O meu primeiro Aqua para CRS


ruimpr

Recommended Posts

O meu objectivo é mesmo esconder o tapete "verde", se vai levar +1 mês ou +3 meses . não sei :)

 

Depois não sei como é que vou podar, só decido na altura

 

Grande Abraço

 

 

 

Sim...é bem possível que essa entrada quando o musgo cresca fique bacana.

 

Depois vais podar po redondo ou manter estilo quadrado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 122
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ah ah

Epah confesso que tendo em conta a litragem do aqua ou optava por um cardume de neons ou tinha mesmo de me aventurar nestas gambas!!

 

O investimento já está feito, já nem faço as contas lol

Vamos esperar que comecem a reproduzir :)

 

so uma coisa...

 

a 1ª foto??' GENIAL está porreiraçõ...adorei...

 

retirando a parte que é de gambas acho o aquario muitaaaaa do nice...

 

big LIKE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rui

 

o aquario está mesmo muito fixe,está a evoluir bem.

:thumbup3:

 

vamos lá ver isso depois com mais musgo como fica,mas de certeza que vai ficar muito bom.

os meninos tambem estao espetaculares.

;)

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parâmetros da água (depois de usar o Dennerle Mineral Shrimp). fiquei com a sensação de ter alterado o PH e o GH.

PH 6.0 (antes era próximo do 6.5)

GH 5 (penso que antes era 3)

KH 2

NH3/NH2 0

NO2 0

NO3 0

 

Temperatura anda na casa dos 26 (ventoinhas desligadas)

 

Tive ao momento 2 baixas... Não sei se existe alguma relação depois da adição do cálcio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui, desculpa só comentar agora após tantos updates, estava a limpar a baba! Haha! :D

 

Posso dar uma opinião? Tentar esconder uma das peças técnicas? ;) O termómetro, tentar colocar entre o cotovelo da flauta e o tubo to intake e vira-lo contra o vidro para obter leitura do lado fora do aquário... Tenta e vê ;)

 

Outra coisa...

 

CO2 ! CO2 ! CO2 ! CO2 ! \o/

 

Hehehe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Heheh

Esse termómetro vai sair do aqua, vou por 1 digital com sonda :)

 

Co2, nahhhh nao estou para aí virado até porque não tenho necessidade tendo em conta a flora.

Se tivesse optado por co2 teria recorrido a outras plantas de tapete :)

 

Abraço

 

 

Boas Rui, desculpa só comentar agora após tantos updates, estava a limpar a baba! Haha! :D

 

Posso dar uma opinião? Tentar esconder uma das peças técnicas? ;) O termómetro, tentar colocar entre o cotovelo da flauta e o tubo to intake e vira-lo contra o vidro para obter leitura do lado fora do aquário... Tenta e vê ;)

 

Outra coisa...

 

CO2 ! CO2 ! CO2 ! CO2 ! \o/

 

Hehehe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então Rui, vai ser agora que essa colónia começa a dar os seus frutos?

 

Alguns reparos: parece-me que a luz possa ser um bocado forte, os crs gostam de luz moderada a fraca, ou sentem-se mais confortáveis nessa condições. Assim sugeria que optasses por outro sistema de iluminação, tipo led. Se conseguisses reduzir o consumo e manter uma luz não tão forte seria o ideal.

 

Depois, li também que ias optar por um termómetro de sonda. Da experiência que tenho com termos digitais, posso dizer que não são tão fiáveis quanto os tradicionais de mercúrio, e já se sabe que com crs o factor tem. é vital ;)

 

De resto, os parâmetros estão bons mas poderiam sofrer uma ligeira afinação. Se estiveres a usar aditivos de cálcio convém adicionar com calma e sempre abaixo da dose recomendada pela marca, realizando-se medições constantes dos parâmetros para se perceber se o produto interage com algum deles e até se atingir os valores desejados.

 

Acho que tens tudo para formares uma excelente colónia. É só ir com calma, não inventar muito e rédea curta à "febre" :drool3:

 

Força com isso e boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

A tua colónia fica em boas mãos! Fica atento que ainda vais ser avó :naughty:

 

- O termómetro é apenas pelo factor estético (não me choca se fica mais bonito ou mais feio, tal como dizes o que importa é funcionar bem...);

- Não vou deixar a temperatura passar acima dos 24, as ventoinhas vão passar a ficar sempre ligadas, e vou colocando a água que evapora, de 2 em 2 dias (pela experiência é cerca de 1,5 litro/dia)

- O Cálcio estou a ponderar colocar 1x colher de medida por semana (o fabricante dz 2x colher por cada 10litros de tpa).

- As lâmpadas já estou a sondar o ebay para comprar de led e baixar também o foto período para ver se proporciono momentos mais escaldantes aos CRS.

 

Queria também agradecer-te pelas dicas que me tens dado e apoio durante estas semanas :)

 

Grande Abraço

 

 

Então Rui, vai ser agora que essa colónia começa a dar os seus frutos?

 

Alguns reparos: parece-me que a luz possa ser um bocado forte, os crs gostam de luz moderada a fraca, ou sentem-se mais confortáveis nessa condições. Assim sugeria que optasses por outro sistema de iluminação, tipo led. Se conseguisses reduzir o consumo e manter uma luz não tão forte seria o ideal.

 

Depois, li também que ias optar por um termómetro de sonda. Da experiência que tenho com termos digitais, posso dizer que não são tão fiáveis quanto os tradicionais de mercúrio, e já se sabe que com crs o factor tem. é vital ;)

 

De resto, os parâmetros estão bons mas poderiam sofrer uma ligeira afinação. Se estiveres a usar aditivos de cálcio convém adicionar com calma e sempre abaixo da dose recomendada pela marca, realizando-se medições constantes dos parâmetros para se perceber se o produto interage com algum deles e até se atingir os valores desejados.

 

Acho que tens tudo para formares uma excelente colónia. É só ir com calma, não inventar muito e rédea curta à "febre" :drool3:

 

Força com isso e boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a marca recomenda 2 colheres por cada 10L, eu começava por usar 1/2 colher por cada 5L ... começar por baixo e tentar perceber se é preciso aumentar e se já está bem assim ;) Isto supondo que o aditivo vai levar a alguma alteração de GH/PH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, desculpa Rui, não me quero intrometer, mas, TPAs ? Já ouvi e li a dizer que 1 TPA por mês, já ouvi dizer quantas mais melhores, sei que tudo depende dos parâmetros mas... O que será melhor para os nossos meninos CRSs? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em relação a tpas existem opiniões distintas, uns são a favor de tpas regulares, outros são a favor de fazer tpas apenas quando os valores começam a oscilar.

 

Porém esta segunda opçao requer conhecimentos bem profundos da estabilidade do aqua!

Por enquanto tendo em conta que tenho poucos e que tenho 55litros no aqua, vou optar por ir repondo a água que evapora (e que é bastante por causa das ventoinhas).

 

Boa sorte para ti e para mim lol

 

Já agora, desculpa Rui, não me quero intrometer, mas, TPAs ? Já ouvi e li a dizer que 1 TPA por mês, já ouvi dizer quantas mais melhores, sei que tudo depende dos parâmetros mas... O que será melhor para os nossos meninos CRSs? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui, como estás?

eu percebo ainda muito pouco de aquários mas penso que este teu último post responde à questão do porquê dos valores estarem a ficar diferentes.

desculpa se vou dizer alguma barbaridade, mas já li algures que reposições de água evaporada, não são tpa's. A água quando evapora deixa ficar ficar para trás (dentro do aquario) sais/minerais, consequentemente a água fica mais dura alterando todos os outros valores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu agradeço o teu post.

É uma verdade que a água que evapora não substitui as tpas.

Porém o meu problema é que de momento a aguá que coloco VS água do aquário tem valores diferentes de ph,kh,gh.

Isto porque o meu substrato é que está a manipular os parâmetros dentro do aqua.

De momento vou experimentar colocar pinhas de amieiro nos garrafões para ver o impacto nos parâmetros.

 

Ainda ando em fase de análise, para a semana faço novas medições e analiso as alterações.

 

Abraço

 

Olá Rui, como estás?

eu percebo ainda muito pouco de aquários mas penso que este teu último post responde à questão do porquê dos valores estarem a ficar diferentes.

desculpa se vou dizer alguma barbaridade, mas já li algures que reposições de água evaporada, não são tpa's. A água quando evapora deixa ficar ficar para trás (dentro do aquario) sais/minerais, consequentemente a água fica mais dura alterando todos os outros valores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O próximo passo é fazer um móvel do tipo "ada style" :)

Se tudo correr bem, ficará pronto no próximo fim de semana.

 

Se alguém tiver ideias para optimizar o móvel agradeço.

 

Móvel original:

4014234565_ca5b6c881f.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.