Primeiro aquário opiniões


pedroaqua22

Recommended Posts

Olá bom dia

a ideia do André é boa, foi o que eu fiz coloquei uma placa de MDF envernizado ou o esverdeado que é anti-humidade, e assim já possibilita a colocação do aquário.

é preciso calma e serenidade, pois tudo se resolve

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

a ideia do André é boa, foi o que eu fiz coloquei uma placa de MDF envernizado ou o esverdeado que é anti-humidade, e assim já possibilita a colocação do aquário.

é preciso calma e serenidade, pois tudo se resolve

abraço

 

Obrigado pelo conselho.

 

Mas e que tenho outro problema. E que estou sozinho em casa e vou estr algum tempo.

O aquário já lá esta assente na estrutura como podem ver.

Agora nao consigo tirar o aquário sozinho para por o mdf e voltar a po lo sozinho.

Nao sei como fazer. Vou ver que posso fazer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo conselho.

 

Mas e que tenho outro problema. E que estou sozinho em casa e vou estr algum tempo.

O aquário já lá esta assente na estrutura como podem ver.

Agora nao consigo tirar o aquário sozinho para por o mdf e voltar a po lo sozinho.

Nao sei como fazer. Vou ver que posso fazer

 

Então é melhor não mexer enquanto não tiveres ajuda. Um aquário mesmo vazio já é um peso considerável e pior ainda com esse tamanho. :blink:

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah!!! esqueci-me de outro problema.

 

O aquário chegou com um dente da coluna partido. Tal como da para ver na imagem.

 

Disseram-me que o colasse.

Só não sei com que cola devo faze-lo nem se devo faze-lo porque eu queria por aqueles tubos que se podem apontar para onde se quer (nao sei o nome http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6432_21.jpg) para a entrada de agua e ainda teria de arrancar dentes. O que nao me parece muito bem e que esse tubo fique direcionado para o vidro frontal.

Ou seja, acham que devo colar o dente (Com que cola ou silicone?) ou por o tubo a passar pelo espaco do dente partido e aponto-o daí para a esquerda na mesma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Então é melhor não mexer enquanto não tiveres ajuda. Um aquário mesmo vazio já é um peso considerável e pior ainda com esse tamanho. :blink:

 

Boas noticias,

Já tenho duas pessoas que me ajudarão a mover o aquário e amanha já vou comprar placas de roofmate a medida da estrutura. Nao optei por mdf porque o roofmate e mais fácil de cortar os furos da coluna.

Em relação ao resto dos equipamentos, estes eram para ter chegado quase todos anteontem mas com esta confusão preferi adiar a chegada dos mesmos para nao criar confusão. Vou ver se os consigo fazer chegar sexta de manha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que não metes uma tabua de MDF grossa do tamanho da estrutura?

Depois já podes apoiar o aquário onde quiseres...

Olá bom dia

a ideia do André é boa, foi o que eu fiz coloquei uma placa de MDF envernizado ou o esverdeado que é anti-humidade, e assim já possibilita a colocação do aquário.

é preciso calma e serenidade, pois tudo se resolve

abraço

Então é melhor não mexer enquanto não tiveres ajuda. Um aquário mesmo vazio já é um peso considerável e pior ainda com esse tamanho. :blink:

 

Boas!

 

já ta tudo montado no sitio com placas de roofmate por baixo :)

Tudo direito seguro e nivelado :)

 

Então vou fazer uma actualizacao.

 

Tenho já montado o aquário a sump estrutura, calha Ati powermodule dimmable montada sem as lampadas que quero ter ainda. Tenho também uma Vortech mp40w também em minha posse.

 

Amanha as 11 da manha chegarao:

Escumador Ati 250i

Bomba de retorno eheim compact+ 3000

dois termostatos eheim jager de 200w

Osmose inversa de 190lt/h

Tunze osmolator 3155 para reposicao de agua evaporada

Lampadas Ati de 54w (uma coral plus, uma aquablue special e uma purple plus - faltam 3 lampadas Ati blueplus que estao atrasadas)

Sal red sea coral pro 22kgs

10kgs de rocha morta

 

Ainda falta bastante coisa mas algumas das coisas que estao em falta ja estao tambem encomendadas.

Já esta tudo a correr melhor.

A seguir já ponho umas fotos.

 

De qualquer forma fico a aguardar opinioes em relacao a este material.

 

obrigado :)

Editado por pedroaqua22
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam algumas fotos.

 

Desculpem e que so consegui ter as actinicas ligadas porque não tinha nenhuma tomada por perto portanto so pude ligar as actinicas.

 

IMG_0204-1.jpg

 

O aquario assente em roofmate :)

 

IMG_0203-1.jpg

 

A sump assente em roofmate :)

 

IMG_0202-1.jpg

 

Continuo sem saber como colar este dente da coluna seca que chegou partido. Alguem me pode dizer como posso colá-lo?

 

IMG_0201-1.jpg

 

E mais uma foto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedro

Tenho acompanhado o teu projecto e esta muito interessante.

Gosto da escolha do material e se pudesse ir para essas marcas também não pensava duas vezes.

Em relação ao dente esprementa a cola de pvc que cola praticamente tudo o que seja plásticos e se meteres a cola entre as duas faces que estao partidas nem se nota qual dente esta partido..

 

Continuação do bom projecto

 

Carlos Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedro

Tenho acompanhado o teu projecto e esta muito interessante.

Gosto da escolha do material e se pudesse ir para essas marcas também não pensava duas vezes.

Em relação ao dente esprementa a cola de pvc que cola praticamente tudo o que seja plásticos e se meteres a cola entre as duas faces que estao partidas nem se nota qual dente esta partido..

 

Continuação do bom projecto

 

Carlos Resende

 

Ja fui um pouco tarde :(

Colei com super cola 3 a prova de água. Foi o que me aconselharam.

Achas que fiz bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Aqui ficam algumas fotos com as chegadas de hoje de manha.

 

 

IMG_0222.jpg

Osmose inversa de 190l/h (tenho que comprar algumas coisas para instala-la na casa de banho ainda)

 

IMG_0221.jpg

Aqui estão 10kgs de rocha morta. Peço desculpa pela má qualidade das fotos, principalmente esta

 

IMG_0219.jpg

Lampadas t5 Ati de 54w Purpleplus, aquablue special e coralplus (faltam 3 lampadas blueplus que estao esgotadas)

 

IMG_0218.jpg

Mais uma foto muito má lol é a foto da eheim compact+ 3000 (tenho uma duvida em relação a ela. Ela trazia dentro dela uma esponja que nao deixava a tampa encaixar bem. Esta esponja faz alguma falta neste caso?)

 

IMG_0217.jpg

Uma pequena regua de leds que tinha aqui por casa que aproveitar para iluminar a sump.

 

IMG_0216.jpg

Os dois termostatos eheim jager de 200w

 

IMG_0215.jpg

A peça principal da casa das maquinas :) o escumador Ati powercone 250i

 

IMG_0214.jpg

Os dois sensores de nivel do tunze osmolator universal 3155

 

IMG_0212.jpg

A grande confusão lol temos a bomba de reposicao do tunze osmolator universal 3155 e o controlador do mesmo. temos tambem controlador dos antigos das vortech mp40w.

 

IMG_0211.jpg

 

IMG_0210.jpg

 

IMG_0209.jpg

 

IMG_0207.jpg

 

IMG_0206.jpg

sump com a regua de leds acesa

 

IMG_0205.jpg

 

Como da para ver ainda tenho tudo desorganizado. Falta-me bastante material, as tubagens e a parte electrica.

Em relação à parte das tubagens vou ver se trato de tudo amanha.

 

Fico a aguardar as vossas opiniões :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar porreiro, so nao gosto é da coluna seca transparente... Não arranjas soluçao para tapar isso?

 

Neste projecto tinha pensado em ter tudo transparente, ou seja, todos os equipamentos e tubagens a mostra. E por essa razão que tenho o móvel todo em vidro.

 

Este projecto e assim porque no espaço onde ele esta há bastantes coisas em vidro e numa parede vou ter alguns relógios de parede em acrílico com os mecanismos a mostra.

 

De qualquer forma ainda estou indeciso se ponho a coluna a preto ou nao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pedro

 

para mim o problema da coluna seca trasnparente é a sujidade ke vai ficar visivel mas se andares sempre a limpar nao deve fazer mal.

uma coisa ke reparei na divisao aonde tens o escumador é ke parece me essa divisao é mt alta e ke o nivel de agua vai passar o nivel ideal do escumador,mas posso estar enganado.

 

em relaçao a eheim essa esponja serve apenas para manter a sujidade.

 

ja tens praticamente tudo o ke faz falta e tudo o ke é bom, agora é meteres agua nisso e esperar ke o ciclo acabe .

 

boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pedro

 

para mim o problema da coluna seca trasnparente é a sujidade ke vai ficar visivel mas se andares sempre a limpar nao deve fazer mal.

uma coisa ke reparei na divisao aonde tens o escumador é ke parece me essa divisao é mt alta e ke o nivel de agua vai passar o nivel ideal do escumador,mas posso estar enganado.

 

em relaçao a eheim essa esponja serve apenas para manter a sujidade.

 

ja tens praticamente tudo o ke faz falta e tudo o ke é bom, agora é meteres agua nisso e esperar ke o ciclo acabe .

 

boa sorte.

 

Bom dia vinhapt,

 

Desde já obrigado pelos conselhos.

 

Em relação à situação da coluna seca ainda nao tenho a certeza se a vou ou nao tapar. Caso não a tape tenho intenção de a limpar regularmente.

 

Em relação à divisão do escumador eu nao a vou encher até cima. Essa divisão tem cerca de 20cm de altura de coluna de água. Foi a medida que tinha lido por alto num topico e que o Rui Melo da vidromoldura me aconselhou mas sinceramente não pesquisei sobre isso. Achas que 20cm e uma boa medida? Ou já fiz mais uma asneira? :(

 

Em relação à esponja da eheim achas que devo mante-la na bomba ou retiro-a? e que a tampa da bomba fica meia solta quando tem a esponja e tenho receio que isto crie vibrações. A esponja é mesmo necessária?

 

Faltam-me algumas coisitas mas algumas das cenas principais já ca estão.

Falta-me o reactor de Kalk que chega para a semana, 3 lampadas que tao esgotadas, a parte electrica toda, as tubagens, um filterbag, carvao super activado, ventoinhas, controlador de temperatura, refractometro, testes e uma coisa muitissimo importante que são 20kgs de rocha fiva e 27kgs de areia viva. E mais uma coisinha ou outra que vou vendo conforme for montando.

 

Como vou estar fora o mes de outubro queria ver se deixava tudo pronto ate dia 5 de outubro para começar a ciclar assim que voltar no dia 23.

 

Obrigado

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia vinhapt,

 

Desde já obrigado pelos conselhos.

 

Em relação à situação da coluna seca ainda nao tenho a certeza se a vou ou nao tapar. Caso não a tape tenho intenção de a limpar regularmente.

 

Em relação à divisão do escumador eu nao a vou encher até cima. Essa divisão tem cerca de 20cm de altura de coluna de água. Foi a medida que tinha lido por alto num topico e que o Rui Melo da vidromoldura me aconselhou mas sinceramente não pesquisei sobre isso. Achas que 20cm e uma boa medida? Ou já fiz mais uma asneira? :(

 

Em relação à esponja da eheim achas que devo mante-la na bomba ou retiro-a? e que a tampa da bomba fica meia solta quando tem a esponja e tenho receio que isto crie vibrações. A esponja é mesmo necessária?

 

Faltam-me algumas coisitas mas algumas das cenas principais já ca estão.

Falta-me o reactor de Kalk que chega para a semana, 3 lampadas que tao esgotadas, a parte electrica toda, as tubagens, um filterbag, carvao super activado, ventoinhas, controlador de temperatura, refractometro, testes e uma coisa muitissimo importante que são 20kgs de rocha fiva e 27kgs de areia viva. E mais uma coisinha ou outra que vou vendo conforme for montando.

 

Como vou estar fora o mes de outubro queria ver se deixava tudo pronto ate dia 5 de outubro para começar a ciclar assim que voltar no dia 23.

 

Obrigado

 

:)

 

ola pedro

 

eu so falei na coluna seca pk a minha tem 4 meses de uso e ja esta com mt sujidade (cada x ke faço tpa tiro sempre essa agua e limpo a coluna)

 

na minha sump eu tinha uma divisao tao alta ke passava o valor limite de agua do escumador(o meu escumador e igual ao teu),como podes ver no meu topico (tentativa de um alentejano)o trabalhao ke tive depois para resolver isso,mas parece me ke o caso nao é igual.

 

em relacao a bomba,eu cada x ke limpo a esponja tiro sempre mt porcaria por isso deixo estar e ela vai sempre vibrar mas faz mtpouco barulho.

 

realmente ja tens material espectacular e o ke falta vir tb é mt bom , parabens !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

ola pedro

 

eu so falei na coluna seca pk a minha tem 4 meses de uso e ja esta com mt sujidade (cada x ke faço tpa tiro sempre essa agua e limpo a coluna)

 

na minha sump eu tinha uma divisao tao alta ke passava o valor limite de agua do escumador(o meu escumador e igual ao teu),como podes ver no meu topico (tentativa de um alentejano)o trabalhao ke tive depois para resolver isso,mas parece me ke o caso nao é igual.

 

em relacao a bomba,eu cada x ke limpo a esponja tiro sempre mt porcaria por isso deixo estar e ela vai sempre vibrar mas faz mtpouco barulho.

 

realmente ja tens material espectacular e o ke falta vir tb é mt bom , parabens !

 

Mas achas que 20cm e a altura indicada para o meu Escumador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho ke sim, mas no teu escumador esta um limite,baseia te por ele ok?

 

A marca no escumador está a 20cm e a altura minima nesta divisão da sump e 21,5.

Achas que ter 1,5cm a mais da altura maxima do escumador é grave?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho ke sim, mas no teu escumador esta um limite,baseia te por ele ok?

 

Caso 1,5cm a mais que o limite seja muito mau posso solucionar o problema colocando qualquer coisa por baixo do escumador a criar altura tipo eggcrate? Assim a água fica abaixo da marca do escumador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Estive agora a rever as últimas actualizações do teu projecto e está tudo a ir no bom caminho.

Deixo apenas alguns reparos...

 

- Fizeste bem em colar com super cola 3 ou cola de pvc o dente partido. Poderás depois caso pretendas fazer subir um pouco mais o nivem de água no aquário fazer um "fio" de silicone a passar por detrás dos pentes.

- Recomendo-te a colocares um fundo no aquário, já que o mesmo está encostado a uma parede... Não existe nada pior que um aquário sem fundo... Usa vinil azul ou preto dependendo do efeito pretendido.

- Em relação á coluna seca... ser transparente é muito engraçado enquanto não está a operar... depois fica feia e disfuncional. Recomendo-te a comprares dois pedaços de acrilico fosco da cor do fundo que lá fores meter e depois colares no vidro de forma uniforme com cola de pvc.

- É importante depois de colares isso na coluna seca, fazeres um fio de selagem em silicone para aquário em toda a extensão das placas de acrilico, para evitar que entre alguma coisa entre o vidro e o acrilico.

- Recomendava-te a fazeres como eu fiz no meio... uma fita no topo do aquário em vinil da cor do fundo, para tapar os vidros das traves francesas.

 

- Para esse escumador os 20cms deverão dar... Nos NAC é 25cm a ideal, pelo que mesmo que exista uma variação de 1 a 2 cm, poderás regular com a abertura ou fecho do ar.

- Outro problema que vais ai ter concerteza é o facto de com temperaturas quentes tenderás a ter condensação dentro da parte técnica (mesmo que a ventiles como recomendo com uma ou 2 ventoinhas de computador.

Assim sendo o que se vai passar é que os vidros transparentes das portas e afins vão ficar todos embaciados e pior... se existir salpicos ficarão manchados por causa do sal... O que te recomendo é a meteres algum tipo de vinil nas portas para minimizar o efeito.

- Algo que eu acho que te esqueceste de pensar, é em toda a parte electrica que isso vai precisar... deverias ter colocado um fundo no móvel em MDF e uma quantas tomadas para poderes ligar de forma conveniente todo o material... Mesmo de lado vejo que á pouco espaço para meteres tudo o que é fichas e também o resto dos produtos e equipamento.

Repara como eu tenho na minha última versão da parte técnica:

 

dsc00856sv.jpg

 

De resto, penso que estejas bem...

 

- Bom escumador, para mim o melhor nessa gama de preços

- Boa bomba de circulação, verifica se está tudo bem na parte de dentro (folgas no rotor, estado da esponja de contacto com o vidro, rachas no iman, etc...)

- Bons aquecedores (uma dica... mete os 2 a temperaturas diferentes, sendo que um é o de controlo e o outro 2 a 3 graus abaixo para segurança), assim evitas consumos excessivos).

- Repositor de água... Essencial! :)

- Bomba de retorno, boa bomba, a esponja se usares filterbags não será necessária, pelo que se possível retira-a para conservares pressão de envio.

 

Espero ter-te ajudado...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.