Teste de consumo de energia


Recommended Posts

Boas pessoal,

será possível gastar em média 5 euros de luz só referente ao meu aqua salgado?!

Passo a citar:

total de aparelhos ligados 24h são 2 ou seja skimmer e bomba de ondulações. Restantes 3 onde 2 deles são luzes, luzes leds brancos 12h, luz blue marine 6h

E o termostate que nem liga nesta altura do ano.

Vamos as contas, somando tudo dá por mês 12KW (1KW equivale a 1000watts)

12KW*0.14 euros= 1,68euros

1.68+23%=3,74 EUROS MÊS

 

Muita luz mesmo... E ainda tenho mais 2 aquas de água doce!!Isto tudo para tentar perceber porque é que existem pessoas que acabam com este hobie lindissimo e dizem que é por gastarem muito de luz!tem o meu exemplo e não é por média de 5 euros mês que se tem de deixar este hobie. NOTA: isto para um aqua entre 60 a 120Litros

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Editado por victor77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso tenho um aqua de 300 L, um de 128 L e um nano ( 17 L)

 

Só no aqua maior tenho diariamente

- filtro Eheim 2078 consumo 10-35 W x 24 horas x 30 = 7,2-25,5 KW / mês

- filtro Eheim Classic 2213 consumo 8 W x 24 horas x 30 = 5,7 KW/mês

- Termostáto 300 W - 300 W x 6 horas* x 30 = 54 KW /mês (!!)

- UV JBL consumo - 9 W x 4 horas x 30 = 1 KW/mês

- 2 lampadas t5 consumo - 54W x 8 h = 12,96 KW/mês

- 2 lampadas t5 consumo 54W x 4 h = 6,48 Kw/mês

*calculo que esteja ligado 1/4 do dia em média, mais no inverno e menos no verão (realmente não sei posso estar engando)

 

Ou seja tudo somado (com o erro grosseiro da estimativa do termostato) deverei ter um consumo mensal de 87-105 KW/mês. Isto na tarifa simples da EDP seria 0,011 por KW....8,79-10,6 €/mês + IVA ( sempre serão 129-156 €/ano). Agora eu tenho tarifa bi-horária e portanto as contas serão um pouco diferentes. Tenho as luzes a ligar apenas apos as 22 h...

 

Será que fiz bem as contas ??

VOu colocar um medidor de consuma na toma e depois direi as leituras...

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo como é que somas o IVA! E o preço do kW é o da tua rede?

 

Acho que com os leds poupas um pedaço Quantos W e lumens tens na calha? Acho que devias contabilizar tb o termostato que é o mais comilão.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo como é que somas o IVA! E o preço do kW é o da tua rede?

 

Acho que com os leds poupas um pedaço Quantos W e lumens tens na calha? Acho que devias contabilizar tb o termostato que é o mais comilão.

O iva são 23%

ou seja o total de watts-KW vezes 0,14 que é o valor de cada KW

vai dar o total, e aí adicionas os 23% e tens o total de energia

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso tenho um aqua de 300 L, um de 128 L e um nano ( 17 L)

 

Só no aqua maior tenho diariamente

- filtro Eheim 2078 consumo 10-35 W x 24 horas x 30 = 7,2-25,5 KW / mês

- filtro Eheim Classic 2213 consumo 8 W x 24 horas x 30 = 5,7 KW/mês

- Termostáto 300 W - 300 W x 6 horas* x 30 = 54 KW /mês (!!)

- UV JBL consumo - 9 W x 4 horas x 30 = 1 KW/mês

- 2 lampadas t5 consumo - 54W x 8 h = 12,96 KW/mês

- 2 lampadas t5 consumo 54W x 4 h = 6,48 Kw/mês

*calculo que esteja ligado 1/4 do dia em média, mais no inverno e menos no verão (realmente não sei posso estar engando)

 

Ou seja tudo somado (com o erro grosseiro da estimativa do termostato) deverei ter um consumo mensal de 87-105 KW/mês. Isto na tarifa simples da EDP seria 0,011 por KW....8,79-10,6 €/mês + IVA ( sempre serão 129-156 €/ano). Agora eu tenho tarifa bi-horária e portanto as contas serão um pouco diferentes. Tenho as luzes a ligar apenas apos as 22 h...

 

Será que fiz bem as contas ??

VOu colocar um medidor de consuma na toma e depois direi as leituras...

Imagina que gastas 100 KW mês:

100 X 0,14 = 14 euros

14euros+23%=17.22

ou seja gastas 17,22 euros de energia por mês

:P

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebi.

 

O que dizes no teu post inicial é

 

1.68+23%=3,74 EUROS MÊS...errado...são 2,06 €/mês nas minhas contas

 

 

Enquanto exemplo que dás no ultimo post está certo

 

100 X 0,14 = 14 euros

14euros+23%=17.22

 

Também não dizes onde foste buscar o valor de 0,14€/KW.

 

Cumps

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebi.

 

O que dizes no teu post inicial é

 

1.68+23%=3,74 EUROS MÊS...errado...são 2,06 €/mês nas minhas contas

 

 

Enquanto exemplo que dás no ultimo post está certo

 

100 X 0,14 = 14 euros

14euros+23%=17.22

 

Também não dizes onde foste buscar o valor de 0,14€/KW.

 

Cumps

Referente ao valor dos 0,14 euros é o valor normal por KW. Isto é tarifário normal.

Referente as minhas contas eu sei que são 2.06 euros mas meti logo mais algum que é referente ao termostato.

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu acho que não deviam de estar a fazer esse tipo de contas quando se tem este hobby, até porque me faz lembrar um tipo que compra um carro e depois mete dois litros de gasolina porque assim vai gastar menos mas depois repara que esse dois litros só dão para o arranque. :ph34r:

 

Lógico a conta da luz vai ser maior, mas o única forma de verificar o aumento do consumo e o seu valor é mesmo colocar um medidor nas tomadas onde estão os aparelhos e não pelos consumos marcados nos aparelhos. E isto porquê?? Então o que vem lá não é verdade? :shocked028: ... podem perguntar! Nem sempre... e existem muitos casos que não podemos nos guiar pelo consumo que aparecem marcados nos aparelhos. Vejam este exemplo:

 

Eu tenho uma calha com 2 HQI de 150w + 2 T5 de 54w, sendo assim o seu consumo seria de 408w, certo? Errado... e porquê?!! Porque estamos só a falar da potencia luminosa final da lâmpada, mas e então a energia consumida pelos reactores e aquela que é perdida em forma de calor??Pois, já estão a ver que ela tem de vir de algum lado, não é?

Podem crer que o valor consumido não vai ser de 150 w pois esse é o valor final e o que para os fabricantes interessa colocar :twisted: . Por norma todos os equipamentos consomem mais do que aquilo que marcam.

 

Cumpts

Editado por VitorMT

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu acho que não deviam de estar a fazer esse tipo de contas quando se tem este hobby, até porque me faz lembrar um tipo que compra um carro e depois mete dois litros de gasolina porque assim vai gastar menos mas depois repara que esse dois litros só dão para o arranque.

 

Lógico a conta da luz vai ser maior, mas o única forma de verificar o aumento do consumo e o seu valor é mesmo colocar um medidor nas tomadas onde estão os aparelhos e não pelos consumos marcados nos aparelhos. E isto porquê?? Então o que vem lá não é verdade? ... podem perguntar! Nem sempre... e existem muitos casos que não podemos nos guiar pelo consumo que aparecem marcados nos aparelhos. Vejam este exemplo:

 

Eu tenho uma calha com 2 HQI de 150w + 2 T5 de 54w, sendo assim o seu consumo seria de 408w, certo? Errado... e porquê?!! Porque estamos só a falar da potencia luminosa final da lâmpada, mas e então a energia consumida pelos reactores e aquela que é perdida em forma de calor??Pois, já estão a ver que ela tem de vir de algum lado, não é?

Podem crer que o valor consumido não vai ser de 150 w pois esse é o valor final e o que para os fabricantes interessa colocar . Por norma todos os equipamentos consomem mais do que aquilo que marcam.

 

Cumpts

Só para indicar que nem os medidores são precisos!!!!

e ao fazermos as contas manualmente no final das contas basta adicionar o valor de 3 ou 4 cafés por mês. O que não é nada de especial.

 

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então assim sendo eu com uma hqi 2*150w mais 2*39w faria 378w*8horas por dia*30dias= 90720W=90,72KW .. 90.72*0.14=12,7€ sem o iva

Fazendo as contas com mais o termostato e mais o skimmer facilmente se chega aos 20€ mês..

 

Estou certo ou não??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então assim sendo eu com uma hqi 2*150w mais 2*39w faria 378w*8horas por dia*30dias= 90720W=90,72KW .. 90.72*0.14=12,7€ sem o iva

Fazendo as contas com mais o termostato e mais o skimmer facilmente se chega aos 20€ mês..

 

Estou certo ou não??

Está correcto sim Sr

Da um total com iva de 15.62 euros

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão colocada no inicio é relevante. Diz-se que algumas pessoas abandonam o hobby porque o consumo da electricidade é muito elevado e tal...O que o Victor introduziu é que fazendo as contas o gasto mensal não é assim tão exagerado...mas pode ser relevante para alguns (muitos aquários, grandes potencias de luz etc...ou situações económicas precárias). Temos que pensar que estamos em crise...isto de brincar aos peixes é um luxo, na verdade.

 

Boas

Eu acho que não deviam de estar a fazer esse tipo de contas quando se tem este hobby, até porque me faz lembrar um tipo que compra um carro e depois mete dois litros de gasolina porque assim vai gastar menos mas depois repara que esse dois litros só dão para o arranque. :ph34r:

 

casos que não podemos nos guiar pelo consumo que aparecem marcados nos aparelhos. Vejam este exemplo:

 

Estamos só a falar da potencia luminosa final da lâmpada, mas e então a energia consumida pelos reactores e aquela que é perdida em forma de calor??Pois, já estão a ver que ela tem de vir de algum lado, não é?

 

Cumpts

 

Não sei o que é isso de potência luminosa final. Normalmente o fluxo luminoso mede-se em lumens, candelas etc. O que queres dizer é que as lampadas consomem X watts por hora e nem tudo é aproveitado para converter em fluxo luminoso (a eficiência depende do tipo de lampada e até vai diminuindo com o tempo) e vai haver despercício nos balastros, dissipação de calor, etc. Agora se o consumo real de uma lampada de 150 w é próximo disso ou não ? Deverá ser diferente se usar um balastro electrónico ou ferromagnético, talvez ? Talvez alguém entendido possa esclarecer melhor. Ou então verificar com medidor.

 

O tarifário no mercado regulado para Baixa tensão normal da EDP Universal pode ser consultado aqui.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais