Espadas Bebés


Recommended Posts

Ola a todos,

ando um bocadinho desesperada com a criação de alevins de espadas. Há quase 2 anos que ando no hobie de aquariofilia e tenho criado guppies e tricogasters com a maior das facilidades. No entanto, o mesmo não posso dizer dos espadas. Em todo este tempo como aquariofilista tenho tentado criar espadas bebés mas nunca consigo que cheguem sequer aos 2 meses de idade. Isto porque eles morrem sempre devido à mesma doença, é uma espécie de fungo ou bactéria que apanham na cauda, deixando-a cada vez mais encolhida, acabando de alguma forma por matar os pobres espadas por mais anti-fungos ou anti-bactérias que coloque na água (ex: "mycopur" e "baktopur" do rera; e eSHa 2000) também tentei encontrar azul de metileno nas farmácias para ver se tratava da doença mas não há em nenhuma farmácia .Ainda por sima recentemente adquiri uma espada de lira mesmo muito bonita e gostava de criar os seus filhotes com sucesso.

O mais estranho é que tanto os guppies como as tricogasters que crio no mesmo aquário estão sempre saudáveis e crescem com sucesso.

Preciso urgentemente de ajuda. por favor deêm dicas ou sugestões. :-s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aviso também que:

- o Ph é de 7.2/ 7.4

- a temp, varia entre 25ºC - 26ºC

- o aqua tem 40L

- fundo nu

- 2 plantas

- 1 termostato

- 1 filtro pequeno com uma meia de senhora para não sugar os alevins

- e de momento tem apenas cerca de 40 alevins de espada

- TPA's 1x por semana (20/30%)

Os espadas têm quase 2 semanas de idade e já estão a começar a morrer devido áquele problema de apodrecimento da cauda ou qualquer coisa parecida (desculpem a minha ignorância)

Na primeira semana alimentei-os com náuplios de artémia, na tentativa de crescerem depressa para se tornarem mais resistentes, mas depois a artémia acabou e desde então dei-lhes flocos da marca JBL (2x ao dia)

Passaram de 50 para 40 alevins :shock4:

Grrrrrrrrrrr....que nervos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os pequenos estão sós ( separados de alguma forma dos maiores)?

enquanto pequenos eles são vistos pelos peixes maiores como sendo alimento, e as caudas são as primeiras a sofrer, quando nao desaparecem completamente pela goela abaixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...



Este é um video que fiz no youtube à pressa porque não me estou a entender com o ImageShack

Aviso-vos só que o aquário foi recentemente dividido ao meio, tendo eles agora 20L para nadar, mas eles são cada vez menos Editado por Ines Rhodes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...quero-vos dar as novidades:

Tinha tentado colocar pedras de gelo para a água ficar a 3ºC porque li num site qualquer que era o melhor método para nos livrar-mos de fungos e bactérias no aquário, no entanto não resultou, o fungo permaneceu no aqua. Mas quando usei o método invertido (coloquei água nova a temperaturas elevadas) pareceu resultar, coloquei os alevins no aqua à 2 dias (os que já estavam infetados ficaram de parte num recipiente) e parecem bastante saudáveis e felizes :dance::animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais