Jonap Reef


jonap212

Recommended Posts

tu tens um nac 7 logo o copo tem um tubo certo ? ve se esse tubo esta tapado. em relação ao lyout tenta recriar algo ou encaixar as pedras umas nas outras. vai vendo como elas encaixam perde umas horas de volta do lyout pode ser que saia algo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Que altura de água tens no compartimento do escumador?

 

A marca recomenda a partir dos 24cm até um máximo de 28 mas pelo que sei o ideal anda pelos 23 para ess escumador. Faz o teste pondo uma base para o elevar um pouco.

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rakiki, a água sai precisamente desse tubo do copo para a SUMP, mas é suposto? é que quando não acontece isso e o escumador "escuma" normalmente, a água fica mais "pura" (sem as tais bolhinhas). No entanto, se for uma situação normal, fico mais descansado! ;)

 

Gonçalo, tenho de confirmar as medidas certas em casa, mas informo hoje.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é suposto... Esse tubo deverá estar tapado e serve apenas para despejar o copo do escumador. A espuma que se acumula no copo vai-se transformando em liquido...

 

Eu pessoalmente não uso o tubo e prefiro retirar o copo para despejar e limpar!

product_detailed_image_540_1064.jpg

 

Aqui uma foto do meu:

5cfa5931-2cc8-a271.jpg

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

Consegui confirmar que a altura da água do compartimento onde está o escumador é de 26 cm!! Logo quando chegar a casa, vou tirar a Rocha morta (do aquário + Sump) e ver como o escumador se comporta e tentar testar com esses 3 cm a mais para chegar aos 23!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

 

1) Nova calha de LEDS (que efeito brutal)!!!

2) Ventoinha de arrefecimento já comprada e instalada

3) Mudança radical no Layout (após variadíssimas tentativas e na minha opinião está muito mais giro)

4) Retirei cerca de 7KG da rocha morta, inclusive da Sump para não criar detritos em demasia

5) Escumador estabilizado

 

Pic_20846_5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas esse tubo tem de estar tapado. em relação ha altura eu tenho o meu a 27 cm de agua , e com o ar no maximo... digamos que faz um escumado mesmo seco tipo lama. no teu caso ainda nao te vai acontecer porque nao tens carga organica no aquario...

 

de resto esta a ir fixe.. esta mais engraçado o lyout...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao chegar a casa, verifiquei que o escumador está a escumar bastante espuma branca para o copo e continua a pingar água para a sump através do tubinho (ao tapar com o dedo o copo enche logo com água)! Ah e a água do aquário está cheio de bolhinhas e confesso que é isso que me deixa passado... :(

 

Ontem estava perfeito (nível da espuma do escumador perfeito onde o copo encaixa), hoje de manhã por engano desliguei a ficha do escumador e mal voltei a ligar ficou neste estado!!!! :(help me please!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está no máximo... Posso tapar o tubo com o quê? de facto, vocês já me tinham dito isso e em todas fotos que vejo está tapado... Mas nao tenho essa peça!! Para além disso tapei com o dedo e o copo encheu até transbordar, não entendo...

 

Obrigado Gonçalo

Editado por jonap212
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas dar nota que desliguei o escumador, a bomba de retorno e procedi à reposição normal de água de osmose e felizmente está tudo normalizado!! O escumador está a escumar acima do nível ideal, mas já nao está a verter indevidamente... :)

 

Pergunto se as bolhinhas de ar no aquário são normais?! Talvez pela posição mais baixa da bomba de circulação a apontar para a superfície, nao?

 

Abraço a todos

Editado por jonap212
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essas bolinhas consegues ver de onde vem ? eu as vezes faz-me isso mas vem pela coluna de agua, porque mexo no escumador e ele deixa passar em baixo bolhas de ar que depois sao absorvidas pela bomba de retorno..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que as bolhas vêm da bomba de retorno + bomba de circulação que está mais para baixo e a apontar para cima... Ou então será do escumador!! :( Curiosamente, quando desligo o escumador e bomba de retorno, as bolhas desaparecem... nas fotos não dá para perceber, mas vou tentar filmar e postar aqui!

 

Entretanto vou tapar o tubo do escumador (vou tentar pedir a peça onde comprei o escumador), de facto não fazia sentido estar assim, senão a porcaria (no futuro) voltava logo para a sump como vocês disseram e bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o nível de água na zona da bomba de retorno?

Não estará baixo demais? Se estiver a bomba pode estar a puxar indevidamente ar com a água podendo fazer essas bolhas.

 

Para o escumador, tenta tapar esse furo com um bocado de rolha, por exemplo.

 

A partir daí ligas o escumador regulado com a altura mais baixa possível de água, ou seja, com o pontinho a apontar para fora. A partir daí vais rodando devagarinho. A única coisa que deve passar para o copo é espuma. Se passar água significa que subiste demais...

 

A entrada de água da bomba do escumador deverá estar sempre desobstruída. Eu tive problemas porque estava semi-encostada ao vidro da sump...

 

Se precisares posso dar aí um salto amanhã ao final do dia para se ver isso. É diferente ver ao vivo do que ver pelas fotos.

 

Abraço.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gonçalo,

 

Em primeiro lugar, agradecer te pela total disponibilidade e como é óbvio teria todo o gosto em receber-te em minha casa!! Assim, ficava tudo impecável e verificavas se tudo está ok! :) vou enviar-te mp para articularmos melhor.

 

Quanto ao compartimento onde está a bomba de retorno, varia bastante de acordo com a evaporação de água, mas não deixo baixar de um certo nível. Como tenho as ventoinhas de arrefecimento sempre ligadas, tem evaporado imensa água mesmo e estou constantemente a colocar água de osmose (enquanto nao tenho o nivelador para reposição automática).

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser disso, de facto! Mas logo já vou contar com uma segunda opinião por parte do Gonçalo Zamith e espero que se resolva! :)

 

Entretanto, as algas verdes estão a preencher a rocha, criando uma camada. Tenho a vossa "autorização" pala colocar já Eremitas e Nassarius?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

 

Muito se tem discutido sobre as vantagens do ozonizador e perigos de um uso excessivo e não controlado do mesmo. Ora, surgiu me uma boa oportunidade e vou adquirir um ozonizador Sander C25 (o mais fraquinho da gama, debitando 25 mg/h).

 

A minha ideia será ligar directamente ao escumador NAC 7, no entanto tenho dúvidas na quantidade de horas por dia/semana que devo ter o ozonozador ligado. Alguém me pode ajudar?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

 

Muito se tem discutido sobre as vantagens do ozonizador e perigos de um uso excessivo e não controlado do mesmo. Ora, surgiu me uma boa oportunidade e vou adquirir um ozonizador Sander C25 (o mais fraquinho da gama, debitando 25 mg/h).

 

A minha ideia será ligar directamente ao escumador NAC 7, no entanto tenho dúvidas na quantidade de horas por dia/semana que devo ter o ozonozador ligado. Alguém me pode ajudar?

 

Obrigado

 

Boas

 

Já usei durante uns tempos o Sander 200 por motivos de íctio no meu Acanthurus Leucosternon e posso dizer que ele estava regulado para cerca de 80mg/H e que funcionava durante todo o dia. Nunca notei nenhuma alteração no comportamento dos peixes, excetuo que o o íctio desapareceu banana rock

Atenção que não quero dizer que o íctio desapareceu por causa do ozono, mas que deve ter ajudado isso não duvido.

 

Neste momento tenho um da TMC que permite regular com mais segurança a quantidade de ozono e o tempo que está ligado (50mg/H durante 4 horas por dia) que é o valor máximo que o meu escumador pode levar e o meu aquário.

Resultado: Água cristalina, nunca mais apareceu o íctio e o escumador funciona muito melhor. :sunbathing:

Se não tiveres controlador de Redox, é melhor regular para o valor mínimo e só durante uma hora por dia (usa um temporizador).

 

Atenção ao seguinte:

 

* O ozono é um gás tóxico e deve ser manuseado com cuidado pois pode ser mortal em doses elevadas.

 

* Verifica se o teu escumador pode funcionar com o ozono e qual a quantidade máxima que pode receber pois não o podes libertar diretamente na água do aquário (tem que ser misturado com o ar do escumador).

 

* Coloca carvão ativado nos orifícios que estão no topo do copo do escumador para reduzir ao máximo a libertação do gás para o ambiente(se isso acontecer vais sentir um odor fácil de identificar e significa que é em excesso).

 

* O ideal seria ter um controlador de redox :thumbup3:

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já usei durante uns tempos o Sander 200 por motivos de íctio no meu Acanthurus Leucosternon e posso dizer que ele estava regulado para cerca de 80mg/H e que funcionava durante todo o dia. Nunca notei nenhuma alteração no comportamento dos peixes, excetuo que o o íctio desapareceu banana rock

Atenção que não quero dizer que o íctio desapareceu por causa do ozono, mas que deve ter ajudado isso não duvido.

 

Neste momento tenho um da TMC que permite regular com mais segurança a quantidade de ozono e o tempo que está ligado (50mg/H durante 4 horas por dia) que é o valor máximo que o meu escumador pode levar e o meu aquário.

Resultado: Água cristalina, nunca mais apareceu o íctio e o escumador funciona muito melhor. :sunbathing:

Se não tiveres controlador de Redox, é melhor regular para o valor mínimo e só durante uma hora por dia (usa um temporizador).

 

Atenção ao seguinte:

 

* O ozono é um gás tóxico e deve ser manuseado com cuidado pois pode ser mortal em doses elevadas.

 

* Verifica se o teu escumador pode funcionar com o ozono e qual a quantidade máxima que pode receber pois não o podes libertar diretamente na água do aquário (tem que ser misturado com o ar do escumador).

 

* Coloca carvão ativado nos orifícios que estão no topo do copo do escumador para reduzir ao máximo a libertação do gás para o ambiente(se isso acontecer vais sentir um odor fácil de identificar e significa que é em excesso).

 

* O ideal seria ter um controlador de redox :thumbup3:

Cumpts

 

Viva Vitor,

 

Obrigado pelo teu comentário!!

 

Pelo que me foi dito e percebi, o meu escumador NAC 7 já vem preparado para receber ozono (onde se regula a entrada de ar tem uma entrada), no entanto já tentei pesquisar e encontrar os valores recomendados para o mesmo, e não tive sucesso. Se alguém me souber, agradeço a vossa ajuda.

 

Vou comprar o carvão activado para colocar nos orifícios do copo do escumador como dizes...

 

No entanto e como infelizmente o preço do controlador é elevado, aconselharam-me a ter 6 horas "espalhadas" por dia ligado com um temporizador, no entanto como o aquário tem 125 litros, não sei se não será melhor apostar apenas numa hora diária como tu dizes... Não quero de maneira nenhuma prejudicar a minha saúde e do sistema que tenho. Deixo alguma informação que fui encontrando:

 

"Recomendado gerador de ozônio de graduação para 10 mg/hora para um aquário marinho de 100 litros e 5 mg/hora para um de água doce"

 

"Quanto ozônio deve ser usado em aquários?

 

A quantidade ideal de ozônio varia de aquário para aquário. A dose correta é dependente de uma serie de fatores; o volume de água a ser tratado, o fluxo de

água, a taxa de ar tratado pelo ozonizador, a quantidade de dejetos na água, a densidade de peixes, o tipo de filtragembiológica e os equipamentos adicionais

emuso. Como linha básica de ação, a produção de ozônio deve girar em torno de 5 e 15 mg/hora para cada 100 litros de água do aquário.

Doses em excesso de 15 mg/h/100L só devemser usadas com extrema cautela e apenas, por exemplo, em aquários com muitos peixes e nenhum

invertebrado."

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como o aquário é de 125 litros, eu inicialmente ligava só uma hora por dia no valor mínimo e via os resultados e depois aumentava lentamente o tempo de funcionamento para duas horas, depois três, etc...até ao máximo de 8 horas por dia. Infelizmente quanto ao valor máximo de ozono que pode levar o teu escumador não te posso ajudar mas como referência, o meu é de 50mg/h(Deltec APF 800). O problema é que muitas vezes o acrílico do corpo do escumador se não for de qualidade, com o tempo pode estalar. :mad:

 

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais