Novo projecto 480litros


alvarenga

Recommended Posts

Bom dia, finalmente as férias chegaram ao fim e comecei as compras para o meu novo projecto.

 

 

dimensão: 160*55*55cm. Deverá ter cerca de 400l úteis.

 

filtros: Vai ter 2, eu queria o 2080 da eheim, mas não vai caber no movel. Opção 2 filtros possivelmente um jbl 1501 e um tmc v2 Power Box 400. Total de filtragem cerca de 2800l/h. Vou comprar um e depois analisar o comportamento mês seguinte comprarei outro.

 

Iluminação: Calha t5 3X80, na realidade é uma calha de 4 lâmpadas t5, mas sendo independente, vou inicialmente ligar 240W, se vir que não é suficiente, ligarei as 4. Moonlight incorporado por leds.

 

Substratogrande problema, queria meter um substrato fértil, não acho relevante os preços, com 10l safo-me e depois o new amazon da ada, mas fiquei assustado com o preço dado que vou precisar de cerca de 70l o que fica muito caro sad.png(((((

 

Rochas já comprei o conjunto principal vou usar as GLIMMER WOOD ROCK, fiquei apaixonada por elas, depois meto uma foto delas smile.png

 

Agradeço comentários e ajuda no substrato, dado que quero fazer um plantado, mas não quero fazer adição co2, não gosto das taxas de crescimento. Preferia fazer o plantado sem Co2 nem aditivos líquidos, pelo menos inicialmente.

Tinha pensado em substratos que apoiassem o crescimento sem grande necessidade de aditivos, dado que num aquário destes ficam caros os aditivos a longo prazo.

 

 

Já agora uma outra duvida eu adoro, corydoras e fui me dito que elas com o new amazonia iriam destruir o substrato, não entendi bem como? é grave meter este tipo de substrato e colocar corys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião está tudo ok, estás a fazer tudo para que a coisa dê certo

Apenas uma ou duas considerações

- Ao nivel de substrato fertil, tens o da Trópica, por exemplo ou tb o da JBL que são muito mais em conta.

- Ao nivel de substrato inerte, usa areão com granulometria fina. O pessoal atualmente (e contra mim falo) entrou na histeria dos subtratos xptos. Para um aquário de grande dimensão isso é quase impraticavel a nível monetário. Existem diversos tipos de areão, com diversas cores, algumas bem bonitas por sinal. Ficam a uma fração do preço e possuem rigorosamente o mesmo proposito. Consegues comprar sacos10kg de areão por 10-15€.

- Fertilização vais sempre necessitar. Sem CO2 a coisa é mais lenta logo vais necessitar de menos, mas não podes descurar essa parte, nem achar que o sistema é autosustentável sem uma fertilização liquida regular. Existem alternativas ao fertilizantes comerciais, como adquirir os fertilizantes em pó, que fazem com que a coisa fique substancialmente mais barata. Lê um pouco à cerca do assunto.

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ptuga.

 

Acho que vou usar o jbl para fértil e meter como areão o jbl manado, comprei ontem 5 litros, para fazer uma pequena montagem e ver se gosto dele. Antes de montar o aquário.

 

Já agora para abrir o apetite deixo fotos das pedras que vão ser o ponto focal do aqua

 

 

gallery_55285_2922_61163.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não são dragon stone mas sim GLIMMER WOOD ROCK

 

Vai levar 2 conjuntos, um de 5 e outro de 3, a maior deste conjunto tem cerca de 40cm :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Troncos fossilizados, certo? muito giros

 

Exacto, fartei-me de procurar algo diferente, para a minha montagem, vamos ver no que vai dar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta andar. O resto do layout chega daqui a 2 semanas.

 

O aquário chega a casa na 2 quinzena de setembro

 

A iluminação vou hoje tratar dela

 

Filtros estou a ver se aparece algum nos usados, já meti anuncio de compra. Se aparecer algo que me agrade usado logo vejo o outro que vou buscar.

 

Mas esta tudo andar :) Preciso mesmo é da chegada do aqua :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive de desistir de 2 aquários, mais pequenos que tenho, para ter autorização de montar este.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem pessoal depois de algum atraso no aquário, este fim-de-semana fui ver o menino já montado, falta as madeiras que ainda não tinham chegaram smile.png

 

O raio do aquário é maior do que eu tinha imaginado, só vendo é que um gajo tem noção de onde se meteu (estou tramado para fazer a montagem daquele monstro).

 

As dimensões do bicho ficaram maiores do que as inicialmente projectadas (alteração que decidi fazer a ultima da hora),

Ele tem 160 X 57 X 75, passa os 600litros.

 

filtros: jbl 1501greenline já comprado, esta semana vou buscar um eheim 2075(acham que vai chegar?)

 

Iluminação: Calha t5 3X80, na realidade é uma caha de 4 lâmpadas t5, mas sendo independente, vou inicialmente ligar 240W, se vir que não é suficiente, ligarei as 4. Moonlight incorporado por leds. (comprada)

 

Termostato: 2 termostatos da eheim de 300W (comprados)

 

Substracto fertil: da tropica 15k ( já na loja a espera de os ir buscar)

Substracto: jbl manado 60k já comprados

 

Rochas: GLIMMER WOOD ROCK, 7 rochas em casa ( as restantes chegam por dia 10)

 

Neste momento falta o kit de Co2, mas a verba está baixa, se alguém tiver um baratinho para vender smile.png

 

Já agora grande dúvida, de que maneira tiram água de um aquário destes para fazer tpa.

 

Encher vai ser de mangueira, para tirar água estou a pensar usar um filtro interno ligado a mangueira, acham que funciona?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Finalmente a montagem começou:

Teste de água, cerca de 600 litros

dsc00518xr.jpg

Equipamento em fase de montagem

dsc00528ji.jpg

Substracto fertil

dsc00529de.jpg

Meias cheias de areão para fazerem altura

dsc00533r.jpg

Colocação de substracto inerte

dsc00534oi.jpg

Inicio de experiência com as pedras

dsc00535ry.jpg

Zona central 1 tentativa

dsc00537sp.jpg

Drop-off, vai ter de levar mais subsctracto atrás para poder subir a pedra ao fundo

dsc00538t.jpg

Zona central 2 tentativa

dsc00539f.jpg

Ideia agradecem-se :)

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiro, parabéns.

Isso das meias é uma boa ideia.

Continua que vais no bom caminho com esse magnífico aqua.

Abraços Tiago Dias

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Dia de muito trabalho estou com as costas nas ultimas, trabalhar um aquário deste tamanho não é fácil.

Foto do lado direito.

Ainda não sei o que meter no fundo, se é que meto alguma coisa, por cima das rochas está uma anubia anã, a direita uma echinodorus, a esquerda rotala macranda, atrás da pedra está uma lotus muito pequena (espero que venha a crescer bem) e também uma aponogeton bolvinianus, que sofreu muito com a mudança de aquário.

dsc00542gf.jpg

Nova imagem do lado direito

dsc00543gj.jpg


Foto do lado esquerdo

Varias anubias nana e uma barteri, esta ao centro um tronco com um musgo que espero que se espalhe até a roha, aquela zona tem um tronco semi enterrado, criando varias tocas sem serem visiveis, mas que poderá servir para os habitantes:). Ao fundo estão 3 echinodorus.
A especie a frente não sei o nome e junto das anubias estão varias microsorum

dsc00545cl.jpg


Foto frontal após plantação

dsc00544d.jpg


Foto da zona central

Apenas tem varias especies de anubias, e a mesma planta que esta no lado esquerdo e que não sei o nome,

dsc00546jb.jpg


A nivel de plantas, ficou a faltar comprar 2 lotus uma para a esquerda e outra para a direita, falta uma especie para fazer a zona central de fundo ( algo bastante alto ). Ainda tenho duvidas sobre as plantas que tenho espalhadas a frente, devo ir trocar por cryptocoryne

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem encher isto foi uma tarefa dos diabos, quase 3 horas para ficar cheio.

Primeiro o lado direito
dsc00548tp.jpg
dsc00549fo.jpg

Depois o lado esquerdo
dsc00550ef.jpg
dsc00551g.jpg

E algumas fotos que a malta gosta é de fotos :)
dsc00552c.jpg
dsc00553ge.jpg
dsc00555cy.jpg
dsc00554ue.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Então como é que vai isso? Onde posso comprar rochas desse género?

tens aqui o topico deste aquário.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=208286

 

As pedras foram compradas na aquaeden.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.