aqua plantado de discus comunitário - 350L


Benjamin Junior

Recommended Posts

Olá amigos,

 

Desde há uns largos meses que, um pouco sem perceber, me fui embrenhando cada vez mais neste passatempo. Como me parece razoável, após ter lido tanto neste e noutros fóruns, queria partilhar convosco o resultado. O setup é o seguinte:

 

aqua: 120x50x60cm - 360 Litros - cerca de 290L úteis

iluminação: 2x54w T5 - a calha tem 4x54w, mas senti que os discos andam mais confortáveis com menos luz.

filtragem: eheim 2075 + boyu ef-45UV - total +2400L/h

 

Substrato fértil: Elos Botton Mineral + Elos terra zero

Substrato inerte: JBL Manado

 

CO2: extintor de 2Kg

 

Fauna: dois discus Silver Dream (casal), um Pearl Pigeon, um Blue Diamond e um Marlboro Yellow.

 

Adicionalmente, Ramirezis (2), Ramirezis electric blue (2), Néons (5), Bêbados (8 ), Moly(1), Ottocinclus (6), Siamese Algae Eater (2), Kribensis (2), Corydoras (6).

 

Agora é que estou a chegar à conclusão que os SAE estão a ficar um pouco para o grande... Os kribensis não combinam mas, na verdade, foram o meu primeiro casal e já tem quase dois anos.

 

Plantado: Sobretudo valisnérias e fetos. No flanco direito há uma planta em 1º plano que resultou muito bem mas, infelizmente, já não sei o nome (ajuda é bem vinda).

 

Fertilização: Seachem Flourish 1x/ Semana

 

O Aquário tem estado estável sem surtos consideráveis de algas. O PH está estável nos 6,9 com ligeiras variações. A minha água da torneira sai com PH 8, de forma que optei por não fazer grandes mexidas com buffers e afins. Naturalmente, quando no aquário, ela baixa 1 ponto no PH.

 

quimica:

PH: 6,9

KH: 3

Amonia: sempre 0

Nitritos: 0

Nitratos: 10ppm a 15ppm

Fosfatos: 0,25 mg/L

 

Quanto ao vídeo, podem ver aqui:

 

https://vimeo.com/47974080

 

Obrigado pelo vosso feedback / dicas.

Editado por Benjamin Junior
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais os meus parabens pela montagem 5*. O video tb está muito bom.

Os Discus estão muito bem tratados, só achei o Blue Diamond (por acaso parece-me mais Solid Blue), com pouco crescimento.

Gostava que me tira-se algumas dúvidas pois fiquei intrigado com o Ph da sua água da torneira.

Qual é o KH da sua água da torneira?

Pergunto isto porque, aqui em casa a água da companhia saí-me com um PH de 7,8 de um KH com mais de 20 e não consigo faze-la baixar, sem recorrer buffers e afins e mesmo assim :unsure: ...de tal forma que vou buscar água a outro lado para fazer as TPA´s o que me dá um grande trabalho.

Será que o PH eo KH baixam devido ao Substrato fértil? Uma vez que até tem pouca madeira.

Outra questão com faz as TPA´s? Com que regularidade e de quantidade de litros. Pergunto isto pois fala em variações de ph ( e tb quase de certeza do KH ) e isto provavélmente deve-se ás TPA´s.

Quanto tempo tem o CO2 ligado por dia?

O UV está ligado 24h? Pergunto isto pois existe algumas divergências de opiniões em relação a este assunto.

Desculpe o testamento e as perguntas, mas achei a sua montagem muito interessante em vários aspetos.

Os Kribensis teóricamente não combinam muito bem aí, mas tb acho um ciclideo bastante interessante e sossegado que dá muita vida aos aq. Tb tenho por aqui alguns ( + de 100, de 2 criações ) e tb vou passar 2 ou 3 para o meu aq. de minha assinatura.

 

cumpr.

 

Sérgio vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais os meus parabens pela montagem 5*. O video tb está muito bom.

Os Discus estão muito bem tratados, só achei o Blue Diamond (por acaso parece-me mais Solid Blue), com pouco crescimento.

Gostava que me tira-se algumas dúvidas pois fiquei intrigado com o Ph da sua água da torneira.

Qual é o KH da sua água da torneira?

Pergunto isto porque, aqui em casa a água da companhia saí-me com um PH de 7,8 de um KH com mais de 20 e não consigo faze-la baixar, sem recorrer buffers e afins e mesmo assim :unsure: ...de tal forma que vou buscar água a outro lado para fazer as TPA´s o que me dá um grande trabalho.

Será que o PH eo KH baixam devido ao Substrato fértil? Uma vez que até tem pouca madeira.

Outra questão com faz as TPA´s? Com que regularidade e de quantidade de litros. Pergunto isto pois fala em variações de ph ( e tb quase de certeza do KH ) e isto provavélmente deve-se ás TPA´s.

Quanto tempo tem o CO2 ligado por dia?

O UV está ligado 24h? Pergunto isto pois existe algumas divergências de opiniões em relação a este assunto.

Desculpe o testamento e as perguntas, mas achei a sua montagem muito interessante em vários aspetos.

Os Kribensis teóricamente não combinam muito bem aí, mas tb acho um ciclideo bastante interessante e sossegado que dá muita vida aos aq. Tb tenho por aqui alguns ( + de 100, de 2 criações ) e tb vou passar 2 ou 3 para o meu aq. de minha assinatura.

 

cumpr.

 

Sérgio vale

 

Olá Sérgio, obrigado pelo feedback. Como sou novo nestas andanças, todas as dicas são bem vindas :)

 

deves com certeza ter razão relativamente a referência do disco azul. Quando o comprei já estava assim e, só o fiz, porque a minha filha teima em ter um disco azul no aquário. Optei por um mais pequeno pois como os outros discos eram muito pacíficos, achei que nao o encarariam como uma ameaça e o aceitariam bem... para já, tudo bem.

 

O que me preocupa neste momento é o disco amarelo. Como podes ver pelo video, tem uma respiração absurdamente ofegante e profunda. Está assim há mais de um mês... não sei bem o que lhe fazer (parasitas nas guelras?)... tentarei medicalo qd voltar de férias, espero que ainda esteja bem.

 

Relativamente às questões:

 

- Não me recordo de medir o KH da água da torneira :) No entanto, quando voltar de férias, faço isso. O teste que usei é um da sera, no qual adicionamos gotas até ober a coloração certa. Portanto, fazendo fé que o teste é correcto, o KH do aquário é de 3, por vezes 2.

 

- Somente fiz um planado antes deste, com a combinação do subtrato fertil da JBL (aquabasis plus). Foi para ganhar alguma sensibilidade antes de avançar para um aquário grande. Não correu mal. No entanto, esta combinação foi-me recomendada por um amigo, o Filipe Oliveira, que tem uma vasta experiência em plantados. Até agora, estou muito satisfeito, a combinação realmente deixa as plantas de solo muito fortes.

 

- TPA's - faço uma a duas vezes por semana, em função da disponibilidade. Em média sempre 40% da água do aquário. Como é muito vulome de água e não tenho muita paciência para andar a tratar baldes, uso um sistema tipo pyton, em que a água da torneira vai diretamente para o aquário a uma cadência baixa. Antes de iniciar a transferência de água, uso seachem prime para o total volume de água do aquário... ou seja, considero 300L úteis e adiciono o prime para esse volume no aqua antes do enchimento. Por norma, o processo leva umas 3h até estar completo.

 

- O CO2 está ligado 8 horas por dia sincronizado com as luzes. Faço uma medição de PH de manhã e outra a noite e, por norma, só consigo detectar uma variação de 0,2 no PH. Já agora, para medir o PH uso um medidor eletrónico.

 

- Nunca tive o UV ligado... nos últimos tempos, decidi experimentar deixar 24h para ver se afeta alguma coisa em termos de formação de algas... Estou ciente das divergências :) Já agora, e como por vezes se fala no UV como ajuda para tornar a água mais cristalina, desde que passei a usar purigen no filtro, a água ficou muito cristalina... portanto, neste momento o UV é mesmo só para tirar as teimas sobre algumas partículas da água que me parecem ser algas (notas muito isso quando faço o close-ups (1m30s - 1m45s)).

 

- Os Kribensis de facto não combinam :) mas como foram os primeiros peixes que tive e que deram muita criação, o pessoal aqui de casa ficou muito apegado ao casal progenitor. Se montasse o aquário grande e não colocasse o casal sensação, acho que havia uma revolução aqui em casa. O que observo é que o convivio dos Kribensis como todo o resto é muito pacifica... volta e meia lá há umas turras com os ramirezis, mas nada digno de nota.

 

Já agora, deixo aqui umas questões que me afligem e que talvez me possam ajudar.

 

- Apesar da água estar cristalina, noto sempre muitas particulas a flutuar na água (ver video 1m30s - 1m50s). Quando limpo os filtros, quer um quer outro, parece que ambos tem uma "lama" acastanhada agarrada à lã branca do filtro. Normalmente substituo a lã totalmente, porque fica irrecuperável. Questão, o que é essa lama acastanhada? algas? dado que tenho os fosfatos relativamente baixos, isso vem de onde? Será material do tronco? Quando montei o aquário, por desconhecimento não desinfectei o tronco em água a ferver... será disso? (adquiri o tronco na aquastation no porto).

 

- No caso do disco amarelo (1m45s), aquela respiração ofegante será algo nas guelras? Em caso afirmativo, devo tratar o aquário principal (devido ao ciclo dos parasitas)? Como fica o impacto na biologia do filtro e respectivas plantas?

 

Obrigado a todos pela ajuda.

Editado por Benjamin Junior
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, deixo aqui umas questões que me afligem e que talvez me possam ajudar.

 

- Apesar da água estar cristalina, noto sempre muitas particulas a flutuar na água (ver video 1m30s - 1m50s). Quando limpo os filtros, quer um quer outro, parece que ambos tem uma "lama" acastanhada agarrada à lã branca do filtro. Normalmente substituo a lã totalmente, porque fica irrecuperável. Questão, o que é essa lama acastanhada? algas? dado que tenho os fosfatos relativamente baixos, isso vem de onde? Será material do tronco? Quando montei o aquário, por desconhecimento não desinfectei o tronco em água a ferver... será disso? (adquiri o tronco na aquastation no porto).

 

 

Isso é o que em inglês se designa por "mulm". É o resultado da decomposição da matéria orgânica (algas, restos de comida, dejectos, etc.). São as bactérias a trabalhar. É portanto natural. Quanto maior a carga orgânica do aqua, maior será a quantidade de matéria em decomposição que terás no filtro.

 

Com que regularidade limpas os filtros? Pergunto isto porque se notas a sua acumulação ao fim de uma semana poderá indicar que estás a dar comida a mais?

 

O aqua tem muito bom aspecto. Eu também gosto dos kribensis. O que para mim saltava fora era a molly mas provavelmente também esta será de estimação ?!...

 

 

Será que o PH eo KH baixam devido ao Substrato fértil? Uma vez que até tem pouca madeira.

 

Alguns substratos (férteis ou não) têm a capacidade de reduzir o kH e gH (e como consequência o pH) até certo ponto. Os da ADA fazem isto e provavelmente todos os substratos argilosos com elevada capacidade de troca iónica (e.g. akadama, elos, manado, etc.).

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

Isso é o que em inglês se designa por "mulm". É o resultado da decomposição da matéria orgânica (algas, restos de comida, dejectos, etc.). São as bactérias a trabalhar. É portanto natural. Quanto maior a carga orgânica do aqua, maior será a quantidade de matéria em decomposição que terás no filtro.

 

Com que regularidade limpas os filtros? Pergunto isto porque se notas a sua acumulação ao fim de uma semana poderá indicar que estás a dar comida a mais?

 

O aqua tem muito bom aspecto. Eu também gosto dos kribensis. O que para mim saltava fora era a molly mas provavelmente também esta será de estimação ?!...

 

 

Alguns substratos (férteis ou não) têm a capacidade de reduzir o kH e gH (e como consequência o pH) até certo ponto. Os da ADA fazem isto e provavelmente todos os substratos argilosos com elevada capacidade de troca iónica (e.g. akadama, elos, manado, etc.).

 

Abraço

 

GM

 

Olá,

 

Resposta tardia que se prendeu com uma breve ausência para ferias. Contra todas as expectativas, voltei de ferias e deparei-me com um cenário horroroso no meu Aqua. Por qualquer motivo, qd saímos, alguém deve ter mexido no programador de luzes e, o Aqua ficou com 24h de luz durante 7 dias.

 

O resultado foi um gigantesco surto de algas. Os peixes genericamente não ficaram afetados, apesar de não perceber como foi que conseguiram dormir... Tive mais de 3 horas a volta do Aquario, a limpar vidros, pedras e a dar uma valente poda nas valisnerias. Os parâmetros da água, não mexeram muito. Vamos lá ver se tudo volta a normalidade.

 

Relativamente a regularidade da limpeza dos filtros, estava a fazer de mês a mês. No entanto, já notei uma grande diminuição de "mulm" no filtro. Imagino que tenha coincidido com uma redução de alimentação.

 

Houve uma outra coisa que me parece ter contribuído, que foi a remoção de muitos dos fetos de Java que tinha agarrado ao troco. Creio que na zona das raízes dos fetos, havia uma constante acumulação de detritos.... Que depois eram constantemente revolvidos pelos SAE, molly e ottos.

 

Foi deixar passar umas semanas antes d retirar conclusões.

 

A molly, como adivinhaste, e de estimação.... Até acho que ela se esforça por estar ali... Vejo-a constantemente a volta das folhas das valisnerias, musgo de Java e borrachas de fixacao de tubos bicar... Estou convencido que da um contributo na remoção de algas... Pelo menos esta gigante e teima em não morrer :)

 

Agora confesso que estou mais preocupado em remover as algas das folhas das plantas... Alguém tem idéias de como fazer isso de uma forma eficiente, sem andar a fazer podas?

 

Jr

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

antes demais parabens pelo aqua muito bem conseguido apesar de na minha opiniao muita planta mas sao gostos de resto ta impecavel......estou me a iniciar nos discus ja tenho quase tudo pronto para os receber( se quiseres da uma vista de olhos no meu topico ) ainda me falta alguma coisa como parametros de agua e luz e algum lyout ...bem imagino o trabalho que nao deves ter tido a limpar isso so de pensar nem e bom......sera que nao era melhor isolares os ovos e o casal? vao comer os ovos o resto fauna nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

antes demais parabens pelo aqua muito bem conseguido apesar de na minha opiniao muita planta mas sao gostos de resto ta impecavel......estou me a iniciar nos discus ja tenho quase tudo pronto para os receber( se quiseres da uma vista de olhos no meu topico ) ainda me falta alguma coisa como parametros de agua e luz e algum lyout ...bem imagino o trabalho que nao deves ter tido a limpar isso so de pensar nem e bom......sera que nao era melhor isolares os ovos e o casal? vao comer os ovos o resto fauna nao?

 

Olá,

 

Obrigado. Neste momento não há alternativas... é deixar ficar e ver no que dá. Até agora, 48h depois de ter visto os ovos, ambos os progenitores estão alerta e não deixam ninguém aproximar-se da zona onde estão os ovos. Vamos ver como as coisas se desenrolam nos próximos dias.

 

Quantos as limpezas, foi complicado... tive que esfregar as rochas e muitas das folhas das plantas. Aproveitei para fazer também uma valente poda, o que facilitou um pouco. Neste momento, creio que as coisas já estão mais sob controle.

 

Abraço,

Jr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas Benjamim, só agora dei pelo teu tópico, os meus parabéns pelo aquário.

Como não puseste aqui o video da montagem eu faço-te esse favor :doofywave:

 

http://vimeo.com/44047872

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.