ALTUM SURINAM VS ALTUM ORINOCO


-OLIVEIRA-

Recommended Posts

olá venho por este meio perguntar aos membros do forum uma opinião sobre a situação que me ocorreu hoje ,ou passar a citar.

hoje fui a uma loja e qual o meu espanto onde vejo uns escalares para venda sendo como altums, a 15€ cada .....uauuuuu muita barato,ja ambientados e a comer de tudo.....melhor ainda !!!!

eles realmente tem as feiçoes do altum ou seja o "bico de pato" caracteristico....mas havia ai qq coisa...eles eram muito prateados para o meu gosto e as barbatanas dorsais e anal não eram tão triangulares e pontiagudas como os altuns, eles tinham as 3 riscas mas pretas e eram prata não acastanhados como os selvagens ....

perguntei proveniencia e se eram mesmo altuns??????fiquei desconfiado!!!!!

não me sabiam dizer proveniencia......mas depois foram ao pc e disseram me q eram ALTUNS DO SURINAM!!!!!!

mas os peixes tem a mesma feição dos altuns

alguem pode opinar sobre o assunto dizendo pricipais diferenças e o preço por este tipo de peixe é aconslhavel ou são muito caros ????

espero q haja muita discussão sobre este assunto pois estou a ponderar adquiri uns quantos....

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eis o meu ponto de vista sobre os altuns vendidos actualmente. Tens altuns verdadeiros, selvagens, que consegues comprar através de entrega directa, actualmente já com preços razoáveis (e com a problemática da quarentena que se não for devidamente efectuada poderá acabar em desastre) ou com quarentena feita a preços mais elevados. Começaram a surgir supostamente os 1ºs altuns de cativeiro, que normalmente são vendidos pequenos mas a preços elevados (tanto quanto sei). Segundo alguns autores entendidos, como Heiko Bleher, estes não são verdadeiros altuns, mas sim cruzamentos, supostamente com uma estirpe de escalar do rio negro semelhante ao altum. Se verificares nos vídeos do youtube destes criadores, verificas diferenças ao nível da altura das barbatanas, da boca, assim como das riscas que apresentam irregularidades. Este ano houve uma criação de sucesso de um indivíduo de Las Vegas de um casal que se tem a certeza da origem e que se sabe ser 100% altuns, uma das escassas documentadas:

http://www.finarama....367c90b3b#26568

http://www.finarama....der=asc&start=0

 

 

 

 

Criações "altuns F1" asiáticas (olha com atenção para as ricas):

 

 

 

Quanto a mim, os altuns que se encontram à venda de cativeiro, ainda não são verdadeiros Pterophyllum altum F1. Esses denominados Altuns do surinam, quanto a mim não são Altuns, pois mesmo que fossem selvagens, não acredito que estariam à venda por esse preço com quarentena feita. Parece-me mais uma designação alternativa aos altuns Peruensis, que o pessoal já sabe que são P. scalare.

Cumps

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais provável é que sejam peixes de cativeiro; provavelmente híbridos obtidos pelo cruzamento de P. altum com P. scalare.

 

Conheço pelo menos o caso de um criador cujos peixes se comenta que foram obtidos assim. Claro que o criador não confirma nem desmente, porque isso segredo comercial.

 

img_2656.jpg

 

Este é um dos peixes dele. À primeira vista parece em tudo idêntico ao P. altum mas existem certas diferenças nas barbatanas e no rostrum, o que passa facilmente despercebido para alguém mais desatento.

 

Apesar disto, creio que P. altum mesmo têm de ser peixes provenientes de um afluente específico do Rio Negro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais provável é que sejam peixes de cativeiro; provavelmente híbridos obtidos pelo cruzamento de P. altum com P. scalare.

 

Conheço pelo menos o caso de um criador cujos peixes se comenta que foram obtidos assim. Claro que o criador não confirma nem desmente, porque isso segredo comercial.

 

img_2656.jpg

 

Este é um dos peixes dele. À primeira vista parece em tudo idêntico ao P. altum mas existem certas diferenças nas barbatanas e no rostrum, o que passa facilmente despercebido para alguém mais desatento.

 

Apesar disto, creio que P. altum mesmo têm de ser peixes provenientes de um afluente específico do Rio Negro.

 

Parece um caso que engana bem, mas realmente o rostro não é do verdadeiro altum. Os verdadeiros altuns provêm tributários da bacia do orinoco (rio Atabapo, rio Inirida, rio Ventuari). Uma particularidade do orinoco é que possui um canal de ligação com o rio negro (canal de Cassiquiare), havendo contacto entre as duas espécies, daí surgir o chamado "altum rio negro", que não é P. altum, mas muito provavelmente resultado de algum cruzamento entre as 2 espécies.

Repara bem na conformação deste altum no filme, repara no rostro (praticamente com a boca a "apontar" para cima) e compara com o da imagem acima.

[media=]

[/media] Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais