Algas filamentosas no lago


Recommended Posts

Olá!

Esta semana apareceu no meu lago algas filamentosas

Tenho tirado as algas à mão mas tem aparecido mais.

 

o meu lago

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199523&hl=

Editado por Fernando Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada que não tivesse advertido:P

 

As filamentosas não são erradicadas mesmo com filtro uv e o excesso de luz e pedras brancas ajudam muito no crescimento. podes tirar á mão quando são muitas mas acho que vai ser difícil ver-se livre delas. tenho um lago pequeno que sempre teve e esta quase a sombra..

 

deixa vir o inverno a ver se se vão,porque estes dias de sol tem estado impossíveis.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, desde ja deoxa-me felicitar-te teu trabalho,acho que o lago esta muito bem executado.

Pasa-se que estou com o mesmo problema que tu. Tenho pedras brancas no fundo do lago e como este tem uma exposiçao solar bastante elevada esta a criar algas filamentosas.

O meu lago tem pouca profundidade cerca de 25 cm tenho um filtro de uv e a agua esta cristalina mas as algas estao a comecar a desenvolver-se e as pedras a ficarem verdes.

Conseguiste solucionar o teu problema?

Cumprimentos

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, desde ja deoxa-me felicitar-te teu trabalho,acho que o lago esta muito bem executado.

Pasa-se que estou com o mesmo problema que tu. Tenho pedras brancas no fundo do lago e como este tem uma exposiçao solar bastante elevada esta a criar algas filamentosas.

O meu lago tem pouca profundidade cerca de 25 cm tenho um filtro de uv e a agua esta cristalina mas as algas estao a comecar a desenvolver-se e as pedras a ficarem verdes.

Conseguiste solucionar o teu problema?

Cumprimentos

 

Ricardo

 

Olá!

Ui 25 cm para um lago!

Sim as pedras brancas ficam verdes, é normal, não há nada a fazer.

O problema é as algas filamentosas, tenho arrancado à mão, instalam-se no filtro da bomba e acabam por entupir, entretanto comprei algastop que meti no lago ontem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois conta o resultado .sempre evitei usar químicos desse género por causa de ter medo que faça mal aos peixes peixes e acabe por matar outra fauna microbiológica necessária ao bom equilíbrio do lago mas pode ser que resulte..

é baseado em que componente activo?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Ui 25 cm para um lago!

Sim as pedras brancas ficam verdes, é normal, não há nada a fazer.

O problema é as algas filamentosas, tenho arrancado à mão, instalam-se no filtro da bomba e acabam por entupir, entretanto comprei algastop que meti no lago ontem.

 

Boa tarde,

 

Pelo que tenho lido já percebi que a altura de água é muito pouca mas o lago em 80% da sua area é coberto por uma estrutura tipo cabana...não sei se ajudará a alguma coisa.

 

O objectivo é estar nessa estrutura e ver os peixes a passar de vez enquando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Pelo que tenho lido já percebi que a altura de água é muito pouca mas o lago em 80% da sua area é coberto por uma estrutura tipo cabana...não sei se ajudará a alguma coisa.

 

O objectivo é estar nessa estrutura e ver os peixes a passar de vez enquando.

 

Olá!

Sim ter alguma sombra é bom.

Manda ai umas fotos do teu lago.

 

 

O meu lago http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199523&hl

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

A coisa não está fácil, o alguicida não está a funcionar cada vez aparece mais algas filamentosas.

Já não sei o que fazer.

Este tempo também não ajuda nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sombra ,

+Plantas com raízes dentro de agua ,como sombrinha chinesas (já la estão mas somente em vasos), em vez das plantas tirarem nutrientes da agua estão a tirar da terra e ainda por cima a terra dos vazos esta a ajudar a adicionar nutrientes á agua entre outras coisas .Ja se sabe,nutrientes a mais, ha sempre um boom de algas. experimenta segurar as sombrinha chinesas entre pedras, sem vaso nenhum e em menos de nada há raízes por todo o lago, eu tenho assim no meu lago pequeno.

 

ou então um filtro biologico em condiçoes. pesquisa pelo forum e google como fazer um filtro biológico , ainda não percebi que tipo de filtro tens alen das bombas?

 

Reparei agora que disseste que tinhas 3 carpas, assim que crescerem o lago deve tornar-se curto para elas e as carpas saltam fora do lago quando estão apertadas,especialmente com profundidades baixas. já me aconteceu e já me confirmaram varias vezes o mesmo. para carpas pelo menos 80cms

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sombra ,

+Plantas com raízes dentro de agua ,como sombrinha chinesas (já la estão mas somente em vasos), em vez das plantas tirarem nutrientes da agua estão a tirar da terra e ainda por cima a terra dos vazos esta a ajudar a adicionar nutrientes á agua entre outras coisas .Ja se sabe,nutrientes a mais, ha sempre um boom de algas. experimenta segurar as sombrinha chinesas entre pedras, sem vaso nenhum e em menos de nada há raízes por todo o lago, eu tenho assim no meu lago pequeno.

 

ou então um filtro biologico em condiçoes. pesquisa pelo forum e google como fazer um filtro biológico , ainda não percebi que tipo de filtro tens alen das bombas?

 

Reparei agora que disseste que tinhas 3 carpas, assim que crescerem o lago deve tornar-se curto para elas e as carpas saltam fora do lago quando estão apertadas,especialmente com profundidades baixas. já me aconteceu e já me confirmaram varias vezes o mesmo. para carpas pelo menos 80cms

 

Olá!

Em relação às plantas pouco percebo, mas deves ter razão.

 

O filtro é uma caixa ao lado do pote que tem esponja argila expandida e cerâmica.

 

Em relação às carpas por enquanto ainda não tive qualquer problema, tem 70cm no sitio + fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Da minha experiência posso dizer que o melhoooooor filtro são mesmo as plantas, plantas e mais plantas. Para o problemas das algas filamentosa resultam muito bem os jacintos, por um lado fazem sombra, por outro têm aquelas raízes enormes que são excelentes purificadoras da agua.

 

Boa sorte!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tive (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e as carpas arrancavam-lhes as raízes ao puxão. Com carpas maiores e em alguns sítios de mais frio,são incompatíveis. mas há alternativas.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimente elodea é uma excelente forma de controlar as algas, no inicio convém pô-las numa rede, mas passado pouco tempo são tantas que nem as carpas conseguem dar cabo delas e ainda por cima pensa-se que a elodea deita um químico para a água que destrói as algas.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá!

Ui 25 cm para um lago!

Sim as pedras brancas ficam verdes, é normal, não há nada a fazer.

O problema é as algas filamentosas, tenho arrancado à mão, instalam-se no filtro da bomba e acabam por entupir, entretanto comprei algastop que meti no lago ontem.

 

O mais importante para não teres algas no lago é atingires o equilibrio biologico, sem isso terás sempre probelmas com algas! No meu lago assim que começam aparecer algas coloco de imediato SERA Crystal Clear o que ajuda bastante pois começa logo a arrancar as algas da tela. Tens é de ter um bom filtro para depois sugar o resto de algas flutuantes...

 

No meu lago o principal problema é quel leva com muito sol, mas mesmo assim consigo manter a água muito clara, e consegui isso com experiência:

 

1. Um bom filto com UV, recomendo a marca OASE;

2. 1/3 do lago deve estar ocupado com plantas aquáticas;

3. as palntas só devem ser plantadas em areia e cobertas com seixos (nunca usar terra, memso que indiquem que é para lagos, tem sempre nutrientes), de preferência colocar as palntas em vasos próprios para plantas aquáticas, assim as raizes soltam-se e permitem filtrar a água;

4. não colocar muitas carpas de uma vez, pois as mesmas crescem rapidamente e o filtro poderá não ter capacidade para;

5. usar produtos adequados SERA POND BIO BALANCE e SERA POND CRYSTAL CLEAR

 

Sera-Pond-Bio-Balance.jpg07228_sera-pond-crystal_5l_dfnli.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Olá, pessoal!

Passou o inverno e as algas filamentosas estão de volta.

Vou por Algenstop da Sera ver se a coisa melhora, se não vou ter que tirar as pedras brancas do lago.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pessoal!

Passou o inverno e as algas filamentosas estão de volta.

Vou por Algenstop da Sera ver se a coisa melhora, se não vou ter que tirar as pedras brancas do lago.

 

Boas Fernando,

 

Experimenta o SERA POND CRYSTAL CLEAR antes de usares o Algenstop. Eu já uso este produto há 3anos e é mesmo muito eficaz no combate às algas...

 

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas Fernando,

 

Experimenta o SERA POND CRYSTAL CLEAR antes de usares o Algenstop. Eu já uso este produto há 3anos e é mesmo muito eficaz no combate às algas...

 

Abr

Olá!

Já tenho usado, mas para algas filamentosas não dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Já tenho usado, mas para algas filamentosas não dá.

 

No meu caso tem resultado sempre, mas também costumo recolher as algas com uma rede... Podes também fazer uma limpeza geral, fazer TPA's para ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

No meu caso tem resultado sempre, mas também costumo recolher as algas com uma rede... Podes também fazer uma limpeza geral, fazer TPA's para ajudar...

Pois mas elas agarram-se nos seixos brancos, eu limpo com uma escova mas voltam a nascer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou mesmo decidido, vou tirar os seixos brancos do lago e deixar só nas bermas para segurar a lona.

Já tirei umas quantas, entre os seixos acomula-se muitos residos e até cheira mal.

 

 

o meu lago

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199523&hl=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tirei os seixos do fundo do lago e exterminei as algas filamentosas.

 

Prá semana vou por os seixos maiores nas bermas para segurar a lona.

 

 

p4210004d.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais