Inicio de Actividade


Recommended Posts

Olá Pessoal:

 

Sem me preocupar com grandes coisas, fiz um lago no meu jardim! estava meio despido e achei que ficaria bem.

Só mais tarde é que comecei a ver a dimensão destas coisas!!! Não tinha a menor ideia como isto funcionava nem sequer sabia que havia forum para isto. De toda a maneira já está.

 

Abri um buraco, instalei um anel de poço e revesti-o com pedras... Fiz também um repuxo que permite a circulação da água.

Não tem filtro. Por norma mudo a agua uma vez por semana.

A àgua vem de um furo particular.

 

Coloquei umas pedras apoiadas para fazer tipo um esconderijo para os peixes se abrigarem do sol e eventuais predadores..

 

Enchi-o de agua.

 

Comprei uns peixinhos que me disseram ser os aconselhados e lá estão!!

 

Aqui vão algumas fotos:

 

 

p8217130.jpg

By amandiosantos at 2012-08-21

 

p8217129.jpg

By amandiosantos at 2012-08-21

 

Agora as minhas dúvidas

 

Falta alguma coisa aqui?

Quanto aos peixes? são 6. São os indicados?

 

espero os vosss comentários.

Preciso deles!

 

 

Um abraço

Amandio Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho.

 

Ospeixes são indicados. São os vulgares peixes vermelhos. Devem crescer ate cerca de 20cms

 

Uma vez que se usa agua do furo ,muita atenção a nao por agua gelada(como fiz inicialmente) .O ideal é que a agua não varie mais de 1 ou 2graus assim de uma vez só, usa um tanque intremedio para equilibrar a temperatura. Diretamente do furo é muita diferença de temperatura.

 

há 2 possibilidades, ou se troca METADE da agua quase todas as semanas ou se coloca um filtro.

Se se optar por trocar agua ; não se deve trocar toda de uma só vez pois desequilibra o ph e outros factores que podem matar os peixes de uma só vez.

 

Se optar por um filtro;É dar uma volta pelo forum que há varios "artistas", incluindo eu, a inventar filtros feitos em casa.

Basta uma bomba de uns 1000l/hora que custa barata e gasta muito pouca energia 30 ou 40w no maximo(tem de ser propria para lagos ) e um pote ou bidão de plastico com material filtrante. Ultimamente estou a testar areão no meu filtro e parece ser melhor que o metodo que usava antes.

 

por ultimo; só uma questão. Não apanha demasiado sol? parece estar muito desprotegido, á agua não aquece muito de verão?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Tmaster:

 

Na realidade a água está muito exposta ao sol....

Tenho o cauidado de adicionar alguma agua fria nesta altura... se calhar insuficiente!

Por isso tinha pensado em cercar olago com algum tipo de arbusto ou colocar algumas plantas lá dentro.... não sei..

 

Obrigado pelas dicas.

Amandio Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho!

Pessoalmente colocava um filtro (eu comprei um filtro mas se fosse hoje seguia o conselho do tmaster) porque vai começar a acumular muita sujidade no fundo.

No meu caso tinha de mudar a água todas as semanas pq ficava verde. A partir do momento que construi um local cheio de plantas por onde passa a água antes de entrar no lago, nunca mais fiquei com a água verde mesmo no pico do Verão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem que potencia tem o motor de hidromassagem mas não deve ser aconselhado para lagos devido ao consumo. Só para ter ideia a minha bomba do lago gasta 60w e supostamente faz 3000 e tal litros /h

 

O filtro que tenho está na seguinte ordem: a agua vem do fundo do lago, passa pela tal bomba, entra no fundo dum pote de uns 80 litros , que está cheio de areão de 4mm para piscina,areão de silica,(atenção ao areão salgado) e a agua volta ao lago pela saída que está perto da boca. (é o chamado "sand filter.", ver no youtube). Este filtro tem tubos de rega a formar uma espécie de grelha perfurada no fundo do areão para se fazer facilmente a limpeza sem desmontar o filtro,basta ligar o compressor ou bomba de ar e fica limpo.

É uma das hipotses. Basta esconder o pote num canto ,debaixo dum arbusto.

 

Tal como já disse ,cuidado com colocar agua gelada/fria no lago sem mais nem menos. Se os peixes apanharem um choque térmico podem morrer ou no caso das carpas ,saltam do lago, (já me aconteceu..no inicio dos tempos :roflroll2: .) especialmente em lagos de pouca capacidade ,onde a agua varia muito rápido de temperatura.

 

 

Quanto as plantas , já experimentei varias e as que melhor e mais facilmente se dão sem grandes problemas são as que se encontram nos nossos rios,tais como juncos e tabúas, ou ate papiros,que ate já crescem fora do lago e sombrinha chinesas, estas ultimas são muito fáceis de crescer ate por entre as pedras , dentro de agua, eventualmente nenúfares, que fazem sombra a superfície. Se houver ai uma ribeira perto aconselho a dar la uma voltinha e ver o que la há.

 

Estes peixes vermelhos suportam temperaturas ate próximo dos 29/30ºc se bem que o oxigénio em agua quente começa a escaciar ,se não for agua movimentada e podem morrer.

 

Muitas destas coisas, para que começa a aperceber-se do que realmente é ter peixes , tal como ter um cão ou um gato ,requer cuidados que parecem demais mas que só fazem com que esses peixinhos que vem pequenos da loja durem 10 ou 15 anos. Quando se trata de um lago de jardim ,somos recompensados com a calma e tranquilidade que um lago pode dar quando nos sentamos a beira de agua no fim de um dia de calor a ver e alimentar estes bichos que muita gente desvaloriza e pensa que é só ter uma bola de vidro e dar comida....

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora porque não encher o lago ate a cima, parece um pouco a baixo do nivel nas fotos. Tem é de ter atenção aos gatos,que quase sempre são incompatíveis.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

 

Acho uma boa ideia dar uma volta pelas ribeiras e rios aqui da zona afim de encontrar alguma vegetação!

Depois, se conseguir alguma coisa de jeito mando umas fotos!

 

O lago não está cheio até cima por causa da incompatibilidade entre gatos e peixes!!!

Andam por aqui uns gatos no passeio e tenho algum receio de "confrontos" !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Hoje coloquei alguma vegetação!!

Segui o conselho do tmaster e foi procurar nos rios e ribeiras... achei alguma coisa!

 

O pior foi ter levado os meus miudos.... Tive que trazer uma rã, 2 dois "alfaiates2!! não sei se conhecem o bicho...

E eu não resesti a apanha 5 peixes pequenos, mais ou menos 3 cm, os correntes peixes do rio, suponho eu!

 

Meti-os no lago e no principio notei que havia alguma distancia dos vermelhos para os novos.

Passados 10 minutos já eram todos amigos.... andam numa brincdeira pegada.

 

Será que fiz bem? não terei problemas com duas espécies diferentes?

 

 

Em ralação ás plantas, meti dentro do lago uns limos, uns juncos e umas plantas que não sei o nome!

plantasj.jpg

By amandiosantos at 2012-08-23

 

Agora vou esperar o desenrolar da vegetação...

 

pedra1v.jpg

By amandiosantos at 2012-08-23

 

Para já, está tudo a correr bem... vou aguardar !

 

Que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende que peixes são. Eu tenho com os "peixes vermelhos" várias bogas e tinha um gobio gobio (gostei muito deste peixe) que se lembrou de saltar do lago. Estes dão-se bem de certeza!

Agora se forem (G a m b u s i a s) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal (também tive) são 10 vezes mais pequenas mas andam sempre atrás das caudas dos outros.

Aconselho-te a neste momento teres uma atenção reforçada relativamente ao seu comportamento só para jogar pelo seguro.

A vegetação parece-me muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, se forem (G a m b u s i a s) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal tira-as. onde elas estao, nao ha esta mais nenhuma especie descansada. O que pode parecer brincadeira pode ser um comportamento agrecivo de preceguicao da especie mais fraca,normalmente os vermelhos.Ve no google pelo nome e verifica se sao mesmo ou nao.

ve o link abaixo:

 

http://es.wikipedia.org/wiki/G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

http://en.wikipedia.org/wiki/G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

 

 

Quanto as plantas, limos podem ser tambem uma praga e normalmente 'e o que nao queremos no lago. juncos e as plantas da foto,que tambem ja tive ,parecem bem. aquela planta com folhas emersa ,nao sei o nome ,mas ja tinham muitas folhas de verao mas de invernos ficava sem nenhuma e parecia seca.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso não conheço o comportamento desse peixe face aos peixes vermelhos. mas de qualquer maneira vão crescer mais que os vermelhos e possivelmente comer-te toda a criação que os vermelhos possam fazer. rãs não ha problema e ate tenho umas 8 no meu lago .mas misturar especies é sempre complicado,no sentido que uma controla a população da outra.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Armandio, não percebi bem o que quiseste dizer mas a Gambusio não tem nada a ver com a boga.

http://webpesca.no.sapo.pt/boga.htm

 

O comportamento das bogas em relação aos peixes vermelhos é totalmente pacífica, considero mesmo zero agressividade. Em relação á comida as bogas são muito mais rápidas mas ficam saciadas com pouco enquanto que os peixes vermelhos comem até não exister mais nada. Claro que se a comida fosse pouca as bogas safavam-se muito melhor até porque gostam tb de caçar insectos que que os peixes vermelhos para os comer têm que estar mortos senão não os conseguem apanhar. Em relação ao crescimento, considero que crescam á mesma velocidade. Também tenho certeza de uma coisa, se os peixes vermelhos se reproduzirem, nem um único vai sobreviver porque vão durar apenas uns segundos até servirem de petisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois! Mas as bogas (se forem!) medem apenas 3 a 4 cm... acham que são capazes de comer os pequenitos?

 

Uma coisa que também reparei, foi os peixes vermelhos a "esfregarem-se" nas plantas. É normal?

 

Outra coisa que me está a fazer impressão é a maneira de como algns peixes vermelhos ficam parados.

Ficam junto ao fundo imoveis durante muito tempo! nem sequer se mexem para comer.... só passado algum tempo é que vão.

 

Não percebo nada disto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a minha boga mais pequena deve ter prai uns 6cm e come moscas sem grande dificuldade, com 3 a 4cm acredito que os pequenitos (futura criação) tb marcham.

Penso que esfregarem-se seja normal, os meus de vez em quando andam a esfregar-se a tudo. Claro ter em atenção se não é exagerado.

Os meus algumas vezes ficam quietos num local qualquer durante bastante tempo mas quando é para comer chegam logo. Tb tenho um kinguio bolha, que tem um local onde passa 80% do tempo e quando é para comer tenho "de o ir chamar", ele vem todo apressado, come e passado pouco tempo lá está no seu local outra vez.

Talvez os teus kuinguios ainda não esteja bem habituados aos selvagens e observa bem se os selvagens não os andam a chatear e se o convívio é completamente pacífico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem bogas , chegam as 30 cms segundo a winkipedia link aqui, o que deve superar o o tamanho do kinguios(peixes vermelhos) nesse lago.

 

A minha opinião é a favor de deixar só os peixes vermelhos sozinhos. Até porque o lago parece ter uns 600/700litros , o indicado para 5 ou 6 peixes vermelhos adultos ,no máximo. E se fosse eu enchia ate a cima o lago e colocava qualquer coisa para os gatos(se houverem) ou uma rede ou um sistema de expressor de agua activado com movimento (

). até porque os gatos conseguem espetar as unhas num peixe mesmo a essa profundidade que está agora se quiserem.

 

Esse comportamento de se coçarem nas paredes e plantas é indicação de doença , normalmente fungos ou parasitas na pele , fica atento a parasitas ou manchas/ pintas brancas no corpo do peixe. O mesmo acontece com esse comportamento de ficarem estaticos no fundo. um peixe que não vem a comida esta normalmente doente, ou muito assustado.

 

Apressa-te a arranjar um filtro para o lago pois tantas horas de sol directo, sem filtro nem circulação de agua,para uma capacidade dessas deve causar grandes oscilações de temperatura e aparecimento de doenças nos peixes por stress e enfraquecimento da imunidade dos mesmo(devido a variação de diversos factores da agua).

 

É normal que as coisas não corram bem no inicio...

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal:

 

Hoje estive a fazer o meu filtro!

 

filtrocaseiro.jpg

By amandiosantos at 2012-08-28

 

 

Que vos parece.

Acho que a gravilha deveria ser mais fina, mas já se nota melhorias.

 

Mas os danados dos peixas continuam imiveis junto ás plantas! só de vez enquando se lembram de dar uma volta.

Mesmo para comer é um sacrificio.

 

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É estranho esse comportamento dos peixes. se não estão doentes,pode estar alguma animal a ataca-los de noite ou assim. normalmente deviam vir assim que vissem comida.

 

Em relação ao filtro, deve funcionar assim mas terá que lavar essa gravilha quase todas as semanas.. porque ao estar a agua a vir de cima para baixo vai saturar a gravilha com algas e matéria orgânica vinda do lago. Se a caixa de 40l não for muito grande e de fácil desmontagem ,é só dar uma mangueirada...

 

é gravilha de quanto? eu estou a usar areao de sílica(para as piscinas) de 4mm e tem funcionado...

 

 

PS . depois de pensar mais um bocado lembrei-me que se calhar pode usar algo em cima da gravilha para evitar a entrada directa de matéria orgânica para a gravilha e com isso prolongar a manutenção, tal como uma esponja ou rede miudinha em vairas dobras.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez!

 

Ja montei o filtro no seu devido lugar. Está a funcionar, e a agua parece limpa.

 

No entanto, o comportamento dos peixes mantem-se!!! Normalmente parados, sem vontade de "brincar", escondem-se entre as pedras..enfim.

será que o barulho da água não os incomoda pelo menos enquanto não se habituam ao sistema?

 

vou capyar umas fotos para vos mostrar como ficou o filtro.

 

Outra pergunta: deve deixar o filtro sempre a trabalhar ou convem desligar de vez enquando?

Pensei em instalar um programador horário e fazer por exemplo 1H hora de filtragem, 1 hora parado, e assim sucessivamente. Será boa ideia?

 

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro ficou como o tmaster aconselhou: uma camada de gravilha (+/- 8cm), uma esponja de 8cm e nova camada de gravilha por cima com cerca de 4cm!

 

Quanto á "lavagem" do filtro suponho que será facil pois deixei de maneira a tirar a caixa de 40l facilmente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente os filtros ficam sempre a trabalhar 24 por dia.ate porque os peixes estão lá 24h/dia. a agua nunca é limpa demais

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Os meus peixinhos estavam doentes... Estavam a criar uma espécie de algodão en volta do corpo.

Fui a uma casa especializada e trouxe um medicamento para por na água. Hoje já me parecem melhor.

 

Troquei também a comida de granulada para folhas. Parece-me que gostam mais das folhinhas...

 

Uma coisa que pude observar hoje deixou-me muito curioso: como vos tinha dito tenho peixes vermelhos e uns peixinhos que apanhei no rio (..talvez bogas). Hoje reparei que dois dos peixes vermelhos que andavam mais doentes, com mais algodão, estavam quietinhos e os peixinhos que apanhei no rio estavam a mordiscar os vermelhos. E eles não se importavam. Até parecia estarem a gostar...

 

Pareceu-me que lhe estavam a fazer uma espécie de limpeza de pele. será esta sopusição possivel?

 

Só uma pergunta: o ImageShake não permite meter videos. Certo?

 

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais