Aumento da temperatura! Ajuda!


Recommended Posts

boa tarde,

 

tenho um pequeno aquário com as seguintes características:

 

22lts ( nao sei os cms certos mas tem cerca de 40cm de comp ja fiz os calculos ha muito tempo e uso mais os litros que as medidas,brutos sao 22lts , se as medidas forem necessarias posso medir)

filtro sera 350lts/h

bomba de ar aquapur 1,5lts/min

iluminação 14watts

termostato avariado( retirado do aquario e a aguardar o fim do mes para comprar um novo)

 

O que acontece e que devido ao calor dos ultimos dias a temperatura do aquario sobe imenso(ja chegou aos 32), como solução tenho feito pequenos tpas( cerca de um litro) com agua mais fresca, mas penso não ser aduequado, o que deverei fazer? Nao tenho orçamento para um sistema de refrigeraçao,existem algumas alternativas low cost que nao sejam tão agressivas para os peixes?

 

todas as sugestões são bem vindas

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a iluminação aquece um pouco a agua em relação à temperatura ambiente...reduz a iluminação e se for caso disso muda o aquario para um local mais fresco da casa...e já agora verifica se o termometro não te esta a dar leituras erradas

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario ja esta no local mais fresco da casa, em relação ao termometro penso que não pois é novo, nao tenho outro para comparar se nao comparava, tenho ligado a lampada menos tempo por causa de aumentar a temperatura mas tenho que ligar sempre umas horas( penso que nao pode estar sempre desligada).

 

Peixes tenho 6 guppys

1betta

2 botia yoyo( sei que não devia num aquario tao pequeno mas estao la porque o aquario onde estavam rachou e estou a montar um maior por isso nao me desfiz deles, alem disso sao pequenos)

3 neons( mesma questao do anterior so ficaram estes eu sei que devia ter mais porque sao de cardume mas ja tenho peixes a mais para 22lts)

1 "limpa vidros" pequeno penso que é antichristus mas nao tenho a certeza

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os guppy sao 2 machos e 4 femeas

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando os neons e esse limpa vidros que nunca ouvi falar (não será antes um ancistrus cirrhosus??) é provável que os peixes se aguentem uns tempos assim.

 

De resto não há muito a fazer. Num aquário tão pequeno é dificil manter a temperatura.

 

Podes ir pondo sempre água mais fria, mas pouco vai fazer.

 

é complicado...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim é esse,

tenho que apressar o novo aqua...

por agua mais fria e o que tenho feito mas acho que a descida de temperatura súbita nao lhes faça muito bem mas terá que ser...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do pouco que sei nem convem mudanças bruscas de temperatura... eu tenho peixes de água fria e nao sei se o mesmo se aplica com peixes de água quente...

 

com 20lts é mt dificil pq se recorres a técnicas simples podes correr o risco de alterares mais de 2º e isso pode ser perigoso para os peixes pq ficam sujeitos a doenças e tu sujeita a gastar dinheiro ou a presenciares mortes...

 

posso-te dizer que num aqua de 120lt q é o q tenho mais ou menos, tive o mesmo problema que tu, e os meus peixes de água fria andaram em climas "tropicais" de 30º, mas como o aqua era grande pude correr o risco de por algumas pedras de gelo ou água gelada (q.b.) e correu bem... no teu caso nem poderás fazer isso...

 

citando o RuiMFJ, poe o aqua num local mais fresco, evita estar perto de electrodomésticos e vê na net a temperatura que os teus peixes aguentam, para poderes controlar frequentemente a descida/subida de temperatura brusca

 

good luck

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... para os peixes que descreves ... isso acontece num pico do dia, 32 graus não é grave,,, desde que não passe disso... se não conseguires baixar... podes por uma ventoinha a apontar para a superficie da água, ou no extremo um saco com gelo, cuidado com os tpas á pressa, porque um aquário desse tamanho qq tpa é um grande impacto... e águas diferentes, temperaturas diferentes, cloro... mais vale a temperatura elevada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em principio os peixes conseguem suportar essa temperatura sem problemas e visto que nao tens termostato,ela vai descendo muito lentamente ao cair da noite e vice-versa ao nascer do dia,por isso os peixes nao devem adoecer.

o meu aqua de 250l tem chegado aos 34 graus...até agora os peixes andam normais.

na minha opiniao,preferia nao fazer nada,que andar a fazer tpas com agua fresca.

isso sim,é capaz de fazer com que os peixes fiquem doentes(com ictio).

ou entao tens que gastar dinheiro num sistema de refrigeraçao.

Editado por BMike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... para os peixes que descreves ... isso acontece num pico do dia, 32 graus não é grave,,, desde que não passe disso... se não conseguires baixar... podes por uma ventoinha a apontar para a superficie da água, ou no extremo um saco com gelo, cuidado com os tpas á pressa, porque um aquário desse tamanho qq tpa é um grande impacto... e águas diferentes, temperaturas diferentes, cloro... mais vale a temperatura elevada

boas

 

em principio os peixes conseguem suportar essa temperatura sem problemas e visto que nao tens termostato,ela vai descendo muito lentamente ao cair da noite e vice-versa ao nascer do dia,por isso os peixes nao devem adoecer.

o meu aqua de 250l tem chegado aos 34 graus...até agora os peixes andam normais.

na minha opiniao,preferia nao fazer nada,que andar a fazer tpas com agua fresca.

isso sim,é capaz de fazer com que os peixes fiquem doentes(com ictio).

ou entao tens que gastar dinheiro num sistema de refrigeraçao.

 

 

Graças a deus a minha agua nao tem cloro nem sofre grandes alteraçoes em relaçao a ph e minerais senão ja tinha feito avaria com os tpas mas como os parametros sao os mesmos nao fará grande alteraçao em relação a qualidade e compostos da agua, o aumento e as variações de temperatura e que me preoucupavam(nao as que ocorrem durante o dia, essas sao muito lentas, mas as causadas pela tpas).

vou estar mais atenta e so fazer tpa com agua mais fresca se passar os 32º nos ultimos dias tem andado por volta dos 30º/32º e os peixes aparentam estar ok e por aquilo que estou a ler as descida da temperatura por nao ser gradual pode ser mais grave do que estar estavel numa temperatura alta.

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho os meus aquários sempre entre 30 e 31 graus. Nesta altura chegam durante o dia aos 33/34 graus e à noite descem para os 30.

Nunca tive problemas.

Mais vale manteres o aquário assim do que alterações rápidas na temperatura com as TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde.

Mais umas dicas. Se o aquário tiver tampa, retire a. Desligar o equipamento elétrico durante o dia.

Se necessário, colocar umas garrafas de água fechadas com água fria dentro do aquário, será o suficiente para baixar a temperatura da água.

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho os meus aquários sempre entre 30 e 31 graus. Nesta altura chegam durante o dia aos 33/34 graus e à noite descem para os 30.

Nunca tive problemas.

 

Jorge e a Flora não se ressente? é que no meu as plantas é que sofrem é ve-las a derreterem-se.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde.

Mais umas dicas. Se o aquário tiver tampa, retire a. Desligar o equipamento elétrico durante o dia.

Se necessário, colocar umas garrafas de água fechadas com água fria dentro do aquário, será o suficiente para baixar a temperatura da água.

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

 

Agradeço pelas dicas,

só não posso mesmo retirar a tampa porque tenho um gato que gosta de pescar. lol

a temperatura está estavel nos 30º por enquanto nao vou mexer mais mas as garrafas nao parece má ideia desde que não estejam muito frescas mas num aquario tão pequeno teria de se só uma e o mais pequena possivel.

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço pelas dicas,

só não posso mesmo retirar a tampa porque tenho um gato que gosta de pescar. lol

a temperatura está estavel nos 30º por enquanto nao vou mexer mais mas as garrafas nao parece má ideia desde que não estejam muito frescas mas num aquario tão pequeno teria de se só uma e o mais pequena possivel.

 

Temos que ver as coisas pelo lado positivo. Com a água a 30º ao menos não tens ictio!!! :P

  • Votar + 1

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.