Decalcit, cálcio??


Nana Lee

Recommended Posts

Olá pessoal

 

Em tempos atrás descuidei-me com a inserção de algumas plantas e reparei, vejam a minha sorte, que para alem dos caracois comuns que parecem buzios, vinham 3 helenas...

 

nunca tive "pragas" nem nada que tal

 

Como tenho um aqua para kinguios, nunca me preocupei em invertebrados, até que pelo aparecimento de algumas algas arranjei 2 pomáceas amarelas. Quando fui à procura aqui no fórum quais eram os caracois helena fiquei com pena dos bichos e fui ao koi park e trouxe alguns planorbis e esses "buzios" dados, e comprei pq achei piada 4 neritinas.

 

Escusado será dizer que as helenas andam felizes da vida... e ando a apanhar bastantes cascas vazias.

 

Mas tenho reparado que as pomáceas pouco tem comido e praticamente só comem comida de fundo que lhes ponho directamente quando tão no vidro. Ontem fiz uma rodela de courgette que foi dilacerada pelos peixes e nao pelos caracois.

 

Estou preocupada com os niveis de cálcio e tenho visto falarem várias vezes em Decalcit (tomei a liberdade de ir a uma fármacia e perguntar se há) mas é mesmo um suplemento vendido em farmácias?? É mesmo esse o aconselhado?

 

Há mais alguma coisa que seja aconselhavel por causa do calcio?

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fui à procura aqui no fórum quais eram os caracois helena fiquei com pena dos bichos e fui ao koi park e trouxe alguns planorbis e esses "buzios" dados, e comprei pq achei piada 4 neritinas.

 

Escusado será dizer que as helenas andam felizes da vida... e ando a apanhar bastantes cascas vazias.

 

Deixa-me ver se percebi... Ficaste com pena das helenas e foste comprar outros caracois para elas comerem?! E onde está a pena pelos outros caracois? Eh, eh, eh! :tongue:

 

Mas tenho reparado que as pomáceas pouco tem comido e praticamente só comem comida de fundo que lhes ponho directamente quando tão no vidro. Ontem fiz uma rodela de courgette que foi dilacerada pelos peixes e nao pelos caracois.

 

Se tiverem comida disponível elas não vão comer algas!

 

Estou preocupada com os niveis de cálcio e tenho visto falarem várias vezes em Decalcit (tomei a liberdade de ir a uma fármacia e perguntar se há) mas é mesmo um suplemento vendido em farmácias?? É mesmo esse o aconselhado?

 

Há mais alguma coisa que seja aconselhavel por causa do calcio?

 

Sim, é mesmo o das farmácias. Por acaso nunca usei, mas é aconselhável se a casca da ampulária se começar a degradar.

Qualquer coisa rica em calcio serve... eu costumava pôr o osso dos chocos no aquário dos reds. Eles e os caracois acabavam por comer a parte do cálcio.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-me ver se percebi... Ficaste com pena das helenas e foste comprar outros caracois para elas comerem?! E onde está a pena pelos outros caracois? Eh, eh, eh! :tongue:

 

 

 

Se tiverem comida disponível elas não vão comer algas!

 

 

 

Sim, é mesmo o das farmácias. Por acaso nunca usei, mas é aconselhável se a casca da ampulária se começar a degradar.

Qualquer coisa rica em calcio serve... eu costumava pôr o osso dos chocos no aquário dos reds. Eles e os caracois acabavam por comer a parte do cálcio.

 

 

 

1. Siiiiiiiiiiiiim :fart004: pq sei que as helenas nao são hermafroditas e nao se reproduzem c facilidade e assim dando-lhe caracois fazemos praticamente todos felizes: elas pq comem, eu pq tenho um certo controlo de natalidade, e os outros pq tem o ciclo natural da vida :P

 

2. aye aye capton!

 

3.oooook... nice, mais algum método caseiro?

Editado por Nana Lee

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso decalcit em dois aquarios com ampularias e nao vejo grande diferença em relação as ampularias que estão num aquario em que nao coloco nada. As ampularias adoram folhas de espinafre congelada. Vende se em rolos e é só tirar do congelador e colocar no aqua. O espinafre deve fornecer algum cálcio pq as conchas estão impecáveis . Se elas nao 'acordarem' na presença dos espinafres então algo vai mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mas é impressão minha ou ja não ha decalcit à venda nas farmácias?

É que fui a 4 farmácias (em Setúbal) e nenhuma delas tinha decalcit, a maior parte disse mesmo que ja não se fazia disso e se encontrassse à venda era so se alguma farmácia o tivesse em stock...

É que eu queria decalcit e tou mesmo a ver que não haja à venda.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mas é impressão minha ou ja não ha decalcit à venda nas farmácias?

É que fui a 4 farmácias (em Setúbal) e nenhuma delas tinha decalcit, a maior parte disse mesmo que ja não se fazia disso e se encontrassse à venda era so se alguma farmácia o tivesse em stock...

É que eu queria decalcit e tou mesmo a ver que não haja à venda.

 

Eu corri lisboa, almada e arredores e até à guarda pedi. ESGOTADO e pelo que falei com uma amiga farmaceutica nao vai voltar a haver.

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso decalcit em dois aquarios com ampularias e nao vejo grande diferença em relação as ampularias que estão num aquario em que nao coloco nada. As ampularias adoram folhas de espinafre congelada. Vende se em rolos e é só tirar do congelador e colocar no aqua. O espinafre deve fornecer algum cálcio pq as conchas estão impecáveis . Se elas nao 'acordarem' na presença dos espinafres então algo vai mal.

 

quando lhes dei courgette foi giro, os meus peixes são vacas ruminantes e nao desarredaram pé da courgette. Os caracois tive que os "plantar" lá, no dia seguinte nao havia nada e nem sei se os caracóis comeram -_-

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Eu tinha duas Ampulárias douradas, e ambas morreram com um enorme golpe da casca. Aconselharam me a colocar aquelas vitaminas para a carapaça das tartarugas, mas já fui tarde demais. Hoje tenho 5 helenas e de vez enquanto raspo um bocado daquele cálcio para a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

mas essas pastilhas da tartaruga de cálcio não fazem alterar o pH da água?

 

é que tenho o mesmo problema e tenho vindo a dar comida para lagostins da sera pois contem algum cálcio. não muito (acho que é 1,5%) mas sempre é alguma coisa.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais