorno da água do aquário, a segunda o escumador e finalmente a bomba de retorno.

Quanto mais divisórias tiver pior vais ser para limpar e não te vai trazer mais nenhum benefício por isso. O tamanho pode ser inferior ao do aquário, sendo que a única coisa que a ter atenção é a altura de água que tens que ter por causa dos equipamentos e a margem de espaço para receber o resto da água do aquário caso falhe a bomba de retorno.

Nota: Vi agora que num post anterior já era esta tua ideia.LOL :thumbup3:

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Regra que eu tenho é que deve ser o mais simples possível. A minha só tem duas divisórias (3 compartimentos) em que a primeira fica o retorno da água do aquário, a segunda o escumador e finalmente a bomba de retorno.

Quanto mais divisórias tiver pior vais ser para limpar e não te vai trazer mais nenhum benefício por isso. O tamanho pode ser inferior ao do aquário, sendo que a única coisa que a ter atenção é a altura de água que tens que ter por causa dos equipamentos e a margem de espaço para receber o resto da água do aquário caso falhe a bomba de retorno.

Nota: Vi agora que num post anterior já era esta tua ideia.LOL :thumbup3:

 

 

 

Lol sim era mas queria ter a certeza e o relato de mais alguém

 

Já começo a ter uma ideias do que quero, agora é só começar a passar a compra devagar e sem pressas.

 

Obrigado a todos pela ajuda, assim que tiver novidades/dúvidas voltarei cá =)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais