Nascimento de Peppermint Shrimps


Ramos

Recommended Posts

E agora com mais tempo a explicação.

Ultimamente tenho andado a experimentar crescer phytoplancton para manter culturas de zooplanton para alimentar larvas de peixes e camarões. Entre as espécies a reproduzir estavam os Peppermint Shrimp.

Eu ja tinha visto os camaroes com ovos varias vezes, e na sexta passada reparei que estava uma muda de pele no fundo do aquario. Sabendo que as larvas nascem imediatamente antes da muda olhei por reflexo para a superficie da água e lá estavam elas.

Por sorte tinha uma cultura de artemias pronta com 4 dias. Apanhei as larvas com uma pipeta de plástico para dentro de uma maternidade e para dentro de uma rede de filtracao de artemia que coloquei no aquario. Depois meti bastantes artemias em cada uma das "maternidades" e infelizmente tive de vir embora e so vou regressar hoje para ver o resultado.

Antes de vir pude confirmar pelo menos uma das larvas a comer uma artemia.

 

Espero trazer mais boas notícias hoje.

Alguem ja teve sucesso com a reprodução destes camarões?

 

Abraço,

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais novidades.

Na noite passada houveram mais desovas. Juntei talvez 2 centenas de larvas à maternidade.

Entretanto morreram bastantes, julgo ter cerca de 100 de momento.

Talvez tenha sido um erro juntar as larvas todas,uma vez que a rede que permite a passagem de agua com o aquario fica muito suja com os restos de tanta comida.

Vamos ver como corre, vou limpando o fundo com uma pipeta.

 

Apercebime tambem que os que têm já 5 dias fizeram uma muda, estando diferentes já desde ontem pelo menos (4o dia), com os olhos afastados da cabeça e maiores.

Se olharem com atenção podem ver no video. Quando tiver oportunidade coloco fotos para diferenciar.

 

Abraço

Pedro Ramos

Editado por Ramos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na manha do 3o dia as novas larvas estão todas na 2a fase larvar.

 

Mais ninguém teve sucesso ou tentou reproduzir camarões?

 

Abraço,

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando a pensar em fazer um aquário (mini) para reprodução de Thor's.

É possível mas é preciso disponibilidade.

 

Agora quero ver como se portam os cardinais que já levam cerca de uma semana com os ovos na boca, depois penso nisso com calma!

 

Vai contando essas novidades boas!!!

 

Abraço

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

tambem gostaria de saber. o aquario de desova nao tem escumador ou filtro, pois nao? bomba tens? nao será a artemia demasiado grande para as larvas? nessa fase deverao consumir phytoplankton, nao? ou seja, nao era mais facil fornecer phytoplakton que artemia, o resultado nao seria melhor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Desculpem a demora na resposta.

 

Infelizmente tive de me ausentar vários dias por motivos de trabalho e como esperava as larvas não sobreviveram sem comida...

 

O aquario tem esumador.

 

Não vejo nenhuma vantagem em fornecer-lhes phyto, porque eles comem artemia e eu alimento a artémia com suplementos de phytoplancton.

No inicio ainda os alimentei tambem com soluções de phytoplancton, mas conclui que só criava poluião na rede que os separava do aquario e julgo que quase impedia a troca de agua.

 

Espero ter uma nova desova em breve e ai postarei mais informações de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais